wendy Publicado Janeiro 15, 2010 Share Publicado Janeiro 15, 2010 Boa noite... A menos de um mês comprei um betta e tenho-o num aquário de 10L com filtro. Não tenho termostato, porque foi-me referido na loja que os bettas podem tanto ser colocados em aquários de água fria, como em água quente. Resulta que anteontem apercebi-me de umas "pintas brancas" na qual fui logo pesquizar e descubri que possivelmente seria ictio. Dirigi-me à loja onte comprei o Betta para comprar um termostato e um possivel desparasitante para combater o ictio, na qual fui lojo aconselhada a não comprar termostato. Resulta que cada vez aparecem mais "pontinhos brancos" e eu tenho medo de aumentar a dose do desparasitante porque o que eu quero é que o betta melhore, e não prejudicar ainda mais o seu estado.. Também adicionei sal a água.. uma vez que o aquário tem apenas 10l, adicionei meia colher de café de sal fino. Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dispensar... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rúben Ferreira Publicado: Janeiro 15, 2010 Share Publicado: Janeiro 15, 2010 Olá! Por e simplesmente ignora o que te disseram na loja. Podes e deves colocar um termostato no betta. Vai ajudar a fazer o tratamento. Quem é que se lembra de curar ictio sem aumentar a temperatura? Não digo que não dê, mas se facilita aumentando a temperatura porque não comprar o termostato!? Estes lojistas....... "Íctio, ou doença dos pontos brancos: a causa de esta doença é devido a mudanças bruscas de temperatura na água, esta é facilmente detectada numa fase inicial quando o peixe esfregasse em tudo o estiver no seu alcance sejam objectos decorativos, tubos, plantas, etc. também o pouco apetite, barbatanas fechadas e a respiração mais repetitiva. Logo no segundo estágio da doença aparecem os pequenos pontos brancos na pele do peixe, é aqui que na realidade percebemos porque o peixe tinha aqueles sintomas todos. Tratamento: o tratamento de esta doença é bastante fácil, consiste em aumentar a temperatura do aquário com o peixe infectado entre os 30ºC aos 32ºC para aumentar a velocidade de reprodução da bacteria que esta alojada na pele do peixe, logo que abandona a pele do peixe para o fundo do aquário, durante pelo menos três dias que é o tempo de gestação do parasita a esta temperatura. E já que só é possível combater este no estado médio do desenvolvimento a quando nada livremente pelo aquário por isso em simultâneo e durante estes três dias vamos adicionar um parasiticida (eshaexit) que eliminara todas as larvas existentes no estado de nado livre, é aconselhado após este tratamento mudas parciais de agua ate acharem que encontra-se fora de perigo o nosso peixe." Retirado do bettamadeira Boa sorte, espero ter ajudado. A minha mascote Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wendy Publicado: Janeiro 16, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 16, 2010 Olá! Por e simplesmente ignora o que te disseram na loja. Podes e deves colocar um termostato no betta. Vai ajudar a fazer o tratamento. Quem é que se lembra de curar ictio sem aumentar a temperatura? Não digo que não dê, mas se facilita aumentando a temperatura porque não comprar o termostato!? Estes lojistas....... "Íctio, ou doença dos pontos brancos: a causa de esta doença é devido a mudanças bruscas de temperatura na água, esta é facilmente detectada numa fase inicial quando o peixe esfregasse em tudo o estiver no seu alcance sejam objectos decorativos, tubos, plantas, etc. também o pouco apetite, barbatanas fechadas e a respiração mais repetitiva. Logo no segundo estágio da doença aparecem os pequenos pontos brancos na pele do peixe, é aqui que na realidade percebemos porque o peixe tinha aqueles sintomas todos. Tratamento: o tratamento de esta doença é bastante fácil, consiste em aumentar a temperatura do aquário com o peixe infectado entre os 30ºC aos 32ºC para aumentar a velocidade de reprodução da bacteria que esta alojada na pele do peixe, logo que abandona a pele do peixe para o fundo do aquário, durante pelo menos três dias que é o tempo de gestação do parasita a esta temperatura. E já que só é possível combater este no estado médio do desenvolvimento a quando nada livremente pelo aquário por isso em simultâneo e durante estes três dias vamos adicionar um parasiticida (eshaexit) que eliminara todas as larvas existentes no estado de nado livre, é aconselhado após este tratamento mudas parciais de agua ate acharem que encontra-se fora de perigo o nosso peixe." Retirado do bettamadeira Boa sorte, espero ter ajudado. Muito obrigada... estou tão preocupada com o meu Guelras.. Eu tenho-o a cerca de 18 dias e não faço ideia se ja vinha com ictio, ou se foi da água (poque onde moro existe uma nascente de um rio e criaram um sítio para as pessoas buscaram água para consumo, porque supostamente a água é potável e constantemente controlada). A realidade é que agora compro água para consumo e para as trocas parciais.. Não quero arriscar. O tratamento que estou a realizar é com super ick cure. E a alimentação do Betta é Nutron Tubifex uma vez que foi a única a ser-me referenciada, mas eu penso que ele não gosta muito desta comida porque normalmente quando colocamos comida num aquários, é normal os peixes virem logo comer e ele nem liga e no dia seguinte retiro os pedaços que restaram e que ficaram a flutuar para não sujar a água. Ahh e vou ver se amanha compro um termostato para ver se ponho fim ao icto =) Comprimentos.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
E-nuno Publicado: Janeiro 16, 2010 Share Publicado: Janeiro 16, 2010 (editado) É que realmente dizerem que o betta pode estar em água fria já tinha ouvido muitas vezes, agora desaconselharem a compra é a primeira... Os bettas são peixes tropicais e devem ter um termostato! Quanto à comida aconselhava-te a variar mais um bocadinho... Fazes bem em dar tubifex de vez em quando (liofilizado como acho que o dessa marca é...) mas deves ir alternando com outras comidas. Escolhe também uns flocos, umas comidas congeladas (por exemplo bloodworms, artémia...) e se possível comida viva (larvas de morquito, artémia...). E vais dando em dias alternados, com predomínio do flocos mas sem abusar deles. Há mais exemplos de comidas que podes encontrar facilmente. Procura aqui pelo fórum e em sites fora daqui (aconselho principalmente o betta madeira e o betta brasil) Vais ver que vale a pena e que quando melhorares a alimentação ele vai ficar mais activo, com cores mais vivas e tudo mais! Boa sorte e bem vinda ao mundo dos betas! Razão para editar: Estava tudo no masculino e era uma rudeza para um membro feminino do fórum... :D Editado Janeiro 16, 2010 por E-nuno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wendy Publicado: Janeiro 16, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 16, 2010 É que realmente dizerem que o betta pode estar em água fria já tinha ouvido muitas vezes, agora desaconselharem a compra é a primeira... Os bettas são peixes tropicais e devem ter um termostato! Quanto à comida aconselhava-te a variar mais um bocadinho... Fazes bem em dar tubifex de vez em quando (liofilizado como acho que o dessa marca é...) mas deves ir alternando com outras comidas. Escolhe também uns flocos, umas comidas congeladas (por exemplo bloodworms, artémia...) e se possível comida viva (larvas de morquito, artémia...). E vais dando em dias alternados, com predomínio do flocos mas sem abusar deles. Há mais exemplos de comidas que podes encontrar à venda, é só uma questão de procurares aqui no fórum Vais ver que vale a pena e que quando melhorares a alimentação ele vai ficar mais activo, com cores mais vivas e tudo mais! Boa sorte e bem vindo ao mundo dos betas! Amanha, de manha vou logo tratar da alimentação e do termostato.. vou ver se encontro essas variedades todas de comida =) quero-o ver forte e saúdavel.. e sem íctio =( Muito obrigada =D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoCAST Publicado: Janeiro 16, 2010 Share Publicado: Janeiro 16, 2010 Amanha, de manha vou logo tratar da alimentação e do termostato.. vou ver se encontro essas variedades todas de comida =) quero-o ver forte e saúdavel.. e sem íctio =( Muito obrigada =D Boas, atencao com as bloodworms que podem causar impactacao, o melhor ao nivel dos congelados será artemia. Eu costumo dar a tal artemia, betta tetra min (optima para os nossos amigos e facilmente encontrada nas superficies continente) e tubifex liofilizado . o termostacto é essencial... FEEDBACK Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wendy Publicado: Janeiro 17, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 17, 2010 Muito obrigada a todos pela vossa ajuda.. já comprei o termostato e ja o inseri no aquário. Neste momento a tempeatura está a 24º uma vez que tenho vindo a aumentar a temperatura gradualmente. Já practicamente não se visualizam "pontinhos brancos" de ictio. Comprei também bloodworms e ele parece gostar muito mesmo.. quanto ao betta tetra min não encontrei.. encontrei realmente outros (tetra mim) mas não se referiam a Betta. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inblack Publicado: Janeiro 17, 2010 Share Publicado: Janeiro 17, 2010 Boas Aconcelho-te a aumentar o termostato para 28º. Visto ictio ser um protozoaico, na primeira volta tu poderas matar o virus q se ve no peixe mas nao quer dizer que este curado pq o ictio tem um ciclo de vida até 18 dias. Não sei qual o desparazitante que compraste para tratar o teu guelras mas eu aconcelho a usares protozin da waterlife que e o q eu uso na loja onde trabalho e nao tenho tido problemas. Miguel P.S: Não que loja e essa onde compraste o betta mas dizerem te que nao e necessario ter termostato para manter um betta e uma barbaridade. Sim não e essencial e ha quem mantenha um betta num copo nao quer dizer q seja o ideal. Fizeste mt bem em ter o termostato. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wendy Publicado: Janeiro 17, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 17, 2010 Boas Aconcelho-te a aumentar o termostato para 28º. Visto ictio ser um protozoaico, na primeira volta tu poderas matar o virus q se ve no peixe mas nao quer dizer que este curado pq o ictio tem um ciclo de vida até 18 dias. Não sei qual o desparazitante que compraste para tratar o teu guelras mas eu aconcelho a usares protozin da waterlife que e o q eu uso na loja onde trabalho e nao tenho tido problemas. Miguel P.S: Não que loja e essa onde compraste o betta mas dizerem te que nao e necessario ter termostato para manter um betta e uma barbaridade. Sim não e essencial e ha quem mantenha um betta num copo nao quer dizer q seja o ideal. Fizeste mt bem em ter o termostato. Sim, claro. É esse o meu objectivo. Só que quero aumentar a temperatura gradualmente para não ser um câmbio muito brusco. Estou a utilizar Super Ick Cure. O Guelras agora até parece outro. Está bastante dinâmico. Antes andava sempre deitado no substrato e não comia ( acho que também é muito esquesito na alimentação) Quanto ao termostato.. Não devia ter dado ouvidos e devia ter comprado antes.. Realmente por vezes vemos coisas que nos fazem pensar.. O meu Betta estava numa saca de plástico (mínimo) dentro de um aquário onde estavam mais bettas nas mesmas condições, e hoje dá-de ao luxo de estar num aquário de 10l com agua quentinha. Comprimentos.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
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