Tamanhos de Corais e peixes


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Viva amigos.

Parece que vou montar o meu reef, mais depressa do que estava a pensar.

Entretando surgiu-me duvidas no seguinte:

Estando eu a consultar uma pagina na net, onde se pode comprar peixes, corais, invertebrados, etc, etc, vi que existem varios tamanhos, quer para peixes quer para corais.

A pagina é esta: www.directsealife.com

Nessa firma, que julgo ser da Holanda, apresentam os seguintes tamanhos:

Tiny

Small

Medium

Large

Extra Large...e por ai em diante.

Ora bem se eu adquirir, por exemplo um coral de tamanho Tiny, estamos a falar de que tamanho em centimetros?

Se adquir um Large ou extra large, que tamanho terá em centimentros?

Ou isso varia de coral para coral, ou de especie para especie?

Acho que me fiz entender. :P

Gostava de colocar aqui esta discução e a colaboração de todos os entendidos.

 

Um abraço a todos, e vamos lá contribuir com a vossa experiencia.

 

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que depende muito de coral para coral ou de peixe para peixe. Em Dezembro recebi alguns corais e como estavam a verter agua chegaram a Coimbra sem pinga de agua. Fui informado por telefone de que estavam a verter agua salgada na viatura de transporte e eu próprio, sem outra solução, autorizei a que furassem os sacos porque os corais estavam húmidos e certamente que um par de horas sem agua não iria fazer diferença. Quando chegaram, depois de os por no aquário, um deles ficou muito atrás e no fundo de um aquário de 70cm de altura que juntamente com o móvel fica a cerca de 1,8m pelo que, só em cima de um banco se chega ao fundo e dificilmente atrás sem fazer snorkeling ou mergulho de apneia. Quis partir um braço desse coral e levar para casa de um amigo a ver se recuperava melhor mas só consegui ficar com uma ponta de 3 ou 4 milímetros entre os dedos e mesmo assim levei-a e ao que parece está a recuperar bem porque era um coral duro que ainda levava 1 ou 2 pólipos naqueles poucos milímetros. Ou seja, em termos de corais a importância do tamanho varia muito de caso para caso.

Penso que a classificação quanto ao tamanho será meramente indicativa e sem grande possibilidade de se converter caso a caso para centímetros porque, infelizmente, penso que também varia em função das ocasiões tendo a ver com a “Lei da Oferta e da Procura”.

 

Faz uns dois anos que se instalou em Portugal uma sucursal para a Península Ibérica de um grande produtor e importador mundial e já vi em lojas peixes deles em que o mesmo tamanho varia de classificação e consequentemente de preço conforme a altura em que lá vou. Já reclamei na loja, com quem tenho grande confiança e boas relações comerciais, e obtenho como resposta que não podem fazer nada porque já vem assim do importador.

 

Já me contaram o caso de uma loja no norte do nosso país que recebeu Paracanthurus hepatus do tamanho de uma moeda não se de 1, 2 ou 5 cêntimos e nem pode reclamar para não perder o fornecedor. Ainda recentemente, em Dezembro, comprei na Aquadecor (Feira na Batalha) um Hepatus por 35Euros que andava no meio de muitos outros bem mais pequenos e ao mesmo preço e temendo algum problema com o peixe procurei por uma razão e o vendedor disse-me que esse mesmo importador lhe tinha enviado os peixes assim. Ou seja, no tipicamente português, uma conceituada firma do norte da Europa já aderiu à rebaldaria nacional habitual e como vivemos todos no espírito no nacional porreirismo ninguém faz nada e ninguém se queixa porque também não adianta…

 

No caso da firma que indicas, sendo holandesa talvez haja um pouco mais de respeito pelas normas e parâmetros. Mas como vão enviar para Portugal eu já não te garanto nada. Mas até acredito que funcione bem.

 

Depois de ter estado um ano e meio a trabalhar na Alfandega fiquei a saber que Roterdão é um dos maiores portos da Europa (talvez mesmo o maior) e um dos preferidos por ter todas as condições e muitas linhas regulares de navegação. Penso que na Holanda até são rigorosos com o que lá entra mas desde que seja para outro país os padrões de rigor baixam e passa quase tudo sem grandes dificuldades a tal ponto que alguns operadores portugueses preferiam “despachar” lá as importações e circularem já como mercadoria comunitária em vez de circularem até Portugal com um documento de transito T1 (circulação em regime suspensivo) e serem despachadas cá, embora depois possa haver muitas justificações para isto :P

 

Mas aqui está um tema interessante para discussão. Vamos esperar por outras opiniões e discutir…

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

 

PS:

A firma será mesmo na Holanda ou pelo menos ali terá um estabelecimento estável como se pode ver aqui:

http://directsealife.com/shop/contact_us.p...0rpe3qupiact9a7

Direct Sealife.com

Dahliastraat 41

4711GT Sint-willebrord

The Netherlands

e com conta bancária num banco holandes atendendo ao código:

IBAN: NL15 Rabo 0133483134

Account: Handelsonderneming L. van Wolferen BV

Accountnr: 133483134

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rolim.

Pensei que tivesse tocado num assunto tabú, mas afinal lá veio uma excelente explicação da tua parte.

Agora entendo o porquê de não disponibilizarem os tamanhos, em centimetros, como todos nós gostariamos que fosse.

Vamos ver se aparece mais alguma opinião sobre este tema, pois parece-me bastante pertinente e que poderá ajudar a muitos novatos e inexperientes, como eu.

Um abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais