Novato em peixes de água fria


Recommended Posts

Antes de mais boas noites a todos os membros deste fórum.

Tive conhecimento deste fórum a poucos dias, através de um amigo do Geocaching que também é dado à aquariofilia.

 

Eu já tenho aquário há alguns anos, mas com peixes de agua quente, desta feita, como refiz o aquário, decidi experimentar peixes de água fria.

 

No entanto agora tou com um problema:

O meu aquário tem 50/30/35(c/p/a), ou seja, cerca de 50 litros de água. e trazia esta lâmpada:

Imagem001.jpg

Que é de 18Watt, lampada essa qie não consigo encontrar à venda e que no local onde comprei o aquário, só mandando vir.

No entanto acho que é pouca iluminação pro aquário e não é a lâmpada indicada.

 

Quanto aos peixes, são dois Orandas, 1 Telescópio (oferecido pois tava numa caixa de telemóvel vodafone...) e o que penso serem 2 Shubunkin pois comprei-os numa loja de animais que não liga nada aos peixes e nem o nome me soube dizer...

 

Flora é artificial excepto 2 anubias.

 

O fundo é apenas areão fino e o filtro é externo, um Elite Hush 20 (de cascata), com biomax e esponja no seu interior.

 

Tou a pensar fazer uma adaptação na tampa do aquário e colocar duas lâmpadas Aqua-Glow de 18" - 20 Watts T8. Que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais boas noites a todos os membros deste fórum.

Tive conhecimento deste fórum a poucos dias, através de um amigo do Geocaching que também é dado à aquariofilia.

 

Eu já tenho aquário há alguns anos, mas com peixes de agua quente, desta feita, como refiz o aquário, decidi experimentar peixes de água fria.

 

No entanto agora tou com um problema:

O meu aquário tem 50/30/35(c/p/a), ou seja, cerca de 50 litros de água. e trazia esta lâmpada:

Imagem001.jpg

Que é de 18Watt, lampada essa qie não consigo encontrar à venda e que no local onde comprei o aquário, só mandando vir.

No entanto acho que é pouca iluminação pro aquário e não é a lâmpada indicada.

 

Quanto aos peixes, são dois Orandas, 1 Telescópio (oferecido pois tava numa caixa de telemóvel vodafone...) e o que penso serem 2 Shubunkin pois comprei-os numa loja de animais que não liga nada aos peixes e nem o nome me soube dizer...

 

Flora é artificial excepto 2 anubias.

 

O fundo é apenas areão fino e o filtro é externo, um Elite Hush 20 (de cascata), com biomax e esponja no seu interior.

 

Tou a pensar fazer uma adaptação na tampa do aquário e colocar duas lâmpadas Aqua-Glow de 18" - 20 Watts T8. Que acham??

 

 

Bem vindo ao forum....

 

Penso que neste momento não te deves preocupar muito com a lampada mas sim com a falta de espaço que tens para 5 peixes de água fria!!!!!!!!!!!

Faz uma pequena pesquisa neste subforum e verás que este assunto é muito debatido por aqui!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum....

 

Penso que neste momento não te deves preocupar muito com a lampada mas sim com a falta de espaço que tens para 5 peixes de água fria!!!!!!!!!!!

Faz uma pequena pesquisa neste subforum e verás que este assunto é muito debatido por aqui!!!!!

 

Sim, eu sei disso, eu realmente queria só 4 peixes, que seguindo uma regra de 12l por cada 3 cm de peixe(penso que é mais ou menos o correcto) seria à tangente. Mas pediram-me pra ficar com o telescopio por ele estar enfiado numa caixa de telemóvel da vodafone e eu claro que aceitei. É claro que não irei colocar mais peixes, mas de momento não tenho como retirar peixes deste aquário.

 

Depois de dar uma vista de olhos plo forum apanhei umas dicas novas e vi aquários lindos, sendo que tou a pensar ir buscar o "caseiro" que tá no sotão e começar um novo, mas de peixes de agua quente, maioritariamente devido à vontade de querer tentar fazer um aquário bem plantado, que nunca tive...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderias mostrar fotos dos bichos, nomeadamente dos shubunkin para se ver se são mesmo shubunkin.

 

é preciso atenção ao aquario, nao é mesmo o ideal. Dá dois e muito à rasca. Lembra-te que os peixes de água fria têm mais volume que os de agua quente, muito mais... eu por acaso tenho os meus 3 num aqua da mesma dimensao, mas é temporario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, esqueci-me da parte do "volume"...

Assim sendo, realmente não deviam ser mais de 2... Tou a ver que tenho que montar o outro aquário pra peixes de agua fria também...

Quanto ás fotos, amanha vou ver se consigo tirar.

O aquário não tem luz e já ta de noite pra não usar flash.

 

Edit: Aqui tão umas fotos tiradas com o telele, porque pra azar meu a maquina fotográfica também deu o berro.

 

Imagem004.jpg

 

Imagem014.jpg

 

Os brancos são os tais que não me souberam dizer o nome...

Editado por Maxado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Precisas de um aquário muito maior para esses peixes nessa quantidade, para um o ideal é pelo menos 100 litros, e depois mais uns 20 litros por cada extra, para 5 estamos a falar de uns 180 litros. Qual é o tamanho do outro que tens no sótão? E lá está, a regra dos cm por litro é uma generalização apenas, 1 cm de óscar não é o mesmo que 1 cm de gupi em termos do lixo que produz.

 

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tenho no sotão leva pouca mais agua, deve levar uns 60/65 lts...

A coisa é que não ta ideal de finanças, se não o melhor era montar um de raiz, maior, visto que o aparador onde tenho o aquario de 50 lts aguenta-se com um maior.

Mas por enquanto tou a ver que vou ter que por o de 60 lts a trabalhar pra dividir o mal plas aldeias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos os membros de forum!

 

Acho que você deve tirar do aquário esta rocha branca, está ocupando muito espaço e atrapalhando os peixes. Em aquário de kingyos quanto menos enfeites melhor.

Os peixes brancos parecem kingyos da variedade "cometa" como são conhecidos aqui no Brasil. São menos gordinhos e mais alongados que os demais.

Em um aquário de 100 litros você pode colocar 3 exemplares. Em 200 L apenas 5. Quando crescerem muito aí terá que mudar de aquário.

 

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. respondendo ao tópico. as lâmpadas parecem ser lâmpadas normais dos candeeiros de escritório como um que tenho.

logo experimenta em lojas de lâmpadas, ha algumas online mas so pesquisando no Google é que encontro .

 

se quiseres sempre podes retirar essa lampada e o balastro que deve ter algures e colocar uma tubular t8 mais comprida como as das cozinhas. depende da tampa do aquário e da abilidade de cada um :)

 

qualquer que seja a lampada fluorescente que ponhas tens de comprar também o balastro (de preferência electrónico) da mesma potencia ou ligeiramente superior a potencia da lâmpada.

 

Concordo em deitar ou retirar a pedra branca central

 

 

ps: reparei de pois que ja tinhas posto a hipotse de por lâmpadas t8. 2 talves seja luz a mais nao sei, pois isso é o que tenho para a mina cozinha toda:P

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, resolvi o problema da iluminação.

Descobri que tinha outra tampa com calha de iluminação de lâmpada T8 de 15w.

A tampa em questão não servia por si só pro aquário, mas por acaso, cabe por baixo da tampa original do mesmo, sendo que apenas tive que lhe retirar a parte que bascula, pois batia na calha e não fechava em condições.

 

Quanto à pedra, optei então por deita-la, sendo que assim já dá mais espaço aos peixes.

 

Aqui fica a foto:

Imagem017.jpg

Editado por Maxado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes brancos parecem kingyos da variedade "cometa" como são conhecidos aqui no Brasil.

não é um cometa, é um shubunkin. Cometa é outra variedade.

 

pelo que vi na foto, é um telescopio preto, um shubunkin, dois orandas, um pelo menos já está com aspecto de oranda (o de cima), o outro (de baixo) parece faintail no momento, mas ao crescer pode ficar com aspecto de oranda tb.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que vi na foto, é um telescopio preto, um shubunkin, dois orandas, um pelo menos já está com aspecto de oranda (o de cima), o outro (de baixo) parece faintail no momento, mas ao crescer pode ficar com aspecto de oranda tb.

 

Tudo certo, mas são dois shubunkin, o outro não o apanhei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, visto a falta de espaço pros meus meninos, tenho andado a dar uma volta pla parte de DIY e estou a estudar a hipótese de montar um aquário de raiz.

Tou a pensar montar um com 100cm©x50cm(L)x40cm(A) ou seja, 200 litros.

 

Escolhi fazê-lo mais baixo pra haver mais iluminação a chegar ao fundo sem ter que carregar em iluminação e com mais largura em relação a altura, pois acho que será melhor pros peixes terem mais área do que altura.

 

Como nunca construí nada em relação a aquários, precisava de umas dicas sobre que filtragem usar, iluminação, sistema CO2, substratos pois quero planta-lo e que plantas poderei colocar visto ser aquário de agua fria (de momento tenho 2 anubias), etc...etc.

 

Os peixes são 1 telescópio, 2 shubunkin e 2 orandas.

 

Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Para um aquário desta capacidade e este tipo de peixe deverá usar filtro tipo CANISTER.

 

Vantagens de um canister:

 

1. Alta eficiência de filtragem com economia de energia;

 

2. Super filtragem com mídias de alta performance. Alta rentabilidade biológica e ótima manutenção de parâmetros químicos perfeitos. Indicado para kinguios e escalares;

 

3. Baixa vazão e manutenção do CO2 adequado. Quanto maior for a vazão maior será a oxigenação e consequentemente a perda de CO2. Por isso é excelente para aquários plantados;

 

4. Design prático, encaixa perfeitamente no móvel sem sujeira e problema da madeira causados por filtros caseiros dry-wet.

 

Sugestão canister EHEIM.

 

Para aquários de 200 L no máximo 5-6 peixes kinguio.

 

 

Para um aquário deste porte e com kinguios nem pense em usar um filtro fraquinho ou médio. A filtragem tem que ser superdimensionada. Senão a amônia pode acabar com os seus peixes. :music_singguitar:

 

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fechado, por causa disto:

 

Imagem029.jpg

 

Nessa foto, tinha a agua e os vidros esbranquiçados, ficou assim depois de por a luz e adicionar um pouco de agua.

Depois disto ja lhe mudei um terço da agua, tratei com aquasafe, limpei o filtro e coloquei zeo-carb novo, lavei o bio-max e coloquei umas esponjas melhores no cimo.

 

O filtro está com o caudal máximo, de cerca de 380l/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem mesmo que ser areao normal, nem areia pode ser, porque os goldfish procuram comida no fundo do aquario, e se for areia podem engolir, tem mesmo que ser ou areao do rio ou areão preto. Nem fazendo camadas funciona, eles dão cabo de tudo. lol.

 

quanto ao novo aqua, há uma vantagem em ter pouca altura, a espessura do vidro que nao precisa de ser tao grossa. também tenho o mesmo problema, e o meu gato, nao é um gatinho, é um leão, inclusive com o peso ja partiu um vidro superior do aquario, tive que ir à vidraria mandar fazer outro e mais grosso. uma forma que estou a pensar fazer é por mais alto, mas não encher essa altura.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente e seguindo o conselho de um amigo, devo colocar apenas anubias, uma vez que existem varios tipos e são plantas que se adaptam facilmente e não precisam de muitos cuidados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o tópico do Maxado (caso ele não se importe) para colocar uma questão simples mas importante:

 

Que espécie (ou espécies) serão indicadas para o início na água fria?

 

O setup é o seguinte:

 

- Aqua com 50x30x30 (dá cerca de 38l reais medidos por mim)

- Filtro interno Eheim pick-up para aquários até 45l

- Aquecedor Jager

- Areia 3-5mm de sílica negra

 

Eu tenho ao todo 4 aquas e coloquei a fauna deste pequeno (3 guppy; 3 platty) num comunitário e achei por bem continuar a dar uso a este mas com vivos "não tropicais". Os conceitos de ciclos de azoto, nitritos, nitratos e afins sei-os todos, mas pela experiência com os tropicais

 

Em termos de plantas só tinha musgo de java e uma anúbia, que quero manter, sendo que a minha reticência em ir à loja e trazer o peixe mais bonito é não ter a noção da dimensão que estes atingem, exigências, etc

 

Assim, que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o tópico do Maxado (caso ele não se importe) para colocar uma questão simples mas importante:

 

Que espécie (ou espécies) serão indicadas para o início na água fria?

 

Boas,

 

Quando falas de água fria e se te estás a referir aos Carassius auratus, vulgo kinguio, oranda, peixe vermelho, etc., com esse aquário a resposta é: nenhum porque todos eles crescem demais para o aqua (e são a mesma espécie, apenas variedades diferentes apuradas por reprodução selectiva - ainda que questões como os cometas serem mais rápidos impliquem a necessidade de mais espaço do que para um shubunkin, por exemplo).

 

Agora que se queres peixes que não necessitem de aquecimento, aí tens algumas opções: Oryzias latipes, Tanichtys albonubes e Beaufortia leveretti são espécies que podes ter juntas e adequam-se a esse aqua, desde que não exageres na quantidade, claro. :)

 

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu simplesmente não quero cometer o erro e a maldade que muita gente faz (por alguma ignorância da matéria) em colocar um peixinho que achou bonito num globo ou pior...

 

termoventilador, obrigado, isso já me vai dando umas luzes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio nao podes usar areia num aquario de peixes dourados (kinguios e outros milhoes de nomes que leva), os goldfish (mais um nome, lol) funcionam como peixes de fundo e na sua pesquisa pelo fundo do aquario sugam o areao em busca de restos. logo ao pores areia fina, eles irao engolir areia.... confirmem se estou errado, tb já levantei a hipotese de usar areia fina para o aqua que quero fazer para os meus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 DIY colocado as 13h30.

Vamos esperar umas horas a ver se bomba ou se tenho que por mais bicarbonato de sódio pra lhe dar mais força.

 

Imagem057.jpg

 

Levou uma válvula anti-retorno e uma outra pra regular o fluxo, pro caso de ser demasiado (duvido...).

 

Imagem058.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto actual do aquário.

A maquina não é a melhor(telemóvel com 3.2Mp), mas é o que há.

 

Imagem064.jpg

 

O CO2 ao fim de uma hora, mandava uma bolha grande a cada 10 segundos.

Passadas 4 horas ta a mandar uma bolha a cada 1.5/2 segundos.

Vou esperar a ver se aumenta, mas em todo o caso terei que mudar a pedra difusora, pois é uma daquelas azuis pras bombas de ar e por isso é que as bolhas saem grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Olha, num aquário só com anúbias não precisavas de por CO2. As anúbias são pouco exigentes e vão crescer mesmo sem CO2, sem substrato e sem fertilizações... as minhas crescem que é uma maravilha! Nem de muita luz precisam... o único problema que tenho com elas é mesmo ter de reduzir o tempo de iluminação de vez em quando que elas não se dão bem com luz a mais. E o CO2 altera os parâmetros do aquário, torna a água mais ácida. É sempre uma variável que inseres, e isto quantas menos variáveis para o mesmo resultado final mais fácil e melhor.

 

Posso estar a postar aqui um erro enorme se as anúbias precisarem de CO2 em água fria... mas se assim for por favo corrijam-me!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais