Actualização do Firmware... 1.2 -> 1.3


KupraR

Recommended Posts

Boas KupraR...

Lindo aquario que ai tens... :thumbup3:

Sou iniciado em aquariofilia ainda nao sei uito sobre nomes de plantas...lol

Como se chama essa especie de erva que tens no canto inferior direito??

como adquiriste? e passos para a plantar..

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Crouch...

 

Antes de mais obrigado e Bemvindo a este fascinante mundo...

 

Olha, essa planta chama-se Riccia fluitans... É uma planta flutuante...

 

Neste aquário não está plantada... Ela geralmente vem num tufo... Desfiz pequenos pedaços dese tudo, cobri pequenas pedrinhas, e coloquei por cima da pedra uma rede.. Essa rede comprei na farmácia... Aquilo serve para fazer ligaduras... He he.. Mas se vires as imagens do meu tópico, vês o evoluir dela... No inicio so vias a rede, e aos poucos e poucos ela vai saindo da rede, até que esta desaparece para dar origem a um belo tapete verdinho... Confirma nas páginas anteriores...

 

Cumps..

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Crouch...

 

Antes de mais obrigado e Bemvindo a este fascinante mundo...

 

Olha, essa planta chama-se Riccia fluitans... É uma planta flutuante...

 

Neste aquário não está plantada... Ela geralmente vem num tufo... Desfiz pequenos pedaços dese tudo, cobri pequenas pedrinhas, e coloquei por cima da pedra uma rede.. Essa rede comprei na farmácia... Aquilo serve para fazer ligaduras... He he.. Mas se vires as imagens do meu tópico, vês o evoluir dela... No inicio so vias a rede, e aos poucos e poucos ela vai saindo da rede, até que esta desaparece para dar origem a um belo tapete verdinho... Confirma nas páginas anteriores...

 

Cumps..

 

 

Ora assim sim...gostei muito. Parabéns. Uma macro da Riccia era bem vindo só para vermos como a mesma está a passar a "rede".

Continua pois está muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kupra,

 

Por acaso já andava a estranhar a falta das tuas actualizações :thumbup3:

 

Bem, mas que enorme pulo, fiquei mesmo de boca aberta pa.lol

Estás de parabéns pela batalha ganha e por este lindo aquário.

A Riccia está mesmo brutal, fogo...

 

Qual o plano de fertilização que manténs? Será que me poderias indicar onde arranjas os fertilizantes?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela explicaçao...vou tentar fazer no meu aquario o mesmo procedimento.. :thumbup3:

A Riccia fluitans adquire-se facilmente por exemplo numa loja de animais??

Ou existe outros sitios onde a encontar ?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Paulo, obrigado.. Isto vai indo aos poucos... :thumbup3: :D

 

Então vá, aqui ficam as fotos da Riccia acabadinhas de tirar... A rede já não se vê... :D

 

 

 

gallery_27809_1785_69150.jpg

 

 

gallery_27809_1785_430762.jpg

 

 

gallery_27809_1785_43455.jpg

 

 

gallery_27809_1785_748428.jpg

 

 

gallery_27809_1785_251347.jpg

 

 

Dá para ver assim??

 

Cumprimentos :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jsramalho, sei bem o que isso é.... Falta-me tanto t€mpo para faz€r aquilo que qu€ria..... :thumbup3: :D :D

 

Andre19, Obrigado... Vamos lá ver como este evolui!!! :D :D

 

Rui.vasco, eh lah, tanta coisa em comum.... Eu juro que não copiei :D :D

Eu pra 60L demorei 5horas, num de 200............ Ui.... Eu acho que não é o plus... Lol.. Comprei-o como se fosse normal e não plus... Espero que as minhas algas detestem este, porque o Humus da Prodac elas adoraram.... LOL... :D Muito obrigado pelos comentários :D :D

 

 

Olá Kupra, bom trabalho, está muito pro

onde é essa loja da mania dos peixes? esse projecto das algas resulta muito bem eu já o vi fazer no oceanário com algas e corais......

 

OTA

OTAGARCIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, muito obrigado a todos.... :thumbup3: :D

 

Respondendo agora a cada um...

 

Hsaldanha, é verdade, já há muitoe (10 dias) que nao colocava actualizações... Passou por uma fase menos boa, de algas verdes nos vidros, mas agora tá limpinho...

Em termos de fertilizações, fiz soluções em separado de Potássio, Nitratos e Fostfatos, e uso micros da Tropica ( Tropic Plant Nutrition) E ferro da Horizonte Aquático... Os pós para dissolução foram também comprados na Hrizonte Aquático (loja online).. Plano de fertilização, colocava micros e ferro um pouco abusados (provavelmente dai as algas verdes) para isto dar o pulo, agora já reduzi para as doses recomendadas na embalagem de cada... Fosfatos e Nitratos tentava manter as proporções de 1-10 ppm's, respectivamente...

 

Agora tou a experimentar método novo.. Se correr bem depois eu explico aqui tudo direitinho.. Começei hoje...

 

 

 

Crouch, eu esta comprei um tufo na Mania dos Peixes em Ermesinde, uma loja de aquariofilia, mas tens à venda em várias lojas online... Compras um pdaço que depois aquilo é engraçado.. Podas a planta, e tudo o que podas, ou seja, o "lixo" que podas é tudo aproveitado... Fazes o mesmo nas pedras e ela tá sempre a crescer....

 

 

Otagarcia, a Mania dos Peixes é em Ermesinde... Rua Elias Garcia.. Quanto às algas, desapareceram por ompleto, e ainda bem :D :D

 

Cumprimentos a todos :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já há bastante tempo que não comentava nem via este post.

 

Realmente este aqua está um monstro :D , mas no bom sentido!

 

O meu ainda continua com algas, mas bastante menos, graças aos conselhos do Sr Nuno da Mania dos Peixes.

(vou tentar por novas fotos em breve)

 

Já agora como é que sabes a qtde de ferro a colocar n aqua?

É que supostamene os teste de Fe não medem a forma quelada, que é aquela que é aproveitada pelas plantas.

 

Parabéns pelo aqua e se reparares bem verás que tem grande potencial, tenta algumas plantas vermelhas, de haste que penso darão grande força ao layout.

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

petty, obrigado :rolleyes::P

 

Rui vasco... é verdade, já há um tempo que não passavas... ;) Obrigado :bad-words:

 

Quanto às algas, isso com calma vai lá... Se acrescentares plantas de crescimento rápido é num instante... :bad-words:

 

Quanto ao ferro, epah, não sei.. Eu acrescento o que diz na embalagem, que indica que 1ml = 0,2ppm em 100L... Eu apenas ajustei a dose para a minha litragem...

 

Cumprimentos a todos!!

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela fotos.

A Ricia está muito bonita.

De facto a evolução de uma montagem para a outra é como do dia para a noite.

Vê-se que aprendes-te muito proporcionalmente ao dinheiro que já foi investido nesse pedaço de natureza, no entanto parece-me que está melhor investido, pois já sabes perfeitamente o que queres fazer ao contrário da outra montagem que fizes-te...e isso se ainda é para experimentares imagino quando decidires ir para algo mais a sério...temos concorrente a um concurso mundial?

Gosto da dedicação e não deixes isso descambar.

 

Vai actualizando.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem... Sr. Dr. Manuel.

 

Continuas a evoluir... e acima de tudo... demonstras uma enorme vontade em querer aprender.

Boas Fotos, bonita floresta(ou matagal) :P ... excelente dedicação.

 

Apenas... te digo... Continua. ;)

 

Mas sempre... com muita calma.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.. :P

 

João Paulo, é verdade, este é das experiencias... Mas qualquer dia vêm algo mais sério.... Concorrente para concursos?? Quero chegar lá sim, mas ainda tenho muito que aprender.... ;):)

Quanto à comparação das montagens, sim, desde Outubro aprendi muita coisa, graças a 2 ou 3 senhores que andam aí camuflados, e eles sabem quem são!!! :D :D, mas também aprendi com os comentários de toda a gente, que com uma ou outra sugestão ajudam a melhorar e a aprender muita coisa....

 

O meu muito obrigado João Paulo :D :D

 

Canito... Canito Canito...

Amigo João, um muito muito obrigado por todos os conhecimentos transmitidos, pelo companheirismo, por tudo.... :D A calma vai-se adquirindo aos poucos, pois este hobbie requer muita calma e muita paciência, dedicação e gosto... A dedicação e o gosto eu tenho... Calma e paciência, estou a ganha-la... Lol :D :D :D

 

Este matagal, é um monstro.. Juro que se metesse uma camara de video de frente ao aquário durante 24h e acelarasse o crescimento era visivel!!!

 

Provas?? Ficam aqui duas fotos que têm aproximandamente 18 horas de diferença de uma para a outra....

 

gallery_27809_1785_363169.jpg

gallery_27809_1785_137890.jpg

 

 

Deixei as imagens coladas de proposito... Notam algo?? É que em fotos é menos perceptivel que ao vivo... LOl..

 

Muito obrigado a todos vocês!!!

 

Cumprimentos :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kupra :)

 

Em primeiro lugar, muito obrigado pela explicação (aqui e por MP). Fiz ontem uma alteração ao meu aqua e por enquanto terei plantas de "baixa manutenção" pois estou bastante limitado pela iluminação que tenho. Mas daqui a uns t€mpos irei fazer a verdadeira transformação e ai quero ter todos os conhecimentos básicos e avançados no que diz respeito à fertilização de plantas mais exigentes do que as minhas. Por isso graças a ti e aos teus tópicos só tenho vindo a aprender ;)

 

O quê??? :shock: 18 horas??? :shock: Não acredito......... Olha que vou dormir para tua casa só para ver isso.

 

É mesmo fantástico, fogo, quem me dera...

 

Já agora, um pequeno aparte, desculpa a pergunta, mas que peixinho é aquele que está por cima da lillie?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És um senhor!

 

Tu e todos os outros que te ajudaram.

 

Eu próprio estou a fazer um aquário como deve ser ou assim o espero. No entanto acho que também já cometi algumas "irregularidades" devido à minha pressa e falta de experiência. Já apareceram umas filamentosas mas que irei tentar combater com unhas e dentes (e algumas podas :shock: ).

 

O resultado final da primeira versão do teu aquário já foi uma batalha ganha. Mas este está a bombar como se não houvesse amanhã!

 

Eu próprio terei de aprender mais um bocado sobre fertilizações pois é uma das partes onde me sinto menos confortável.

 

Uma opinião pessoal que vale o que vale, acho que actualmente o teu aquário está um pouco lotado com o "matagal". Essas plantas não te dão descanso. Mas uma coisa é certa, antes muitas plantas do que muitas algas.

 

Os meus cumprimentos :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hsaldanha, as fertilizações também foi a parte em que mais patinei, e ainda patino, e tenho a sensação que isto ainda não está bem consolidado na minha cabeça... Mas para isso tenho que ir treinando e brincando :medieval_mace: O segredo está aí, na prática... Começar a entender as plantas, que elas pedem o que precisam.. Acredita!!!

 

Epah, quanto às horas, menti.. Sou um aldrabão.. Estive a confirmar nas fotos e a primeira foi tirada às 16h de ontem e a segunda foto as 14h de hoje.. Logo são 22 horas :transport027:

 

O peixinho é uma fêmea de Pseudomugil signifer... O macho é mais bonito, tem as barbatanas maiores e cores mais exuberantes :D

 

 

jrp, antes de mais, muito obrigado :D

 

Fico contente por saber que acompanhaste os meus dois tópicos... Lol.. O primeiro aquário foi um desastre, mas antes de o desmontar não havia uma unica filamentosa... Prova disso são as plantas que tenho neste, que são exactamente as que tinha no outro... :D

 

Quanto à tua opinião pessoal, eu também a tenho... Aquilo está uma selva autentica... Amanha é dia de dar uso à tesoura.. Depois mostro actualizações disso :D

 

 

Obrigado e um abraço a todos :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi Fazer uma pequena brincadeira... :medieval_mace: Colocar aqui as fotos da evolução do meu aquário, desde o dia 13 de Outubro de 2009, dia da montagem... :transport027:

 

Então aqui vai, por ordem cronológica :D

 

1. Dia 1, ainda com Nitrivec...

 

gallery_27809_1785_353708.jpg

 

2. Dia 3, adição de CO2 caseiro e Filtro Eheim 2213

 

gallery_27809_1785_530602.jpg

 

3. Dia 5, alteração do hardscape...

 

gallery_27809_1785_28374.jpg

 

 

4. Dia (não me lembro), adição de mais flora (Rotala walichii, Eleocharis accicularis, etc) e fauna...

 

gallery_27809_1785_196553.jpg

 

 

5. Adição de CO2 pressurizado, Pogostemon helferi e Red Cherry's..

 

gallery_27809_1785_262746.jpg

 

 

6. Inicio da desgraça

 

gallery_27809_1785_47868.jpg

 

 

7. Ligeira recuperação

 

gallery_27809_1785_633824.jpg

 

 

8. Ataque de novo... Algures por estes dias foi adicionada a Polysperma...

 

gallery_27809_1785_142273.jpg

 

 

9. Filamentosas... Muitas...

 

gallery_27809_1785_592262.jpg

 

 

10. Aproximava-se o fim de algumas plantas...

 

gallery_27809_1785_393765.jpg

 

 

11. Como tinha previsto, a walichii e a aciculares foram removidas... Completamente sufocadas pelas algas...

 

gallery_27809_1785_357679.jpg

 

 

12. Desaparecimento do "rio".... Ultima foto antes de ir de férias no Natal...

 

gallery_27809_1785_482899.jpg

 

 

13. Regresso dia 3 de Janeiro e deparo-me com isto... Algas só no tronco..

 

gallery_27809_1785_482075.jpg

 

 

14. 5 de Janeiro, Novo Layout...

 

gallery_27809_1785_272820.jpg

 

 

15. Restroturação do layout...

 

gallery_27809_1785_480073.jpg

 

 

16. Dia de plantio da cuba.. Dia 15 de Janeiro de 2010

 

gallery_27809_1785_535594.jpg

 

 

17. Hoje :D :D 3 de Fevereiro de 2010

 

gallery_27809_1785_137890.jpg

 

 

 

Peço desculpa pela seca... Mas pronto, aqui nota-se a minha evolução... E ainda tenho que evoluir muito mais :D

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que pedir desculpa pois é visionando este conjunto de fotos que conseguimos ter a percepção quanto à evolução do aqua e como foi sofrendo as suas transformações.

 

Geralmente vemos tópicos onde é colocado ou o produto final ou a montagem com o arranque do mesmo (o que é bom).

É claro que nos tópicos mais antigos vemos a evolução e amadurecimento dos mesmos.

 

Espero ver mais actualizações, está um trabalho enorme aí, vê-se claramente. Pessoalmente agora daria um pouco mais de claridade ao fundo, mas isso são gostos.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos....

 

Obrigado João Paulo :thumbdown2::thumbup3:

 

Sim, o fundo ficará mais claro em brece, com o inicio da substituição da flora.... Espero eu.. he he :) :-)

 

Bem ficam aqui mais 3 fotos....

 

Uma visão diferente do aquário, que por sinal eu gosto muito:

 

 

gallery_27809_1785_104976.jpg

 

 

Hoje de manhã, antes da tesourada... Ou seja, +- 22 horas depois da foto de ontem...

 

 

gallery_27809_1785_296527.jpg

 

 

 

Depois da ligeira poda :) :-) :), fica muito mais luminoso... A ver se a cuba começa a expandir mais, visto que a sessi lhe cortava imensa luz...

 

 

gallery_27809_1785_577205.jpg

 

 

 

 

Ora aí está... Digam de vossa justiça....

 

Abraço :) :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá:)

está muito bom

tanto verde lindíssimo

até dá vontade de ser peixe e explorar isso tudo

tá lindo:)

abraços

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto de cima é impressionante! :pompomgirl:

 

Mas, na minha modesta opinião de cultivador de algas de todas as cores :smilecolros: , falta-lhe algo que quebre a mancha monocromática de verde. Um planta de haste em vermelho, talvez, ou uma de roseta.

É só a minha opinião, mas acho que nesse aqua vale bem a pena tentar com 3 ou 4 pés.

 

Abraço e força na horticultura aquática!

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos....

 

Arianita, obrigado :character0050:

 

Rui.vasco, he he, eu também já fui cultivador de algas :) :D A vista de cima é muito bonita mesmo.. Com a coloração da sessiflora e da polysperma fica muito bonito :D

 

Quanto à planta vermelha... Hum... Como hei-de dizer isto?? Hum, me aguardem.. Novidades para breve....

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.