problema com anubias


sabinonet

Recommended Posts

boas

 

eu estou com algum problema com as minhas anubias e não consigo resolver

estão a começar a aparecer buracos no meio das folhas e não sei o porquê

 

eu fertilizo diariamente com ferro, micros, e com potasio K e dia sim dia não com fosfatos

 

será que devo aumentar as doses

 

fica aqui uma foto para verem qual é o problema

 

4247180987_507f28128e.jpg

 

 

 

desde já muito obrigado

 

cumps

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim à primeira vista diria que é falta de ferro ou potássio,especialmente pela coloração das folhas, mas como dizes que fertilizas separadamente com esses nutrientes, julgo que não será esse o problema, mesmo que não estejas a fertilizar nas quantidades correctas, as Anubias não são muito exigentes a esse nivel e o aquário aparenta estar estabilizado e sem algas, logo deves estar a acertar nas fertilizações.

 

A planta que aparece no centro da foto tem o rizoma enterrado, o que não se deve fazer, mas o problema também me parece não ser esse, porque a planta da direita não está com o rizoma enterrado e também aparenta ter os mesmos problemas.

 

Tens Neritinas no aquário? As minhas costumam-se aplicar tanto nas Green-Spot que acabam por fazer isso a algumas das folhas, especialmente das Anubias e Cryptocorynes.

 

Que valores tens de Nitratos? Só pergunto porque reparei que não fertilizas com N, Pode ser uma carência de Azoto.

 

As outras plantas do aquário apresentam os mesmos sintomas?

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim à primeira vista diria que é falta de ferro ou potássio,especialmente pela coloração das folhas, mas como dizes que fertilizas separadamente com esses nutrientes, julgo que não será esse o problema, mesmo que não estejas a fertilizar nas quantidades correctas, as Anubias não são muito exigentes a esse nivel e o aquário aparenta estar estabilizado e sem algas, logo deves estar a acertar nas fertilizações.

 

A planta que aparece no centro da foto tem o rizoma enterrado, o que não se deve fazer, mas o problema também me parece não ser esse, porque a planta da direita não está com o rizoma enterrado e também aparenta ter os mesmos problemas.

 

Tens Neritinas no aquário? As minhas costumam-se aplicar tanto nas Green-Spot que acabam por fazer isso a algumas das folhas, especialmente das Anubias e Cryptocorynes.

 

Que valores tens de Nitratos? Só pergunto porque reparei que não fertilizas com N, Pode ser uma carência de Azoto.

 

As outras plantas do aquário apresentam os mesmos sintomas?

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

viva Mario

 

antes de mais nada muito obrigado pela ajuda

 

em relação ás tuas questões, tu dizes que a planta do centro está enterrada mas é apenas ilusão de optica foi do angulo em que tirei a foto, ela está presa entre as pedras

no que diz respeito aos caracois eu praticamente não tenho qualquer caracol no aquario, o botia tratalhes da saude

não estou a fertilizar com nitratos porque tenho os valores um pouco elevados, está nos 25

em relação ás outras plantas estão todas bem (cryptocorynes, fetos de javas diversos, Aponogeton, tenellus )

 

o problema é apenas com as anubias

 

um abraço

luis sabino

Editado por sabinonet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

Realmente se as outras plantas estão bem, é um pouco estranho porque é que as Anubias estão assim, especialmente porque são das plantas menos exigentes a todos os niveis que conheço. Tenho-as num aquário maternidade sem luz e fertilização e estão com melhor aspecto que essas.

 

Pela coloração que as folhas apresentam, continuo a apostar em carência de Ferro, experimenta aumentar gradualmente as doses de Ferro e K e vê se notas alguma diferença (Sem exageros).

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

Realmente se as outras plantas estão bem, é um pouco estranho porque é que as Anubias estão assim, especialmente porque são das plantas menos exigentes a todos os niveis que conheço. Tenho-as num aquário maternidade sem luz e fertilização e estão com melhor aspecto que essas.

 

Pela coloração que as folhas apresentam, continuo a apostar em carência de Ferro, experimenta aumentar gradualmente as doses de Ferro e K e vê se notas alguma diferença (Sem exageros).

 

1 Abraço

vou seguir o teu conselho e aumentar um pouco as doses de ferro e de potassio (vou ter de comprar mais)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falas t em tudo menos nitratos .. e nitratos ? quais são os valores ? quanto estás a fertilizar ?

Ups já li quanto tens mas basta haver carência dum macro para bloquear imediatamente a absorção de outro.. assim como dos micros!!

Quanto ao esquema de fertilização faria ao contrario macros diariamente e micros dia sim dia não .. e 2 Tpas semanais que ajudam a regular os macros e sao repositoras de micros..

 

Cumps

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falas t em tudo menos nitratos .. e nitratos ? quais são os valores ? quanto estás a fertilizar ?

Ups já li quanto tens mas basta haver carência dum macro para bloquear imediatamente a absorção de outro.. assim como dos micros!!

Quanto ao esquema de fertilização faria ao contrario macros diariamente e micros dia sim dia não .. e 2 Tpas semanais que ajudam a regular os macros e sao repositoras de micros..

 

Cumps

viva

 

passei a adicionar um pouco mais de potássio diáriamente e comecei a adicionar fosfatos também diáriamente

os micros e o ferro continuo a adicionar diáriamente mas um pouco menos de cada vez

 

em relação ao que dizes sobre as TPAs se te referes aos nitratos, não sei se irá ajudar uma vez que a água sai da torneira com valores entre os 25 e os 50, por isso sempre que coloco água nova no aquario também estou a adicionar mais nitratos

já vi aqui pelo forum pessoal que mete CLEAR MAX da Fluval no filtro, mas isto baixa tudo incluindo o potássio e os fosfatos, por isso não estou muito para ai virado

 

para já efectuei uma poda antes ontem e tirei as folhas todas que apresentavam os buracos e até agora têm mantido impecáveis, pode ser que a fertilização esteja a fazer efeito com as alterações que efectuei, vamos a ver

 

 

muito obrigado pela ajuda

 

cumps

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais