[Ajuda] Urgente


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Estou com um pequeno, grande problema.

 

Como acabar com uma mini praga de planárias que tenho no meu aquário de invertebrados?

 

Não estou a achar graça nenhuma depois de ver, por duas vezes, uma dita cuja, agarrada a uma pata de um crs (ainda por cima) que no entanto após algumas sacudidelas lá se conseguiu libertar.

 

Alguém tem ideia de como acabar com elas, é que ainda por cima faço TPA´s de 15Lts de 4 em 4 dias, sempre com água do continente (por causa do PH), e mesmo assim elas lá andam. Quanto à comida, tb não me parece que seja pk dou mt, mas mesmo mt pouca.

 

Obrigado

 

BOM ANO a todos

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou com um pequeno, grande problema.

 

Como acabar com uma mini praga de planárias que tenho no meu aquário de invertebrados?

 

Não estou a achar graça nenhuma depois de ver, por duas vezes, uma dita cuja, agarrada a uma pata de um crs (ainda por cima) que no entanto após algumas sacudidelas lá se conseguiu libertar.

 

Alguém tem ideia de como acabar com elas, é que ainda por cima faço TPA´s de 15Lts de 4 em 4 dias, sempre com água do continente (por causa do PH), e mesmo assim elas lá andam. Quanto à comida, tb não me parece que seja pk dou mt, mas mesmo mt pouca.

 

Obrigado

 

BOM ANO a todos

 

RPBG

se nao fosse num aquario de invertebrados um ou 2 botias palhaço davam conta do assunto...sendo num de invertebrados tornasse mais complicado mas espera pelos experts no assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As tão inocentes planárias não são assim tão inofensivas como parecem...

 

AQUI tens um artigo muito bom sobre estas bem como o como a metodologia de combate a estes seres.

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra hipotese não provada será as anotemas helena! O ditos caracois assassinos! Tive uma experiencia que acho ter resultado!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar um BOM ANO para todos.

 

Quanto às planárias, já comecei a resolver o problema. Vai demorar, pois vai, mas com paciência vou vencer a batalha. :)

 

Depois de tanto magicar :) , lembrei-me duma célebre aula de campo de ciências da natureza (já lá vão talvez quase 30 anos - 2º ciclo) e da forma em como apanhava-mos alguns insectos, para experiências, que se encontravam nas fendas das árvores.

 

Vai daí, construí com uma garrafa de água de 50cl, uma palhinha e 2 tubos de borracha dos que se usam nas bombas de oxigénio, aquilo a que a minha filhota (6 anos) deu o nome de aspirador de planárias. :)

 

Já apanhei uma série delas, leva tempo, mas é a forma mais eficaz que descobri para as tirar do aquário sem sequer lhes tocar e não usa sequer qualquer químico que poderia por em risco a vidas dos camarões.

 

Brevemente colocarei imagens do aparelho para quem estiver com o mesmo problema. Desde já aviso que é preciso paciência mas é simplesmente eficaz. :x-mas:

 

Obrigado a todos pelas ajudas e em especial ao "jpp" pelo link que colocou.

 

Um abraço

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais