ramirezi macho\femea


PedroAntunes

Recommended Posts

Boas !

 

gostava de saber como é que posso distinguir o sexo dos rams..

 

comprei dois á dias , supostamente quereria um casal macho e femea,

mas , pelo que sei , só quando atigem a idade adulta é que se pode verificar o sexo , certo?

 

Gostaria mesmo de criar um casal mas nao sei se tenho ali no aquario dois machos, duas femeas , ou se tenho um casal..

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

As formas mais fáceis são fêmea com barriga rosada e macho não (isto deve ser mais fácil em idade adulta) e um deles tem os primeiros espigões da barbatana dorsal maiores que os outros.

 

 

Mas tens muita informação sobre isso aqui no fórum, faz uma pesquisa que aprendes logo isso :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei isto:

 

2. Dimorfismo sexual:

- Primeiros raios da dorsal: No macho são bem maiores que os seguintes (na fêmea apenas um pouco maiores). No macho são sempre pretos (excepção no caso dos dourados?), nas fêmeas podem ser cinzentos.

- Final da dorsal: No macho é pontiaguda, na fêmea aredondada.

- Tamanho do corpo: Os machos costumam ser um pouco maiores.

- Ventre vermelho/rosa/laranja: É próprio da fêmea, principalmente quando se aproxima da desova. (cuidado para não confundir com o vermelho às vezes bastante alargado das barbatanas peitorais recolhidas!!!)

- Pigmentação azul no interior da faixa central a meio do corpo: Por muito (ou pouco) azuis que sejam, os machos nunca têm pontos azuis sobre a faixa preta central (salvo caso de manipulação humana)! Nas fêmeas isso pode acontecer (dependendo da dispersão do azul). Se houver outras faixas pretas no corpo, estas podem ter pontos azuis, mesmo nos machos.

- (ACRESCENTO:) Comportamento: Se o seu ramirezi escavar o areão (não me refiro a "comer terra", mas sim a fazer uma verdadeira depresão no cascalho) será macho. Se tiver três ramirezis e quase só houver brigas entre dois deles, o terceiro deve ser do sexo oposto (aqui ter cuidado: pode ser por diferenças de tamanho/força; em caso de desova, o casal atacará qualquer peixe que se aproxime dos ovos, pode não haver ainda formação de nenhum casal, ...)

 

Neste outro tópico tens fotos de macho e fêmea, por observação penso que ajudara.

 

Microgeophagus Ramirezi, aka Apistogramma ramirezi \ Papiliochromis ramirezi

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso tentar fotografá los sim , mas nao garanto que as fotos tenham a melhor qualidade pois estou sem a minha maquina...

 

e eles sao po pequeno..

 

mas ficam prometidas as fotos , vou tentar pô las..

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

gostava de saber como é que posso distinguir o sexo dos rams..

 

comprei dois á dias , supostamente quereria um casal macho e femea,

mas , pelo que sei , só quando atigem a idade adulta é que se pode verificar o sexo , certo?

 

Gostaria mesmo de criar um casal mas nao sei se tenho ali no aquario dois machos, duas femeas , ou se tenho um casal..

 

 

Cumps

alem de tudo o que ja foi descrito a femea tem uma mancha preta por traz dos operculos e o macho nao espero que isto te ajude

Psychogap

Link to comment
Partilhar nas redes sociais