Controlador de Nível


Recommended Posts

Boas.

Estive a ver os controladores de nível e encontrei um da Tunze, o modelo Osmolator Universal 3155, alguém tem alguma informação a dar sobre este controlador de nível? É bom, é mau, não é recomendado...?

Já agora, para este tipo de sistemas, penso que é recomendado encher o deposito de reserva com água resultante de um sistema de osmose inversa, mas para quem não o tem, é possível usar simples água da torneira ou do poço, ou é estritamente necessário usar um RO?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 3155 da Tunze é um dos melhores osmorreguladores (repositores de água automático).

Tenho um a trabalhar no meu sistema e já tenho outro pronto a usar para o novo sistema que vou montar.

Tem 2 sensores, um óptico que verifica o nível de água e activa e desactiva a bomba de reposição consoante as necessidades e um terceiro de segurança para o caso de falha no óptico. Tem também um sistema de segurança que caso o reservatório de osmose fique sem água, ele desliga-se depois de 10min a trabalhar sem que o nível de água normalize, prevenindo problemas na bomba ou mesmo se estiver a colocar água a mais por avaria do sensor.

 

Sobre a água da torneira, devemos ter cuidado com isso, pois estamos a inserir no aquário muitos compostos prejudiciais a médio/longo prazo. Colocas silicatos, fosfatos, nitratos, em alguns casos valores anormais de amónia, mercúrio, cobre.....bastantes mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a água da torneira, devemos ter cuidado com isso, pois estamos a inserir no aquário muitos compostos prejudiciais a médio/longo prazo. Colocas silicatos, fosfatos, nitratos, em alguns casos valores anormais de amónia, mercúrio, cobre.....bastantes mesmo.

 

Já que recomendas o controlador de nível, mas não muito a água da torneira, o que devo fazer? Juntar algum composto à água da torneira, filtra-la com cartão activo, deixa-la repousar alguns dias antes de usar ou tenho mesmo que comprar um sistema de osmose inversa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, obrigado pela resposta, vou então tentar investir no sistema de osmose inversa para a água do controlo de nível. Estou a pensar num sistema barato, como o Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS, que em principio servirá para o efeito, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, obrigado pela resposta, vou então tentar investir no sistema de osmose inversa para a água do controlo de nível. Estou a pensar num sistema barato, como o Aquili Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS, que em principio servirá para o efeito, não?

Eu possuo um.

Comprei uma valvula para colocar na ponta do tubo para melhor controlar o ratio de agua pura e desperdiçada e agora ta bastante bom.

Serve perfeitamente para o efeito que se quer.... RO/DI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais