Deltec APF 600 e bomba de retorno


Quintino

Recommended Posts

Boas tarde.

Vou ter um aquário de 140x60x60cm com 500 litros, e gostaria de saber se para esta litragem me recomendam este escumador.

A outra questão é que foi-me recomendada uma bomba de retorno para este aquário com uma capacidade de pelo menos 3000 litros/hora, e eu estou a pensar na bomba da Eheim Universal. Contudo a minha questão é a seguinte, se o escumador da Deltec só filtra cerca de 800 litros/hora, para quê ter uma bomba de retorno de 3000 litros/hora?

Devo comprar uma bomba menos potente, ou o escumador não é apropriado, ou esta água extra de vai do aquário para a sump que não é filtrada serve apenas para não parar e oxigenar?

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O APF600 fica à margem nesse aquário, deves ter atenção aos excessos.

 

O retorno deve ser mesmo de 2000 a 3000lt/h. O escumador faz menos mas é normal. Tens de ter um bom retorno, não em excesso, mas de forma a que a sedimentação seja feita na sump e não no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O APF600 fica à margem nesse aquário, deves ter atenção aos excessos.

 

O retorno deve ser mesmo de 2000 a 3000lt/h. O escumador faz menos mas é normal. Tens de ter um bom retorno, não em excesso, mas de forma a que a sedimentação seja feita na sump e não no aquário.

Porque é que dizes que fica à margem? Este escumador tem a capacidade de 800 litros/hora, ou seja, quase que filtra a água toda duas vezes por hora, não é suficiente? Já agora, dentro do preço deste, que escumador recomendas?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que dizes que fica à margem? Este escumador tem a capacidade de 800 litros/hora, ou seja, quase que filtra a água toda duas vezes por hora, não é suficiente? Já agora, dentro do preço deste, que escumador recomendas?

Obrigado

 

Olá Quintino

 

Realmente para um sistema com essa dimensão, também sou da opinião que esse escumador seja fraco, porque apesar de o fabricante afirmar de que sao para 800 lts, temos sempre de colocar isso em questão, e devido também que ao colocares alguma carga organica no teu aquaria, iras concerteza ter excesso materica organica, que te poderá trazer problemas futuros.

Acabando depois por acabares por gastarb mais euros, quer no upgrade do escumador, quer em novos vivos, casos os que tiveste morreram.

Na minha opinião, axo que deverias ponderar a aquisição de um deltec ap 701, ou um ATI Bm 250

 

 

 

Abraço

Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vim tarde responder, o poliveira respondeu muito bem com o seu largo conhecimento no hobbie, obrigado Paulo (poliveira).

 

Temos que ter atenção que colocamos sempre um ou outro peixe a mais e o que tem de compensar para não desequilibrares a água é o escumador, e sem falar na comida que por vezes colocamos a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto o Deltec ap 701 como o ATI Bm 250 estão fora de questão para mim, estes são escumadores de valores já totalmente proibidos para a minha situação.

no site da Detec:

http://www.theaquariumsolution.com/deltec-apf600-skimmer

eles aconselham este escumador para aquário até 325 US Gallons = 1230 litros para normal stocking e 250 US Gallons = 946 litros para heavy stocking. A minha estão é, serão estes valores assim tão errados que torne este escumador insuficiente para um aquário com 500 litros?

Mesmo assim, pesquisei e encontrei outros escumador ao meu alcance, como o Deltec APH 525, mas penso que este tem ainda menor capacidade, e o ab Aqua Medic Turboflotor Blue 3000 até 1500 litros, alguém me sabe dizer alguma coisa deste escumador?

O que é que me aconselham a fazer, visto que ainda não mandei fazer o aquário, devo reduzir o tamanho do aquário de 140x60x60 para 130x60x60 ou 120x60x60 e assim usar o Deltec APF600?

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto o Deltec ap 701 como o ATI Bm 250 estão fora de questão para mim, estes são escumadores de valores já totalmente probidos para a minha situação.

O que é que me aconselham a fazer, visto que ainda não mandei fazer o aquário, devo reduzir o tamanho do aquário de 140x60x60 para 130x60x60 ou 120x60x60 e assim usar o Deltec APF600?

 

 

O APF600 é um escumador para aquários de 1000L. O meu irmão tem um a funcionar num aquário de 150x60x60 com uma sump de 100x50x50 (bastante povoado de SPS, LPS e peixes) e está a portar-se muito bem, portanto acho que com o aquário 140x60x60, não vais ter problemas nenhuns.

Editado por quinzico

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, o APF600 é um escumador indicado para 1000lts de carga orgânica baixa, é bom dizer isto, virtual. Qual a diferença para o AP600?

Uns centimetros a mais, mas coisa pouca. A bomba é a mesma e nada mais de diferente, logo é praticamente a mesma coisa.

Eu preferia gastar mais €100 e comprar algo que me dê alguma margem extra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, o APF600 é um escumador indicado para 1000lts de carga orgânica baixa, é bom dizer isto, virtual. Qual a diferença para o AP600?

Uns centimetros a mais, mas coisa pouca. A bomba é a mesma e nada mais de diferente, logo é praticamente a mesma coisa.

Eu preferia gastar mais €100 e comprar algo que me dê alguma margem extra.

 

O AP600 não tem só a diferença do tamanho, mas também da bomba que é diferente puxando somente 350L/h de ar. Em relação ao APF600, este dá para 1000L num aquário com carga orgânica normal e para 750L num aquário com grande carga orgânica.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só estou a dar a minha opinião que tenho um AP600 e trabalho diariamente com 2 APF600 e o que vejo é que tanto o AP600 como o APF600 têm a mesma bomba sem qualquer alteração especial, é um Aquabee UP 2000AS. Agora, porque é que uma injecta mais ar que a outra? Será que é porque dizem no site da DD?

Posso dizer ainda que a única diferença é apenas na largura do "pescoço" do escumador, que no AP600 é de 7,5cm e no APF600 é de 9cm, nada mais, é apenas isso.

Agora pergunto....vamos atrás do que as marcas dizem ou das experiências "no terreno"?

Repito mais uma vez, a minha palavra e experiência vale o que vale....para mim muito, para os outros o que quiserem....mas dada a experiência que tenho, AP600 ou APF600 pouca diferença faz, talvez mais 100lts.

Não quero colocar em causa a qualidade dos escumadores da Deltec, pois tenho um e quando troquei de escumador por ter aumentado de litragem, guardei para agora ligar a um novo aquário, pois é bom, mas não faz milagres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, o APF600 é um escumador indicado para 1000lts de carga orgânica baixa, é bom dizer isto, virtual. Qual a diferença para o AP600?

Uns centimetros a mais, mas coisa pouca. A bomba é a mesma e nada mais de diferente, logo é praticamente a mesma coisa.

Eu preferia gastar mais €100 e comprar algo que me dê alguma margem extra.

Desde já muito obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

Aproveito para te perguntar Pedro, que escumador escolherias por mais 100€ e que fizesse a diferença.

Já agora, relativamente ao Deltec APF600, é possível deixar este escumador fora da sump? Se eu a meter no interior irá encher-se de limos provavelmente, daí a minha pergunta, o que recomendas? Se calhar não faz muito bem à bomba.

Já agora, a sump será em principio dividida em três partes, primeira para o escumador, refugio e depois para a bomba de retorno, a minha pergunta é, devo ligar a água do esgoto do aquário directamente ao escumador, e a restante cai para a zona do escumador, ou simplesmente a água do esgoto cai na zona do escumador, e este filtra o que conseguir e sai para a mesma zona?

Por fim, estou a pensar na bomba de retorno da Eheim, uma Universal, será que devo usar esta bomba externamente, ou meto-a mesmo dentro de água na sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PEdro, em relação à bomba do APF600 e AP600~é a mesma, mas deve haver alguma diferença no rotor de agulhas para haver uma diferença de 100L/h.

 

Quintino, o APF600 está preparado para funcionar fora do aquário e com alimentação por gravidade.

 

Em relação À bomba de retorno, penso que é melhor po-la a funcionar dentro de água, por várias razões, entre elas, fará menos barulho e não terás problema se houver alguma fuga na ligação à bomba.

 

 

 

Desde já muito obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

Aproveito para te perguntar Pedro, que escumador escolherias por mais 100€ e que fizesse a diferença.

Já agora, relativamente ao Deltec APF600, é possível deixar este escumador fora da sump? Se eu a meter no interior irá encher-se de limos provavelmente, daí a minha pergunta, o que recomendas? Se calhar não faz muito bem à bomba.

Já agora, a sump será em principio dividida em três partes, primeira para o escumador, refugio e depois para a bomba de retorno, a minha pergunta é, devo ligar a água do esgoto do aquário directamente ao escumador, e a restante cai para a zona do escumador, ou simplesmente a água do esgoto cai na zona do escumador, e este filtra o que conseguir e sai para a mesma zona?

Por fim, estou a pensar na bomba de retorno da Eheim, uma Universal, será que devo usar esta bomba externamente, ou meto-a mesmo dentro de água na sump?

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quinzico, a bomba é exactamente a mesma. Mandei vir uma bomba há uns meses para o AP600 que tinha pifado e veio mais 2 para os APF600 e eram exactamente iguais.

 

Tal como o quinzico disse, o escumador pode ser ligado fora da sump, mas caso tenhas lugar dentro dela, coloca tudo o que tenha água lá dentro. Por vezes existem azares de fugas de água e assim toda a água fica no seu local.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas malta, então tanto o escumador como a bomba de retorno vão para dentro da sump.

Já agora, eu estou a pensar mandar vir APF600 da aquaristic.net e por isso gostaria de saber, se este escumador pode levar uma qualquer bomba de substituição em caso de avaria, e onde é que eu aqui em Portugal posso ter assistência (mandar vir alguma peça) se for necessário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mandar vir sem problemas, tens várias lojas que conseguem arranjar a Aquabee sem problema, caso avarie.

Das lojas que conheço que costumam arranjar, são (por ordem alfabética):

Aquamagia

Aquaplante

Naturline

Oceanreef (online)

Reefset (online)

Templo Aquático

 

Que me lembre estas conseguem arranjar, mas é capaz de haver mais ainda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mandar vir sem problemas, tens várias lojas que conseguem arranjar a Aquabee sem problema, caso avarie.

Das lojas que conheço que costumam arranjar, são (por ordem alfabética):

Aquamagia

Aquaplante

Naturline

Oceanreef (online)

Reefset (online)

Templo Aquático

 

Que me lembre estas conseguem arranjar, mas é capaz de haver mais ainda.

Ola

Eu tenho no meu aquario um APF600 e estou muito contente pois todas as semanas tenho de fazer a limpeza do mesmo. Tem 2 bombas aquabee 2000. As medidas do meu aquario sãp iguais (140X60X50)e...descontando tudo que está dentro do mesmo, rochas, areia julgo que não terei mais que cerca de 250 lt contando já com a sump. Julgo que este escumador ser mais que sufuciente para estes genero de aquario.

Quanto ao retorno utilizo um bomba de 3000 lt, pois devido à altura do aqaurio serão talvez bombados 2500 lt.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava para uma bomba mais nos 3000lts/h do que de 5000lts/h

Pois eu também, mas a questão é que a versão compact+ da Eheim permite ajustes no fluxo, e a Universal não, contudo, eu também estou mais inclinado para as Universal do que para as Compact+.

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas, alguém sabe indicar-me até quantos litros/hora posso por uma bomba a injectar água? (modo escumador externo).

 

Obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais