aquarios comunitários com camarões/cpo


Paul

Recommended Posts

Não existe muita discussão acerca de camarões e principalmente de cpos neste forum. Pelo menos as que há não me deixaram totalmente informado.

 

É possível manter camarões/cpos em aquarios comunitários com peixes, sem causar algum tipo de stress a uns ou outros?

 

Em muitos sitios li que os camarões são invariavelmente predados pelos peixes. Também é o caso para os cpo? O consenso é que deve existir suficientes esconderijos e espaço no aquario.

 

Existe afinal algumas espécies (e já agora onde se comercializam) que possam coexistir normalmente com os típicos peixes que mantemos num aquário?

 

Obviamente, o objectivo é reproduzir o melhor possivel o ecossistema natural dos animais.

 

Tentem responder, não sei porquê os meus posts nunca obtêm muitas respostas... Se calhar sou um chato!!! :medieval_mace:

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre cpo's não há muita discussão, de facto. A razão deve ser por muito pouca gente os ter. Não é um animal que esteja difundido. Não existe experiência comportamental sobre estes animais.

 

Já quanto aos camarões, há dezenas de posts sobre a coabitação com peixes. Eu já participei em diversas discussões.

 

Existem 2 linhas de opiniãoo: os que acham que em aquários de dimensão, plantados e com esconderijos, a coexistencia é pacifica, e os que, como eu, acham que com camarões, só neons, coridoras e pouco mais. Isto se se pretende disfrutar dos camarões durante o dia. Para estarem sempre escondidos e só comerem de noite ...

 

Quanto à questão de recrear habitats, penso que, por na natureza as espécies viverem na mesma zona, não as qualifica para serem misturadas num aquário com 60 cm ou 1 metro de comprimento. Não tem nada a ver com a realidade, as interacções entre elas são muito afectadas pela falta de espaço. O melhor exemplo que posso dar são os

biótopos do Amazonas, com piranhas, escalares e camarões fantasma ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O AlbCab já disse muito e bem.

 

Vou acrescentar só mais sobre CPO's,

 

Manter CPO's com camarões pode dar asneira, como em tudo nem todos são iguais, nem todos tem o mesmo comportamento mas nos que tive, qualquer um deles comia um belo camarão sem dúvida.

 

Manter com peixes penso ser completamente irreal, nem com esconderijos, são animais que são difíceis de alimentar, e sentem muito a presença de ameaças, entram em stress e vão desta para melhor.

 

 

Sentir ameaças não significa só ter peixes ou animais que os comam, mas sim que não os deixem viver em plenitude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre cpo's não há muita discussão, de facto. A razão deve ser por muito pouca gente os ter. Não é um animal que esteja difundido. Não existe experiência comportamental sobre estes animais.

 

Já quanto aos camarões, há dezenas de posts sobre a coabitação com peixes. Eu já participei em diversas discussões.

 

Existem 2 linhas de opiniãoo: os que acham que em aquários de dimensão, plantados e com esconderijos, a coexistencia é pacifica, e os que, como eu, acham que com camarões, só neons, coridoras e pouco mais. Isto se se pretende disfrutar dos camarões durante o dia. Para estarem sempre escondidos e só comerem de noite ...

 

Quanto à questão de recrear habitats, penso que, por na natureza as espécies viverem na mesma zona, não as qualifica para serem misturadas num aquário com 60 cm ou 1 metro de comprimento. Não tem nada a ver com a realidade, as interacções entre elas são muito afectadas pela falta de espaço. O melhor exemplo que posso dar são os

biótopos do Amazonas, com piranhas, escalares e camarões fantasma ...

 

Antes de mais obrigado pela resposta.

 

De facto a minha questão prendia-se principalmente se valia a pena montar um aquario de 70L com peixes de vários tipos e camarões. E o meu problema era mesmo que condições pôr no aquario para todos andarem felizes. Se os camarões, ou os cpo's se fosse o caso, andarem sempre stressados, acho que não valeria a pena pô-los la. Nunca os iria ver.

 

Sendo assim estou esclarecido. Obrigado

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais