Recommended Posts

Publicado

Olá, pessoal. Será que alguém me poderia dizer o essencial a partir de agora? Ou seja: os ovos eclodiram, ou hoje ou ontem, e eu gostava de saber quais os passos precisos para não os matar ou deixar morrer. Estão sozinhos num aquário com a sua folha, que, a propósito, tem uma espécie de relva branca em redor dos ovos não fecundados ou mortos. É normal? faz-lhes mal? devo tirá-los da folha? Como, se quase não os vejo? Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

Viva,

Os alevins vão ficar uns dias (5+/-) agarrados a essa folha. Depois de começarem a nadar deves começar a alimentá-los com artêmia recém eclodida.

Sem artêmia muito dificilmente vais ter sucesso.

Faz trocas parciais de água diariamente (pouca quantidade) e aproveita para aspirar o fundo. Não deves deixar acumular muitos detritos no

mesmo pois "estraga" a água.

Não sei se tens filtro nesse aquário. Se não tens penso que deverias arranjar um.

Não pode filtro "eléctrico". Deves tentar arranjar um de esponja "movido a ar" (para evitar que os alevins sejam sugados).

tem uma espécie de relva branca em redor dos ovos não fecundados ou mortos. É normal? faz-lhes mal?

Os ovos não fecundados ou fungados ficam brancos.

Essa "relva" que dizes é derivado ao ataque dos fungos.

Para a próxima coloca um anti-fungos na água para evitar que os ovos sejam atacados pelos mesmos.

Penso que não vale a pena retirares para já esses ovos. No entanto espera pela opinião de alguém mais especializado em criação de escalares. :P

E parabéns! :D

Cumprimentos,

Nuno