Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Bom dia. Tenho 2 Bettas, 1 num aquário com 150X50X75 e o outro num com 40X30X20. O que está no maior está na maior o outro não come. Será por estar sozinho? Ou por ter a temperatura nos 20º ? Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Boas!! frio e solidão! os Bettas podem estar em temperaturas de 26ºc até aos 30ºc, metabolismo do peixe baixou... Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Já agora plantas para os Bettas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Você perguntou mas já sabia a resposta!!! É claro que é por ter a temperatura tão baixa! Nunca abaixo dos 24-25ºC... Descongele lá o bicho!!! :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Plantas aquáticas.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Sem querer contradizer a última mensagem (desculpa ZooExotico), mas acho que não será exclusivamente por causa da temperatura que um dos Bettas não come. Com efeito, devido à sua enorme resistência a condições adversas, é frequente os mesmos serem mantidos a temperaturas de água ditas "frias". Naturalmente, a temperatura de 20 ºC, sem ser o que nós consideramos necessariamente "fria" (em termos relativos), não é excessivamente fria para o Betta. Por outro lado, sei por experiência própria (quer dizer, aprendi com o meu Betta ), que este se alimenta apenas quando tem fome, ao contrário de muitas outras espécies de peixe (que comem desmesurada e sofregamente, como se o mundo acabasse amanhã ). Tanto quanto julgo saber, o Betta é dos poucos peixes que sabe moderar a quantidade de comida que ingere em função do seu apetite e das suas necessidades: por outras palavras, apenas come quando sente necessidade de repôr energias. Ora, comparando a dimensão dos teus 2 aquários, salta à vista que o Betta que não come é justamente o que está no aquário menor. Estando num aquário menor que o Betta que come "normalmente", é natural que gaste menos energias, logo que tenha necessidades inferiores de as repôr (através da alimentação). Eu tenho um Betta que chegava a passar 2 / 3 dias sem comer, quando estava num micro-micro-micro aquário (esteve um mês nestas condições, à temperatura ambiente da sala da minha casa = 15 º C a 20º C consoante a hora do dia, no princípio deste ano = Inverno). Desde que foi transferido para um aquário de 80 x 30 x 30 cm, come 2 vezes por dia Contudo, não tomes as minhas palavras como verdade universal, porque há ainda coisas que tu não disseste Neves: - o peixe está anormalmente magro (ventre retraído)? - tem movimentos normais? - notas alguma alteração física evidente no peixe? - há quanto tempo o tens? - mudaste o tipo de alimentação recentemente (o meu só "a muito custo" aceitou comer flocos em vez de comida congelada )). Desculpem a extensão do texto (que mais parece um Tratado Filosófico sobre o Metabolismo do Betta Splendens ), mas por ter mantido um Betta em condições e temperatura e alimentação idênticas às que tu indicas, pareceu-me reconhecer alguns dos fenómenos que o meu Betta me ajudou a perceber PiterMaikal Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 3, 2003 Share Posted June 3, 2003 Oi Piter, Tens toda a razão. No entanto o Betta é um peixe tropical. O facto de sobreviver a temperaturas baixas não quer dizer que sejam essas as condições ideais para o manter... Talvez a temperatura tenha alguma coisa a ver também pois com o arrefecimento da àgua o metabolismo diminui e as funções principais também... Coitado do peixe deve estar à espera de melhores temperaturas... De qualquer maneira concordo com as tuas observações e nada é melhor do que a experiência. Obrigado pela correcção. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 4, 2003 Share Posted June 4, 2003 Ola Piter Obrigado pelo conselho Eu não noto que ele esteja magro, só o tenho á 2 dias e quanto a alimentação onde eu moro Portalegre não encontro comida congelada para os peixes. Quanto á temperatura é a temperatura ambiente varia entre os 30º e os 20º dentro de casa. Obrigado pela atenção e desculpa alguma incorrecção mas eu sou novo nisto. Neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 4, 2003 Share Posted June 4, 2003 Amigo Neves!! Bem vindo ao Forum, participa sempre que o pessoal como ja reparas-te sempre que pode ajuda, mais que não seja para um "bate-papo". Regista-te na nossa comunidade Vai dando noticias, não desesperes, com dois dias apenas os bichos ainda se estão a habituar ao novo habitat, se não houver problemas no teu aquario tudo vai correr bem Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 4, 2003 Share Posted June 4, 2003 Oi pessoal Que tipo de alimentação posso fazer para os meus Bettas, no Brasil o pessoal do clube do Beta dão ovo cozido. Plantas “flutuantes” eu não arranjo por cá. Será que podem dar-me uma dica onde as arranjar. Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 4, 2003 Share Posted June 4, 2003 Olá...aqui por Alhos vedros, Moita, Barreiro eu compro! reproduzem-se de tal forma que chego a deitá-las fora(ainda ontem na muda de água o fiz) são vulgares Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 4, 2003 Share Posted June 4, 2003 Vou tentar arranjar num lago do jardim ou na barragem. Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Olá Como me posso registar Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Olá Neves! para te registares olha no indice do Forum no Topo diz: Registo. Entras ai, preenches os campos todos, em baixo escolhes um Avatar (clicas e entras na galeria de avatares e escolhes um bonequinho que te identifica, é aquele que aparece no lado direiro onde está o teu nome e ja está. Sê bem vindo Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Viva já estou inscrito. Quanto ao meu Betta está na mesma? Das plantas é que não existe por cá. "Mada por Email" quando fores deitar fora. Um abraço Neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Bem vindo pode até ser possivel um dia destes...que sabe Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Enviei um Email para o Brasil “ clube do Betta” a pedindo o CD sobre Bettas. Ficaram de mo mandar. Depois informo. No meu aquário está a aparecer umas algas tipo relva nas plantas e nos troncos. Será luz a mais? Eu ligo a luz as 15 Horas e desligo as 22.30 ( tem um relogio). Neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 5, 2003 Share Posted June 5, 2003 Boas!! Isso tem a ver com muitos factores.Não me parece exagerado o tempo de luz....existem artigos aqui no forum sobre o assunto, ve ai no topico sobre plantas encontras fotos e informação detalhada Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 9, 2003 Share Posted June 9, 2003 Boas :D Os meus bettas não comem !!!! Vou tentar comprar larvas de mosquito e artemia para ver se eles comem. No caso de não gostarem só resta dar dinheiro e manda-los ir comer Fora. :D Neves :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 9, 2003 Share Posted June 9, 2003 Boas!! São varios os factores para não comerem. Se estes estavam habituados a uma marca, podem recusar outras marcas, pode a comida estar fora do prazo ou alterada pela humidade, calor ou outro factor. Dá-lhes fome uns dias e depois experimenta aos poucos introduzir a comida que queres.Não os habitues só a "Caviar" :D Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 11, 2003 Share Posted June 11, 2003 Boas :D Os rapazes já comem. Tive foi que comprar larvas de mosquito congeladas. Mas mais os rapazes só comem da especificamente para eles, são fidalgos.Tive que estar a dar quase á mão larva a larva aos meninos. E esta. :evil2: Um abraço Neves :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 13, 2003 Share Posted June 13, 2003 Boas Existe alguma alma caridosa :D que me arranje plantas flutuantes? Não encontro em lado nenhum ( Portalegre e arredores). :D Será que a “cabomba” dá ou existe outra que faça o mesmo efeito. Eu e os meus Bettas agradecemos. :D Obrigado :D Neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 13, 2003 Share Posted June 13, 2003 Boas!! eu posso arranjar, é a vulgar alface, abre as folhas e fica com as raizes pendendo.Das folhas brotam outras.... A Cabomba não faz exactamente o mesmo efeito, as Elodeas tambem mas só porque crescem muito as ramagens tendem em espalhar-se pela superficie do teu aquario mas nem uma nem outra são flutuantes, das Elodeas tambem posso arranjar uns pézitos, tou a pensar podá-las. Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 13, 2003 Share Posted June 13, 2003 Boas Se der para me mandares pelos CTT era bom. Manda á cobrança ou dá-me o NIB da tua conta para eu pagar os portes e o preço das plantas. Se der diz que eu digo qual é o meu endereço. Abraços e obrigado pela atenção. Neves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted June 13, 2003 Share Posted June 13, 2003 Ok, vou ponderar essa hipótese depois de esgotadas outras. Apenas pagas os portes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts