que especie por??


Recommended Posts

tenho um aqua de 20 litros sensivelmente e queria colocar nele um casal de ciclideos. gostaria que me dessem opinoes sobre que especie colocar, se derem para criação ainda melhor.

ja agora queria que me dissessem o que devo colocar alem do casal, ja que a 1a vez que vou ter ciclideos. se devo colocar outros peixes, como coridoras ou ottos ou deixar so o casal, o substrato que devo colocar, se vale a pena meter plantas, ph e temp da agua.

opinem :lol:

 

 

fikem bem :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Com 20 litros tens poucas hipoteses, para além de uns anões ou conchicolas... :twisted:

 

Americanos- género Apistogramma, Laetacara, Microgeophagus...

Africanos - género Pelvicachromis, Nanochromis, alguns Hemichromis...

 

Se optares por anões (americanos ou africanos), o ideal será um substracto escuro e com granulometria boa para plantas. :twisted:

Turfa é uma boa opção... :twisted:

Junta uns troncos para fazer cavernas e umas pedras para acompanhar. :lol:

Como grande parte destes ciclideos são oriundos de águas escuras, penso que ficam mais bonitos com uma luz fraca e/ou água escurecida com turfa. Se quiseres plantas...coloca MUITA luz! :twisted::twisted:

Plantas...pelo tamanho do aquário apenas plantas que não cresçam muito. Musgo-de-java é "essencial", pois não necessita de muita luz e ajuda a criar vida microscopica, muito boa como alimento para os alevins.

Mais um vez, se quiseres "sobrelotar" o aquário com plantas...aumenta a luminosidade.

Como companheiros o ideal seria não colocar nada, mas podes colocar um ottocinclus, embora o mais provável é ser corrido pelo casal quando estiverem em postura! :twisted:

 

Género Neolamprologus e Lamprologus.

 

Se optares por conchicolas (na minha opinião perdem "piada" em aquários pequenos), o substracto tem de ser areia.... :lol:

Como companhia...não coloques nada! :twisted: Se tiveres algas, e apenas neste caso, coloca um SAE ou comedor de algas chinês.

Plantas podes colocar apenas aquelas com raizes "aéreas" (não enterradas) como anúbias ou fetos-de-java, visto a areia impedir o crescimento da maioria das plantas.

Junta umas pedras e muitas conchas...e tens o aquário feito! :twisted:

Muito importante para os conhicolas (lago tanganyika) é manter o pH alto e sempre perto de 8,5-9,0.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pela ajuda diesel car. Pelo que tenho visto acho que vou colocar um casal de kribensis, apenas o casal no aqua. colocar umas pedras para servir de gruta e o dito musgo de java. É uma boa escolha para o meu aqua? ja agora para kribs qual deve ser o ph e a temp da agua?

 

 

fikem bem :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Tens o aquario indicado para por Killies.

Informa-te e verás o fascinio que são estes peixes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não metas kribensis... :lol:

São peixes demasiado banais! :twisted:

Se vais fazer um aquário mono-especifico, coloca uma espécie mais rara e bonita. :lol:

 

O género Pelvicachromis tem dezenas de espécies, todas tão ou mais bonitas que o kribensis...sem os incovenientes de estarem tão "batidos" (perda de qualidade, reproduções pais-filhos e suas deficiências associadas) como os kribs.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o speeker,não há peixes que estão na moda por curto espaço de tempo,os peixes da moda são aqueles que gostamos e mais nada.

Devido o ter aquario ter só 20 litros não metia kribensis porque é um aqua muito pequeno para eles, aconselhava-te a por killis.Como já disse o Joao Machado informate sobre esses peixes porque são peixes fantasticos e tens o aqua indicado para eles.

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não me batam...não há necessidade! :D

 

Como ja (tentei) expliquei ao speeker no irc, os kribensis são, quanto a mim, peixes muito vulgares e "batidos".

Quem é que nunca manteve um kribensis?

Não quer dizer que não sejam bonitos ou entusiasmantes, ou que valham menos que os outros... :lol:

 

O que queria dizer era que, ao invés de aconselharem sempre os mesmos peixes, porque não dar a conhecer novas espécies e/ou variedades (populações)?? Isso tem algum mal?!?

Não é esta a função do fórum? Informar acerca de novas espécies? :?:

A única espécie de anões africanos que conhecem é o kribensis?? :idea:

 

Por mim continuo a achar pouco motivante e ridiculo o facto das lojas apenas venderem kribensis e, muito raramente, outras populações de anões africanos. Acho que já percebi o porquê...

 

tj69- não sigas a "moda", tenta algo diferente...para variar! :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ver se pesquiso sobre os killies e depois escolho entre ciclideos anoes como o diesel disse ou se me meto nos killies. aqui no porto ja e dificil encontrar ciclideos nas lojas, knt mais killies.axo k nunca os vi ha venda aqui, mas vou procurar e depois vejo. obg pela ajuda pessoal. :lol:

podem continuar a opinar :D

 

 

fikem bem

:idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tj os killies e simples de arranjares. pois podem ser enviados de qualquer parte do mundo, uma vez que podem enviar-te ovos de determinada variedade. O que a meu ver torna mais entusiasmante, todo o processo.

Assim acompanhas todo o ciclo deles, desde que nascem ate a morte.

Quanto a ciclideos para um aquario de 20 litros acho que tems especies de anoes bem bonitas.

Kribencis sao aconcelhados aquarios com mais de 60 litros para casal, sem duvida ja estao muito vistos. No meu caso e a segunda vez que os estou a crias e sempre como a primeira vez.

E um peixe fantastico bonito e facil de manter, o que se deve fazer e comprar uma femea num sitio e o maxo noutro. os filhos sao dados ou vendidos. Se quizeres reproduzir os filhos aconcelho a comprares ou arranjares um dos elementos de outra linha sem parentesco.

Quanto a modas como ja alguem disse... modas somos nos que as fazemos.. mada como termos o que gostamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais