A Historia do L046


LuisVentura

Recommended Posts

A alguns anos atraz eu lembro-me de ver aqui no forum e de haver um link com a historia sobre o porque e de como os L046 Pleco Zebra entrarem para a lista de Especie ameaçada de extinção.

 

o que me lembro foi que iriam construir uma barragem que iria impedir que estes pequenos podessem sobreviver pois iria alterar o meio em que existiam.

 

outra recentemente foi que a exploração deste bicho deu cabo dos seus numeros em estado selvagem.

 

devido a uma discução entre amigos fiquei na duvida pois ja a muito tempo que eu li a noticia e ja não me lembro assim tão bem. alguem sabe alguem se lembra alguem tem ainda o link/noticia?

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

Quanto a essa informação que prentendes, não sei....

Mas aqui podes encontrar tudo sobre o Zebra

 

http://www.zebrapleco.com/habitat.php

 

Quanto à Barragem do Riu Xingu, podes obter mais

informação no site do IBAMA.

 

Tenho diversa informação sobre o Zebra... se quiseres algo em concreto...

 

Acrescento ainda este dado que me parece relevante para aquilo que pretendes...

"Coletada à montante e à jusante da Cachoeira Grande do Rio Xingú, em pedrais rasos e fundos. Não foram coletados muitos exemplares da espécie, mas quando solicitamos encontrar alguns não foi preciso muito esforço para encontrá-los. A espécie encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção e sua coleta para fins ornamentais é proibida. Entretanto, vários exemplares foram apreendidos nos últimos anos e as denúncias de tráfico desses animais são constantes. Sobre essa espécie foram feitas inúmeras perguntas aos pescadores nos diversos pontos pelos quais passamos. Segundo eles, durante a segunda metade da década passada até os primeiros anos dessa, a pesca do acari-zebra foi muito intensa, envolvendo jovens, adultos e crianças. Discussões em fóruns virtuais de aquarismo afirmam que nessa época chegou a sair mais de 250.000 exemplares ao ano. Pelo que foi dito por alguns pescadores, esse número pode ter sido ainda maior. As denúncias mais recentes afirmam que cerca de 500 animais são transportados ilegalmente toda semana saindo de Altamira, via aérea ou terrestre".

(Fonte: EXPEDIÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES NÃO-DESCRITAS DE

LORICARIDEOS EXPLOTADOS COM FINALIDADE ORNAMENTAL NO RIO XINGÚ) - Dezembro 2008

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"29 mayo 2009

 

 

Daniela Chiaretti O projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ficou conhecido pelo impasse entre produzir energia em um rio sem barragens e a resistência dos povos indígenas que vivem ali e enxergam o Xingu como sagrado. Esta semana, quando o Ibama tornou públicos o Estudo de Impacto Ambiental e seu relatório, o EIA-Rima, começou a discussão em torno dos efeitos socioambientais do empreendimento que pode resultar na segunda maior hidrelétrica do país, atrás apenas de Itaipu. O choque vai além dos índios: a previsão é que será preciso reassentar mais de 19 mil pessoas e lidar com um braço do rio que corre o risco de ficar com uma vazão baixa demais na época da seca. O projeto prevê dois reservatórios e a área inundada, segundo o estudo, será de 516 km2. A população diretamente afetada é moradora de palafitas em Altamira, a principal cidade da região com quase 70 mil habitantes.

 

Ali estima-se que 16.420 pessoas serão realocadas e os outros são moradores de áreas rurais. Há três terras indígenas na área de influência direta do empreendimento.O Xingu é um rio que, normalmente, tem um volume de água bem diferente na época das chuvas e da seca. A construção de uma grande barragem complica a vazão de um trecho de 100 quilômetros do rio, a chamada Volta Grande. De um lado está a terra indígena Paquiçamba, talvez a mais ameaçada pela obra. Na outra margem fica a terra indígena Arara da Volta Grande do Xingu".

 

(Fonte: http://www.bicusa.org/es/Article.11223.aspx )

Sinceramente parece-me que ainda não está em construção...

A contestação é muita...

 

Ainda bem para nós...

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que até antes de se falar na barragem já estava na lista,creio eu.

Agora há umas 2 ou 3 semanas deu na TV isso da barragem,até manifestações das tribos e tudo mas pelos vistos não adiantou de nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É lá e cá. O sabor.

 

Isto é que tem um sabor estranho, mas provavelmente trará um monte de postos de trabalho (provisórios) e energia vital para aquela regiao.

 

Talvez até a zona que venha a ser alagada seja toda rapada pelas grandes industrias madeireiras, quem sabe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais