Peixes inchados


yoramdavid

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho alguns peixes inchados (tetras, bótia palhaço e mollys). Não têm escamas levantadas (hidropisia) nem olhos inchados ou salientes, simplesmente estão inchados.

Parece que vão rebentar. Retirei um que tinha como uns bicos a querer sair do abdómen para fora.

Parece obstipação, mas alimento-os com o mesmo há muito tempo. Flocos e granulados.

Serão parasitas intestinais?

Iniciei hoje um tratamento com eSHa 2000

 

Os parámtros da água são:

ºC: 26 ºC

Ph: 7,4

GH: 5,0

Kh: 4,0

NO2: <0,3 mg/L

NO3: 12,5 mg/L

NH3/NH4: 0,00 mg/L

 

Faço uma TPA de 10%/semana

 

Alguma ideia do que poderá ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E umas fotos para ajudar a malta?

 

Os altos podem ser hexamita. Não é coisa boa...

 

PauloA :P

 

Obrigado por responder.

 

Pois não me lembrei de tirar fotos a esse que retirei do aquário.

Agora não tenho nenhum assim. Estão apenas inchados, não há muito para ver neste momento.

Depois digo se o tratamento resolveu o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes ainda não estão a melhorar. Depois de quanto tempo deveriam melhorar?

Um Tetra neon rosa está torto pois o inchaço é só de um lado.

Devo fazer alguma coisa em especial depois do tratamento? Posso continuar com as TPA?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para parasitas internos tens que usar esha hexamita.

o que tu usaste é mais para parte externa dos peixes.

SE fosse eu fazia assim; trocava 30% da água, metia 1 colher de

sal por cada 50l de água. No dia seguinte, quando

apaga-ses a luz do aquário usava o hexamita,mas mete as doses a dobrar

da indicada na tabela.

Nota a cura não vai ser fácil.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bótia palhaço parece um que vai rebentar, põe-se deitado (de lado) debaixo de uma raiz.

Adiciono uma foto, mas é difícil tirar fotos de peixes, não se vê grande coisa:

 

botia_inchado.jpg

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E comidinha? Estão a comer bem? Muito?

 

Continuam com o mesmo tipo de actividade?

 

Se sim, começa por uma dieta rigorosa... que passará por jejum uns 2 dias e depois redução da comida drasticamente até essas barrigas diminuírem.

 

Ressalvo que isto é válido se os bichos estão com comportamentos idênticos aos habituais.

 

Já agora cumpre o tratamento. E passa a fazer maiores TPA´s.

 

Com a informação disponível é tudo o que posso dizer. A confirmarem-se parasitas, será mais difícil.

 

EDIT: Os Bótia deitam-se, não é por isso que está doente.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E comidinha? Estão a comer bem? Muito?

 

Continuam com o mesmo tipo de actividade?

 

Se sim, começa por uma dieta rigorosa... que passará por jejum uns 2 dias e depois redução da comida drasticamente até essas barrigas diminuírem.

 

Ressalvo que isto é válido se os bichos estão com comportamentos idênticos aos habituais.

 

Já agora cumpre o tratamento. E passa a fazer maiores TPA´s.

 

Com a informação disponível é tudo o que posso dizer. A confirmarem-se parasitas, será mais difícil.

 

EDIT: Os Bótia deitam-se, não é por isso que está doente.

 

Cumps

 

 

Sim, comem como se de nada fosse, tirando esse Bótia que passa agora o tempo deitado.

Comem as quantidades que sempre lhes dei.

Dou-lhes granulados e flocos da "Aquatic Nature". Flocos Code Veggys, granulados Tropical enegry food (multi-vitamins Omega 3-6) e discus quick grow food. A comida dos discus dou há cerca de dois mês porque comprei dois discus que entretanto morreram há cerca de um mês (esses então emagreceram). Estará relacionado com a comida dos Discus, demasiadas proteínas? Ou foram os discus que introduziram a doença? O dono da loja disse-me que os clientes que lhe compraram discus queixavam-se que ao fim de um tempo deixavam de comer.

Disseram-me que os discus precisavam de ser desparasitados regularmente.

 

Vou então passar ao jejum de dois dias para os peixes. O tratamento acabou há dois dias.

 

Obrigado.

Editado por yoramdavid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa informação dos discus não é boa não...

 

Vamos ver com o jejum se os tipos ficam menos inchados e depois tenta não alimentar em excesso.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o tratamento com o eSHa não alterou muito.

O único peixe que parece estar pior é o Bótia Palhaço.

Não há casos novos. O jejum não mudou nada até agora. Já passou uma semana.

Incluo uma fotografia do Bótia Palhaço para ver se ajuda no diagnóstico. Passa o tempo quase todo parado no fundo como se vê na fotografia.

 

botiapalhacos.jpg

 

Comparado com o da direita (estado normal, vê-se perfeitamente o quanto inchado está).

Os pontos escuros é do vidro, o peixe tem uma cor mais pálida do que a normal.

 

Obrigado.

 

PS- Ainda não fiz o que o Vitor Rodrigues aconselhou porque parece ainda haver dúvidas acerca do que possa ser.

Lembro que o Tetra neon rosa aparece inchado só de um lado, o que lhe dá uma encurvação ao corpo.

Editado por yoramdavid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ninguém parece já interessar-se por este problema.

Junto mais duas fotografias do botia que acabou por morrer.

O tetra não está pior nem melhor.

 

botiapalhaco1.jpg

botiapalhaco2.jpg

 

Parece que o peixe estava inflamado. Essas protuberâncias eram tipo gelatinosas, brancas. Tinha as guelras vermelhas, sangue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Obrigado pelas respostas de todos.

 

Continuam a aparecer casos no aquário.

 

Isto não tem a ver com o facto de eu fazer as TPA's com água de garrafões? É que coincide mais ou menos com o momento em que comecei a usar essa água.

 

Uso água da Vitalis porque tem o pH baixo.

Antes eu usava água proveniente de um aparelho de osmose, mas de repente e água começou a sari a pH8.2 em vez dos 6.8

Quanto à água da torneira, essa tem pH7.6...

 

Obrigado.

 

Yoram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...aposto que se abrisses a barriga a esse botia sairia pus muito mesmo

 

 

BARRIGA INCHADA: pode ser sintoma de Ascite Infecciosa ou Hidropsia, hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada.Sem cura depois do peixe estar nesse estado!as razoes podem ser variadas ...por exemplo ph demasiado alto! superior a 8 acontece principalmente em botias!

 

faz os testes a agua do aquario da osmose e garrafoes e coloca aqui os resultados

 

 

abraço

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...aposto que se abrisses a barriga a esse botia sairia pus muito mesmo

 

 

BARRIGA INCHADA: pode ser sintoma de Ascite Infecciosa ou Hidropsia, hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada.Sem cura depois do peixe estar nesse estado!as razoes podem ser variadas ...por exemplo ph demasiado alto! superior a 8 acontece principalmente em botias!

 

faz os testes a agua do aquario da osmose e garrafoes e coloca aqui os resultados

 

 

abraço

 

 

Olá e mais uma vez obrigado por responder.

 

De facto os sintomas correspondem à descrição dada, o próximo peixe que morrer ei de lhe abrir a barriga para ver. Ou já que não têm cura, deveria retirá-los logo? O problema é apanhá-los num aquário de 300 litros densamente plantado.

 

Os pH:

Água do aquário: pH 7.1 (tem estado estável nesse valor há algum tempo, mas quando reparei que algo se passava e fiz um teste de pH, o pH estava a 8.1 já lá vai bastante tempo, eu diria ao menos dois meses.

Água dos garrafões: pH 6.2 (em repouso há dois dias com o aquasan)

Água que sai do aparelho osmose: pH 8.2 ! Ainda ei de abrir outro post para esse problema do aparelho de osmose.

 

Quanto a alimentação pouco variada: Dou sempre a mesma coisa: Um granulado para discus: o "quick grow", um granulado "Tropical energy-food" e flocos "Code veggy" todos da Aquatic Nature.

 

Peixes infectados neste momento: Tetra neon rosa, Nariz de bêbado, Barbo titéia e Otocinclus affinis.

Noto outros peixes magros (o outro bótia e alguns tetras cardinais, estando os últimos com a barriga côncava nalguns casos).

 

Que devo fazer?

 

Abraço.

 

Yoram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que pode fazer é manter o ph assim e estável....7.1

 

Agora em relação aos peixes doentes não pode fazer nada...o que tinha de fazer ja tá feito que era baixar gradualmente o ph...

 

Na minha opinião se tiver um medicamento tipo bactopur direct eu faria pois assim prevenia novas infecções

 

depois é esperar para ver se mais algum morre que acredito que sim

 

agora em relação a osmose

 

e simples

 

Mude a membrana e os cartuchos que pre filtram

 

abraço

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que pode fazer é manter o ph assim e estável....7.1

 

Agora em relação aos peixes doentes não pode fazer nada...o que tinha de fazer ja tá feito que era baixar gradualmente o ph...

 

Na minha opinião se tiver um medicamento tipo bactopur direct eu faria pois assim prevenia novas infecções

 

depois é esperar para ver se mais algum morre que acredito que sim

 

agora em relação a osmose

 

e simples

 

Mude a membrana e os cartuchos que pre filtram

 

abraço

 

João Ferreira

 

 

Obrigado João Ferreira,

 

Vou tentar arranjar o bactopur direct então. Espero encontrar isso na net porque no Alentejo e Algarve não têm medicamentos nas lojas.

 

Já tinha pensado que deveria ser a membrana, vou tratar disso. É pena o vendedor me dar pouco apoio, nem sequer conseguiu abrir o cartucho da osmose.

Vou pesquisar na net para ver como se faz.

 

Abraço.

 

Yoram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha podes colocar um foto da tua osmose ou de alguma igual por aqui na net es capaz de encontrar

 

é que tem algumas osmoses que nao da para abrir o cartucho...tens que susbituir a peça toda

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está um fotografia do aparelho de osmose, a parte central ao menos parece ser de abrir.

 

osmose.jpg

 

Cumprimentos.

 

 

a osmose é de abrir...os cartuchos do lado é que não...experimenta uma chave inglesa grande que consegues abrir...depois fala com o cable-man que arranja-te isso mais barato penso eu!

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a osmose é de abrir...os cartuchos do lado é que não...experimenta uma chave inglesa grande que consegues abrir...depois fala com o cable-man que arranja-te isso mais barato penso eu!

 

abraço

 

 

Ah, Ok mas quem é o Cable man? Alguma loja online?

Os cartuchos dos lados não fazem falta ser abertos para mudar as membranas?

 

Muito obrigado pelo apoio.

 

Yoram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Companheiro yoramdavid como estão os teus peixes??? já tiveste melhoras?

 

Eu tenho exactamente o mesmo problema que tu!!!! mas no meu caso só me morrerem os bótias......tinha um cardume com 12 peixes, todos com mais de 15cms e agora já só tenho 7!!! Têm morrido um por semana, por isso imagina há quanto tempo isto dura....

 

Não consigo identificar o problema mas os sintomas são exactamente iguais aos teus. o mesmo!! já tentei um pouco de tudo, esha2000, bactopur, outra marca anti-bacterias, desparasitar.......também não sei mais o que fazer......

 

Os parametros da água estão normais, apenas o ph está um pouco baixo, está a 6............

 

ALGUÉM PODE DAR UMA AJUDA AQUI A ESTES AQUARIOFILISTAS DESESPERADOS???!!!!! senão nos próximos tempos ficamos sem peixes...........

Editado por ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar uma sugestão, flagyl 1 comprimido para 50 litros de àgua, metem os comprimidos consoante os litros de àgua que o vosso aquário tem, tpas de 50% de semana a semana, tiram àgua da torneira normal, deixem-na em repouso 48horas, depois pimba lá para dentro.

Outra coisa, comida para Discus nos bótias, ham eles são peixes vegetarianos. Para eles 1 pastilha dia sim, dia não. Para os outros dêm os flocos normais, penso que a comida dos Discus pode ser, muito forte, em termos de composição.

Se isso não é Hidropsia Abdominal, pode ser a doença da inflamação das guelras. :character0050:

Depois dêm notícias. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro yoramdavid como estão os teus peixes??? já tiveste melhoras?

 

Eu tenho exactamente o mesmo problema que tu!!!! mas no meu caso só me morrerem os bótias......tinha um cardume com 12 peixes, todos com mais de 15cms e agora já só tenho 7!!! Têm morrido um por semana, por isso imagina há quanto tempo isto dura....

 

Não consigo identificar o problema mas os sintomas são exactamente iguais aos teus. o mesmo!! já tentei um pouco de tudo, esha2000, bactopur, outra marca anti-bacterias, desparasitar.......também não sei mais o que fazer......

 

Os parametros da água estão normais, apenas o ph está um pouco elevado, está a 8............

 

ALGUÉM PODE DAR UMA AJUDA AQUI A ESTES AQUARIOFILISTAS DESESPERADOS???!!!!! senão nos próximos tempos ficamos sem peixes...........

Pois, ainda não tenho muias melhoras, os peixes demoram muito a morrerem, eu diria um por mês.

Adquiri há pouco tempo o Bactopur direct, vou experimentar com esse para ver o que dá. O esha 2000 é para parasitas externos, não alterou nada.

 

 

Vou dar uma sugestão, flagyl 1 comprimido para 50 litros de àgua, metem os comprimidos consoante os litros de àgua que o vosso aquário tem, tpas de 50% de semana a semana, tiram àgua da torneira normal, deixem-na em repouso 48horas, depois pimba lá para dentro.

Outra coisa, comida para Discus nos bótias, ham eles são peixes vegetarianos. Para eles 1 pastilha dia sim, dia não. Para os outros dêm os flocos normais, penso que a comida dos Discus pode ser, muito forte, em termos de composição.

Se isso não é Hidropsia Abdominal, pode ser a doença da inflamação das guelras. :eusathink:

Depois dêm notícias. :rolleyes:

Obrigado pela dica, de facto estou a dar comida para discus aos peixes e já tinha desconfiado que essa comida poderia ser muito forte. O dono da loja tinha-me dito que não ia fazer mal nenhum, vou retirar-lhes essa comida e dar o outro granulado e os flocos que dava antes de ter os discus.

 

Estou em Lisboa neste momento, onde posso comprar o flagyl? Não tenho carro, ando de Metro.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais