Fêmea a fazer o trabalho do macho


rogamo

Recommended Posts

Olá a todos

 

ontem soltei a fêmea para a desova. Ao fim de algumas espremidelas pelo macho, ela lá desovou. Retirei a fêmea para o espaço dela, que é no mesmo aqua, separado por um vidro que faz de comporta. Hoje, para minha surpresa ela tinha construído um ninho e estava ocupada em pôr lá os ovos que caiam, tal como o macho faz. Então, onde foi ela buscar os ovos, se eles só saem com o aperto do macho? Não é suposto elas comerem os ovos? Já alguém lhe aconteceu uma coisa destas? Vamos esperar para ver o que dá.

 

dscf0198o.jpg

O aqua

 

dscf0196f.jpg

O ninho da fêmea

 

dscf0197x.jpg

o ninho do macho

 

cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

antes de tentar responder às tuas questões, deixa-me perguntar. na 2ª foto vê-se um tubo à esq. é um aquecedor? Se for está muito acima da linha de agua onde devia estar.

Agora vamos ao que interesa...os bettas :animal_fish:

em primeiro lugar o comportamento nos bettas varia muito de individuo para individuo.

Há femeas que constroem ninhos, outras não.

Há femeas que comem ovos e outras que ajudam a colocar os ovos no ninho.

Mesmo sem a presença de um macho no final de um ciclo, as femeas desovam.Normalmente estes ovos são comidos pelas femeas ou por outros peixes que coabitem com ela.

há criadores que mantem femeas com os machos e podem ter várias posturas em dias consuctivos. Aumentando, assim, o nº de ovos.

Nas primeiras reproduções, normalmente existe o receio de perder a femea e retira-se ela após alguns "abraços" (isso aconteceu comigo....) mas depois de conhecer os nosso bettas e deixarmos de ter aquele stress proprio das primeiras reproduções começamos a deixar mais tempo o casal junto e em....paz biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> e verificamos que dá bons resultados.

Espero ter ajudado e boa sorte com a criação.

cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para acrescentar uma pequena coisa:

 

Respondendo à tua pergunta.

Não vai dar em nada porque os ovos não são fecundados pelo macho.

 

Só mais uma coisa, já tinha presenciado algo parecido. Até que é engraçado, hehehe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

antes de tentar responder às tuas questões, deixa-me perguntar. na 2ª foto vê-se um tubo à esq. é um aquecedor? Se for está muito acima da linha de agua onde devia estar.

Agora vamos ao que interesa...os bettas ;)

em primeiro lugar o comportamento nos bettas varia muito de individuo para individuo.

Há femeas que constroem ninhos, outras não.

Há femeas que comem ovos e outras que ajudam a colocar os ovos no ninho.

Mesmo sem a presença de um macho no final de um ciclo, as femeas desovam.Normalmente estes ovos são comidos pelas femeas ou por outros peixes que coabitem com ela.

há criadores que mantem femeas com os machos e podem ter várias posturas em dias consuctivos. Aumentando, assim, o nº de ovos.

Nas primeiras reproduções, normalmente existe o receio de perder a femea e retira-se ela após alguns "abraços" (isso aconteceu comigo....) mas depois de conhecer os nosso bettas e deixarmos de ter aquele stress proprio das primeiras reproduções começamos a deixar mais tempo o casal junto e em....paz biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> e verificamos que dá bons resultados.

Espero ter ajudado e boa sorte com a criação.

cumpr.

António

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Quanto ao aquecedor ele está quase todo mergulhado, ficando só o botão de controle de fora. Pois esta é a segunda postura e já vou conhecendo melhor os meus betas. Na primeira postura tirei o pai para outro aqua com agua onde os filhos já nadavam. Ao fim de cerca de 13 dias verifiquei que havia 6 alevinos, que deveriam ter ido junto com a água, a coabitar com o pai sem que este os molestasse. Deixei eles por mais uns dias e depois pu-los ao pé dos irmãos. Durante este periodo de 13 dias devem-se ter alimentado dos infusórios produzidos pelo musgo de java, que estava no aqua. Assim verifica-se que, cada caso é um caso e cada beta é um beta.

 

cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para acrescentar uma pequena coisa:

 

Respondendo à tua pergunta.

Não vai dar em nada porque os ovos não são fecundados pelo macho.

 

Só mais uma coisa, já tinha presenciado algo parecido. Até que é engraçado, hehehe!

Olá Diabrete

 

Tens razão, os ovos não estão fecundados, só que o macho não espremeu todos e depois ela entreteve-se a fazer as vezes do macho. Outra coisa que eu notei e que o António frizou neste tópico. De facto a femea esteve por largo tempo com o macho a ajuda-lo a pôr os ovos no ninho. Eu nem sequer a retirei, como tenho um vidro a separar o aqua, tipo porta, e está com uma abertura, ela prória foi para o espaço dela e depois começos a contruir o próprio ninho.

 

Um abraço

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Afinal os ovos que estavam no ninho da fêmea acabaram por ecoludir. Agora lá está ela tomando conta dos filhos, metendo-os no ninho quando eles caem. Vamos lá a ver como esta situação termina. Comerá os putos? Não? Vou fazer a experiência e deixar a natureza correr o seu curso.

 

Cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estes bettas têm com cada uma....

 

ja fiz 1 reprodução que ainda foi mais esquisita:

 

Na tartarugueira de vidro com tampa,o macho fez o ninho e a betta branca estava numa garrafa com furos ja há alguns dias, depois... antes de a libertar... deixei a luz um bocado acesa e quando ia pa libertá-la ja ela tinha um ninho dentro da garrafa com os ovos ja la postos.... ou seja deitou os ovos sem abraço e ainda os pos no ninho...wtf...

 

portanto ate és um sortudo :alberteinstein:

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estes bettas têm com cada uma....

 

ja fiz 1 reprodução que ainda foi mais esquisita:

 

Na tartarugueira de vidro com tampa,o macho fez o ninho e a betta branca estava numa garrafa com furos ja há alguns dias, depois... antes de a libertar... deixei a luz um bocado acesa e quando ia pa libertá-la ja ela tinha um ninho dentro da garrafa com os ovos ja la postos.... ou seja deitou os ovos sem abraço e ainda os pos no ninho...wtf...

 

portanto ate és um sortudo ;)

 

boa sorte

 

Olá

 

E os putos, nasceram? É que os meus nasceram.

 

cump.

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais