Será...Egeria Densa (com fotos)


andre_grego

Recommended Posts

Boas Tardes

 

É o seguinte, no fim de semana fui passear pra serra de sintra e encontrei acho eu esta especie de planta Egeria densa.Será possivel??este tipo de planta da se em agua fria??

 

P.S.:Ver se tiro uma foto para ver se é mesmo esta especie que estou a falar.

 

Cumprimentos

Editado por andre_grego
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A egeria densa pode ser encontrada em qualquer corpo de água natural e por vezes artificiais, com pouca ou nenhuma poluição.

CO2, dá jeito, mas não é estritamente necessária, precisa de boa Luz como qualquer outra planta de aquário. Há uma coisa que esta planta não dispensa no entanto.... Boa adubação! Um tufo saudável desta planta chupa os nutrientes todos da água devido ao seu crescimento rápido.

Precisa de podas frequentes pois se deixada por sua própria conta chega facilmente a 1m de comprimento, muitas vezes mais.

 

Em termos de Bioquimicas, não é planta muito exigente, tanto a consegui criar em tanques acidos como básicos, se bem que esta planta aparenta não gostar muito de águas muito ácidas.

 

Por outro lado a Egeria/elodea segrega compostos quimicos que reduzem o desenvolvimento de algas, o que ajuda bastante no combate a estas pragas e alguns tanques.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A egeria densa pode ser encontrada em qualquer corpo de água natural e por vezes artificiais, com pouca ou nenhuma poluição.

CO2, dá jeito, mas não é estritamente necessária, precisa de boa Luz como qualquer outra planta de aquário. Há uma coisa que esta planta não dispensa no entanto.... Boa adubação! Um tufo saudável desta planta chupa os nutrientes todos da água devido ao seu crescimento rápido.

Precisa de podas frequentes pois se deixada por sua própria conta chega facilmente a 1m de comprimento, muitas vezes mais.

 

Por outro lado a Egeria/elodea segrega compostos quimicos que reduzem o desenvolvimento de algas, o que ajuda bastante no combate a estas pragas e alguns tanques.

 

Portanto, junta-se assim o útil ao agradável :D

 

Obrigado pela explicação. No fim de semana vou dar um passeio e ver o que se encontra por esta zona... Depois é so preparar o aqua para a receber (tenho de juntar substracto fértil).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da tua zona de habitação podes ter de viajar mais ou menos para a encontrar. Novamente digo-te que nem vale a pena tentar em cursos de água poluídos. Da minha experiência tem alguma tendência a ser encontrada em cursos de água que não sequem durante o ano, e que mantenham uma corrente de água mais constante.

 

Para além disso, cuidado na colheita de plantas a partir de cursos de água. Nunca vás sozinho, mesmo que te sintas á vontade com a natação. Normalmente estas plantas existem juntamente com outras espécies de folhas compridas(não raramente com espécies semelhantes ás valisnérias), e se cais á água e tens o azar de te enrolar nas plantas, estarás em apuros. Por isso leva sempre alguém que te possa auxiliar em caso de apuros.

 

Para além disso convém que te informes com as entidades competentes da tua área no que respeita a guarda Florestal, que se bem me lembro bem, se encontra agora debaixo do pelouro da GNR, informa-te se é legal a colheita de espécimens de espécies invasoras etc, pois caso haja problemas com a guarda fiscal, tens informação e alguém a quem recorrer em caso de chatices. Neste Contexto também te aconselho a não colher espécies protegidas etc pois a sua colheita é proibida por lei implicando caçassão da carta de condução, viatura e instrumentos de captura das ditas espécies.

 

Mas para tanto para Elodeas como Egeria penso que não haja problemas na sua colheita.

 

 

Já agora aconselho-te a desinfectar todas e quaisquer plantas que apanhes com o procedimento todo certinho, e que depois disso mantenhas os especimens em questão sob quarentena durante pelo menos duas semanas antes de as introduzir no teu tanque comunitário. Isto por que não poucas vezes introduzes invertebrados nocivos e outras pragas juntamente com plantas apanhadas em meio selvagem, especialmente larvas predatórias, ciclopes, caracóis, doenças, até mesmo sanguessugas etc.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gervas

 

Agradeço a tua disponibilidade bem como todas as indicações que me deste. É sempre bom receber conselhos assim quando nos pretendemos por à aventura.

 

Certamente terei todo o cuidado e tomarei atenção à colheita de qualquer planta. Se conseguir o que pretendo postarei aqui os resultados da viagem.

 

Mais uma vez obrigado.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz que tenha servido de alguma coisa. Nem sempre as pessoas gostam que seja tão explicito=) Mas eu sou da opinião de que mais vale excesso de informação do que insuficiencia da mesma=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz que tenha servido de alguma coisa. Nem sempre as pessoas gostam que seja tão explicito=) Mas eu sou da opinião de que mais vale excesso de informação do que insuficiencia da mesma=)

 

Nisso tens toda a razão, é melhor ter muita informação do que falta dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais