o inicio de uma jornada


nuno francisco

Recommended Posts

muito boa noite a todos os membros do forúm, queria desde já dar os parabens a todos, membros e organizaçao, por este forúm, uma referencia para quem tem a aquariofilia como hobbie.

tenho 18 anos feitos á pouco xD e sempre tive o gosto pelos animais principlamente pelos peixinhos... porem por questoes economicas (pois como sabem.... um aquario bem montado exige sempre um bocadinho da carteira) nunca me foi possivel ter "um aquario a sério" teho um aqua de 15 litros do qual nem vou fazer postagem.... mas bom... a razao pela qual me inscrevi neste forum foi porque finalmente vou mudar de aquario.. a mudança nao é muita.. passo de um de 15l para um de 30l mas é melhor que nada acho eu.. neste novo projecto se é que assim lhe posso chamar pretendo ir com calma... ja tenho alguns materiais tais como substracto fertl para as plantas, o substracto decorativo que mais á frente passo a especificar e a por fotos (tenho de ver se arranjo uma máquina fotografica minimamente decente) tambem tenho algumas das plantas que vao ser mudadas do de 15l, e os troncos tratados, duas calhas de iluminaçao DIY com uma lampada de 15w cada o termostato esta pendente de uma situçao mas em todo caso vai ser um de 50w ou da SERA ou da ELITE, o filtro para já começo com um interno de 350l/hora so com esponja, mais para a frente estou a contar comprar um daqueles de cascata para deixar de ter mais um objecto dentro do aqua. para já é tudo companheiros. mais lá para a frente e com as evoluçoes do "projecto" vou dando noticias do meu modesto mundo aquatico xD

cump aqui do Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito boa noite a todos os membros do forúm, queria desde já dar os parabens a todos, membros e organizaçao, por este forúm, uma referencia para quem tem a aquariofilia como hobbie.

tenho 18 anos feitos á pouco xD e sempre tive o gosto pelos animais principlamente pelos peixinhos... porem por questoes economicas (pois como sabem.... um aquario bem montado exige sempre um bocadinho da carteira) nunca me foi possivel ter "um aquario a sério" teho um aqua de 15 litros do qual nem vou fazer postagem.... mas bom... a razao pela qual me inscrevi neste forum foi porque finalmente vou mudar de aquario.. a mudança nao é muita.. passo de um de 15l para um de 30l mas é melhor que nada acho eu.. neste novo projecto se é que assim lhe posso chamar pretendo ir com calma... ja tenho alguns materiais tais como substracto fertl para as plantas, o substracto decorativo que mais á frente passo a especificar e a por fotos (tenho de ver se arranjo uma máquina fotografica minimamente decente) tambem tenho algumas das plantas que vao ser mudadas do de 15l, e os troncos tratados, duas calhas de iluminaçao DIY com uma lampada de 15w cada o termostato esta pendente de uma situçao mas em todo caso vai ser um de 50w ou da SERA ou da ELITE, o filtro para já começo com um interno de 350l/hora so com esponja, mais para a frente estou a contar comprar um daqueles de cascata para deixar de ter mais um objecto dentro do aqua. para já é tudo companheiros. mais lá para a frente e com as evoluçoes do "projecto" vou dando noticias do meu modesto mundo aquatico xD

cump aqui do Nuno

 

Bem vindo, mas está-me a parecer que te precipitaste na compra desse aqua de 30l. Pelo que percebi já o compraste, certo? Esse filtro é demais para um aqua desse tamanho, vais ter cerca de 11 vezes á hora a litragem do teu aqua a passar pelo filtro. Os peixes vão andar á roda com essa velocidade toda. Por outro lado vais ter 1 watt de luz para 1l de água, espero que estejas ciente que se não puseres plantas de crescimento rápido no aqua e com o substrato fértil, é possível que possa ocorrer um boom de algas. Por outro lado como o aqua é pequeno não convem teres plantas de crescimento rápido, pois terias que as podar dia sim, dia não.

O que posso aconselhar é, que tentes trocar o aqua por um de 60l, há excelentes negócios aqui no fórum. Há pouco tempo comprei um cubo de 40x50x50 por 20 euros em segunda mão, mas parecia novo. Todos, ou quase todos temos motivos para gastar pouco dinheiro num hobby; mas se soubermos gastá-lo bem podemos poupar muito. If you know wath i mean...

Se quiseres avançar mesmo assim com essas escolha de equipamento técnico, força. Mas depois não digas que não te avisaram, lol...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno,

 

eu sei que vc nao é iniciante ja que comentas que tens um de 15l a bastante tempo, mas estou de acordo com nf98977a. Um de 30 litros é bem pequeno para explorar TODO o mundo das plantas. E por outro lado um aqua maior e mais facil de manter. Sei que a parte financeira tem um peso importante no momento dessas decisoes, mas vale a pena pelo resultado final que podes ter.

 

tambem tenha cuidado com a luz e com o filtro, realmente é muito para um de 30l.

Ricardo - Mexico City

------------------------

 

First Community

New Project

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno,

 

eu sei que vc nao é iniciante ja que comentas que tens um de 15l a bastante tempo, mas estou de acordo com nf98977a. Um de 30 litros é bem pequeno para explorar TODO o mundo das plantas. E por outro lado um aqua maior e mais facil de manter. Sei que a parte financeira tem um peso importante no momento dessas decisoes, mas vale a pena pelo resultado final que podes ter.

 

tambem tenha cuidado com a luz e com o filtro, realmente é muito para um de 30l.

 

obrigado pela preocupaçao demonstrada e agradeço tambem os comentários constructivos. mas passo entao a explicar melhor aslgumas das carecteristicas do projecto e a esclarecer algumas duvidas que possa ter deixado no ar. o aqua nao foi comprado foi oferecido e assim sendo nao ia dizer que nao como podem compreender xD tenho pelna noçao de que o tamanho do aqua em questao nao me permite explorar as potencialidades deste magnifico hobbie e que vou ter de ter algumas preocupaçoes extras.. nomeadamente com as TPA's por exemplo.. o tipo de plantas que escolho (crescimento lento e médio) e o tipo de peixes tambem (poucos e pequenos).. em relaçao ao filtro estou com ideiais de mais para a frente comprar um de cascata mas por enquanto acho que este serve e digo isto porque apesar do caudal que debita, os tais 350l/hora, este pode ser regulado para muito menos e em todo o caso vou ter a distribuiçao da agua assegurada por uma flauta, o que diminui a força da agua (acho eu xD) em relaçao ás algas é obvio que nao estou livre delas e claro que vao aparecer mas nas primeiras 3 semanas depois da montagem nao vou por qualquer tipo de peixe.. depois começo por colocar 4 camaroes red cherry, passado algum tempo entram 2 otocinclus affinis e 2 Corydora paleatus depois ainda vou pensar mas talvez dois escaleres ou 8 neons ainda nao sei.... ahh quanto á iluminaçao e pelo que voces disseram vou optar por uma de 15w apenas

digam qualquer coisa Por Favor :D

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela preocupaçao demonstrada e agradeço tambem os comentários constructivos. mas passo entao a explicar melhor aslgumas das carecteristicas do projecto e a esclarecer algumas duvidas que possa ter deixado no ar. o aqua nao foi comprado foi oferecido e assim sendo nao ia dizer que nao como podem compreender xD tenho pelna noçao de que o tamanho do aqua em questao nao me permite explorar as potencialidades deste magnifico hobbie e que vou ter de ter algumas preocupaçoes extras.. nomeadamente com as TPA's por exemplo.. o tipo de plantas que escolho (crescimento lento e médio) e o tipo de peixes tambem (poucos e pequenos).. em relaçao ao filtro estou com ideiais de mais para a frente comprar um de cascata mas por enquanto acho que este serve e digo isto porque apesar do caudal que debita, os tais 350l/hora, este pode ser regulado para muito menos e em todo o caso vou ter a distribuiçao da agua assegurada por uma flauta, o que diminui a força da agua (acho eu xD) em relaçao ás algas é obvio que nao estou livre delas e claro que vao aparecer mas nas primeiras 3 semanas depois da montagem nao vou por qualquer tipo de peixe.. depois começo por colocar 4 camaroes red cherry, passado algum tempo entram 2 otocinclus affinis e 2 Corydora paleatus depois ainda vou pensar mas talvez dois escaleres ou 8 neons ainda nao sei.... ahh quanto á iluminaçao e pelo que voces disseram vou optar por uma de 15w apenas

digam qualquer coisa Por Favor :D

cumps

 

 

Ok, já está melhor, mas mesmo assim talvez não seja fácil manteres esse aqua com saúde. Depois, aconselho-te a pesquisar as necessidades dos peixes que estás a pensar em colocar no aquário. Escalares num aqua desse tamanho nem pensar (já pensaste), pesquisa primeiro... Depois existe uma regra de um cm de peixe para um litro de água; se pensares que vais por cerca de 12 peixes que podem crescer até, vá lá 3cm; já ficas com 36cm de peixe. Depois, pensa noutra coisa, tu tens um aqua de 30l, certo? ERRADO, como não o podes encher até ao cimo e vais por substrato se calhar ficas com, digamos 24/25l. Ou seja, menos peixes ainda vais poder colocar. Se bem que á quem diga que os peixes de limpeza como esses que referiste não contam para esses cálculos; eu não concordo inteiramente porque são peixes que também defecam como os outros todos.

Pensa nestas indicações que te dei, pesquisa, pergunta se tiveres dúvidas e não deixes que os teus erros ponham vidas em risco desnecessariamente.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares ai é totalmente desaconselhado.

 

Essa é a primeira.

 

Segundo, paleatus também não é boa ideia.

 

Devias optar pelas corys anãs.

 

E talvez os dois ottos e os reds e no máximo um cardumezito de neons (azuis ou outros) e fim.

 

Mais que isso é loucura nesse aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okok escalares NAO! compreendido xD corys anãs é melhor xD um cardume de 8 neons que tal? e os 4 red's e dois ottos.. que tal pessoal?

4 red's

2 ottos

2corys anas

8 neons

cumps

 

bem...sendo que talvez seja já um pouco ou nada mais...poderias por exemplo retirar um otto...não tenho a certeza mas acho que se dão bem sozinhos...

 

e talvez reduzir os neons a 6...

 

isto se quiseres realmente reduzir o número de habitantes...

 

Abraço

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...sendo que talvez seja já um pouco ou nada mais...poderias por exemplo retirar um otto...não tenho a certeza mas acho que se dão bem sozinhos...

 

e talvez reduzir os neons a 6...

 

isto se quiseres realmente reduzir o número de habitantes...

 

Abraço

ok ok acho que tens razao vou pesquisar se os ottos se dao bem sozinhos ou nao

obrigado pelo conselho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq tem de ser neons?

 

Tens outros peixes de cardume mais pequenos.

 

Pesquisa por eles.

 

bastava isso para o aquário ficar equilibrado.

sempre gostei do comportamento deles mas seguindo o teu conselho talvez opte por outra especia de cardume mais pequena ou entao reduzo o cardume a 6 em vez dos tais 8

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um bom filtro não hás-de ter problemas por serem 8.

 

Mas olha que eles nao encardumam como pensas..

 

Eles andam muito separados, se bem que como o aquário seja pequeno isso não se deva notar muito

 

Mas procura por microrasbras.

 

Existem as galaxy que são bem giras ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um otto chegaria para ai, mas eles gostam de cardume.

 

Porque não compras duas neritinas?

 

Ficavas melhor.

Duas ou 3 neritinas.

 

4 corys anãs e os 8 neons (se bom filtro)

 

Ou então outro peixe de cardume mais pequeno..

 

Ficava bem fixe assim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um otto chegaria para ai, mas eles gostam de cardume.

 

Porque não compras duas neritinas?

 

Ficavas melhor.

Duas ou 3 neritinas.

 

4 corys anãs e os 8 neons (se bom filtro)

 

Ou então outro peixe de cardume mais pequeno..

 

Ficava bem fixe assim ;)

opa nao sou muito apreciador de caracois para além do mais que nunca vi nenhum á venda aqui numa loja perto de mim (nao é que eu conheça muitas xD) quer dizer acho que vi uma vez ou duas mas é como digo nao sou apreciador, acho que vou optar mesmo pelos dois ottos e dois corys anãs, estive a pensar e acho que vou esquecer a ideia de um cardume do que quer que seja e vou por um casal de guppies, embora ja esteja um pouco farto deles, sao bonitos e tal mas ao fim de um tempo sempre do mesmo ja chateia ..digo eu xD tambem é por pouco tempo, tenho noçao que os 30l que tem o aqua nao sao suficientes para as minhas ambiçoes e por isso assim que me for possivel vou mudar para um maior. que acha?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa nao sou muito apreciador de caracois para além do mais que nunca vi nenhum á venda aqui numa loja perto de mim (nao é que eu conheça muitas xD) quer dizer acho que vi uma vez ou duas mas é como digo nao sou apreciador, acho que vou optar mesmo pelos dois ottos e dois corys anãs, estive a pensar e acho que vou esquecer a ideia de um cardume do que quer que seja e vou por um casal de guppies, embora ja esteja um pouco farto deles, sao bonitos e tal mas ao fim de um tempo sempre do mesmo ja chateia ..digo eu xD tambem é por pouco tempo, tenho noçao que os 30l que tem o aqua nao sao suficientes para as minhas ambiçoes e por isso assim que me for possivel vou mudar para um maior. que acha?

cumps

 

Eu acho que te estás a precipitar.

 

O teu aquário consegue manter um cardume.

 

Basta teres um bom filtro, e algumas plantas para engolirem os nitratos e consegues ter um cardume ai.

 

Mesmo os neons sujam pouco, tal como as corys e os ottos.

 

Eu acho que conseguirias ter ai os tais 6 neons e as 2 corys anãs e os dois ottos.

 

Embora um otto fosse melhor, pois é um peixe que precisa muito de ter algas para comer, e num aqua pequeno ainda para mais dois ottos poderao passar fome.

 

Experimenta meu, mas tem atenção ao filtro ...

 

Já procuraste pelas microrasboras galaxy?

 

São uma boa opção para o lugar dos neons.

 

Os guppys fartas-te num instante , mais vale tentares algo de diferente.

 

mas tem calma tens muito tempo para estudar o assunto ate o ciclo estar feito.

 

Eu colocaria por exemplo equipa de Limpeza red cherries.

 

Um otto, porque é um peixe que suja pouco e muito útil para as algas.

 

Depois se arranjasses umas micro rasboras galaxy. São uns bichos pequenos que eu vi por ai.

 

Os reds decerteza que se safavam com esses peixes, desde que algum musgo e plantas existissem claro.

 

Assim o aqua ficava equilibrado e engraçado.

 

Mas são só ideias.

 

Pensa bem nisso.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa eu os red cherry 4 sao certos para ja

eu estou com duvidas é em relaçao aos ottos mas acho que vou mesmo optar po rum so

depois os dois corys anas

e agora para finalizar: ........ xD vou ver se consigo ver melhor esses peixinhos de que falas , gostava de ve-los na loja para tomar a decisao

 

nao tarda muito ja começo a montar tudo ja tenho tudo menos o temostato que esta pendente de uma situaço de devoluçao/troca depois vou começar a postar as fotos ou a tentar xD alguem tem de me ensinar xD

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ás fotos fazes o seguinte :

1- Crias uma conta em www.photobucket.com (é rápido)

2- Depois da conta criada fazes o upload das fotos pa esse site.

3- estando ja as fotos no site clicas em share( está em cima da foto) , abres a aba que diz: Get link code.

4- nessa aba copias o link que está onde diz: "IMG for bulletin boards & forums " (full size)

5- Depois aqui no teu post colas o link e ja ta :).

 

 

cumps

 

Meu Aqua

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que ainda estás com dúvidas, vou-te dar a minha opinião:

 

Sobre o tamanho, se é esse muito bem, serve perfeitamente para tentares algo diferente, que te dará a mesma satisfação que um grande e o mesmo trabalho :P

 

Se pensares que tens um nano aquário, terás de ter muita atenção às dimensões quer de peixes, plantas, hardscape, tudo marcará diferença se não for proporcional ao teu aquário.

 

Já agora quais as dimensões correctas do aquário, assim sabemos onde poderemos ajudar por exemplo na escolha de plantas e resto do hardscape que quiseres introduzir.

 

Sobre flora, tudo o que seja de pequena dimensão será o ideal para um nano. Podes sempre procurar no google plantas para nano, ou visitares sites de empresas produtoras de plantas como a trópica.

 

Fauna, aqui a dimensão de ocupação é essencial para dar sempre relevo ás tuas escolhas, visto que optares mal, sempre que olhares para o aquário vai apenas sobressair o que não é correcto.

Camarões, ottos, corydoras pigmeu, rasbora galaxy, pseudomugil, terás sempre muitas hipoteses para dar um colorido muito importante ao teu nano e mais alguns destes peixes tem temperamento muito interessante, até apaixonante.

A quantidade e espécies variam conforme o que irás ter em termos de flora e hardscape, agora 10 peixes no total seria para mim o máx.

 

Uma opinião em muitas, boa sorte e coloca fotos para vermos

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ás fotos fazes o seguinte :

1- Crias uma conta em www.photobucket.com (é rápido)

2- Depois da conta criada fazes o upload das fotos pa esse site.

3- estando ja as fotos no site clicas em share( está em cima da foto) , abres a aba que diz: Get link code.

4- nessa aba copias o link que está onde diz: "IMG for bulletin boards & forums " (full size)

5- Depois aqui no teu post colas o link e ja ta :thumbup3:.

 

 

cumps

 

Meu Aqua

obrigado pela ajuda ;) mas nao vou postar nada para ja ainda nao tenho a maquina e por enquanto o projecto esta um bocadinho lento :s mas fica a ajuda assim quando começar a colocar as primeiras fotos ja sei como fazer obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu os reds limpam-te os restos que tenhas no nano, não precisas das corys...

 

E não poluem muito o aquário. Pensa nisso :thumbup3:

as corys eram mais para ter alguma "agitaçao" no fundo mas realmente parece uma boa opçao e em vez dos 4 reds ponho 5 ou 6

que tal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que ainda estás com dúvidas, vou-te dar a minha opinião:

 

Sobre o tamanho, se é esse muito bem, serve perfeitamente para tentares algo diferente, que te dará a mesma satisfação que um grande e o mesmo trabalho :thumbup3:

 

Se pensares que tens um nano aquário, terás de ter muita atenção às dimensões quer de peixes, plantas, hardscape, tudo marcará diferença se não for proporcional ao teu aquário.

 

Já agora quais as dimensões correctas do aquário, assim sabemos onde poderemos ajudar por exemplo na escolha de plantas e resto do hardscape que quiseres introduzir.

 

Sobre flora, tudo o que seja de pequena dimensão será o ideal para um nano. Podes sempre procurar no google plantas para nano, ou visitares sites de empresas produtoras de plantas como a trópica.

 

Fauna, aqui a dimensão de ocupação é essencial para dar sempre relevo ás tuas escolhas, visto que optares mal, sempre que olhares para o aquário vai apenas sobressair o que não é correcto.

Camarões, ottos, corydoras pigmeu, rasbora galaxy, pseudomugil, terás sempre muitas hipoteses para dar um colorido muito importante ao teu nano e mais alguns destes peixes tem temperamento muito interessante, até apaixonante.

A quantidade e espécies variam conforme o que irás ter em termos de flora e hardscape, agora 10 peixes no total seria para mim o máx.

 

Uma opinião em muitas, boa sorte e coloca fotos para vermos

o aquario tem as seguintes medidas

50x25x25

 

em termos de palntas ja tenho fetos de java enraizados num tronco, uma anubia das pequenas, uma Eustralis stellata ainda tenho mais duas que depois de pesquisar melhor digo o nome. em termos de fauna acho que 5 ou 6 REds dois corys pigmeu e um grupinho de galaxys ficam bonitos permitindo-me manter o aquario saudavel

opinioes....... que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente á fauna é interessante, as corydoras pigmeu são de cardume, tal como um bando de pássaros, por isso podes colocar mais 2, são mesmo muito pequenas, e onde está 1 estão as outras.

As galaxy, para mim são fantásticas, especialmente se tiveres 3 femeas para 1 ou 2 machos, tem rituais de corte fantásticos, parecem que estão a ter choques electricos.

 

E o layout, já sabes?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente á fauna é interessante, as corydoras pigmeu são de cardume, tal como um bando de pássaros, por isso podes colocar mais 2, são mesmo muito pequenas, e onde está 1 estão as outras.

As galaxy, para mim são fantásticas, especialmente se tiveres 3 femeas para 1 ou 2 machos, tem rituais de corte fantásticos, parecem que estão a ter choques electricos.

 

E o layout, já sabes?

 

passei á bocado na loja onde normalmente compro o que preciso e ja tentei ver se me arranjam os corys pigmeus e as galaxy e por sorte deparei-me com um filtro novo na loja, um filtro em cascta da RESUN com esponja carvao e siporax, acabei por reservar para amanha ir la busca-lo *.*

em ralaçao ao layout tenho quase tudo pensado... o unico entrave neste momento ao avanço é a questao do termostato (a tal situaçao de troca/devoluçao estou á espera de um telefonema da loja, todo este tempo de espera se deve ao facto de eu nao ter talao e por gentileza do lojista e por me conehcer vai tentar resolver a situaçao quando o fornecedor lá for á loja.. é dificil de explicar mas em todo o caso se nao der para trocar compro outro e esta feito)

este fim de semana ja me vao emprestar a maquina fotografica nao é nada de especial mas sempre é melhor que o telemovel e assim vou começar a mostrar algumas das ideias que tenho

+- 3cm de substrato com granulos de 2-4ml de cor argila, 2 troncos cada qual colocado ao canto do aqua para dar o efeito de ilheus separados, um dos troncos ja tem um bom conjunto de fetos de java, mas depois com as fotos vai dar para verem melhor e podrem dar ideias e comentar.

na loja vi um peixinhos que estavam na parte dos peixes de agua fria o que me fez alguma especie e eram muito parecidos com as galaxy por isso quando cheguei a casa fui pesquisar na net pela familia das Rasboras e Danios, foi entao que encontrei o tal peixinho....tanictis albonubes gostei muito do comportamento deles..interessante. se nao conseguir arranjar as galaxy acho que compro daqueles. já agora.. fiquei curioso em saber como se conseguem distinguir machos de femeas nas galaxy.. tem diformismo sexual ou é pelo comportamento?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.