PH ALTO, QUE FAÇO?


DORA NEVES

Recommended Posts

A água fria não é prejudicial, porque quando se faz a TPA normalmente é de 20%, como tal essa diferença de temperatura não se nota tanto aquando se mistura com a que já lá está.

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem,

 

Parece-me que necessitamos de alguma ordem...

Primeiro pelo que conheço e com essa mistura de peixes o ideal seria um PH 7.0, certo?

 

Em primeiro lugar coloca um tronco no aqua, ajuda a baixar um pouco o PH, em segundo plantas!! e injecção de CO2, existem uns kits da tetra que custam 15/16€ e que resultam perfeitamente. Para as TPA's, esquece a água repousada! A água em repouso tende a subir o PH, por exemplo a minha agua, sai da torneira a 7.0 com dureza 4, ao fim de 24 horas o PH está a 7,3 com dureza de 8...

 

Vê a que dureza te sai a água da torneira, só o PH é muito vago...

Que substracto tens no aquario?

Por acaso não tens areia branca, não.... é que essa areia(grande parte dela) tende a subir a dureza e consequentemente o PH.

 

Se tiveres possibilidade de adicionar água de osmose, pode ser uma solução, senão com esses valores já pensas-te em ciclideos africanos... era uma boa escolha.

 

Espero ter ajudado alguma coisa.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Parece-me que necessitamos de alguma ordem...

Primeiro pelo que conheço e com essa mistura de peixes o ideal seria um PH 7.0, certo?

 

Em primeiro lugar coloca um tronco no aqua, ajuda a baixar um pouco o PH, em segundo plantas!! e injecção de CO2, existem uns kits da tetra que custam 15/16€ e que resultam perfeitamente. Para as TPA's, esquece a água repousada! A água em repouso tende a subir o PH, por exemplo a minha agua, sai da torneira a 7.0 com dureza 4, ao fim de 24 horas o PH está a 7,3 com dureza de 8...

 

Vê a que dureza te sai a água da torneira, só o PH é muito vago...

Que substracto tens no aquario?

Por acaso não tens areia branca, não.... é que essa areia(grande parte dela) tende a subir a dureza e consequentemente o PH.

 

Se tiveres possibilidade de adicionar água de osmose, pode ser uma solução, senão com esses valores já pensas-te em ciclideos africanos... era uma boa escolha.

 

Espero ter ajudado alguma coisa.

 

Nuno Dinis.

 

 

 

Olà Nuno

 

Ontem ja coloquei um tronco e mais algumas plantas e hoje vou ver o PH

 

Nao tenho areia branca.

O ph só subiu depois de eu colocar a pedra branca que eu não sabia

e acho que ela é de agua salgada, mas ja tirei e como disse coloquei um tronco

 

Essa ideia de ciclideos è interessante atè ja estive a fazer pesquisa, mas

não posso ter plantas não é?

 

Basicamente (e pelo que eu entendi) só posso ter pedras por causa do ph

então já me deixa a pensar 2x, mas tambem não queria desfazer-me dos meus tubarões

que estão lindos, um até já esteve doente e consegui cura-lo.

 

Depois digo como está OK?

 

 

 

Obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água da chuva é muito boa para Aquários. No entanto há algumas considerações que deves ter em mente.

 

Para colher água das chuvas precisas de infraestrutura, quero com isto dizer que para conseguires água suficiente em quantidade precisas de um Estendal armado de lona a escorrer para dentro de baldes ou bidões. A água das chuvas provenientes de biqueiras, aljeirozes etc, não aconselho de forma alguma, visto esta água vir já a lixiviar todas as impurezas presentes nos locais por onde passa.

 

A água das primeiras chuvas não presta para utilização em aquários! Isto acontece, porque como todos nós sabemos existe um manto de poluição gasosa e não gasosa na atmosfera. O que as primeiras chuvas acabam por fazer é arrastar estes gases e impurezas de volta á terra, sendo as primeiras chuvas aquelas que levam a maior quantidade de lixo atmosferico de volta ao solo. Assim eu costumo esperar pelo menos 5 dias de chuva antes de começar a colher água das chuvas para reduzir o risco de estar a intoxicar os meus peixes e plantas.

 

A colheita de água das chuvas em meio urbano não só é difícil visto nem todos termos quintais, como não é aconselhável devido á maior concentração de poluição produzida diáriamente em meio urbano.

 

Cuidado com os recipientes utilizádos para a colheita de água. Recipientes utilizados para transportar ou preparar quimicos para agricultura ou outros quimicos são altamente perigosos pelas razões lógicas, tanto para os humanos como habitantes do nosso tanque.

 

A água da chuva teoricamente terá uma dureza de 0 ou 1(sendo 1 pelo facto de termos de aplicar uma gota de reagente para ficar verde=P) logo não há quaisquer sais para fazer de solução Tampão, prevenindo oscilações extremas e rápidas do pH, logo, e por experiência própria utilizar somente água das chuvas é algo que não aconselho para encher tanques na sua totalidade, em caso de ser para encher um tanque novo, o que eu fiz das vezes que o fiz foi misturar com água fortemente mineralizada(água da torneira, com uma dureza de 30+) na razão de 8-2 (8 de água chuva 2 de água mineralizada, mas a razão varia conforme as tuas necessidades químicas) aumentando assim o teor mineral da água mantendo uma baixa dureza ao mesmo tempo.

 

Como já disse, supostamente, a água das chuvas não tem nada dissolvido, logo bacteriológicamente também é neutra, logo se quiseres arrancar um tanque com água das chuvas, precisas de usar um concentrado bacteriano para estabelecer as colónias. Caso contrário e seja apenas para as TPA's podes esquecer isto=)

O Mesmo acontece em termos dos oligoelementos tão importantes para as plantas....Sempre que fizeres TPA's com água das chuvas aplica uma dose de fertilizante de micros e macros, pois a água das chuvas não tem nada, reduzindo a concentração dos nutrientes para as plantas na água já existente. Cuidado, não fertilizes demais, adiciona fertilizante suficiente para a quantidade de água da chuva que adicionaste.

 

Caso tenhas invertebrados, como por exemplo caracóis convém adicionares também cálcio, ou em breve eles sofrerão danos nas suas conchas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é fazer só as tpa's com a água da chuva,

mas já fiquei iluçidada sobre o assunto, obrigado.

 

Tambem moro em vivenda e espaço é o que não me falta para

recolher a água sem ser dos locais que referis-te.

 

 

 

:D Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom como já tinha comunicado tenho o pH alto...

e continua a estar 7.6.

A continuar assim acho que as minhas plantas não vão resistir

 

Faço uma tpa?... tudo bem, mas a água da torneira tambem tem pH de 7.

 

Tambem já coloquei um produto para baixar, mas não obtive o resultado desejado.

 

Não sei que faça

Alguem me dá alguma sugestão?

 

 

Obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Reli o tópico e fiquei um pouco confusa.

Ainda tens a pedra no aqua?

Já colocaste o tronco?

Já fizeste alguma TPA?

O pH continua alto, certo? A quanto?

Que peixes pertendes colocar?

Podes sempre colocar plantas, seja quanl for o pH!

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Reli o tópico e fiquei um pouco confusa.

Ainda tens a pedra no aqua?

Já colocaste o tronco?

Já fizeste alguma TPA?

O pH continua alto, certo? A quanto?

Que peixes pertendes colocar?

Podes sempre colocar plantas, seja quanl for o pH!

 

Betarato

 

 

Olá,

Não, já não tenho a pedra no aqua...

Sim, já coloquei o tronco á 2 dias...

E sim já fiz TPA...

E o pH continua alto a 7.6 .

 

Peixes, ainda não sei porque tenho já 2 tubarões martelo que estão

enormes e tenho medo que comam os peixes + pequenos.

 

Sobre isso ainda tenho de me imformar melhor.

 

Plantas, sei que algumas não se dão muito bem com pH alto, certo?

 

 

:x-mas:

 

Dora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Vallisnérias são plantas que se dão com esse pH, os peixes que te indicaram mais acima,(Malawi, Tanganyca, etc) gostam desse pH e mais alto ainda. Para subires mais o pH podes adicionar mais pedras calcárias.

 

Com mais TPA, penso que, voltarás a ter o pH que tinhas inicialmente.

 

Nota: A água repousada em nada é alterada, a não ser descolorada!!! (e se solfrer alguma alteração de pH, não será nada de muito significativo)

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Duvido que de forma natural consigas baixar esse pH.

 

O pH nessa zona é mesmo assim, com co2, turfa e tal poderás tentar baixa-lo mas duvido que o o KH e GH deixem.

 

Ou arranjas um substrato, que é caro, te baixe esse pH ou utilizas água de garrafões (comercial) com pH mais baixo ou optas pelos tais ciclideos tendo aí que aumentar um pouco o pH.

 

Aumentar é muito mais fácil que baixar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Dora!

 

Ajuda aí a esclarecer o pessoal!

 

Tu não tens outro aquário?

Não medes o pH do outro aquário?

Inicialmente tinha-lo a 6.6, subiu para 7.6, e o outro aqua, subiu para quanto?

Meteste a pedra, tiraste a pedra...

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres TPA no outro aquário, faz também nesse, manda para lá a outra água e acrescenta nova, como esse é maior, e pode ser que ainda ajude no ciclo.

Retira por volta de 50/60% de água.

 

Contudo, vamos esperar por mais opiniões.

 

 

Betarato

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas os troncos que se vendem nas lojas baixam

o ph , quanto aos peixes, crescem conforme O AQUÁRIO

QUE TEM, E A ÁGUA.

JÁ TIVE TUBARÕES EM AQUÁRIOS

PEQUENOS VÁRIOS ANOS E POUCO CRESCERAM

 

 

O quê?

 

Ouviste o que disseste?

 

Bem pessoal, se assim é, bora lá meter discus nos aquas de 40litros?!?!?!?!?! (ironia, não façam isto)

 

Betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim,

 

Já mantive Biotipos Malawi, Biotipos Tanganika, e actualmente desfiz-me dos tropheus e mantenho discus.

o PH 7,6 serve perfeitamente para mbunas, mas se quiseres mais info, podes mandar MP que eu ajudo-te a planear, inclusivé tenho praqui uns 20kg de pedras calcárias. Mas também te explico como podes fazer buffer e manter o PH mais alto, para baixar o PH e pelo que dizes... só mesmo com osmose...

 

Para os PH's alcalinos, deves manter sempre algumas plantas, ainda que sejam poucas, as plantas que se dão nesses PH, são Valisnérias e anubias. Fetos de java, também, mas ficam muito feios, pessoalmente não gosto. As plantas tem a vantagem de absorver a amónia que neste tipo de águas é fatal aos peixes.

 

Agora desculpem lá os entendidos... mas a água em repouso altera!

Para os discus faço TPA's Diárias, e deixo a água a repousar durante 24h, a água sai da torneira com PH 7,0 e dureza 4, e ao fim das 24 hrs está com PH 7,3 e dureza 7. Mas parece-me muito fácil... é deixarem uma quantidade razoavel de agua (min. 30lt) a repousar e medir os parametros é obvio que se o fizerem num copo não notam diferença! a concentração de sais em 20 cl de água é muito diferente da concentração de sais em 60 lts... mas não discuto esse ponto, o objectivo é ajudar a Dora.

 

Relativamente aos Ciclideos africanos tens 3 biotipos (mais comuns), os Malawi, os Tanganika e os de rio. Os Malawi tem cores muito bonitas, os Tanganika tens formas mas perdes nas cores, e os de rio tens cores e feitios. Pessoalmente mantive os 2 primeiros, e gostei mais dos tanganika. Ainda assim, uma das coisas que tens que ter em atenção é a agressividade destes peixes! são peixes muito agressivos e territoriais.

 

Relativamente á água da chuva é na prática agua destilada (ou de osmose), contudo deves ter alguns cuidados, como por exemplo filtrá-la antes de a colocar no aqua.

 

Relativamente aos teus tubarões num biotipo malawi por exemplo, não duravam um dia... literalmente! no final do dia terias os peixes mortos pelos outros.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubarões não peixes para tanques tão pequenos... Com 260l em breve, comerão todos os pobres peixes que metas no tanque... Os bala chegam aos 35cm em adultos, precisando de tanques no minimo de cerca de 480 litros em adultos, e de tanques com um minimo de 180l para as formas juvenis. Em breve devido ao seu tamanho poderão atacar todos os peixes no teu tanque com sucesso. De preferencia deves manter este peixe em grupos de 5 ou mais individuos visto ser um peixe de cardume, que rápidamente se torna violento se estiver sozinho.

Pessoalmente, Tubaroes Bala, Tubaroes martelo que chegam em alguns casos aos 1.2 m, e outros "tubarões" de água doce, não os meto nos meus tanques, tornam-se muito grandes rapidamente, precisam de espaço para nadar etc.

No teu lugar das duas uma, ou os vendia a uma loja e trocava-os por peixes mais pequenos e menos exigentes, ou então adquiria um tanque maior para eles. Mas isto sou eu, cada um faz o que bem entende com os seus animais.

 

Se gostares de peixes grandes tens alternativas que não crescem tanto... Por exemplo tens o escalar, ou então o discus(mas os discus são muito mais exigentes nas condições da água - não peixes de principiante- e por isso são caros, tanto de compra como de manutenção, e crescem até esse tamanho, embora sejam muito mais pacificos que os tubarões).

 

Quanto ao pH o que eu faço é, e citando a outra thread que fizeste incialmente...

Gervas deixa me discordar da tua opinião pois eu sempre tive tubarões martelos e eles não comem outros peixe e isso eu posso garantir :oops: e o PH para os tubarões é de 7,5 de preferência quando o PH esta baixo ou alto os olhos ficam opacos e quando o PH voltar ao normal os olhos ficam limpos de novo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas os troncos que se vendem nas lojas baixam

o ph , quanto aos peixes, crescem conforme O AQUÁRIO

QUE TEM, E A ÁGUA.

JÁ TIVE TUBARÕES EM AQUÁRIOS

PEQUENOS VÁRIOS ANOS E POUCO CRESCERAM

Vitor os tubarões martelo crescem bastante... eu tenho 2 e estão gigantes ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas os troncos que se vendem nas lojas baixam

o ph , quanto aos peixes, crescem conforme O AQUÁRIO

QUE TEM, E A ÁGUA.

JÁ TIVE TUBARÕES EM AQUÁRIOS

PEQUENOS VÁRIOS ANOS E POUCO CRESCERAM

 

 

 

Olá, pois devo dizer-te que ou estás mal imformado ou os teus tubarões

eram anões, porque os meus desde que os comprei já cresceram

uns bons 10cm e estão num aqua de 50l.

 

Mas obrigado :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, os meus tubarões serem comidos... não, nem pensar, gosto deles estão enormes,

lindos.

E agua destilada de garrafão não dá?

Tenho feto de java, que agora está a ficar com as folhas castanhas, será do pH?

 

 

Bom com tudo, acho que a variedade de ciclideos é menor, então vou continuar com o

que tinha projectado de iniçio.

 

E vou continuar a luta do pH

 

 

Obrigado pela ajuda :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, os meus tubarões serem comidos... não, nem pensar, gosto deles estão enormes,

lindos.

E agua destilada de garrafão não dá?

Tenho feto de java, que agora está a ficar com as folhas castanhas, será do pH?

 

 

Bom com tudo, acho que a variedade de ciclideos é menor, então vou continuar com o

que tinha projectado de iniçio.

 

E vou continuar a luta do pH

 

 

Obrigado pela ajuda ;)

se o feto de java esta a ficar fraco ou é falta de luz ou não sei pois eu tenho musgo e feto de java e estão os 2 de saude e aconselham-se... existem umas materias de oridem natural que se mete no filtro que estabiliza o PH nos 7.5... um amigo meu que trabalha no Aquario Vasco da Gama arranja-me isso... posso falar com ele para saber se me arranja mais ...

 

cump'z e boa sorte Dora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.