PLANTAS/FILTROS


v_nogueira

Recommended Posts

Boas pessoal!!

Uma pergunta, simples, mas revelando a minha ignorância:

 

Eu nunca tinha feito um aquário com mais de uma camada de substrato, e esta vai ser a minha primeira vez, e eu vou então meter um substrato fértil, e por cima desse mesmo substrato vai ser areia ou akadama, a minha pergunta é a seguinte, ao colocar as plantas, as suas raízes terão de ser enterradas no substrato fértil, ou basta que sejam enterradas no 2º substrato(que não é fértil)?

 

Cumprimentos;)

Editado por v_nogueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para não abrir tópicos desnecessários...

O meu aquário tem tampa, ou seja é tapado, estou a pensar em comprar um filtro externo(TetraTec ex400)

 

Como é que dá para colocar os 2 tubos dentro do aquário?

 

O aquário é este:

http://www.hailea.com/e-hailea/product1/20F.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário não tiver nenhuma saída específica para os tubos do filtro, faz uns buracos na tampa de plástico com um berbequim ou assim, que já deve dar. Não tens peixes no aquário ainda pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho, aquilo vinha incluído com um Filtro Interno, com esponja e carvão.

mas tenho que lavar semana a semana, era muito mais pratico um externo.

O mal, é que aquilo(tampa) é redondo, caso verifiquem o link que meti ai, vêm a imagem do aquário, e ainda por cima tem a luz já incluída.

Que aconselham? Vou ter mesmo de furar?

Editado por v_nogueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tive a pensar melhor, já que vou ter de furar o aquário e não sei mais o quê, não vou gastar dinheiro a comprar filtro externo. O que vou fazer é o seguinte:

Compro cerâmica e no filtro que contem a esponja e carvão activo, retiro o carvão activo do recipiente e coloco lá a cerâmica.

Que dizem??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não quiseres o externo vais ficar preso a Limpezas semanais do aquário para alèm que nunca terás tanto espaço para matérias filtrantes no interno como no externo.

 

Eu ia para o externo sem dúvida.

 

mas tu é que tens de saber :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yap externo sem dúvida, a quantidade de ceramicas que consegues colocar no interno vai ser muito reduzida em relaçao ao filtro externo, ou seja vais ter muito menos bacterias do que com um externo, tendo mais problemas com a qualidade da agua, para alem das limpezas semanais.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas de momento é a disponibilidade que tenho, estou depois a pensar comprar um aquário maior, e ai sim comprarei um externo, quanto as limpezas semanais, bem também não são 10 min todos os sábados que me vão fazer perder anos de vida.

 

Tenho é uma outra duvida, num outro filtro interno que tenho já antigo, mas grande, que cabem mais cerâmica, eu metia apenas lã de vidro (ou fibra ou lá o que é), estou também a pensar em meter cerâmica nesse, só que esse não tem nenhum deposito próprio para as meter, eu já vi ai em sites sacos próprios para meter os materiais filtrantes, só que não quero mandar de um site de propósito apenas uma saca para isso, e como aqui em Braga, as lojas de aquariofilia são muito mas muito pobres, nunca encontrei sacos desses por aqui, será que não haverá nada em casa que possamos por no filtro, que substitua esses sacos para meter os materiais filtrantes dentro? neste caso as cerâmicas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, se não desejas fazer limpezas semanais, só mesmo um filtro externo. Mesmo com um interno ou externo terás sempre trabalho semanal com o teu aquário, se colocares peixes e plantas, por isso não sei se o teu problema é a limpeza do filtro ou o facto de o teres de limpar regularmente! Porque todas as semanas se deve trocar água ao aquário, e quanto mais pequeno maior é a frequência.

A limpeza e cuidado com um aquário vem sempre associado à aquisição do mesmo. Depois de o ter é preciso cuidado frequente para o ter sempre bonito e agradável á vista.

Caso contrário o aparecimento de algas é inevitalvel e começa a ficar feito e a pessoa perde o interesse.

 

Não sei se te ajudei em alguma dúvida mas este é um hobbi muito apaixonante mas que dá o seu trabalho, para quem é aficionado acaba por dizer que não dá muito trabalho porque já o recolhece como sendo normal, mas para quem ainda não se iniciou ou está na fase inicial existe sempre muita informação inicial que desconhecia e terá de fazer manutenções regulares para que não estava talvez preparado e tempo que terá de dispensar para ter sucesso no seu aquário.

 

Portanto se queres um sistema fácil (low-light low-tech), á que saber se o que irás colocar ou se já tens, é necessário melhor filtro e melhor iluminação, pode ser que seja para já suficiente e assim poupa-se dinheiro.

Tudo depende do que se quer! Tu ainda não disseste!

 

Sobre substrato fertilizante, mais uma vez depende do tipo de planta que se coloca, se forem pouco exigentes até nem precisas, basta um inerte ou a akadama(uma argila com alguns nutrientes), como por exemplo as anubias que nem precisas de as enterrar na areia.

 

Mais alguma dúvida avisa!

Desculpa o testamento

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado António, na verdade um já esta a funcionar, tenho feito tpa todas as semanas. Agora estou a fazer outro, mas o substrato fértil ira ser húmus, já está tratado, já tenho o substrato inerte, motores, tenho dois antigos, e ai é que esta a minha duvida nos motores, porque a unica materia filtrante que tenho é lá de vidro, dai a minha pergunta que fiz antes da tua resposta...que é esta:

 

Pois, mas de momento é a disponibilidade que tenho, estou depois a pensar comprar um aquário maior, e ai sim comprarei um externo, quanto as limpezas semanais, bem também não são 10 min todos os sábados que me vão fazer perder anos de vida.

 

Tenho é uma outra duvida, num outro filtro interno que tenho já antigo, mas grande, que cabem mais cerâmica, eu metia apenas lã de vidro (ou fibra ou lá o que é), estou também a pensar em meter cerâmica nesse, só que esse não tem nenhum deposito próprio para as meter, eu já vi ai em sites sacos próprios para meter os materiais filtrantes, só que não quero mandar de um site de propósito apenas uma saca para isso, e como aqui em Braga, as lojas de aquariofilia são muito mas muito pobres, nunca encontrei sacos desses por aqui, será que não haverá nada em casa que possamos por no filtro, que substitua esses sacos para meter os materiais filtrantes dentro? neste caso as cerâmicas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.