Flourish Excel vs Camarões


Francisco P.

Recommended Posts

Boa noite,

 

Neste momento no meu aquário de camarões estão a aparecer umas algas, que penso que sejam as Staghorn. Tenho feito TPA's e tenho tentado manter os valores de NO3 e PO4 certos mas em níveis mínimos mas até agora sem sucesso. Andei a pesquisar pelo fórum e reparei que o Flourish Excel é óptimo para combater algas, será que posso utilizar num aquário de camarões? Os camarões tratam-se de Crystal Red....

 

Desde já obrigado.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenta subir os valores de CO2 que essa alga desaparece num instante.

Basicamente é o que o Excel vai fazer, mas podes conseguir isso recorrendo apenas ao CO2 de fermentação.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso é nunca tive mortes de camarões, não são cristal red mas acho que no fundo as necessidades são iguais.

 

Um abraço

 

 

nao é bem assim , alguns camaroes sao muito sensiveis ate aos fertelizantes liquidos para aquas. alguns medicamentos podem conter substancias que os camaroes nao toleram. se por um lado ha camaroes muito tolerantes , tipo os amano e os red cherry , por outro lado os cristal red e sulawesis entre outros sao muito sensiveis.

eu nunca tive problemas com camaroes ... e descobri por mim proprio o que um simples adubo "inofensivo" pode fazer ...

é melhor pesquisar bem.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado a todos.

 

Pois o problema todo prende-se por serem crystal red grande A... daí as minhas dúvidas :cool2:

 

 

e descobri por mim proprio o que um simples adubo "inofensivo" pode fazer ... é melhor pesquisar bem.

 

E que tal uma dica sobre esse adubo "inofensivo" :roflroll2:

 

 

Um abraço.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a ideia do labutes77 seria mais, que descobriu da pior maneira o que um adubo dito inofensivo pode provocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uns gammarus de água doce (Hyallela azteca) que comem isso. São tão pequeninos que não devem fazer mal aos camarões, eles só comem algumas plantas e detritos.

Não sei é se havendo comida para camarão disponível no aquário eles comem as algas, ainda não os experimentei em aquário, só nos garrafões.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois desatenção minha, resumindo, Exel com crystal red não é boa ideia! É pena... CO2 também tenho receio...

 

Isto de ter um aquário de camarões com algas é uma chatice dos diabos.

 

Tenho que arranjar solução para estas algas :cool2:

 

Qual a vossa opinião sobre esses tais gammarus?

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que os Hyallela azteca limpam as algas não haja duvida, aliás o meu muito obrigado mjm por mos teres vendido, a questão é que não te vão resolver o problema que origina as algas.

 

Essas algas são fruto de um baixo nível de CO2, para as eliminares aumenta-o.

 

O excel junto com os camarões vai dar mau resultado...

 

Volto a aconselhar a injecção de CO2 de fermentação (por ser a mais barata), a menos que o membro pedrioo queira deixar mais claro porque a desaconselha...

 

Mantenho Red's , CRs, Sulawesis (cardinais) e dois amanos num mesmo aqua onde injecto CO2 (25-35 ppm) e reconhecendo que o nascimento de algumas crias é sinal de boas condições, decidi dar a minha opinião acerca da injecção de CO2.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive CO2 no arranque do aquário e depois tirei-o por causa dos Crystal Red.

 

Mas vou experimentar a por como é caseiro não tem muita força. Caso não funcione tenho que falar com o mjm a ver se me vende também uns quantos Hyallela azteca para darem conta das algas.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado a todos.

 

Pois o problema todo prende-se por serem crystal red grande A... daí as minhas dúvidas :character0050:

 

 

 

 

E que tal uma dica sobre esse adubo "inofensivo" :puppydogeyes:

 

 

Um abraço.

 

 

o adubo líquido é o florena da sera , nao tras nenhuma indicaçao sobre os invertebrados ... usava ocasionalmente , e tambem ocasionalmente apareciam varios camaroes de patas para o ar , nunca relacionei com o adubo.

ate que fiz uma adubaçao e pouco mais de 30min depois vi a minha populaçao de cristal red cair a pique ...

e nunca usei a dose recomendada ... usava menos de metade da dose.

 

no entanto no aqua comunitario nunca se passou nada com os red cherry nem com os amano. e é onde uso a dose maior de adubo , pois é muito plantado.

 

se um fertelizante tem substancias ás quais os camaroes sao sensiveis , penso que o mesmo podera acontecer com outros produtos, adubos , medicamentos , antiparasitarios, etc. ( alguns produtos ja contem a informaçao que nao deverao ser usados em aqua de invertebrados ).

agora para os aquas de camaroes o uso que quimicos, é sempre a ultima opçao e sempre bem pesquisada.

o problema das algas pode ser resolvido com alguma coisa que as coma , ou tentar descobrir o desiquilibrio que provoca o crescimento excessivo e tentar equilibrar.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais