iniciante


((( ninja )))

Recommended Posts

Ola a todos....

Nao sou bem uma iniciante visto ja ter montado o meu aquario por 2 vezes... mas preciso de muita ajuda para o montar desta vez , visto que das outras vezes nao deu grande resultado....... ja esta ali á 3 semanas a olhar para mim vazio e sem vida, alem de que o meu filho é doido por animais e como vivo em apartamento sao os unicos que lhe pudemos oferecer....

nao é plantado so tem umas peças a alegrar..

Pois bem o meu aquario tem:

 

Med. 1.00m/40cm alt /30cm larg.

 

Está equipado com:

 

Eheim 2211 classic ( filtro exterior )

Tetratec Ap80 ( oxigenio )

Theo Hydor 150w / Tetratec Ht 100 ( termostato )

Lampada propria mas nao sei as caracteristicas.

Termometro colado no vidro

 

O que acham? :eusathink:

 

O meu grande problema é que os peixes nao se aguentam muito tempo :P , tendo em consideraçao k uns nao se dao com outros...

o que realmente se aguenta misteriosamente sem sequer lhe dar comida é o tubarao bicolor.

Alem disso o meu aquario ganha muita porcaria no fundo mesmo so tendo um este peixe .~

sera que é um problema com o filtro?

dentro do filtro eu ponho carvao , ceramica , rede e uma especie de la. Talvez seja em demasia e o filtro nao filtre em condiçoes...

tambem é normal os vidros ficarem um pouco verdes?

Desta vez estou a pensar montar um plantado mas como ainda sou muito leiga nos normais acho que me fico por aqui na mesma....

E talvez aposte nos escalares que adoro.....

Toda a ajuda e comentarios sao bem vindos.

 

Desde ja obrigada a todos!!!! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O aquário já tem uma litragem razoável e podem ser feitas coisas agradáveis, bonitas e sem mortes.

 

A bomba do oxigénio poderá manter ou retirar conforme gostar mais.

 

Se fala em labeo bicolor é pq o aquário está montado certo? Vão desmontar tudo e recomeçar do zero ou como pensam fazer?

 

Primeiro que tudo deve verificar o pH da água que utilizam e só depois partir à descoberta da fauna que se dê lá.

 

 

Escalares para não crescerem defeituosos precisam de 40cm de altura de água, não creio que vão conseguir ter aí.... ;)

 

Quanto à iluminação, se só tem uma lâmpada tb não deve dar para um plantado na forma que nos habituamos a ver quando se fala em plantados, mas dá certamente para algumas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola hugo.. o aquario nao esta montado, so tinha este tubarao bicolor, vi k o aquario tinha muita porcaria no fundo e nao conseguia resolver esta situaçao resolvi esvazia-lo, nao valia a pena estar a gastar electricidade por um so peixe, que em 1 mt de agua nem se via ...

esta limpo e a espera que o comece a povoar ...

So nao sei por onde começar!

o que lhe colocar no fundo, decoraçao, etc....

o ph esta pelos 6,5 e 7.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos....

Nao sou bem uma iniciante visto ja ter montado o meu aquario por 2 vezes... mas preciso de muita ajuda para o montar desta vez , visto que das outras vezes nao deu grande resultado....... ja esta ali á 3 semanas a olhar para mim vazio e sem vida, alem de que o meu filho é doido por animais e como vivo em apartamento sao os unicos que lhe pudemos oferecer....

nao é plantado so tem umas peças a alegrar..

Pois bem o meu aquario tem:

 

Med. 1.00m/40cm alt /30cm larg.

 

Está equipado com:

 

Eheim 2211 classic ( filtro exterior )

Tetratec Ap80 ( oxigenio )

Theo Hydor 150w / Tetratec Ht 100 ( termostato )

Lampada propria mas nao sei as caracteristicas.

Termometro colado no vidro

 

O que acham? :music_singguitar:

 

O meu grande problema é que os peixes nao se aguentam muito tempo ;) , tendo em consideraçao k uns nao se dao com outros...

o que realmente se aguenta misteriosamente sem sequer lhe dar comida é o tubarao bicolor.

Alem disso o meu aquario ganha muita porcaria no fundo mesmo so tendo um este peixe .~

sera que é um problema com o filtro?

dentro do filtro eu ponho carvao , ceramica , rede e uma especie de la. Talvez seja em demasia e o filtro nao filtre em condiçoes...

tambem é normal os vidros ficarem um pouco verdes?

Desta vez estou a pensar montar um plantado mas como ainda sou muito leiga nos normais acho que me fico por aqui na mesma....

E talvez aposte nos escalares que adoro.....

Toda a ajuda e comentarios sao bem vindos.

 

Desde ja obrigada a todos!!!! :music_singguitar:

 

Boas,

 

Normalme, depois do ciclo feito e estar tudo certinho os peixes aguentam.se se tiverem o ph ideal e todos os outros niveis, isso dos vidros ficarem verdes eu normalmente raspo com um cartao, mas olhe que escalares gostam de plantas...

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalme, depois do ciclo feito e estar tudo certinho os peixes aguentam.se se tiverem o ph ideal e todos os outros niveis, isso dos vidros ficarem verdes eu normalmente raspo com um cartao, mas olhe que escalares gostam de plantas...

 

cmps.

 

 

pois... os escalares gotam mesmo de plantas eu é que nao sei tratar delas....

é tudo uma questao de aprendizagem...

nao sei se vou conseguir mas como quero muito tentar preciso da vossa ajuada para o fazer visto que sou uma leiga nesse assunto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pode começar por decidirem que peixes desejam ter.... enquanto decidem isso podem ir metendo mãos à obra.... para a eventualidade de haver plantas, podemos colocar um substrato fértil e depois areão, depois umas plantas podem colocar logo.

 

Peixes só depois do ciclo do azoto terminar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá..

aquário desmontado? melhor...assim podes pensar com calma antes de montar tudo outra vez....

Relativamente ao que tens:

-Esse filtro é claramente insuficiente ...para esse aquario, que pelas medidas é daqueles q se vende no hiper, devias ter o modelo da eheim acima (2213 de 440l/h). Independentemente de tudo o resto devias pensar em investir num... teres os dois a funcionar ao mm tempo no teu caso n é problema nenhum.

-iluminação- deves ter uma lampada unica de 36w.

- o termostato- ok

 

Apartir de agora tens de pensar o queres fazer.

Se queres plantas inicialmente vais necessitar -

1 - mais outra calha de iluminação igual a essa

2- comprar substrato para pores debaixo do areão (uma camada de 1-2 cm)

3- pensar em aprenderes a fazer receita de CO2 caseiro (ve no forum).

4-comprar kit de testes, caso n tenhas de pH, Amonia, Nitritos, Nitratos e fosfatos.

 

Se n quiseres plantas:

- apenas o ponto 4 se aplica, mas podes dispensar o teste dos fosfatos.

 

ps - estás num ponto ideal para fazer uma coisa como deve de ser...por isso n desanimes, perde um pouco de tempo no forum a pesquisar e ler. Vê ideias de aquarios q por aqui hà, fotos, setup, manutenção etc.

Vai comprando o que é necessario e quando tiveres tudo pronto...ai sim monta de novo o aquario. De outra forma vai continuar a acxontecer o que aconteceu até agora.

E vai deixando as tuas duvidas.

Calma e paciencia são uma virtude no q diz respeito a aquários

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro não é mau. Há melhores, mas já é o suficiente para que não tivesses grandes problemas...Mas se tiveres possibilidade de investir num novo filtro, melhor. Quanto ao que tens lá dentro, quanto mais tipos de filtragem, melhor.

 

Quanto ao acumulares as porcarias no fundo, como é que tu fazes as TPAs (Trocas Parciais de Água)? Utilizas o método da aspiração? Se não, devias, pois o filtro não consegue fazer tudo e isso é uma grande ajuda. Tens equipa de limpeza (corydoras, caracóis e otos)? Ajudam e muito na limpeza do aquário, comendo os restos de comida e algas. Esse acumular de porcarias pode ser o motivo pelo qual morreram peixes. Não havendo limpezas regulares, os nitratos aumentam.

 

Já agora, fazes limpezas do filtro? Como as fazes? Deves limpar o filtro com alguma regularidade. Como o fazer? Limpar na água mais limpa que tiraste das TPAs. Não deves nunca limpar em água da torneira, uma vez que matas as bactérias necessárias para o bom funcionamento do filtro.

 

Quando fizeres TPAs, enche os garrafões 24 horas antes de meteres no aquário e deixa-os abertos, de forma a que o cloro evapore.

 

Tem atenção ao número de peixes que metes no aquário. Não deves meter mais que 1 cm de peixe (desde a cabeça até à cauda -ou seja, a cauda não conta) por cada litro de água. E vê se são compatíveis os parâmetros para os vários peixes.

 

Acho que já referi os principais problemas comuns...Se houver mais, que lhe digam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos..

obrigado pela vossa ajuda tem sido precisosa, agora estou na fase de escolher os peixes que quero criar, mas nao esta facil..

neste momento estou na biblioteca a pesquisar, mas nao acreditei quando me disseram que nao tem um unico livro de especies de peixes de aquario ou agua doce.........

so peixes do mar!!!!!!! e alem disso de aquariofilia nada!!!!!!!!

estou a desesperar pois nao sei onde procurar mais e quero montar logo o meu aquario...

na net as opinioes sao muito diferentes e o que uns dizem ser bom outros dizem ser mau...

onde posso encontrar as informaçoes correctas???????

ainda nao conheço bem o forum por isso ando meia perdida......

 

agradeço imensso a vossa ajuda mais uma vez e por favor nao deixem de o fazer pois é preciosa esta ajuda...

Editado por ((( ninja )))
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pormenor importante: como tens estado a fazer o ciclo de azoto? Tens colocado comida diariamente? Espero que sim.

 

Quanto a que peixes podes ter, podes procurar aqui no próprio fórum, também podes consultar o aquahobby, pois para além das especificações técnicas, tem muitas opiniões e experiências.

 

Ou então podes pedir conselhos ao pessoal. Dependendo dos teus gostos, podes meter neons, platis, mollys, espadas, guppies...Podes ir um pouco mais além e meteres ramirezzis ou escalares...Não sei que tipo de peixes pretendes...

 

Quanto a livros, se procurares numa Fnac ou Bertrand, encontras certamente...Tens o "ABC do aquário".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos..

obrigado pela vossa ajuda tem sido precisosa, agora estou na fase de escolher os peixes que quero criar, mas nao esta facil..

neste momento estou na biblioteca a pesquisar, mas nao acreditei quando me disseram que nao tem um unico livro de especies de peixes de aquario ou agua doce.........

so peixes do mar!!!!!!! e alem disso de aquariofilia nada!!!!!!!!

estou a desesperar pois nao sei onde procurar mais e quero montar logo o meu aquario...

na net as opinioes sao muito diferentes e o que uns dizem ser bom outros dizem ser mau...

onde posso encontrar as informaçoes correctas???????

ainda nao conheço bem o forum por isso ando meia perdida......

 

agradeço imensso a vossa ajuda mais uma vez e por favor nao deixem de o fazer pois é preciosa esta ajuda...

 

 

Olá bom dia,

 

Não vale a pena desesperar, tens é que fazer tudo com muita calma e paciência. Pergunto: Já seguiste alguns dos conselhos que te foram dados pelos posts anteriores? Por exemplo: Medição de PH , etc. Já sabes que espécies de peixes é que gostarias de ter? Em relação a livros podes adquirir um que é : "Manual Completo do Aquário - Guia Ilustrado de Aquariofilia - Autora: Gina Sanford - da Livraria Civilização Editora". Este livro ajudou-me muito. Outro que podes adquirir mas é em inglês e que podes mandar vir da Amazon: "Aquarium Fishes of The World - da TFH PUBLICATIONS, INC..

 

Cump.

Bopa

Bopa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos...

 

Pois bem.....

Decidi nao colocar plantas visto ainda nao ter sucesso so com peixes..

Questoes:

- é possivel colocar substrato e areao ja para um dia que queira por plantas ja estar preparado?

- se sim, que cuidados sao necessarios?

- o que é o ciclo do azoto? é a preparaçao da agua ate poder colocar os peixes????

- fiz nova mediçao do ph da agua e esta nos 7 k peixes me aconcelham?

- alguem me pode dizer onde encontrar a receita de co2 caseiro , nao encontrei ....!!!

- em relaçao a luz que tenho é uma solar tropic da JBL DE 30 W, é nao é a mais indicada certo? qual entao 36w ? ontem li que podia forrar a calha com papel de aluminio aconselham?

 

Desculpem tanta pergunta mas tem sido mesmo dificil encontrar todas as informaçoes, o vosso forum é extensissimo e so em dias me puderia por a par de todo...

 

desde ja obrigada a todos.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei se leste isto: [manual]inicio Na Aquariofilia mas deverias pq ajuda.

 

O facto de colocares plantas pode ajudar o teu sucesso com peixes, por isso repensa essa ideia sff :)

 

Questoes:

- é possivel colocar substrato e areao ja para um dia que queira por plantas ja estar preparado? Sim é.

- se sim, que cuidados sao necessarios? Fazer uma moldura toda à volta do aquário com areão e depois cobrir bem o substrato fértil com o areão da moldura. Evitar ao máximo remexer o areão.

- o que é o ciclo do azoto? é a preparaçao da agua ate poder colocar os peixes???? Sim é mas deves ler melhor isso (no link em cima).

- fiz nova mediçao do ph da agua e esta nos 7 k peixes me aconcelham? Aconselho pesquisares por peixes que gostes e logo ficas a saber se podem ser colocados ou não. Devemos sempre ter o cuidado de escolhermos o que gostamos vs o que podemos colocar.

- alguem me pode dizer onde encontrar a receita de co2 caseiro , nao encontrei ....!!!

- em relaçao a luz que tenho é uma solar tropic da JBL DE 30 W, é nao é a mais indicada certo? qual entao 36w ? ontem li que podia forrar a calha com papel de aluminio aconselham? O indicado depende da flora que vais colocar, por isso ninguém te pode dizer serve esta ou aquela.... forrar com papel, autocolante etc etc pode ser útil se não houver reflectores na calha de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola hugo..

muito obrigada pelo link , é uma ajuda preciosa...

 

queria colocar-vos uma questao...

por indicaçao do ptuga decidi investigar um novo filtro.

 

descobri o " seahorseshop.com " é de confiança??

 

e o que acham deste filtro? Filtro HAILEA H-12 ! 66€

 

é k o eheim 2213+plus custa 77€ e as caracterist acho k sao as mesmas...

 

e a ideia de colocar 2, 2211 a trabalhar um ao lado do outro? é que este é mais acessivel....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Filtro HAILEA H-12 traz o que? Alguma coisa?

 

 

A minha opinião é que o filtro é um segredos de manter a fauna saudável.

 

Eheim é eheim para mim é o topo, agora

 

Em termos de consumos o eheim ganha e muito, 20w contra 8w.... depois em matérias filtrantes devermos ver qual leva maior capacidade o eheim 2213 leva 3L e o outro? (no site não diz)....

 

o 2213 é plus ou seja, traz torneiras duplas (óptimo para a altura de limpar o filtro), esponjas e o Hailea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Filtro HAILEA H-12 traz o que? Alguma coisa?

 

 

A minha opinião é que o filtro é um segredos de manter a fauna saudável.

 

Eheim é eheim para mim é o topo, agora

 

Em termos de consumos o eheim ganha e muito, 20w contra 8w.... depois em matérias filtrantes devermos ver qual leva maior capacidade o eheim 2213 leva 3L e o outro? (no site não diz)....

 

o 2213 é plus ou seja, traz torneiras duplas (óptimo para a altura de limpar o filtro), esponjas e o Hailea?

 

Pois bem visto.....

;)

 

e o site??? sera de confiança?

Editado por ((( ninja )))
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem visto.....

:)

 

e o site??? sera de confiança?

 

 

O site n tenho nada a dizer...tudo 5 estrelas agora o filtro...n me apanham noutra!

AQui hà dois anos e meio comprei um hailea de 1250l/H

Foi um calvário....até q por fim engoli o orgulho e comprei um eheim 2217 (devia ter tido juizo e comprado logo um eheim, já tinha um 2213 à data com 5 anos (agora com 7) e sem problemas a registar a n ser uma troca de rotor).

Resumindo - era dificil de ferrar, vedava muito mal, em 2 dois anos levou 4 o-rings, tinha de por sp vaselina para ajudar a vedar... O barato saiu-me caro!

 

Estamos a falar de dois mundos distintos :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A loja não conheço, não posso afirmar nada.

 

Outra hipótese caso tenhas tempo para esperar é participares numa encomenda conjunta a alguma empresa que venda esses artigos (exemplo aquaristic.net).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.