Mudança de Aquario para outr casa


Recommended Posts

Olá a todos

 

Sei que este tema já foi de alguma forma abordado, mas não vi nenhuma comentário que tenha directamente a haver com a ideia que tenho para a mudança do aquário.

 

Tenho um aquário de 90l, comunitário, com peixes como Botias, Colisas, Guppies, Camarões, Ancistrus, Pit-Bull entre outros

Encontra-se também plantado com imensas Valisnerias e um Echinodorus que ocupa quase 1/3 do aquário.

 

A minha abordagem seria levar o mais possível da agua, levar os peixes em sacos dentro de um termo ou algo assim para preservar a temperatura,, levar o filtro dentro de água do aquário para preservar o mais possível as bactérias e retirar tudo o que for possível do aquário menos o cascalho e o substrato.

Queria evitar tirar o areão e o substrato, é que em meu entender isto faz voltar o aquário ao inicio, o aquário tem já uns 3 anos e já vi que não seria possível recuperar o fundo como se encontra. Novo substrato, eventual limpeza do areão, etc. A minha preocupação é se é possível levar um aquário com areão e substrato (e plantas??) numa viagem aproximada de 1h (são 40Km) entre as duas casas no aquário e evitar desmanchar o mesmo.

 

Obrigado pelas dicas

 

Carlos Gustavo

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ser possivel é.

 

Faz as contas para veres o peso total e ver quantas pessoas é que são precisas para levantar o dito (e se tens essas pessoas...).

 

Se tiveres uma tábua do tamanho do mesmo ajuda a proteger o fundo do peso e dos toques.

 

Tbm com 90 litros, deve ter 10 Kg de vidro, 10Kg de areão, 15 a 20 Kg de água... portanto no mínimo e com umas contas de merceiro, tens pelo menos 40Kg (no limite 60Kg...) .... duas pessoas devem dar conta do recado...

 

Depois tens de ver onde é que o transportas, se consegues meter e tirar o peso todo com facilidade, etc...

Os peixes e o termos, é a melhor aposta, o resto é planeamento.

 

PauloA :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Em principio serão 4 pessoas, e se colocar a tábua e eventualmente colocarmos uns cintos à volta do aquário (sem pressionar em demasia) sempre ajuda a manter o aquário.

Penso assim que seja fazível a mudança sem mexer no fundo.

Sobre o filtro, se calhar ligar o filtro a um conversor 12->220 será uma boa ideia, com a potencia no mínimo..sempre irá mantendo as bactérias.

 

Obrigado pelas dicas e sugestões

 

Já agora, a mudança é de Lisboa para Mafra...alguém conhece a água de Mafra?

 

Carlos Gustavo

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, quanto ao filtro, na viagem pode perfeitamente ir desligado.

 

Se for ligado e por alguma razão ficar fora de água queima-se. Por outro lado se a água molhar o transformador, pode dar sarilho grande.

 

As bactérias do filtro se morrerem (o que não acredito que acontece num filtro desligado algumas horas), voltam a criar com a água do aqua e com as bacterias que ainda e sempre resistem no substrato.

 

PauloA :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudar um aquário cheio, ou com coisas dentro, mesmo que seja apenas o areão e plantas é uma terrível ideia tentando ser bonzinho, ou então uma estupidez de primeira apanha se quiseres ser realista!

 

Ser possível é.

 

Faz as contas para veres o peso total e ver quantas pessoas é que são precisas para levantar o dito (e se tens essas pessoas...).

 

Se tiveres uma tábua do tamanho do mesmo ajuda a proteger o fundo do peso e dos toques.

 

Tbm com 90 litros, deve ter 10 Kg de vidro, 10Kg de areão, 15 a 20 Kg de água... portanto no mínimo e com umas contas de merceeiro, tens pelo menos 40Kg (no limite 60Kg...) .... duas pessoas devem dar conta do recado...

 

Depois tens de ver onde é que o transportas, se consegues meter e tirar o peso todo com facilidade, etc...

Os peixes e o termos, é a melhor aposta, o resto é planeamento.

 

PauloA :music_singguitar:

 

Desculpa discordar de ti... essas contas são feitas muito por baixo vejamos.....

Aquário

-Vidros: pelo menos uns 10 kg; sim, é bastante provável.

- Areão: ou ele tá a usar algodão ou 10kg de areão e muito por baixo (Tenho um aquário de 70 litros e o areão dele pesa 12.4kg e tenho apenas 6 cm de areão nele) para um menino de 90 litros direi mais perto dos 15kg, e já estou a ser forreta.....

- Água: 15 a 20kg de água? Das duas uma, ou o aquário está com apenas 20litros dentro, ou estás a substimar o peso da água(aposto nesta pessoalmente). Para efeitos de contas 1litro de água=1kg logo só aí são cerca de 90kg(não se esqueçam que o areão ocupa espaço reduzindo a litragem real do tanque)

 

Logo aqui são: 10+15+90=115kg e não esqueçamos que estou a ser muito mas muito forreta nos números, pois há autores que defendem que para efeitos de engenharia civil e engenharia estrutural um aquário pesa normalmente o dobro da sua litragem. Logo seria por essas contas 180kg.

 

Mas nem vamos por aí! Porque quem te respondeu deve-se ter esquecido das pressões atrozes que o processo de manuseamento de um aquário preenchido(nem que seja com areão e 1/5 de água). Um aquário aparenta ser um objecto rígido ao olho nu, no entanto não poderia estar mais longe da verdade pois tem alguma flexibilidade. Na verdade quando os manuseamos vazios, é extremamente leve, e fácil de manusear, no entanto, quando preenchidos as suas propriedades mudam radicalmente. O silicone que antes estava sujeito apenas á pressão atmosférica passa a estar submetido á pressão que os kilos de água exercem sobre as junções do aquário, fazendo com que a o silicone fique sobre tensão. Não é uma tensão observável normalmente. pois os materiais conseguem suportar esta tensão, mas ela está lá mesmo que não a vejas.

Para além do silicone, tens também o Vidro, a parte mais visivel do tanque. Quando vazio o vidro, tem pouca maleabilidade, no entanto é possivel ver que sobre pequenos impactos o vidro treme(não me refiro ao dos aquários pois por ser tão espesso não é facilmente observavél). Ora quando enches um tanque de vidro com liquidos, estes irão exercer pressão sobre as paredes laterais, e inferiores, sendo mantidos no local pelo silicone. Novamente existe uma tensão que mantém as peças do teu aquário no local, e que se mantém estavéis e distribuidas pelas paredes do teu tanque.

 

Ora quando tu pensas em movimentar o teu tanque com líquidos ou sólidos dentro, estás a sujeitar os materiais do teu tanque a forças não igualmente distribuídas ou estáveis pondo em causa a integridade estrutural do teu tanque com uma facilidade tremenda, levando á possibilidade de fracturas no vidro, descolamento do silicone, micro fracturas no silicone levando a que o teu tanque comece a babar o seu conteúdo sem que sejas capaz de descobrir onde, até em casos extremos(embora não raros) ao quebrar do vidro do teu tanque. Imagina só! o tirar o tanque da estante! Depois levá-lo escada abaixo para o transporte.... o Transporte própriamente dito cheio de solavancos! E depois adivinha! Possivelmente subir escadas ou simplesmente transportar o teu menino para o seu destino final. Como deves imaginar, MUITA coisa pode correr mal!!!!!

 

Como deves imaginar após esta longa explicação podes perceber porque razão os autores(a vasta maioria) e as empresas de produtos para aquários estão certos em referir nos seus textos relativamente á manutenção de tanques, que NUNCA SE MOVE UM AQUÁRIO com todo ou parte do conteúdo dentro.

 

Para além dos perigos da física (algo tão menosprezado na nossa vida quotidiana), estás a pôr os teus habitantes, nomeadamente peixes sobre um evento stressante de primeira ordem, que provavélmente não é o mais aconselhado.

 

Mas nada temas, nem tudo é mau! Há maneiras de dar a volta á situação. Apenas precisas de pensar....

 

Como eu faria (e repito, isto é apenas pessoal, cada um faz o que quer com a sua propriedade, e ou desperdiça o seu dinheiro de acordo com a sua real gana)

 

1º- Arranjar garrafões de 5 litros de água! MUITOS!!!! suficientes para toda a água do teu Tanque (se possivel recruta a ajuda de vizinhos, familiares e amigos)

 

2ºA - Se conheces alguém com aquários de água tropical é simples! Apanhas todos os peixes, caracóis, camarões ou o que precise de respirar, e mandas para o aquário de conhecidos que sejam gentis em te ajudar.

2ºB- é capaz de ser mais complicado sem o Passo 2A, mas mesmo assim é possível. O que tens que fazer é simples, sifonas um ou dois garrafões de água do teu tanque, apanhas os teus habitantes, e metes los dentro de garrafões de água com água do aquário. Para isto vais precisar de manter oxigenação e aquecimento nos recipientes, usa as peças do teu tanque para isso, compra uma bomba de ar e uma pedra difusora pequena se necessário.

2ºC- Se tiveres um tanque de creche/maternidade faz o passo 2A mas para o teu tanque de criação, e muda um tanque de casa de cada vez. É simples, é tal como se tivesses a jogar Carapot, ou Solitaire!

 

3º- Tira toda a água do teu aquário que possas. Prepara também um balde que não seja usado com produtos de limpeza ou outros tóxicos.

 

4º- Aqui começa a doer, mas é o mais sensato. RETIRA todas as plantas e mete-las no balde (se a viagem é de 1hora elas não irão sofrer)

 

5º- Seria tirar o areão aproveitando a água nele para o manter húmido durante o transporte. Mas visto referires não o querer fazer podes saltar este passo.

 

6º- Fecha as válvulas in e out do teu filtro. Sim as bactérias aeróbias presentes no filtro irão entrar em necrose em cerca de 30 minutos ou menos, mas manterás as colónias de anaeróbias que são igualmente importantes. Não te preocupes com as colónias perdidas, as bactérias presentes na água que retiraste da coluna de água ir-se-ão fixar no filtro numa questão de horas.

 

8º- Desmonta o resto da infraestrutura necessária, e empacota tudo para transporte.

 

9º- Agora podes mover o Tanque em segurança, mete-lo no carro juntamente com o balde das plantas e os garrafões de água com a água do aquário.

 

10º- Chegaste ao destino? BOA=) agora refaz todos os passos anteriores em ordem inversa! Liberta os peixes com cuidado. De preferência mete o termostato a trabalhar submerso o quanto antes (NUNCA ESQUECER: Ligar Termostato fora de água e mergulhar depois = Necessidade de comprar termostato novo e potencial electrocussão, por isso faz as coisas como deve de ser) A temperatura da água irá ter baixado um pouco, ou substancialmente(conforme a temperatura na rua) por isso toma cuidados na manutençao da temperatura dos garrafões da tua fauna durante o seu transporte.

 

11º- Tudo montado, BARIL! Muito provavelmente a água estará turva, mas é normal isso acontecer, por isso prepara-te para fazer uma TPA de 50% uns dias mais tarde, ou então dar tempo á sujidade para assentar, se tiveres uma boa filtragem, basta esperar que o filtro faça o seu trabalho.

 

Sem dúvida que será trabalhoso! Não t'o vou negar, no entanto é muito mais preferível estares a mover o tanque com não sei quantos "jagunços" (sejamos pragmáticos, mais pessoas a fazer força não é a resposta a maioria das vezes, quanto mais gente mais confusão, por isso "Keep it simple") a mover o aquário de uma forma algo temerária, e arriscares a partir o teu tanque com os seus habitantes no seu interior.... Se se parte....lá vai barão! plantas, peixes e o que mais houver já era! E depois não vale a pena chorar sobre leite derramado.

 

PS: Não levem a mal a muralha de texto, mas não era possível resumir a coisa em menos texto.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contas... o aqua não se pode mover completamente cheio... as contas que fiz foi para o aqua quase vazio... ou seja água só para "molhar" o areão.

 

Quanto ao resto tens razão, embora partas de um pressuposto errado (parece que não leste o íncio do post) que há loucos para mudar aquas cheios, mesmo só com 3 ou 4 cm de água acima do areão, dá asneira grossa...

 

Por outro lado, não quer dizer que recomende, só que é possivel.

 

PauloA :music_singguitar:

PS: mais ainda: o filtro é interno...

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, a mudança é de Lisboa para Mafra...alguém conhece a água de Mafra?

 

So sei que molha. :crazyeyes:

 

Não leves a mal, foi so para desanuviar o stress da mudança.... :character0050:

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiencia foi esta: Mudar de casa - aquario ás costas, 540 lts

 

Concordo de certa maneira com o gervas, o aquario deve estar completamente vazio para o transporte.

 

Se tiveres um aqua mais pequeno (se não tiveres pede emprestado, ou compra em 2ª mão daqueles cheios de riscos) para montar previamente (1 dia antes) e provisoriamente na casa nova, para albergar toda a tua fauna e flora (sem substracto).

 

O teu aqua é de 90 litros, arranja um jerrican de 30 litros e transportas essa agua para o provisorio, se bem que o mais importante é o filtro que propriamente a agua.

 

Começa a juntar garrafoes de agua para transportar os peixes.

 

Pensa que, se tiveres os filtros, os peixes e as plantas mesmo sem substrato no aqua provisorio, ficas com todo o tempo para tratar da montagem do aqua difinitivo. Podes demorar 1 dia 2, 3 uma semana.

 

Esse tempo disponivel é bom para estudar a localização dos moveis da casa e difinitivamente a do aquario.

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos

 

Sim, a ideia é essa. A única coisa que desejo evitar, se possível, como alguns por vezes fazem seria o tirar o areão, porque debaixo dele tenho o substrato...e por vezes se tenho que remexer nele fica logo o aquário turvo na zona...e penso também que parte da estabilidade do aquário se encontra no substrato + areão..dai o desejar evitar mexer nele...tudo o resto..para fora, incluindo peixes....

 

Irei assim começar a fazer colecções de garrafões de água....

 

Obrigado mais uma vez...vai ser interessante a mudança...dp contarei aqui as peripécias...

 

Carlos Gustavo

Editado por hobbitayla

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola caro amigo!

 

Vou-te falar por experiência própria.

 

Já por 2 vezes que mudei de casa e em ambas não hesitei em esvaziar totalmente o aquário e retirar o areão.

 

A agua essa levei cerca de 60% em 2 baldes e o filtro foi cheio com a água que já nele estava.

 

Os peixes esses foram num recipiente à parte com água do aquário e na chegada à nova casa coloquei um termostato por forma a manter a temperatura da água enquanto montava novamente o aquário.

 

Apesar do trabalho que deu, foi uma mais valia porque assim sempre deu para dar uma limpeza ao areão e aos vidros. Bem como a decoração que sofreu pequenas alterações para melhor.

 

Isto são só opiniões agora tu aproveita o melhor de cada uma para fazeres a tua mudança da melhor maneira!

 

E com tudo isto acho que este foi o meu 2 post!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Correa

Paulo Correa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.