ALGAS TIPO FIO DE CABELO/BARBA


Recommended Posts

caros amigos,

 

Estou na fase final de ciclagem do meu aqua (vai fazer 1 mês esta semana).

Surgiram-me de há uma semana para cá umas algas tipo fios de barba (embora bem mais maleáveis), e que agora já estão tipo fios de cabelo fininhos com ramificações mais pequenas em cada um deles.

Apareceram nos troncos, e nas folhas de algumas plantas.

Não me parece que seja nenhuma praga mas já estão em quantidade apreciável.

Optei por meter lá 2 ou 3 SAE (comedores de algas siâmeses). Apesar da sua enorme reputação, não me parece que os eles estejam digamos a prestar muita atenção a este tipo de algas.

 

Que outras alternativas podem sugerir-me?

 

Obrigado de novo pela vossa atenção....

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

Os SAE's só comem as algas das plantas se tiverem fome (pelo menos os meus são assim).

Por isso dá-lhes uma barrigada de fome e vais ver que eles limpam isso tudo num instante.

Tal como tb foi dito, os camarões tb são uma magnifica brigada de limpeza... melhor que qq peixe !

Convém é que não tenhas peixes que gostem de marisco ....se não lá se vão os camarões...

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Vai ver aqui, estão todo tipo de algas e como as eliminar ou a dizer qual o problema do aquário por elas terem aparecido.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t98029.html

 

 

Cumps

José

 

Oi AlgarveBoy

 

pelo artigo que me enviaste identifiquei prontamente pela foto que as minhas algas saõ as do tipo filamentosa.

De facto ão tenho enchido a barriga aos meus SAE não senhor. Os malandros lá andam de volta de plantas e troncos na sua missaõ de limpeza, mas nestas algas especificamente não lhe tocam.... Parece-me de que.

 

Amigo JBrazio, vou seguir a tua sugestão. O nome pelo qual devo solicitar o camarãozito na loja é mesmo caridina Japonica?

Já agora para um aqua de 200L bem plantado quantos aconselhas? Relembro que ainda vou começar a popular aquilo muito em breve (mas bem devagar claro está). ::D:

 

:).

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma nota de rodapé, atenção que nas lojas por vezes vendem SAE que não são verdadeiros.. os CAE são bastante parecidos e nem sequer tocam nas algas.

Os verdadeiros SAE possuem todas as barbatanas transparentes sem coloração nenhuma e a risca preta tem um padrão em zig-zag sem ser uniforme.

 

Quanto aos Caridinas, são tambem conhecidos como Amano Shrip.

No meu de 80L tenho 7 de 3cm.. mas isto é a olho. :)

 

ok... thanks....

obrigadíssimo pela dica

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma nota de rodapé, atenção que nas lojas por vezes vendem SAE que não são verdadeiros.. os CAE são bastante parecidos e nem sequer tocam nas algas.

Os verdadeiros SAE possuem todas as barbatanas transparentes sem coloração nenhuma e a risca preta tem um padrão em zig-zag sem ser uniforme.

 

Tens possibilidade de pôr aqui uma foto de um dos teus SAE ?

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma nota de rodapé, atenção que nas lojas por vezes vendem SAE que não são verdadeiros.. os CAE são bastante parecidos e nem sequer tocam nas algas.

Os verdadeiros SAE possuem todas as barbatanas transparentes sem coloração nenhuma e a risca preta tem um padrão em zig-zag sem ser uniforme.

 

 

Sim é verdade. E a boca dos CAE é tipo ventosa segundo me parece. A dos SAE é para a frente... tipo serra trituradora (eheheh)

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ...

Então vamos lá clarificar isto com bonecos.... :?:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':thumbdown2:' />

Este é um SAE ou um CAE ?

30lm4gx.jpg

Abraços,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um Crossocheilus siamensis. Acertei? :thumbdown2:

 

Eu creio que sim ... ou seja, utilizando outra designação.... um SAE !

 

Alguém tem uma foto de um CAE para se ver as diferenças ?

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Procurei um bocadito e este é um CAE (Chinese Algae Eater):

 

23uput1.jpg

 

Nome científico da espécie: Gyrinocheilus Aymonieri

 

Só para dizer que aquilo que eu disse relativamente aos SAE's é (no meu caso) rigorasamente verdade; havendo comida não limpam nada !

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Na realidade após consulta mais cuidada do link do algarveboy vi que sem duvida a laga que tenho a alastrar no meu aqua é do tipo

 

Staghorn algae.... Exactamente a culpada.

 

Os meus SAE não lhe pegam..... que me recomendam que faça? Alguém pode ajudar por favor???

 

Obrigado....

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nessa alga os SAE só em ultimo recurso tocam...

Quem adora a esmagadora maioria das algas são as Ameca splendens.

 

Não há alga que esses animais adoráveis não devorem com enorme eficácia, porém, colocares fauna para resolveres um problema de flora, é o mesmo que chamar praga a qualquer tipo de caracol...

 

Não resolver o problema que origina as algas, é semelhante a criar as condições para que os camarões caracóis se reproduzam como se não houvesse amanhã.

Consulta novamente o site indicado anteriormente e verás o que tens de fazer para que essas algas deixem de ser um problema.

 

Planta com abundância, experimenta com plantas flutuantes e não enchas o tanque com peixes sem o estabilizar primeiro, depois é ainda mais difícil.

 

As algas não costumam ter grandes hipóteses contra um monte de plantas a consumir nutrientes em excesso...

 

Não invalida que queiras manter umas Amecas, mas se não quiseres algas tens de rever alguns parâmetros de fertilização do teu Aqua...

 

 

Abraço

 

P.S. editada a espécie prolífica...

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Na realidade após consulta mais cuidada do link do algarveboy vi que sem duvida a laga que tenho a alastrar no meu aqua é do tipo

 

Staghorn algae.... Exactamente a culpada.

 

Os meus SAE não lhe pegam..... que me recomendam que faça? Alguém pode ajudar por favor???

 

Obrigado....

 

Olá.

Essa Alga... é falta de co2.

É fácil de irradicar... aumenta o co2... dosear Excel tambem ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Essa Alga... é falta de co2.

É fácil de irradicar... aumenta o co2... dosear Excel tambem ajuda.

 

Excel? da familia do Word? ou Exit da familia do Esha2000?

Não sei o que é Excel mas tenho um garrafão com plantas cheias dessas teias de aranha!

 

Assim não sei se meto umas gotas de Exit ou se mando o PC lá para dentro! :doofywave:

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excel? da familia do Word? ou Exit da familia do Esha2000?

Não sei o que é Excel mas tenho um garrafão com plantas cheias dessas teias de aranha!

 

Assim não sei se meto umas gotas de Exit ou se mando o PC lá para dentro! :doofywave:

 

Luisa Fonseca

 

Olá Luisa.

 

O excel... é um produto da marca Seachem... e que serve para ajudar as plantas a crescer... e simultaneamente, combater as algas.

Dosear Excel, significa... forneçer carbono liquido às plantas(um dos compostos do excel e que serve para estimular o crescimento) e porque o Excel tem produtos algiçidas... combate tambem as algas.

 

As Algas aparecem por N de situações, neste caso, destas algas.... é quase sempre por falta de forneçimento de co2.

É uma alga... que muito fácilmente ataca as plantas de crescimento lento.

As anubias... costumam ser as primeiras vitimas.

 

Num aquário equilibrado... com luz, co2 e nutrientes (fertilizações) é uma das algas mais fáceis de irradicar.

 

Uma da manha... espero não ter dito nada de errado... :priere:

 

Cumprimentos. :?

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, como a aspirina, tira a dor de cabeça mas não cura nada!

 

As plantas que tenho no garrafão destinavam-se ao meu 1º plantado, estavam provisóriamente num aquário a fazer de "vaso", na janela, sem CO2, Luz artificial, apenas com substracto, era só para não morrerem, depois quando quis montar o plantado deparei-me com essa desgraça, era fios por todo o lado, assim, meti-as num garrafão e aproveitei só uma ou duas que não tinham nada... aquelas tive pena de deitar fora...

 

Agora já estão todas a definhar, se soubesse tinha-as colocado todas no plantado, tem luz e CO2... mas tive medo ao ver tantos fios, nem sabia que eram algas, pensei que era por causa dos "piolhos" que por lá andavam nas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], que pena, fiquei sem plantas e sem plantado!

 

Mas lá está, temos de ver o lado positivo... já aprendi mais uma série de coisas, para já fiquei a saber que os fios de cabelo/barba não têm piolhos mas sim algas... ou isso! ;)

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

obrigado pelos vossos comentários.

Na realidade ainda não adquiri o Kit de CO2. Não sei bem por qual me decidir. Agradecia ajuda também nesse ponto. Qual o melhor que posso adquirir até cerca de 200 aérios???

Quanto aos parâmetros do aqua tenho-os postados num post de há 1 ou 2 dias onde partilho a evolução do sistema com o pessoal com eventual fim de ciclo.

EM resumo tenho o pH a 7.4 (que pretendo descer com CO2), a amónia 0.2ppm, o NO2 a 0.0 ppm, e o NO3 a 15-20ppm.

Não me parece assim desiquilibrado de todo.

Confesso que a questão da fertilização das plantas é aquela em que estou mais à nora. Já percebi que não é assunto simples. COmo tenho no dito post usei fertilizante, com areao da aqua soil por cima que tb ajuda a fertilizar. Por isso, e para já fertilizo 1 vez por semana com metade da dose recomendada de SERA FLORENA. Não sei se será muito ou pouco ou totalmente desaconselhável. È possível darem-me umas luzes breves sobre fertilização? eventualmente com recomendação dos respectivos produtos e regime de adição? Agradeço.

Estou a fazer 9 horas de Luz por dia com duas T5 de 55 W (Será Pouco para um aqua de 200L plantado????)

Por fim relembro as plantas que lá tenho:

Anubias (sim as mais atacadas pelas algas como alguém disse), bacopa, hygrophila, cabombas, ludwigias, echinodorus, mais um ou dois tipos de anubias e mais uma ou outra que não me lembro o nome. AMs está bem plantado.

Nesse sentido que plantas de crescimento rápido competidoras com as algas me podem recomendar?

 

Já agora um apagão por 2 ou 3 dias poderá resultar? (Tal como também me foi aconselhado)?

 

Agradeço a ajuda

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Algumas considerações aqui ao tópico...

 

Primeiro: sobre os peixes, podem ficar com este links, que na minha opinião, é dos melhores que explica as diferenças entre os peixes aqui descritos:

 

http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/

 

Segundo: Se é um problema sobre algas, porque não discutir isso no Sub-Fórum próprio para o efeito... ? bang

 

Terceiro: Desculpem lá martelar sempre com a mesma conversa... mas as algas não se resolvem com black-out's, introdução de animais, mezinhas, etc...

Tudo isso é evitar o problema. Se não o resolverem de uma vez por todas, ele volta a aparecer. E isso faz-se controlando os nutrientes. Seja diminuindo os que estão em demasia (raras são as vezes em que isso é que causa algas), ou fornecendo os que estão em falta (isto sim é que cria algas).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Volto a agradecer as sugestões/comentários de todos.

De facto a minha intenção nunca foi eliminar o problema das algas com fauna, contráriamente ao que possa ter dado a entender. Esta vertente seria apenas no sentido de controlar as ditas para que com um pouco mais de calma, tempo e estabilidade pudesse detectar o problema, que sem sombra de dúvida se verifica ao nível da própria flora. Nomeadamente, e em principio, a ver com a fertilização.

Daí ter solicitado especialmente ajuda nesta matéria uma vez que é aquela, neste hobby, em que estou sinceramente mais à nora.

Confesso que estou completamente perdido sobre, não exactamente o que são micro e macro nutrientes, mas sim quais adicionar, quais os sintomas das plantas que nos dizem que estará em falta este ou aquele nutriente, em que proporções relativas os adicionar, com que frequência o fazer, e que produtos aconselhados para esta tarefa.

Tb sei que cada caso é um caso e como tal não será fácil apresentar aqui uma "receita" que seja revestida de sucesso para todos. Mas não haverá uma regra standard que sirva pelo menos de ponto de partida? Que depois possa ir sendo ajustada?

Eu referi numa das minhas respostas deste topico as plantas que lá tenho mas que posso voltar a relembrar:

várias pés de: anubias (nana e outras), cabombas, bacopas, hygrophylas, echinodoros, lwdvigias, rotalas, musgo de java, entre outras cuja espécie não retive. MAs digamos que está bem plantado. Não tenho CO2. Como já referi também, pretendo adquiri um KIT (como alguém disse à séria) para o qual solicitei ajuda também uma vez que não estou bem certo de qual escolher, em termos de razão preço qualidade....

Tenho estado a adicionar SERA florena conforme as instruções , mas não me parece o adequado.

Daí ter solicitado ajuda neste aspecto. Entendo que não deva ser fácil faze-lo nem tão pouco possível assim de repente. Por isso, e para não maçar muito mais o pessoal, solicito então que se for possivel me forneçam uns links com informação sobre o assunto que eu possa consultar para poder ficar mais dentro do mesmo e fazer as coisas direitinho pois é isso que pretendo e é isso que a fauna e a flora merecem.

Peço ainda desculpa por ter aberto, inadvertidamente, este tópico nesta secção.

Entendi o assunto mais como técnicas e manutenção do que própriamente uma dúvida dedicada a plantas efectivamente ou a pragas de algas. Não foi intenção canibalizar a organização do forum.

 

Obrigado a todos pela vossa preciosa atenção.

Tenho aprendido muito com todos vocês e de certo que irei continuar a faze-lo.

Este forum é fantástico e um dia destes temos de combinar um encontro/jantar com o pessoal.

 

cheers

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.