Estudo/preparação para 1º aquário


GDurao

Recommended Posts

Bom dia.

 

Antes de mais parabéns a todos pelo fórum. Muita informação, muito detalhada.

 

Sou membro há poucos dias, apesar de já andar aqui a pesquisar há algum tempo.

 

Estou em estudo para montar um aquário à maneira. Como gosto pouco ou nada de fazer testes com animais, prefiro estudar tudo antes, em vez de me meter a inventar com os pobres animais.

 

Assim sendo, venho pedir-vos opiniões/ajuda.

 

A ideia de layout que tenho é esta :

Foto do layout

 

Já pesquisei aqui no fórum e há alguns layouts do género, se bem que em escalas diferentes.

 

Eu gosto muito de coisas simples e de linhas limpas. Uma planície com um rochedo a meio, para mim, é o ideal.

Em termos de fauna, seria para ter 2 cardumes de raças diferentes (claro) e mais 3/4 individuais de tamanho um pouco maior, para criar contraponto com os cardumes de peixes pequenitos. Mais um ou dois red cherry. (ou equivalentes)

 

Estou a pensar num aquário de em 80 a 100 cm (eu sei que é diferente, por isso é que ainda estou em estudo.).

 

Sendo assim, tenho algumas dúvidas: (e acreditem que pesquisei pelo fórum, e vou continuar a pesquisar, mas cada caso é um caso.)

 

1 - O que preciso, e não preciso de comprar? (filtros, co2, o2, substrato, etc. Tudo o que devo comprar, e o que não é necessário)

 

2 - Que raças se adaptarão melhor a este ambiente, "sem esconderijos"?

 

3 - Alguma informação que não dei, e que seja necessária para as respostas?

 

4 - Alguém da zona de Sintra, que eu possa chatear? cheers

 

 

Conforme mais questões forem aparecendo, logo vou perguntando.

 

Desde já, obrigado.

 

G Durão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cheers

 

Filtro, para um aquário de 180 litros uso um eheim 2236 ecco.

 

Para qualquer um desses aquários que ai referiste , este filtro dá conta do recado.co2 depende se queres ou não ter plantas, e depende das plantas !

 

 

Substrato, só tenho a dizer uma coisa, nem muito grosso , nem pontiagudo ou podes vir a arrepender-te pois pode acontecer ferires animais de fundo , como as ocrydoras.

 

E substrato fértil depende das plantas que queres também.

 

Mas mesmo que vás para layouts com plantas fáceis, não perdes nada em colocar uma camada de terra de vaso (sim daquela normal) no fundo e cobrires com uma boa camada de outro areão não fertil (inerte) por cima.

 

Assim sempre tens algo nutritivo para as plantas, sem ser só os dejectos dos peixes.

 

mais dúvidas, pergunta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta.

 

Sim, será para ter "plantas". Apenas uma espécie, para já "eleocharis parvula", para fazer o efeito de planície ervada.

 

Co2, ok...

 

e O2? Já vi aquários com e sem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O2 em principio não irás ter razão de queixa.

 

Depende muito da quantidade de CO2 que injectares (e da temperatura), será necessário maior controlo na altura de efectuar tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando escreves bomba de o2, estás a referir à bomba de ar certo? (não injecta o2, agita a superfície da água facilitando assim as trocas gasosas, saí co2 e entra o2).

 

Sim de recurso é sempre bom.

 

biobox, penso que estejas a referir a um compartimento que alguns aquários trazem lá dentro que é o filtro deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo.

 

Por bomba de 02 digo, bomba que puxa o ar ambiente e "sopra" para dentro do aquário.

 

Portanto, neste momento :

Aquário

Filtro

CO2, caseiro ou outro.

Terra de vaso + areão inerte.

 

Em termos de testes, alimento, fertilizante, luz, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho aqui uma pequena bomba de o2, de um aquário que era da minha irmã. Poderá sempre servir de backup caso necessário, não?

 

E a BioBox, para que serve? Vale a pena?

 

Olha a bomba de o2, já que a tens, á noite ligas a bomba (quando esiveres a fazer njecção de co2), assim mesmo que estejas a injectar muuito co2 também estás a arear a agua e salvaguardas o bem estar dos vivos.

 

 

Depois de começares a injectar co2 atenção ás flutuações de ph.

 

É preferível estar sempre a injectar co2 (24hx24h) e durante a noite ter a bomba de ar, do que tirar o co2 á noite, isso pode matar os peixes por mudança dos parâmetros.

 

Por experiência própria, estou sempre a injectar e nem tenho bomba nenhuma de ar, mas também tenho uma fraca dissolução de co2 , o que explica a minha despreocupação :P

 

Olha atenção á iluminação, vê se vais ter iluminação suficiente, ou podes desesperar em relação a criar o tapete que desejas .

 

Cumprimentos

 

Ah e quanto a responder rápido, tiveste sorte acordei ah bocado e vim aqui dar um passeio ehehe cheers

 

editado: erros ortográficos

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu trocava o areão de vaso por substrato fértil próprio para aquários, mas isso sou eu.

 

 

Testes, convêm teres, amónia, nitritos, nitratos, pH pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se preocupem que eu venho aqui perguntar antes de comprar seja o que for.

Seja iliminação, substrato, whatever.

 

neste momento estou mesmo em estudo. Ver o que preciso, o que é dispensável, para fazer uma estimativa de custos, disponibilidades, etc.

 

Depois quando começar mesmo a adquirir, confirmo sempre convosco.

 

 

Espero não estar a adiantar-me, mas : Pode introduzir-se as plantar antes da 1ª ciclagem? Ou faz-se a ciclagem, depois as plantas e depois os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas podes colocar logo, até pq se torna mais fácil plantar sem água ou com muito pouca água (a cobrir o areão).

 

Ao plantares logo desde o inicio ajudas o ciclo pois plantas consomem elementos nocivos como amónia etc etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo a troca da terra por substrato próprio.

 

Mas a verdade é que eu tenho tido bons resultados com ele, mas claro uma opinião vale o que vale.

 

E havendo dinheiro, mais vale comprar substrato próprio, mas não havendo é bom alertar que se pode fazer algo bonito com menos recursos cheers

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tugz concordo, podem se fazer coisas bonitas e bem feitas com outros materiais, mas havendo possibilidades acho preferir utilizar o que será próprio para o aquário, só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

em relaçao ao layout que pretendes. acho mto bom.. nao ha muito por onde inventar ,tens é que encontrar a ''pedra perfeita'' :medieval_mace:

tenhu bastantes fotos de aqua nesse genero ....posso enviar.te algumas se quiseres.

goggle it !! escreve o nome da PARVULA. e vais ver mtos ''tapetes''-..tambem estou a planear umas partes em 'parvula.

 

boa sorte, actualiza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...a "pedra". Pois. Como vim há pouco tempo da ÓroDisner, dou comigo a imaginar uma pedra a imitar a "Ilha da Caveira" do Capitão Gancho...ehehehe

Muita pesquisa...muita calma.

 

Isto vai ser (vai ter que ser) a minha cura anti-stress.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que é.

 

Se tiveres um aquário que realmente te encha o olho, e se fizeres com amor e gosto, até as podas te sabem bem, como a mim.

 

Hugo, exacto havendo dinheiro opta-se pelo melhor :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo em pesquisa, voltarei às questões assim que houver novidades acerca de possíveis aquisições.

 

Obrigado a todos.

 

 

P.s. - Já agora, não há aqui ninguém de Sintra ou arredores?

Editado por GDurao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.