Duvidas


Betto211

Recommended Posts

Boas a malta!

 

Tenho um aqua de 50L e estou a plantalo para acolher um betta, mas antes disso tenho algumas duvidas:

 

Tenho preferencia por Crawntail/Half Moon/Imbellis e Plakat respectivamente.. Estas especies tem algum requesito especial em comparação com os splendens no que diz respeito ao PH, dureza da agua, etc?? Onde as posso encontrar a venda??

Tenho alimento vivo com fartura, em concreto Tenebio Molitor (bicho da farinha) bastante rico em gordura e Blaptica Dubia (barata argentina) rico em proteina. Posso utilisalos como alimento base para bettas??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a malta!

 

Tenho um aqua de 50L e estou a plantalo para acolher um betta, mas antes disso tenho algumas duvidas:

 

Tenho preferencia por Crawntail/Half Moon/Imbellis e Plakat respectivamente.. Estas especies tem algum requesito especial em comparação com os splendens no que diz respeito ao PH, dureza da agua, etc?? Onde as posso encontrar a venda??

Tenho alimento vivo com fartura, em concreto Tenebio Molitor (bicho da farinha) bastante rico em gordura e Blaptica Dubia (barata argentina) rico em proteina. Posso utilisalos como alimento base para bettas??

 

Cumprimentos

 

 

Olá, bem vindo ao forúm !

Em relações às tuas dúvidas vou tentar te ajudar.

Estás a fazer algumas confusões.

Crowntail, halfmoon,plakat são tipos de cauda do betta splendens.

Imbellis é outra especie de betta. É uma especie especifica de betta.Pertence ao mesmo grupo do splendens mas é outra especie. E na minha opinião não deves cruzar estas 2 especies. Como normalmente não aparece femeas do imbelis....entendes ? :D

Em relação aos parametros da agua não te precisas de te preocupar muito.

Em relação à comida viva a que tu indicaste a única que eu tenho é os tenebrio molitor e não tido muito sucesso ao alimentar bettas com eles. Reservo-os para especies maiores :)

Agora um pormenor importante nos bettas, qualquer que seja o alimento nunca o tornes como alimento-base. Quanto mais variares alimentação menos chatices terás.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António e muito obrigado pelo esclarecimento.

Estes tipos de caudas não existem na natureza, certo? Não se tratam de subespecies!? Onde quero chegar é, qualquer "hibrido" de tipos de splendens é fertil?

Todas as especies de bettas são hiper territoriais como os splendens ou estes são os mais mauzinhos?

Em relação ao alimento, tencionava dar as larvas de tenebrio (bem pequenas, quase do tamanho do verme de bufalo) e as baratas tambem bastante pequenas (as baratas são mais tenrinhas que o tenebrio), como alimento principal e suplementar com comida de frasco. Que mais alimento lhes posso dar (sem ter que criar outras colonias de outra bicharada)?

 

Cumprimentos

José Bandeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António e muito obrigado pelo esclarecimento.

Estes tipos de caudas não existem na natureza, certo? Não se tratam de subespecies!? Onde quero chegar é, qualquer "hibrido" de tipos de splendens é fertil?

Todas as especies de bettas são hiper territoriais como os splendens ou estes são os mais mauzinhos?

Em relação ao alimento, tencionava dar as larvas de tenebrio (bem pequenas, quase do tamanho do verme de bufalo) e as baratas tambem bastante pequenas (as baratas são mais tenrinhas que o tenebrio), como alimento principal e suplementar com comida de frasco. Que mais alimento lhes posso dar (sem ter que criar outras colonias de outra bicharada)?

 

Cumprimentos

José Bandeira

 

artémia, larvas de mosquito, comidas caseiras onde incluas ervilhas, cenouras e coração de boi (cuidado com este não exagerar), procura pela net os bettas comem imensas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O splendens selvagem é bastante bonito mas não tem estes tipos de cauda que estamos a falar.

Um betta splendens com caudas crowntail continua a ser um betta splendens.

Só há hibridos qdo acontece cruzamentos de especies Por exemplo splendens com imbelis.

Qto à infertilidade dos imbelis com o splendens não acontece, pelo menos na maioria dos casos.Mas eu não defendo que haja cruzamentos. O problema é que normalmente só aparece machos imbelis e aí a tentação é forte...

Agora é assim, qdo o homem mexe na natureza às vezes não é da melhor forma....

O splendens que encontramos hoje em dia pouco ou nada tem haver com selvagem.

Eu pessoalmente, estou convencido que algumas cores por ex. os metálicos foram oriundos de especies de bettas selvagens que tem estes padrões e que foram cruzados com os splendens. Uma destas cores por ex. são os verdes metálicos.

O que se passa com o betta splendens é o que se passa com as aves (ex.canários) tenta-se obter uma determinada cor/cauda/tamanho/etc.

Em relação a serem territoriais depende de muitos factores e um deles é a forma como foram criados e a propria montagem do aquario. Temos aqui um colega (se leres isto, um abraço :) ) do fórum que mantém casais junto com as crias por exemplo. Enquanto que em outros casos, dado que o principal objectivo é a perfeição das caudas, a agressividade é superior porque foram criados de outra forma.Entendes ?

Em relação à alimentação concordo com Diabrete principalmente com acombinação muita variedade-pouca quantidade.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a malta!

 

O meu aqua (nano) ainda não tem nenhum betta, mas já me ofereceram 3 peixes, um coridora leopardo e duas cobrinhas khuli.

Acham que seria possivel criar Bettas com estes indevidos no aqua (tirando os bettas progenitores para outro local) ou sao gajos para morfar os alevinos??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais