Sulfato de Cálcio


Recommended Posts

Boas ...

Com o objectivo de fazer subir o GH da minha água, procuro sulfato de cálcio.

Já perguntei em várias farmácias e nenhuma tem.

Indicaram-me um fornecedor que antes estava em LX e agora está em Benavente (Vaz Pereira) e também não tem.

Alguém me sabe indicar um fornecedor que tenha este produto ? :roflroll2:

Grato pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sulfato de Magnesio MgSO4·7H2O ou bicarbonato de sodio NaHCO3! O primeiro há na farmacia e o segundo num hipermecado normal, os dois sobem, eu uso para subir o pH, o gH e o kH, do aquario de tanganyika. Sulfato de Calcio, nunca tinha ouvido falar.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para aumentar o GH podes usar gesso, também é sulfato de cálcio só que não tão puro como na farmácia,

mas com a vantagem de se comprar em qualquer drogaria e é barato .

 

 

Atenção que o bicarbonato de sódio aumenta o GH KH não o KH GH.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sulfato de Magnesio MgSO4·7H2O ou bicarbonato de sodio NaHCO3! O primeiro há na farmacia e o segundo num hipermecado normal, os dois sobem, eu uso para subir o pH, o gH e o kH, do aquario de tanganyika. Sulfato de Calcio, nunca tinha ouvido falar.

 

Olá Duarte ...

Segundo o que me foi dito neste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry777569

juntar bicarbonato de sódio (NaHCO3) sobe o KH.

O que pretendo é subir o GH minimizando ou se possível anulando as alterações de KH e foi-me dito que sulfato de cálcio é a solução (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=104742&pid=778463&mode=threaded&start=0#entry778463).

 

O sulfato de magnésio sobe o PH e o GH (penso que o sulfato de cálcio tb deva subir o PH pois é uma base). Será que é tb solução para o meu caso ?

Normalmente vejo-o indicado para aquários de ciclídeos ....daí a minha dúvida.

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para aumentar o GH podes usar gesso, também é sulfato de cálcio só que não tão puro como na farmácia,

mas com a vantagem de se comprar em qualquer drogaria e é barato .

 

 

Atenção que o bicarbonato de sódio aumenta o GH não o KH.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Olá Paulo ...

Acho que a tua chamada de atenção está ao contrário :roflroll2:

E já me tinhas dito isso do gesso .... acho que vou mesmo que ter por aí !

Mais uma vez obrigado !

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, já está corrigido!

:roflroll2: É o que dá.... escrever mais depressa do que pensar.... :rolleyes:

 

 

LOL! Bem me parecia que já tinha "vendido" o gesso a alguem! :arrow:

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sulfato de magnésio sobe o PH e o GH (penso que o sulfato de cálcio tb deva subir o PH pois é uma base). Será que é tb solução para o meu caso ?

Normalmente vejo-o indicado para aquários de ciclídeos ....daí a minha dúvida.

Abraço e obrigado.

 

 

Boa tarde a todos..

Atenção que o sulfato de cálcio é um sal iónico e não uma base ou um ácido. É constituido pelo ião negativo (anião) sulfato e pelo ião positivo (catião) cálcio numa proporção de 1:1, uma vez que são ambos bi-negativos. No entanto, tal como todos os outros sais, também este pode ser considerado em termos do seu carácter ácido/base.

No entanto, o sulfato de cálcio quando em contacto com a água não hidrolisa preferencialmente, e por intermédio do catião ou do anião que o constituem, nem como ácido nem como base. Ou seja, quando em água, a sua dissolução não origina uma solução com características perdominantemente ácidas ou básicas, como acontece por exemplo com o Cloreto de Amónio ou o Acetato de Sódio (exemplos tipicos de sais com caracteristicas acido/base). Nesse sentido o sulfato de cálcio é um sal neutro, tipicamente sem influência directa no valor do pH.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sulfato de magnésio sobe o PH e o GH (penso que o sulfato de cálcio tb deva subir o PH pois é uma base). Será que é tb solução para o meu caso ?

Normalmente vejo-o indicado para aquários de ciclídeos ....daí a minha dúvida.

Abraço e obrigado.

 

 

Boa tarde a todos..

Atenção que o sulfato de cálcio é um sal iónico e não uma base ou um ácido. É constituído pelo ião negativo (anião) sulfato e pelo ião positivo (catião) cálcio numa proporção de 1:1, uma vez que são ambos bi-negativos. No entanto, tal como todos os outros sais, também este pode ser considerado em termos do seu carácter ácido/base.

No entanto, o sulfato de cálcio quando em contacto com a água não hidrolisa preferencialmente, e por intermédio do catião ou do anião que o constituem, nem como ácido nem como base. Ou seja, quando em água, a sua dissolução não origina uma solução com características predominantemente ácidas ou básicas, como acontece por exemplo com o Cloreto de Amónio ou o Acetato de Sódio (exemplos típicos de sais com características acido/base). Nesse sentido o sulfato de cálcio é um sal neutro, tipicamente sem influência directa no valor do pH.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

 

Olá ibanezvai !

Claro que ajudaste....

Sendo assim e se entendi correctamente a dita cuja, adicionar sulfato de cálcio faz exactamente o que eu pretendo, isto é, subir apenas o GH.

E a propósito do sulfato de magnésio ? Esse sobe o PH ao mesmo tempo que sobe o GH ?

Obrigado pela explicação que está excelente.

Abraço,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dureza é um parâmetro químico da água e resulta da acumulação de diversas substâncias pela água até esta chegar às nossas torneiras. A maioria destas acumulações deve-se à passagem da água da chuva por rochas ou ao armazenamento da água em barragens construídas em solos com mineralogias particulares. A dureza é, então, o resultado da presença de iões alcalino-terrosos (2º grupo da tabela periódica), tais como o cálcio, magnésio, ESSENCIALMENTE mas também, ferro e o zinco, entre outros.

Existem dois tipos de dureza da água:

A dureza permanente ou não carbonatada: Diz respeito à presença de sais de cálcio ou magnésio (iões positivos) formados com iões negativos como o nitrato, sulfato, cloreto, entre outros.

A dureza temporária ou carbonatada ou alcalinidade (não é o mesmo que uma solução ter um pH alcalino): Diz respeito à presença de cálcio e magnésio combinados com carbonato ou bicarbonato. È designada frequentemente por KH. Há no entanto quem considere que o KH mede apenas a presença de bicarbonatos de cálcio e magnésio, e como tal distinguem-no da dureza temporária que mede o bicarbonato e o carbonato, mas isso deixamos para outra discussão.

A soma dos dois tipos de dureza (conteúdo total de iões cálcio e magnésio) é chamada de Dureza Geral ou total, GH.

Quando se refere que uma água é macia ou dura estamos a referir-nos ao valor do GH e não do KH

A dureza temporária pode ser removida da água por evaporação/ebulição/destilação desta, com consequente precipitação de de carbonato de cálcio ou magnésio que são insolúveis.

O mesmo já não é possível com a dureza permanente, pois permanece mesmo após a ebulição da água.

Um elevado valor de kH (>5) na água exerce um efeito tampão que permite fazer face a variações de pH que possam surgir no aquário pelas mais variadíssimas razões, nomeadamente em resultado do ciclo do azoto que produz permanentemente ácido nítrico acidificando a água e baixando o pH. Daí que não se deva utilizar água destilada em que o seu KH é virtualmente zero. Mas isso tem o reverso da medalha: Se tivermos um pH elevado e um KH elevado também vai ser difícil baixar o pH para um valor que por uma razão qualquer possamos querer.

 

Ficam aqui umas dicas para os eventuais ajustes:

 

Para subir o GH:

Carbonato de cálcio (CaCO3) – também sobe o KH.

Conchas, corais, calcário, pedaços de mármore – também sobe o KH.

 

Para baixar o GH:

Turfa.

 

Para subir o KH (sem subir o GH):

Bicarbonato de sódio (NaHCO3). Embora eu não esteja completamente de acordo uma vez que não é 100% assim. A introdução de bicarbonato vai mexer nos equilíbrios químicos entretanto estabelecidos e consequentemente na quantidade livre de cálcio e magnésio obrigando assim sempre a alterações do GH que depende obviamente destas quantidades livres e em equilíbrio destes iões. Mas assumo que não é nada de significativo.

 

Para baixar o KH:

Injectar CO2

 

Respondendo à tua questão propriamente dita, o sulfato de cálcio tem cálcio, logo basta isso para que mexa com ambas as durezas, uma vez que estas consagram a presença de diversos sais de magnésio e CÀLCIO na água ligados a diversos iões negativos. Assim influenciará obviamente a dureza total (GH) como pretendes. Sendo um sulfato a maior contribuição virá da dureza permanente.

No entanto é preciso notar que a introdução de cálcio influenciará igualmente nos equilíbrios químicos já estabelecidos para os carbonatos e bicarbonatos de cálcio (dureza temporária), entre outros, obrigando efectivamente a um rearranjo dos mesmos e a uma alteração do KH mais ou menos acentuada. Penso, no entanto, que não será no entanto significativa. Mas mexendo então na dureza KH mexerás obviamente no efeito tampão e consequentemente no pH (embora menos acentuadamente como te referi).

Exactamente o mesmo pode ser dito quanto ao sulfato de magnésio.

Ambos mexem ESSENCIALMENTE no GH, mas também no KH. Por isso cuidado.

Assim de repente não sei como te aconselhar a subir unicamente o GH sem mexer (nem que seja ligeiramente) no pH.

Aliás, a minha opinião é que é impossível mexer numa das durezas sem alterar nada a outra. Basta para isso introduzir na água qualquer um dos iões (positivos ou negativos) contemplados na definição de uma ou de outra dureza. Aquilo que penso que acontece é uma alteração significativa de uma delas, com uma eventual alteração desprezável na outra.

Olha quando fizeres uma TPA guarda um balde de água e faz uns ensaios. Medes os parâmetros antes de depois de sucessivas e graduais adições desses sais. Não te esqueças de agitar bem após cada adição. Depois diz qq coisa.

Espero não ter complicado muito…. 

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo por toda a explicação !

Quanto à parte prática da questão, era justamente algo do género que eu estava a pensar fazer ... ensaiar num aqua mais pequeno ...

A diferença é que nesse aqua + pequeno não tenho injecção de CO2 e isso deverá certamente fazer diferença.

Ainda assim, vou começar no aqua + pequeno para ter uma ideia do que acontece e depois gradualmente no aqua grande vou fazendo o mesmo, experimentando e medindo.

Darei notícias à medida que a experiência for evoluindo.

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ibanezvai: Muito fixe a tua explicação! :thumbup3:

Já agora, que outro produto, de fácil aquisição, aconselhas para subir só o KH, sem ser o Bicarbonato de sódio?

 

 

SCO: Com o Decalcit também estás a adicionar fosfatos..... pode, ou não, ser bom!

(há um tópico a falar disso mas não encontro!)

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Paulo Cabrita:

Se quisermos ser perfeitamente rigorosos e basearmo-nos na verdadeira definição de KH (presença de bicarbonatos de cálcio ou magnésio) então não haverá nenhum outro produto para fazer subir o KH. Ou por outra, poderão ser todos aos sais que contenham o anião bicarbonato (bicarbonato de sódio, potássio, litio, entre outros), há execpção do bicarbonato de cálcio e de magnésio o que iria obviamente influênciar também a dureza permanente e consequentemente a dureza geral GH. Tirando o bicarbonato de sódio que tem os fins medicinais que nós conhecemos não será fácil encontrar qualquer um dos outros sem sem num fornecedor da especialidade (química).

Podes tentar pesquisar se existe algum produto do dia a dia, comum, (desde uma substÂbncia alimentar, natural, medicinal, higienica, de limpeza, etc) que contenha bicarbonato na sua composição. No entanto parece-me que aí estariamos a entrar no dominio de amostras de composição complexa com eventual introdução d substâncias indesejáveis no aqua. Não será o melhor caminho.

De modo que assim de repente, exceptuando o bicarbonato de cálcio, não me parece que exista outra alternativa imediatamente à disposição.

Saliento (pois não sei se tb terias essa dúvida) que ao mexeres no valor de KH vais mexer também no valor de pH.

Saliento ainda que todas as componentes de dureza da água estão interligadas e é impossível alterar a contribuição/valor de uma delas sem alterar o valor das outras. No entanto pode é haver, como já referi, alterações preferenciais de uma face a alterações desprezáveis de outra, e é assim que nos governamos. :)

(Conto em breve tentar falar um pouco sobre como se processa essa alteração no pH em função da alteração na dureza carbonatada KH).

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vai ao site www.leilões.net secção, animais/peixes, é capaz de lá haver o que procuras. Este é um dos anuncios: -

 

"Vendo Sulfato de Magnésio 500gr

O Sulfato de Magnésio é utilizado em varios campos da aquariofilia!

- Como buffer para ciclideos Africanos (subir o Ph e Gh)

- Como Fertilizante nos plantados

- Como medicamento (Obstrucção da Bexiga Nadatoria)

Entrego em Mão em Viseu, resto do País via Ctt"

 

cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ibanezvai, obrigado pelo esclarecimento. Entretanto descobri o Seachem Alkaline Buffer, é mais caro que o bicarbonato de sódio, mas tem mais minerais, penso assim conseguir uma agua mais "equilibrada".

(fico a aguardar o teu artigo sobre a relação entre KH e PH.)

 

popxunga, desculpa ter raptado o teu post sobre Sulfato de cálcio! :surrender:

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

popxunga, desculpa ter raptado o teu post sobre Sulfato de cálcio! :P

 

 

Cumps,

PC

 

No problem Paulo! :surrender: Sobre o dito CaSO4 fiquei esclarecido ...

Qto ao resto estamos cá é para aprender ... e eu desde já agradeço (a ti e aos restantes) toda a informação que têm colocado aqui!

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ibanezvai, obrigado pelo esclarecimento. Entretanto descobri o Seachem Alkaline Buffer, é mais caro que o bicarbonato de sódio, mas tem mais minerais, penso assim conseguir uma agua mais "equilibrada".

(fico a aguardar o teu artigo sobre a relação entre KH e PH.)

 

popxunga, desculpa ter raptado o teu post sobre Sulfato de cálcio! :animal_fish:

 

 

Cumps,

PC

 

 

Paulo, depois diz-me como é que o KH do teu aqua reagiu à administração do sachem. é que eu tenho o mesmo problema. Como usei (por desconhecimento)

aquasoil africana no mei aqua, aquilo baixou-me brutalmente o KH. O da torneira está a7 e do aqua a 2. por isso ves.

como ainda não meti lá quase nenhum peixe ando a ver se estabilizo o KH por causa do efeito tampão de PH. estava inclinado para o bicarbonato do sódio, mas sendo assim fico a aguardar o resulatado do sachem.

agradecia-te muito que depois postasses aaqui o resultado..

 

thanks

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK!

 

Eu encomendei o Seachem da Aquaristic.... por isso ainda vai demorar uma ou duas semanas até chegar,

mas assim que tiver resultados digo-te qq coisa.

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.