O meu 1º aquário...


KupraR

Recommended Posts

  • Replies 152
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O aqua está fantastico estas de parabens :wacko:

 

deu muito trabalhinho

 

espero mesmo ver a evoluçao da flora e ver a tua escolha a nivel de fauna...

 

estou muito curioso

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia a todos... Depois de algum tempo sem mostrar actualizações, vou actualizar este post... Primeiro com as informações e logo à tarde colocarei fotos...

 

Foi adicionada mais flora:

 

- Rotala walichi

- Pogostemon helferi

- Eleocharis accicularis

- Limnophila sessiflora (que veio um pézinho junto com uma encomenda de red's e plantei... Cresceu como tudo)

 

Foi adicionada fauna ao longo destas semanas:

 

- 6 x Tetra cardinal (morreram 4, dos quais 2 saltaram fora do aqua e 2 desconheço a causa), continuam lá 2..

- 6 x Nariz de Bebado

- 6 x Pseudomugil signifer ( ;) lindo, mas durante a noite morreu um :D .. Andou ontem todo o dia à superficie, como que a respirar fora e hoje de manha estava no fundo do aquario, não ficou a flutuar, com o boquita aberta... Alguem tem ideia do que possa ter sido?)

- 3 x Corydora sterbai

- 3 x Otocinclus affinis

- 2 x Caridina japonica

- 6 x Red Cherry

 

Tenho feito TPA's diárias de 5L e quando falho um dia faço no dia seguinte de 15L... Ao fim-de-semana faço de 50% ou seja, 25L...

 

Adicionei CO2 pressurizado a 1 bolha por segundo... será muito?

 

As algas começaram a atacar.. Filamentosas, Green's nos vidros... Reduzi o fotoperiodo de 10h para 8h...

 

Ainda não fertilizei...

 

Os valores têm-se mantido assim:

 

pH - 6.5

KH - entre 0º e 3º.. O teste é um pouco impreciso..

GH - Aqui também anda entre os <3º e os >4º, penso que ande entre os 2 e os 5...

NO2 - 0mg/L

NO3 - entre os 10 e os 25mg/L

NH4 - 0mg/l

 

O que vos parece?

 

Logo coloco fotos pra vocês verem...

 

Obrigado desde já... ;)

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Este teu aquário... tem pouca iluminação.

E depois... estás a optar por algumas especies exigentes (Rotala walichi por ex) que preferem iluminação intensa.

A planta traseira... já a devias ter podado e replantado com os "pés" mais pequenos.... para ver se a consegues salvar.

Se começas-te a injectar co2... tens necessariamente de dar mais luz...as helferis, arcuatas,walichis ... dificilmente vão conseguir sobreviver.

 

As plantas mais exigentes, vão começar a sobreviver... as algas vão começar a aparecer.

Desculpa lá estar a dizer isto... mas... com o investimento que estás a fazer... devias ter tido mais calma e escolhido melhor as plantas de acordo com as caracteristicas do teu aquário.

Depois... devias ter esperado um pouco mais... resolver o problema das algas, "equilibrar" o aquário e depois... sim... ter introduzido a fauna.

 

Mais uma vez.... não leves a mal.. o que te estou a dizer.... se calhar teria sido mais fácil... eu lia e ia-me embora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Canito.. Bom dia...

 

Claro que não levo a mal... De modo algum... É destas opiniões que eu preciso... Se viesses aqui e não dissesses nada, ou viesses e dissesses "ah, tá giro e tal..." isso sim, eu levava a mal...

 

Então vamos por partes...

 

A walichi tá linda... cresce que se farta... A arcuata recuperou e tá a dar as folhinhas fininhas dela... Ela veio com folhas largas... cairam todas... Agora tá com as folhinhas muito bonitas, muito fininhas...

 

As blyxas pura e simplesmente desapareceram... A riccia tem crescido imenso...

 

Estas algas só apareceram há 4 ou 5 dias... Já depois de ter fauna... Mas tenho dado com força nas TPA's.. a ver se desaparecem...

 

Quanto à iluminação, eu tenho consciencia que tenho muito pouca luz... Ando a ver se compro uma calha com mais potencia.. Quantos watts aconselhas??

 

À tarde já ponho fotos para veres a diferença na arcuata...

 

Muito obrigado pela tua opinião.. É mesmo disto que rpeciso.. Conselhos sábios... Duros... Pois só com os erros é que se aprende... Este foi o primeiro, mas não vai ser o ultimo com toda a certeza e todos os erros cometidos neste não irei cometer no proximo... Obrigado mesmo pela sinceridade e frontalidade.. :D ;) ;)

 

 

 

PS. A planta traseira que falas é a do lado direito? Ao pé da flauta do filtro?? Essa é a arcuata, como é que podo?? Chego ao caule, corto e enterro de novo?

Editado por KupraR

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa... :P

Eu falei... com base nas fotos que vi aqui... ;)

Mas pelos vistos, estás a resolver os problemas.

Ainda bem... ;)

Fico contente... ;)

 

Precisas de mais luz... 60w... 1w/litro.

Depois podes jogar com o nº de lampadas ligadas e horas.

 

As plantas de caule... cortas onde quizeres... depois replantas.

Essa planta ao pé do filtro... cortar os melhores pés... e replantar.

Depois.. esperar que os "outros" rebentem de novo.

 

Depois... quando possivel... mete as fotos novas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. Essas fotos foram tiradas logo após a montagem.. Quando eu olhava para as plantas e dizia.. Bolas, isto vai morrer tudo.... Parecia mesmo que iam morrer... Estavam com um aspecto terrivel... Neste momento as plantas estão bem mais bonitas... Se bem que a bolbitis tá carregadas de algas... Parecem-me a mim.. Mas eu à tarde ponho fotos para veres bem... :P Tenho que arranjar então uma calha de 60cm e 60w... não tem sido fácil... Nem que vá aos chineses comprar candeeiros pequenos...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então como prometido, aqui vão umas fotos pra vocês verem...

 

 

 

1. Geral do dia em que coloquei a walichi e a Eleocharis

 

gallery_27809_1785_196553.jpg

 

2. Foto geral dia 10-11-2009

 

gallery_27809_1785_262746.jpg

 

 

 

 

Agora vêm as fotos das plantas.. Eu acho-as mais saudaveis do que o que estavam.. Mas eu também sou suspeito pois nãp percebo nada.....

 

1. Bolbitis já com folhinhas novas...

 

gallery_27809_1785_4083.jpg

 

 

 

2. Juncus com dois pézitos a sair do substracto...

 

gallery_27809_1785_143339.jpg

 

 

 

3. Anubias

 

gallery_27809_1785_43881.jpg

 

 

 

4. Pogostemon

 

gallery_27809_1785_109808.jpg

 

 

 

5. Walichi

 

gallery_27809_1785_121653.jpg

 

 

 

6. Arcuata

 

gallery_27809_1785_275840.jpg

 

 

 

7. Eleocharis accicularis

 

gallery_27809_1785_287504.jpg

 

 

 

8. As algas que estão a atacar fortemente a bolbitis... São filamentosas?

 

gallery_27809_1785_182590.jpg

 

 

 

 

 

Pronto... E para já é isto... O que acham?? Canito, que te parece??

 

Abraço a todos e um muito obrigado...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Essa Bolbitis... cheia de algas... corta as folhas todas... deixa só o "rizoma" junto ao tronco... para ver se rebenta de novo.

Se calhar.. está demasioado exposta... a levar com luz directa.

A Arcuata... corta os pés mais altos... e replanta de novo.

Começa a podar e replantar... podar e replantar... amoitar... amoitar... ;)

As plantas vão ganhando força... e consumindo mais nutrientes.

 

Retira tudo o que for folhas velhas... e o que esteja demasiado infectado com algas.

 

Mantem as TPA´s... co2 (muito pouco... menos de 1 bolha/segundo) até porque tens o kh da agua muito baixo.... se possivel um pouco mais de luz (mas nunca a dos chineses... :P )... e vai fertilizando e testando os valores (no3 e po4).

 

A walishii... está bonita... não tarda.. podas as pontas mais compridas... e replantas.

 

E sim... está melhor.... ;)

 

Para primeiro aquário... está muito bom... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado canito...

 

Vou seguir os teus conselhos um por um...

 

Quando houver novidades comunico...

Vai-me custar muito cortar as folhas da bolbitis... Deixa-la despida... Lol... Mas tem que ser, né? Deixo so o rizoma então..

 

Pra podar a arcuata e a walichi é so chegar, cortar a meio o pé e replantar.. certo?

 

Obrigado mais uma vez....

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... Como faço as fertilizações??

 

O que eu tenho aqui é Tropica Plant Nutrition e Plant Nutrition +...

 

 

Boas, atenção que esses fertilizantes podem não ter o que as tuas plantas necessitam. Vê na composição se tem potássio, ferro e magnésio. Ás vezes alguns fertilizantes não tem determinados micro nutrientes...

De resto continua com o bom trabalho e não percas a vontade de levar esse projecto para a frente.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nf98977a:

 

Boas... Obrigado pela resposta... E não, não perco a vontade... Aliás... A minha vontade é mudar o layout completamente, porque não estou satisfeito com ele, mas para já vou deixar ganhar força a toda a flora...

 

Quanto aos fertilizantes, o Plant Nutrition é rico em ferro... O plant Nutrition + é rico em N e P... O que achas?

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nf98977a:

 

Boas... Obrigado pela resposta... E não, não perco a vontade... Aliás... A minha vontade é mudar o layout completamente, porque não estou satisfeito com ele, mas para já vou deixar ganhar força a toda a flora...

 

Quanto aos fertilizantes, o Plant Nutrition é rico em ferro... O plant Nutrition + é rico em N e P... O que achas?

 

 

Parece-me bem, mas não há nada como fertilizar diariamente com os micros e os macros. Por exemplo ves qual a dose aconselhada semanalmente nas intruções de utilização desses fertilizantes e divides por sete; aconselho-te a fazer a fertilização desta forma, porque as plantas necessitam de nutrientes diariamente e se despejares o fertilizante todo duma vez para o aqua na quantidade necessária para uma semana, será pior para as plantas que tens no aqua. De qualquer das maneiras existem formas de ver qual o nutriente que as plantas tem falta através da aparencia das plantas; se as folhas tem buracos, se as folhas estão castanhas ou amarelas,...

Pesquisa aqui que encontas muitas respostas...

Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha!!!

 

Gosto muito do teu aqua!!!

 

Parabéns...

 

Acho que deves continuar a ouvir o que a malta te vai dizendo e tb a fazer umas pesquisas por ti próprio... afinal são com os erros que se aprende

 

Um Abraço

 

Continua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.. Sim, vou continuar... Com este projecto pleo menos até as plantas ganharem alguma força... Depois disso logo se verá o que vai ser...

 

hfreezer: Eu já esmiuçei tudo o que há no forum, mas restam sempre algumas duvidas, por isso é que recorro às opiniões de pessoas mais entendidas... São essas opiniões, as que nos corrigem e que a maior parte da gente nem gosta de ouvir que nos fazem aprender... São essas critica que eu quero ouvir, pois só assim consigo ver os meus erros para a proxima não os cometes..

 

Obrigado a todos :D :P :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo. :puppydogeyes:

Só te chamei a atenção das plantas, porque tens o aquário muito vazio... e com o apareçimento de algumas algas, torna-se uma mais valia começares a podar e a replantar as plantas. Aumentas o número de plantas, promoves a sua reprodução e simultaneamente... fortaleçes a planta.

Uma planta "velha", cheia de algas... não está aí a fazer nada.... foi por isso que te chamei a atenção que a bolbitis... devia ser cortada.

Mais plantas... mais consumo de nutrientes.

Tens substrato fértil... para isso mesmo.

 

Sendo o teu primeiro aquário... tens de pesquizar, ler... existe por aqui muita informação.

Afinal, é normal teres todo o tipo de dúvidas... mas tambem tens de perceber, que não é fácil para quem está a ler.... estar sempre a responder.

 

As fertilizações.... são o "alimento" necessário para as plantas, que com a luz que tens(um pouco curta, como já te disse), com o co2 que já estás a injectar... promovem o equilibrio e fazem com que nada falta ao crescimento das plantas.

 

Já reparei... que estás empenhado... em fazer tudo bem.... mas... tens de ir mais devagar.... ;)

Repara... compas um kit de co2 de botija.. e depois perguntas "como fertilizar" ????

 

Para já... luz diária, remover as plantas danificadas, começar a reproduzir.... co2... tudo com calma.

Depois... ler... pesquizar.... procurar as soluções e informaçõess onde temos dúvidas.

 

E sim.... cometer alguns erros.... todos cometemos erros.... aprender com calma... deixar o aquário em "paz"... não querer resolver os problemas em "meia dúzia" de dias.... vais ver... daqui a dois/três mêses... já tens aí um aquário cheio de bonitas e sáudáveis plantas.

 

Se tens o os 2 PLant Nutrition "normal e o +"... e se tens os nitratos(no3) entre 10 e 25 ppm... nunca deverás utilizar o "+".

Tens substrato fértil, poucas plantas... no máximo expriomentar "meia dose" do plant nutirtion normal... para vermos e observar a reacção das plantas.

 

-E os fosfatos... tens alguma ideia do seu valor ?

Valores equilibrados de fosfatos e nitratos... é meio caminho andado para termos plantas saudáveis.

 

Tudo...com calma... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito, mais uma vez obrigado pelos sábios conselhos... Ontem podei a arcuata e retirei folhas velhas, os ramos mais altos e replantei... No fim de semana será a walichi... A bolbitis levou uma limpeza nas plantas... Tentei tirar ao meximo tudo o que consegui e corte aquelas folhas mais atacadas....

 

Já pus o meu candeeiro de secretária, tem uma lampada economica de 20w, 6400k, enquanto não arranjo uma calha melhor... O CO2 foi reduzido pra 1 bolha por cada 2 segundos...

 

NO3, como já disse teve dois picos de 50mg/L no inicio da montagem, na primeira semana... A partir daí tem estado +- estavel nos 10, com alguns dias a chegar aos 25... Quanto aos fosfatos, não tenho teste, mas penso que daqui a 3 horas esteja um a achegar a minha casa... Por isso logo já faço os testes... e já coloco aqui... Já fui tarde e fertilizei com 2 mL de Plant Nutrition+... Amanha será Plant Nutrition 2.5mL...

 

A ver como reagem as plantas...

 

Mais uma vez, muito obrigado por todos os conselhos... Da proxima será melhor (em breve um nano... lol) :puppydogeyes:;) ;) :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou o teste do PO4... Neste momento, depois de uma TPA de 5L (10%) as 14h00 e de uma fertilização com Plant Nutrition + estão a 2mg/L...

 

Vou começar a controlar 2x por dia... No inicio do fotoperiodo e no fim...

 

Que vos parece este valor?? O NO3 esta geralmente numa cor entre os 10 e os 25 mg/L...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado joaodias... A akadama tá a misturar devido a uma pequenas criaturas chamadas corydoras... São o diabo em pessoa e dão volta a tudo... Não estragam nada... Mas misturam-me os substratos....

 

Já agora pessoal.. O que aconselham mais: 1x55w PLL ou 2x24w T5??

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou o teste do PO4... Neste momento, depois de uma TPA de 5L (10%) as 14h00 e de uma fertilização com Plant Nutrition + estão a 2mg/L...

 

Vou começar a controlar 2x por dia... No inicio do fotoperiodo e no fim...

 

Que vos parece este valor?? O NO3 esta geralmente numa cor entre os 10 e os 25 mg/L...

 

 

viva...

Esses fosfatos tão elevados! 1mg/l de fosfatos e os nitratos a 10mg/l eram um bons valores. Até és capaz de ter a proporção correcta de 1:10, mas se não tens massa vegetal que absorva isso rapidamente as algas vão continuar.

Mede a água da rede, para teres ideia de quando fazes uma tpa o que lá introduzes.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal..

 

Bem... Isto anda critico... Lol..

 

Algas filamentosas, green spots nos vidros e nas folhas das anubias, no vidro aquelas verdinhas, penso que GDA, e nalguns locais umas manchas acastanhadas/beige...

 

Tenho feito TPA's diárias de 10L... No sábado foram 25L..

 

Quanto a valores andamos assim:

 

pH: 6.4

KH: 3

GH: >4

NO2: 0mg/L

NO3: entre 10mg/L e 25mg/L

NH4: 0mg/L

PO4: 2mg/L

 

Não consigo baixar os fosfatos... Nem com TPA's diárias e porque? Será por isto?

 

Água da rede:

 

pH: 6.5 a 7

KH: 3 a 6

GH: <3

NO2: 0mg/L

NO3: entre 10mg/L

NH4: 0mg/L

PO4: 2mg/L

 

Os fosfatos estão igualmente a 2mg/L... Será disso?

 

Bem, a calha da iluminação já vem esta semana... Vai ficar com 1x55w PLL...

 

O que acham? Que poderei fazer??

 

O CO2 está a aproximadamente 1bollha a cada segundo e meio... Aproximadamente..

 

Obrigado desde já...

 

Cumprimentos a todos

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“Fosfátos são parcialmente gerados pela comida que damos aos peixes... depende também da comida.. pois existe comidas que libertam mais que outras.”

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

Li isto por aqui, realmente passa-se aí qualquer coisa... se calhar mais TPA's não faria mal nenhum... é uma opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“Fosfátos são parcialmente gerados pela comida que damos aos peixes... depende também da comida.. pois existe comidas que libertam mais que outras.”

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

Li isto por aqui, realmente passa-se aí qualquer coisa... se calhar mais TPA's não faria mal nenhum... é uma opinião.

 

Obrigado pela opinião João...

 

Bem, mais TPA's só se fizer várias ao dia.. Porque eu tou a fazer todos os dias de 10L (20%) e ao Sábado tou a fazer de 25L (50% +-)... Será da comida que lhe dou? Da quantidade? Vou reduzir um pouco a ver o que passa... Mas ao fazer TPA, a água da rede vai com os mesmos Fosfatos que tenho no Aqua... Por isso nem sei...

 

Obrigado de novo... Cumprimentos...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.