O meu primeiro Aquário


alflima

Recommended Posts

banana rock

Boas a todos os apaixonados,

A pedido da minha filhota que queira um peixinho resolvi adquirir um aquário e, para fazer alguma coisa ao menos façamos bem feita, colocar uns peixinhos de água quente.

Neste funcional fórum consegui um aquário usado (mas em óptimo estado) a um preço porreiro - Rena 80cm, e lá comecei a ler tudo o que era necessário para acomodar os residentes, e não para os massacrar.

Após muita leitura (neste fórum tem tudo o que é necessário para começar, manter e resolver eventuais problemas), lá adquiri os produtos necessários e comecei a preparar o aquário.

Então ficou deste modo:

 

gallery_39379_1784_8223.jpg

 

Hoje, aquando da TPA quis "inventar" mais um pouco e resolvi colocar um tronco recentemente adquirido a um "colega" aqui do fórum - Pmesquita - (impecável desde o início até à entrega do tronco).

 

Depois da água estar preparada foi só colocar os peixinhos, sendo introduzidos faseandamente, com o intuito de criar um aquário comunitário. Neste momento tenho os seguintes residentes no aquário (em número):

Betta Combatente - 1

Neons - 6

Coridora Bronze - 2

Coridora Albina - 2

Limpa-vidros - 1

Comedor de Algas Siamês - 2

Rasbora Harlequim - 5

Guppy - 3 (1 macho e 2 fêmeas)

Botia Palhaço - 2

Camarões Cherry - 4

Camarões Green - 4

 

perfazendo um total de 29 peixinhos (deixei-me entusiasmar, eu sei), em que temos a classe trabalhadora (operários de limpeza) e a burguesia (ricos!).

 

Várias fotos do conteúdo do meu aquário:

 

gallery_39379_1784_68418.jpg

 

gallery_39379_1784_68017.jpg

 

gallery_39379_1784_73903.jpg

 

gallery_39379_1784_68699.jpg

 

gallery_39379_1784_51578.jpg

 

E pronto meus amigos, fica aqui umas fotos do meu aquário!

 

Por favor comentem, digam algo, critiquem, porque só assim é que uma pessoa aprende.

:)

Editado por alflima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

parabens.

Gosto da simplicidade.

 

Tens ai um problemita e o que pode ser um problemita.

 

O Problemita é teres enterrado os rizomas dos fetos de java e das anubias.

O Rizoma, antes que perguntes, é aquele caule de onde saem as folhas e as raizes. Deve ficar desenterrado senao apodrece.

Normalmente atam-se a uma pedra com um fio de pesca. Depois as raizes crescem para um lado e a folhas para o outro.

 

O que pode ser um problemita, é a areia como substrato.

Como é mto compacta, poderá vir a asfixiar as raizes das plantas, mas é uma questão de ires acompanhando o desenvolvimento das mesmas.

 

Fizeste o ciclo do azoto?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É por isto que gosto deste fórum... a entre-ajuda é fantástica.

Logo já vou retirar as raízes das plantas e atá-las às rochas.Thanks

Já agora, onde se pode comprar fio de pesca ou outro fio que se possa utilizar?

 

Acerca do ciclo do azoto, fiz tal como li neste fórum: as cerâmicas no filtro, bactérias lá para dentro do aquário, tudo a bombar durante quase 1 mês e depois alguns peixes. Nenhuma morte até ao momento.

 

Thanks novamente... e mais críticas são bem-vindas...

 

Uma abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns pelo aquário. É interessante ver a paixão que os mais novos conseguem ter e provocar pelos animais aquáticos, eu tb regressei a este mundo devido aos pedidos do meu filhote.

 

 

Sobre fio de pesca em qualquer 'Drogaria', loja dos chineses se arranja.

 

O possível problema do betta com os guppys será mais um problema com as caudas dos guppys, são grandes.... coloridas ..... e vão certamente alertar os instintos do betta....

 

 

Se poder compre mais plantas de crescimento rápido como as elódeas que estão no lado esquerdo da imagem e plante todas do lado direito (sempre ajudava a esconder a biobox (filtro)).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabéns está mesmo muito bonito.

Em relação ao betta, eu tenho dois aquários cada um com um betta macho, e três fêmeas e guppys. Até hoje tudo correu bem os bettas não ligam mesmo nada aos guppys.

Achei graça não seres criticado, mas no sentido de te quererem mesmo bater, por teres tantos peixes, embora tenhas falado nisso, há sempre quem goste de azucrinar, embora possam ter razão. Eu tenho nos dois aquários mais peixes do que o que realmente "devemos" ter, mas não noto strees, porcaria, nem nada demais. Na verdade conheço ainda um monte de gente com aquarios , todos eles com mais população do que o que deve ter...

também achei giro teres dois bótias palhaço que não sei se sabes crescem muito. eu tb tenho um num aqua de 90 litros, mas que tb só tem de comp 70 cms. Bem está mesmo muito giro, mais uma vez parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia e bemvindo

 

É verdade que tens muitos peixes, e vais ter de retirar alguns, senão tens sempre muitos nitratos.

 

Alem disso, misturas-te peixes de aguas acidas (neons) com peixes de agua alcalina (guppys, platy).

 

Os platys devem ter companhia (1 macho para 2ou3 femeas, como os guppys)

 

O botias palhaço comem caracois e camarões (lá vão os red's à vida)

 

O Betta vai morder as caudas dos guppys machos (às femeas nem por isso)

 

Os red's são optimos limpadores (não precisas de limpa fundos)

 

Os SAE (Siames Algee Eater) comem algas....onde estão as algas? è melhor arranjares comida de fundo, às vezes eles comem. Senão, cenoura cozida e outros vegetais cozidos.

 

Testes da agua? PH, Temperatura, no3, etc.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Boas,

Agradeço as críticas, pelo que vou tentar resolver alguns pontos aqui referidos.

Primeiro, as raízes da Anúbia e dos Fetos de Java já estão cá fora, presas a pedras, pelo que espero não ter estragado nada com este tempo enterradas.

Testes só tenho feito ao Ph, que tem dado 7.0, que é porreiro para todos os peixes.

Acerca da variedade de peixes, tenho de admitir que tenho consciência que talvez tenha demais, fui-me entusiasmando com a compra que tive extrema dificuldade em não adquirir alguns. Logo que note algum comportamento inadequado tenho de libertar espaço.

Tenho de referir que há já 1 mês que todos vivem em conjunto, sem nunca ter notado quaisquer agressões ou lutas, têem-se comportado como cavalheiros! Não tem existido qualquer alteração do número de recenseados, em especial com os red cherry que pensei que os bótia palhaço os limpariam, mas não, todos impecáveis.

Tenho também feito TPA's com mudança de cerca de 30/40% devido ao número de moradores (para compensar) todas as semanas.

Continuem a dar sugestões/opiniões/críticas. Todas são bem-vindas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer o setup completo do aquário(dimensões, filtro, luz, termostato, altura de montagem, pâmetros de água, como pH, NO2 e NO3).

 

À excepção dos bótias, não me parece que haja peixes a mais. A esmagadora maioria são peixes pequenos, pelo que em termos de cm por litro (a regra é de um cm por litro), não deve andar assim muito longe. Mas isso depende muito do filtro que tens (qual é o caudal?).

 

A menos que tenhas problemas com os nitratos (NO3), não é preciso fazeres uma TPA tão grande. O importante é que uses uma mangueira para aspirar o fundo, tirando todas as porcarias que por lá se aspiram. TPAs dessas são desaconcelhadas, só mesmo em casos urgentes. Se não tiveres testes de nitratos, aconselho-te a comprar vivamente, pois juntamente com o pH, é o mais importante num aquário e o que mais mortes causam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O setup do meu aquário é:

Aquário rena:80*30*42(preto)

Filtro de decantação com Bomba de água Rena de 300l/h ou 400l/h (acho eu) embutido no Aquário

Termostato de 100W RENA

Tampa com iluminação de 18W

Filtro tipo Biobox com cerâmicas e lã de vidro

(acho que o filtro é um pouquito fraco, mas quando tiver € estava a pensar num exterior, não sei ainda qual o modelo - conselhos aqui há?)

 

Para a água só tenho feito testes ao Ph, que tem dado cerca dos 7.0.

 

Montagem no início de Setembro e peixes perto do dia 20 Setembro (quase 1 mês de peixaria!).

 

A areia branca comprei numa loja de aquariofilia em Sacavém - http://petosland.com/petos - a cerca de 3€ o Kilo (é cara mas acho que o aquário só tem a ganhar, porque realça bastante as cores dos peixes).

 

Qualquer opinião acerca do que alterar please, digam-me!

 

Abraço

:|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O setup do meu aquário é:

Aquário rena:80*30*42(preto)

Filtro de decantação com Bomba de água Rena de 300l/h ou 400l/h (acho eu) embutido no Aquário

Termostato de 100W RENA

Tampa com iluminação de 18W

Filtro tipo Biobox com cerâmicas e lã de vidro

(acho que o filtro é um pouquito fraco, mas quando tiver € estava a pensar num exterior, não sei ainda qual o modelo - conselhos aqui há?)

 

Para a água só tenho feito testes ao Ph, que tem dado cerca dos 7.0.

 

Montagem no início de Setembro e peixes perto do dia 20 Setembro (quase 1 mês de peixaria!).

 

A areia branca comprei numa loja de aquariofilia em Sacavém - http://petosland.com/petos - a cerca de 3€ o Kilo (é cara mas acho que o aquário só tem a ganhar, porque realça bastante as cores dos peixes).

 

Qualquer opinião acerca do que alterar please, digam-me!

 

Abraço

:eusathink:

 

Olá e bem vindo.

De facto os miudos têm destas coisas, quando estava a desistir deste hobbie a minha filha fez-me reiniciar pois nas suas poucas palavras e gestos que fazia era para o aqua que estava na sala.

 

Quanto ao filtro penso que chegará (100 litros brutos) com decoração e tudo provavelmente terás uns 80 litros.

 

Considera filtros externos quando estiveres farto de fazer manutenções a um filtro interno ou então se um dia mudares de aqua.

Quanto a marcas parece que a eheim é muito famosa por aqui, eu pessoalmente não gosto muito do aspecto visual das versões anteriores, mas penso que que agora estão melhores.

Não tenho eheim tenho o JBL que quando o comprei trazia tudo ao contrário dos ehiem tens de comprar mangueiras e torneiras, etc. (pelo menos nas versões para litragens mais baixas). Pessoalmente acho que é um erro de marketing, mas isso são outras águas.

 

Boa sorte para o aqua, está simples mas organizado (pessoalmente não gosto da areia) e fizes-te bem em ter desenterrado as plantas de rizoma.

 

EDIT: a loja que referes é em Vialonga e não em Sacavém

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pois, não sei como troquei Vialonga por Sacavém :eusathink:

Foi nessa loja que comprei quase a totalidade dos habitantes do aquário: peixes impecáveis e loja muito organizada, e o vendedor sempre prestável e parece perceber do assunto (tudo o que li neste fórum, o vendedor tem dito quase sempre a mesma coisa).

 

O que acham de eu colocar um pouco de musgo de java? Acham que os residentes se iriam queixar de alguma coisa? Acham que iria alterar os parâmetros do aquário?

 

Isto de iniciante tem destas coisas! Pergunta-se tudo :P

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje, na TPA procedi à introdução de um tronco no aquário tendo o resultado ficado assim:

 

gallery_39379_1784_106257.jpg

 

De referir que o feto de java que coloquei em cima do tronco preso à rocha é só porque o tronco ainda não se aguenta totalmente no fundo.

 

Estava a pensar que quando o tronco estiver "afundado", colocar o feto de java no fundo e revestir um pouco com musgo de java. O que acham?

 

O tronco eventualmente poderá ir para o lado esquerdo e colocar plantas junto à caixa "biobox" para a disfarçar ou deixar estar e colocar apenas o musgo!

 

Opiniões/críticas/sugestões???

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como amante de plantas, como sugestão apontaria arranjar mais umas plantinhas, assim umas crypts, umas cubas para fazer o rico do tapete, ou então um musgo para o tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas people,

 

:)

 

Precisava de opiniões mais experientes acerca de umas aquisições que estava a pensar adquirir!

 

Vou colocar musgo de java agarrado ao tronco e estava a pensar juntar uns camarões neocaridina green ao monte! O que acham? Até hoje todos os habitantes estão-se a dar muito bem!

 

Opiniões/sugestões/críticas welcome! :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o areao completamente branco da um ar um pouco "palido" ao aqua. (ha quem lhe chame "exotico".)

Mais verde no fundo..

plantas altas e finas subresaem bem nesse fundo preto e o tal musgo no troco ajuda.

deixa espaço para o cardumezito de neos etc e ..VERDE VERDE VERDE!!! :arrow: ""entope"" isso de verde e peixinhos minusculos que tens que ficar a olhar eternidades para os ver dá outra mistica natural á coisa. :rolleyes:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':roflroll2:' />

abrç

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É com tristeza que anuncio o primeiro falecimento dos meus residentes.

 

Tratou-se do Platy Mickey. Foi tudo tão rápido que nem deu para perceber o que se passou ao certo. Ontem de manhã dei de comer e todos estavam bem de saúde a comer normalmente, incluindo o Platy. À tarde quando cheguei a casa deparo-me com o Platy muito magrinho (parecia que tinha sido "chupado") e já não nadava direito. Dava 2 impulsos e caía na areia.

 

Fiz o teste ao Ph e estava normal. Era o único de todos os residentes que apresentou problemas. Já à noite quando o fui ver reparei que já não nadava, estava no fundo quase sem se mexer, com respiração ofegante.

 

Tive de tomar uma decisão. Como ainda não tenho aquário hospital para tratamento tive de o retirar do aquário e... acabar com o seu sofrimento. Tinha medo que piorasse ao ponto de contagiar todo o aquário.

 

O que teria sido? Alguém pode ajudar?

 

Não apresentava manchas, nem descoloração, além da magreza extrema estava normal. O mais estranho foi a rapidez da maleita!

 

Ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ei pessoal, há aqui qualquer coisa que não está a bater certo, sei que sou inexperiente nesta matéria....mas expliquem:

 

qual dos dois (nitratos /nitritos ) é mais prejudicial aos peixes.

 

É que neste forum uns dizem que são os nitritos outros dizem que são os nitratos....afinal ficámos onde?

 

Uns dizem que os nitratos podem ir até aos 50ml/l e que os nitritos têm que estar a zero (0) ....

 

por favor expliquem lá esta coisa ....

 

obrigado

 

:character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculo que a ordem das coisas seja

 

Amónia - Nitritos - Nitratos

 

Em relação à amónia e Nitritos os peixes são muito sensiveis, a valores superiores a "0"

 

Em relação aos nitratos, que surgem após transformação final, os peixes podem "tolerar" valores até 50, claro que conforme os testes indicam, são já valores preocupantes, daí a necessidade de fazermos as TPA (trocas parcias de água) sempre que os valores atingem esses valores, ou melhor devemos prever essas situações antes de chegarem a esses valores, pois já pode ser tarde demais.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.