Iluminem-me!


minum

Recommended Posts

Boa tarde

Já há algum tempo, que ando a projectar o meu primeiro salgado, primeiro pensei num com 300L, mas desisti pois não poderei de todo dispender tal quantia neste momento. Agora estou a pensar numa coisa mais pequena, com estas medidas exactas, nada mais nada menos(para poder encaixar num móvel que cá tenho) 83 comprimento*36largura*45(ou 50)altura.

O que me anda realmente a dar volta à cabeça é exactamente não existirem calhas t5 com este comprimento, ou melhor existir até existem com lampadas de 24W. Visto que as de 39W, têm cerca de 84,5 cm, ficariam talvez um pouco inestéticas, e perderia o rendimento.

Indo ao cerne da questão.

Um único projector HQI de 150W, distribui luz pelos 83cm de aquário? A pergunta pode parecer um pouco estúpida, mas na verdade eu não faço a minima ideia de qual é a área que estes projectores abragem.

 

Já pensei em dois projectores de 70W, mas coisa volta a ficar fora do orçamento. Já pensei também em fazer uma calha com lampadas de 6*24W intercaladas, ou seja, 3 mais chegadas à esquerda e 3mais para a direita, de maneira a chegar a todos os cantos.

 

Que fariam vocês?

 

Abraço e obrigado desde já

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Já há algum tempo, que ando a projectar o meu primeiro salgado, primeiro pensei num com 300L, mas desisti pois não poderei de todo dispender tal quantia neste momento. Agora estou a pensar numa coisa mais pequena, com estas medidas exactas, nada mais nada menos(para poder encaixar num móvel que cá tenho) 83 comprimento*36largura*45(ou 50)altura.

O que me anda realmente a dar volta à cabeça é exactamente não existirem calhas t5 com este comprimento, ou melhor existir até existem com lampadas de 24W. Visto que as de 39W, têm cerca de 84,5 cm, ficariam talvez um pouco inestéticas, e perderia o rendimento.

Indo ao cerne da questão.

Um único projector HQI de 150W, distribui luz pelos 83cm de aquário? A pergunta pode parecer um pouco estúpida, mas na verdade eu não faço a minima ideia de qual é a área que estes projectores abragem.

 

Já pensei em dois projectores de 70W, mas coisa volta a ficar fora do orçamento. Já pensei também em fazer uma calha com lampadas de 6*24W intercaladas, ou seja, 3 mais chegadas à esquerda e 3mais para a direita, de maneira a chegar a todos os cantos.

 

Que fariam vocês?

 

Abraço e obrigado desde já

 

um projector de 150 watts serve...

aliás a maior distância faz com que o footprint da iluminação aumente, mais longe mais espalhado fica...tudo depende do projector, há uns que espalham mais outros espalham menos, mas se aumentares a distância ao aquário aumentas o footprint da iluminação... seja qual for o projector.

:(

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu entendo, mas isso faz com que a intensidade diminua, suponho que considerávelmente dessa maneira, mas se os 150W derem, torna-se talvez de momento a opção mais económica sem dúvida.

Gostava de ararnjar uma calha, tipo 1*150W HQI+2*24W t5, aí por menos de 200 euros, mas estou a ver que sem ser em segunda mão não há...

 

Obrigado pela ajuda, eu desconfiava que assim fosse, e que claro está variasse consoante o reflector. Sendo assim vou fazer a pergunta ao lojista.

 

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa 'minum'

Efectivamente, esta visto que 83cm sera mesmo um comprimento muito ingrato. Nao sera mesmo possivel aumentar um pouco?

Por outro lado imagino que 83x36x45 ou 50 ira dar cerca de 100 a 120l de agua. Muito se fala na regra de 1W por litro mas eu nao sei se sera boa ideia aceitar todas as regras como dogmas. Sao boas, sem duvida mas devem ser ponderadas caso a caso.

A Aquamedic vendeu durante muitos anos o Percula 90 com 90cm de comprimento e uma HQI de 150W. Mas o Percula 120 ja vinha com 2 HQIs de 150W. Entao um foco HQI de 150W pode ir ate aos 90cm ou fica pelo 60cm?

Pessoalmente, mas posso estar enganado, 90cm sera o limite para um foco de 150W e se bem centrado mas nas pontas ja so devem estar corais menos exigentes. O foco nao pode estar muito perto da agua pois ira aquece-la muito escusadamente e com perda de rentabilidade da energia (a menso que se queira evitar o termostado durante o periodo de dia no sistema).

Mas ha uma questao que nao estas a equacionar. So 36cm de largura? Com um foco HQI de 150W vais estar a pagar por consumos energeticos que nao rentabilizas. E por outro lado os 45 ou 50cm de altura tambem nao te obrigam a usar HQI. Se me disseres que vais fazer um aquario com 60 ou mais de altura eu ja te recomendaria a HQI. E olha que eu gosto muito da luz produzida pelas HQIs e do seu efeito. Metes uma HQI de 150W num aquario com 83x36x45 e comeca a pensar em comprar um refrigerador para nao "cozeres" os peixes e corais.

 

Penso que o melhor conselho que te posso dar sera no sentido de tentares aumentar o aquario para 90cm e usares duas T5 de 39W. E pessoalmente nao gosto nada mas mesmo nada desses 36cm de largura mas tambem nao conheco a realidade onde o sistema sera integrado. Caso contrario (se nao for de todo possivel aumentar o comprimento) opta mesmo por um conjunto de 3 T5 de 24W. Nao conheco bem as lampadas de 24W mas penso que com 4 x 24W ficas muito, mas muito bem servido e sao 96W de luz. Uma delas devera ser actinica (talvez ao centro) ou 2 intercaladas com brancas de 10000K ou 14000k. Se usares actinicas (e deves faze-lo) penso que ficas bem com as de 10000K. Mas espera por melhores opinioes que nisto de luzes eu nao gosto muito de me meter mas imagino que este texto ira trazer para a discussao importantes mais valias de outros Membros, nem que seja so pela critica.

 

Se nao pensas em ter duros SPS penso que podes pensar em LEDs destes mais recentes. Mais caros na aquisicao mas menos calor e menos consumo energetico.

 

Se fazes mesmo questao de ir para a HQI, ha umas calhas da Aquamedic que aparecem muito em segunda mao, com 60cm ou 90cm e tambem umas Liftech com uma HQI de 150W e duas actinicas (nao sei se de 27 ou 29W) apresentando um total de 100cm mas de ponta a ponta das actinicas (a HQI fica no meio) penso que vao apenas 70cm. Acho um disparate. Se quiseres ate te posso vender quer uma (Aquamedic de 60cm) quer outra (Liftech de 100cm) mas acho que estaras a fazer um dos piores negocios da tua vida.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não acho que as hqi's aqueçam mais que do que por exemplo t5, concordo que leds, aqueçam menos...

 

O problema das HQI é a concentração luminosa, num pequeno ponto, concentração luminosa e termica.

 

O desperdício em infra-vermelhos, produzidos pelas HQI, não pode ser superiores a t5, até porque as HQI, são usualmente mais eficientes que as t5.

mais eficientes menos infra-vermelhos...simples...

 

umas t5 comparáveis em potência deverá aquecer da mesma forma a água... não sei que diferenças existe na produção têrmica, num ponto focal, talvez seja mais dificil a retirada de ar quente por isso...

 

em relação a tamanho e forma do aquário, tudo depende dos projectores... projectores que não sejam para aquariofilia, tendem a formar footprints mais quadrados, em vez de rectângulos...

mas tudo depende...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Antonio

Desde ja obrigado pela opiniao e eventuais correccoes.

Concordo com quase tudo e no que nao concordo sera por desconhecimento da minha parte. Ou seja nao concordo nem discordo.

Eu tenho T5s e HQIs e nunca me queimei numa T5 contrariamente ao que ja aconteceu com as HQIs. E a questao esta precisamente na concentracao de luz mas tambem de calor. O Percula 90 tem um foco HQI de 150W para um aquario de 90x60x60 e conheco um que funciona na perfeicao inclusivamente com duros SPS. Sente-se um pouco a falta de luz nas pontas e por isso nao podera ter SPS nessas zonas embora seja possivel aumentando a altura dos corais (rochas nas pontas para ficarem mais elevados).

Eu gosto muito do efeito das HQIs, quer dentro do aquario quer fora. Mas sei o que custa pagar a factura da EDP ate porque nao tenho bi-horaria.

Procurei ser pratico, e posso estar errado, mas estamos a falar de um aquario de 83x36x45 ou 50 que a meu ver nao vai rentabilizar o consumo de 150W da HQI (mais se for dos que eu uso, os tradicionais). E de 83cm para 90 nao vai grande diferenca pelo que la tera alguma falta de luz nas pontas. A vantagem de 4x24W de T5 esta principalemente em espalhar mais a luz que podera chegar uniformemente (ou quase) a todo o aquario com apenas 96W e um pouquito mais para os balastros electronicos.

E por outro lado, com a HQI tera que optar por 10000, 14000 ou 20000K. Eventualmente por 10 ou 14 com actinicas a complementar e mais consumo. Com 4 x 24W de T5 pode variar mais a qualidade de luz o que sera outra grande vantagem.

Mas admito que posso estar errado e nao vou argumentar contra. Alias isto nao passam de opinioes pessoais e nao tem nada de contestacao porque nao tenho conhecimentos para isso.

A minha resposta anterior teve como base uma questao economica. Normalmente vamos atras do que se faz nos "states" e esquecemo-nos de que a energia la fica muito mais barata do que ca. E la nao ligam nada as questoes da ecologia embora com o novo presidente (sem interesses petroliferos no Texas) isso pareca estar a mudar.

Por exemplo quanto a Espanha muitos portugueses se perguntam como sera possivel produzir mais barato com ordenados mais elevados. Em primeiro lugar o grande peso dos custos com pessoal numa unidade fabril podera ser superior ao portugues mas ja os quadros superiores e intermedios sao pior remunerados do que os nossos (nas grandes empresas normalmente com cargos ocupados por ex-politicos), pelo que tenho lido na InterNet os politicos espanhois tambem sao pior remunerados do que os nossos. Mas entao como podem vender mais barato? A questao esta mesmo ai. Hoje em dia ha uma grande mecanizacao de quase tudo o que se produz de onde um dos principais custos de producao esta nos consumos energeticos e nao tanto na mao-de-obra. E eles produzem energia nuclear (sem duvida, quer queiramos quer nao, da mais barata) o que lhes permite reduzir muito o custo de um dos mais importantes factores de producao. Eu nao acompanho, com grande pena minha, Foruns espanhois mas penso que tambem por la estao a trocar muito as HQIs por T5s e LEDs. Em Junho o nosso colega Membro deste Forum, Lionman, tinha 3 calhas de LEDs a venda neste Forum e uma foi para Espanha. Ou seja, mesmo com energia muito mais barata do que nos, seja por questoes de custo ou ecologia, ha uma grande aposta na mudanca para iluminacoes de menor consumo.

Nao ponho em causa a HQI como melhor pela concentracao mas penso que todos concordam que tem um inquestionavel acrescimo de custo em termos de consumo para iluminar e bem uma mesma area embora depois possa ficar melhor iluminada. Mas sera que se justifica o acrescimo de custo? Eu nao posso responder porque nao sei. Pelo que li aqui talvez nao.

Mas outro exemplo importante, eu nada sei de alemao mas pelo que tenho acompanhado deste excelente endereco para compras de corais on-line

http://www.korallen-farm.de/

Eles foram pioneiros na conversao de HQIs para T5s e penso que nao voltaram a tras. Pode ser por razoes economicas e nao de qualidade, nem sequer questiono isso. Mas penso que nos dias que correm as questoes economicas se revestem de alguma importancia.

Por exemplo aqui

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...ubcat=T5_REGUAS

podemos adquirir 2 reguas duplas de T5s a um preco muito interessante em termos de aquisicao e com consumos muito mais baixos do que com HQIs. Tambem podem ser feitas em casa mas nisso em nem penso em me aventurar. Era curto-circuito pela certa, por muito simples que seja.

 

Quanto a LEDs, penso ser ainda cedo para apostar exclusivamente em LEDs (talvez possa ser feito com as SOLARIS americanas) embora aparecam negocios "tentadores" que me parece que podem dar "raia"...

Por exemplo estas calhas

http://www.fish-street.com/weipro_led_ligh...category_id=126

estao com grande divulgacao mas ainda nao conheco ninguem que tenha para saber se sao mesmo eficientes e por isso nao posso recomendar. Mas que sao tentadoras, la isso sao, Uma calha de 60cm ficaria em 47USD mais custos de expedicao e desalfandegamento e uma de 90cm em 71USD mais custos. 120cm em 94USD mais custos.

E olha o resultado do teste que eles apresentam:

http://www.fish-street.com/fish_street_rel...ghting_in_china

 

Haja dinheiro e nao exito em recomendar a SOLARIS.

http://www.jlaquatics.com/phpstore/store_p...category_ID=144

 

De contrario T5s ate um maximo de 50cm de altura de agua (discutivel entre os 50 e 60) e HQIs de 50 ou 60cm para cima. Mas posso estar errado e rever todo o meu conceito.

 

Volto a referir que a minha anterior opiniao teve por base criterios exclusivamente economicos. E assumo as minhas limitacoes quanto a criterios tecnicos.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HQI não aquece mais a água que as t5, vai depender se realmente as hqi são mais eficientes, ou se estamos a usar balastros electrónicos...

 

uma hqi tem uma ampôla de 3 cms mais ou menos...

agora toda a luz vem deste pequeno espaço...se compararmos com uma t5, de 150w de 120 cms (eu sei que não existe, é em termos hipotéticos para explicar...), se tivermos a mesma eficiência a t5 irradiaria o mesmo calor só que em 120 cms... não te queimarias mas o efeito a nivel de produçãode calor seria o mesmo...

 

Ter nota que as hqi usualmente são mais eficientes que t5.

 

outro aspecto a ter em conta, é o problema das fluorescentes...seja t5, t8, t12.

estas produzem luz através da excitação do fósforo do tubo...diferentes ligas, diferentes espectros...e depois produz espectros com picos como este caso:

spx27.jpg

 

se combinares muitas vais ter um resultado mais uniforme...agora eu desconfio que não seja com a mesma uniformidade por exemplo desta hqi...

ab_aqua_medic_aqualine_10000_spektrum_p2.jpg

 

Não acredito que consigas esta uniformidade com t5...

 

O que podes obter, é uma das vantagens das t5, é uma melhor distribuição da luz em todo o comprimento... ou seja mesmo nos lados do aquário a rocha ou o que quer que seja está mais próxima da fonte de emissão (t5 neste caso).

 

é tudo fotões...

se uma t5 tiver a mesma eficiência de uma hqi, a produção de fotões será a mesma ...e portanto a profundidade do aquário é irrelevante (na escolha do tipo de luz),

 

Nas hqi pelo menos na zona mais próxima do foco, óbviamente a luz estará lá concentrada...

é só esse pormenor...

mas concentrando aí perdes luz nas pontas simples...ou seja em termos médios não penetra mais na água...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu fiz a minha calha t5...

:(

Só está a servir no meu caso para complementar as minhas hqi no azul...

 

aliás não tem calha não tem nada só reflector...apoiado na madeira, mas foi tudo com cuidado para evitar salpicos e ...curto-circuitos.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito boa noite. E obrigado pelas vossas respostas. Efectivamente, dou razão António na questão da concentração do calor. Quanto à economia, sempre pensei que fosse ao contrário, até que de uma maneira geral assim, que se coloca uma hqi ela tem tendencia a aumentar imediatamente a temperatura do aquário (este foi um dos aspectos do qual já fui avisado, para ter em conta visto o aquário ir ter mais ou menos 100L reais). Coisa que não acontece com as T5, de uma maneira geral, pouco ou nada aquecem a temperatura na superficie de água, só não acredito nisso, não que tenha experiência em termos de números, mas porque isso nunca me aconteceu com as T5.

Possuo uma calha bem farsola, da sunsun, com 3*39W, ou seja 117W, e realmente a calha fica em toda ela em brasa.

A questão é, se as T5, desperdiçam mais em calor. Ou seja, testes como colocar a mão por baixo da calha para lhe sentir o calor de nada serve, visto que o HQI é todo concentrado, num único ponto.

Mas no geral isso significava que a água do aquário, não aqueceria tanto com HQI, coisa que até agora nunca ouvi dizer, e coisa que com as T5 que tenho, ainda não notei, que aqueça significativamente.

Talvez seja apenas desconhecimento meu, hoje já é algo tarde, de amaneira que já não vou conseguir pesquisar os rendimentos.

 

Seja como fôr eu acho que já me decidi a fazer uma calha, T5, com lampadas 24W, acho que não vai ser complicado, a aquaeden tem tudo o que é preciso, e eu tenho quem perceba da coisa deste lado, por isso a montagem que estou a pensar fazer vai desde as 4 até as 6 lampadas mas ainda não tenho a certeza.

Optei por esta via tendo em conta a largura que o aquário 36cm, ter HQI, mesmo com as pálas, se calhar não compensaria. Assim, várias lampadas, vários espectros, várias temperaturas, várias tonalidades porque posso escolher. Perco em beleza dos reflexos provocados pelas HQI, mas vou buscar em variedade.

Outra vantagem, os reflectores são, mais ou menos manipuláveis, ou seja mesmo que a lampada, fique um pouco mais situada junto à extremidade do aquário, posso direccionar o seu foco, para o centro do aquário.

Eu depois coloco aqui o esquema da coisa. EStou capaz de com as lampadas de 24W, numa calha com 80cm, intercalar as lampadas ora, mais encostadas à direita da calha ora mais a esquerda.

E agora vejam lá se esta ideia será boa, ligar todas as que estão à direita, com o mesmo interruptor, e ligar todas à esquerda com outro. Liga.se cada um dos interruptores a um daqueles temporizadores, et voilá, regulá-los de maneira a que simule muito rascamente o movimento do sol.

Em miudos, de manha ligo a parte esquerda, ao almoço ligo as duas, e à tarde apenas a direita. Fiz-me entender?

 

Desta menira talvez poupe vida util das lampadas... Garatia sempre pelo menos, 72W de luz ao aquário com excepção de 2 horas em que estaria sobre os 144W.

 

Não sei se me fiz entender, mas quando colocar o esquema será mais fácil de ver a coisa.

 

Boa noite e mais uma vez obrigado.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 e HQI são bastante comparáveis em termos de eficiência...

 

podem ver a eficiência como lumens por watt...

http://en.wikipedia.org/wiki/Luminous_efficacy

 

os watts que não forem usados para fabricar luz, serão usados para produzir calor...daí serem comparáveis até nesse aspecto.

 

T5 tube 70–100 [24] 10–15%

metal halide lamp 65–115 [26] 9.5–17%

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HQI não aquece mais a água que as t5, vai depender se realmente as hqi são mais eficientes, ou se estamos a usar balastros electrónicos...

 

uma hqi tem uma ampôla de 3 cms mais ou menos...

agora toda a luz vem deste pequeno espaço...se compararmos com uma t5, de 150w de 120 cms (eu sei que não existe, é em termos hipotéticos para explicar...), se tivermos a mesma eficiência a t5 irradiaria o mesmo calor só que em 120 cms... não te queimarias mas o efeito a nivel de produçãode calor seria o mesmo...

 

Ter nota que as hqi usualmente são mais eficientes que t5.

 

outro aspecto a ter em conta, é o problema das fluorescentes...seja t5, t8, t12.

estas produzem luz através da excitação do fósforo do tubo...diferentes ligas, diferentes espectros...e depois produz espectros com picos como este caso:

spx27.jpg

 

se combinares muitas vais ter um resultado mais uniforme...agora eu desconfio que não seja com a mesma uniformidade por exemplo desta hqi...

ab_aqua_medic_aqualine_10000_spektrum_p2.jpg

 

Não acredito que consigas esta uniformidade com t5...

 

O que podes obter, é uma das vantagens das t5, é uma melhor distribuição da luz em todo o comprimento... ou seja mesmo nos lados do aquário a rocha ou o que quer que seja está mais próxima da fonte de emissão (t5 neste caso).

 

é tudo fotões...

se uma t5 tiver a mesma eficiência de uma hqi, a produção de fotões será a mesma ...e portanto a profundidade do aquário é irrelevante (na escolha do tipo de luz),

 

Nas hqi pelo menos na zona mais próxima do foco, óbviamente a luz estará lá concentrada...

é só esse pormenor...

mas concentrando aí perdes luz nas pontas simples...ou seja em termos médios não penetra mais na água...

 

 

Olá Vitor

 

A Philips já fabrica de 120w com o mesmo comprimento das de 80w de 149 cm...só que (ainda)de 4.000k.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 e HQI são bastante comparáveis em termos de eficiência...

 

podem ver a eficiência como lumens por watt...

http://en.wikipedia.org/wiki/Luminous_efficacy

 

os watts que não forem usados para fabricar luz, serão usados para produzir calor...daí serem comparáveis até nesse aspecto.

Humm... Realmente, está comprovado.

Mas ainda assim, fico na dúvida se vale a pena no meu caso, sendo o aquário tão estreito...

A minha namorada tem um aquario com 100c*30l*45a. O que o torna extremamente estreito. Possui uma calha de 3*39W, e eu acho que para ali adequa-se, espalhando bem a luz em todo o seu comprimento e largura, possivelmente se fosse mais largo, não ficava tão bem.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
E porque não LED´s?? Quando começarão a ser "o" sistema por excelência de iluminação???

 

os preços estão muito altos, e demora muito tempo a esbater o investimento inicial...

talvez saltemos das hqi e t5 para uma coisa diferente, tipo plasma...já existem protótipos funcionais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Meus caros,

 

Começo a ver muitos projectores de LED (não vocacionados para aquariofilia, digo em lojas da especialidade, onde aparentemente é um projector com formato HQI mas é de LED´s), a preços mais acessíveis.

 

Digam-me uma coisa: os watt já percebi que é difícil fazer comparações, mas aqui à dias vi um de 20watt que "equivale" a um de 150watt. A comparação em termos de consumo energético vinha lá (num belo flyer onde o mais importante em termos comerciais seria vender as luzes pela GRANDIOSA economia das mesmas), em termos de lumen nem por isso... mas creio ter visto 900 lumen (manifestamente pouco).

 

Mas afinal, digamos que se eu tiver um projector em LED com os mesmos lumen que uma HQI, a mesma temperatura de cor, tenho em termos práticos a mesma luz, mas em tecnologias diferentes? Vai "furar" a coluna de água da mesma maneira? Vai alimentar corais da mesma maneira? Vai iluminar da mesma maneira em termos visuais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

O meu aqua tem 80x40x40 e tenho uma HQI da aquamedic de 150w agora a uns 30 a 40 cm do aqua. já a tive mais baixa mas havia demasiadas ciano. Só tenho corais moles até agora mas para terem uma noção...estou a expulsar sarcos do aqua tal a taxa de crescimento.

 

espero ter ajudado e que o aqua tenha muito sucesso!

 

José Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais