Corta-Correntes


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Então é assim, estou a montar uma mini Fish room, e preciso urgentemente de concluir a parte da electricidade. Mas estou com receio que possam haver curto circuitos. O local não está preparado para este "acontecimento", e como tal pretendo resolver isto. Agora a minha duvida é, monto um disjuntor e se sim, qual disjuntor, ou se monto triplas daquelas com fusiveis.

 

Eu preferia montar um disjuntor, visto que assim tinha a possibilidade de posteriormente montar umas réguas destas:

 

Picture068.jpg

 

Cumps,

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou nenhum expert em electricidade.... mas na minha opinião o melhor é montares um disjuntor diferencial de 30 mA à "entrada" da tua fish room e depois é que fazes as derivações para as restantes extensões/tomadas.

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O local onde estou a montar a fish room apenas tem dois contactos com electricidade, no tecto onde tem uma lampada com dois fios (azul e preto), e depois a outra ligação electrica que tenho lá é no interruptor, que ainda não inspeccionei, mas que espero que tenha fio Terra. Ou seja, troco aquele interruptor pelo disjuntor?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nenhuma tomada? A onde é que vais buscar electricidade para os aquários?

 

 

Não sou electricista, por isso posso estar a explicar as coisas mal e com os termos incorrectos.....

mas entre a lampada e a tomada deves ter uma caixa de derivação....

(se não tiveres nenhuma tomada) é nessa caixa que deves ir "roubar" a electricidade para a tua instalação eléctrica.

 

(Na caixa do interruptor só tens fase..... não tens neutro

e na lampada... tens fase e neutro..... mas estão dependentes do interruptor.)

 

 

 

Se a instalação eléctrica for antiga é possível que não tenhas fio de terra na iluminação!

 

 

 

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retira o interruptor da parede.... pode ser que a derivação esteja a ser feita na caixa do interruptor,

verifica se não tens a caixa de derivação no tecto!

(nas outras divisões onde é que estão localizadas as caixas de derivação)

 

.... se a divisão que estamos a falar é uma casa de banho, arrecadação ou dispensa o mais provável é a caixa de derivação estar fora desta divisão!

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que trocares o interruptor por um disjuntor não te vai trazer nenhuma protecção adicional..... no quadro já deves ter um disjuntor de 10A(???) que te protege contra sobrecargas,

para a protecção contra fugas/choques tens de usar um disjuntor diferencial que tem uma instalação ligeiramente diferente de um disjuntor ou de um interruptor.

 

 

 

Aconselho-te a pedires a um electricista que te faça a alteração que estás a pensar,

porque se não ficar feita como deve ser.... pode te dar uma falsa sensação de segurança.....

e só vais descobrir o problema na pior das alturas!

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atencao as potencias utilizadas.

Os fios de iluminacao normalmente sao de 1,5mm de diametro.

Os das tomadas sao de 2.5mm.

Em caso de sobrecarga os fios vao aquecer e podem derreter dentro da parede.

 

As ligacoes para os aquas deviriam derivar de uma tomada e nao da iluminacao.

Por questoes de seguranca, deverias falar com um electricista....

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao troques o interruptor por tomada a não ser que metas mais fios(neutro) pois só deves ter nessa caixa a fase e um retorno(2 fios pretos), ou seja falta o neutro(fio azul) provavelmente e como ja foi dito deves ter uma caixa de derivação algures por cima de uma porta na qual poderias ligar directo um cabo com uma tomada, mas atenção pois se fores usar alguma potencia superior a 10 A ou seja +-2200w(por norma é o maximo nominal de um fio de 1,5mm) é um risco fazeres isso pois podes causar sobre corrente na instalação e caso esta não esteja devidamente protegida podes derreter os fios,

tenta ir a outra divisão buscar a uma tomada que seria o ideal.

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fui tirar umas fotos rápidas ao espaço (é uma arrecadação). E então é assim, as partes electricas que lá encontro são estas:

 

INTERRUPTOR

Img006.jpg

 

LOCAL ONDE ESTÁ LIGADA A LÂMPADA

Img007.jpg

 

NA PARTE DE FORA da arrecadação, por cima +- da porta, tenho esta CAIXA DE DERIVAÇÃO

Img008.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelas fotos parece uma instalação algo antiga, pelo que não tens qualquer ligação de terra.

 

Caso consigas fazer uma puxada de outro local onde já exista o condutor de protecção, muito bem, caso contrário, terás de tentar improvisar e fazer uma ligação à terra.

Consegues fazer uma puxada para o exterior e enterrar uma vareta de cobre?

 

concordo 100% com os membros que te aconselharam a não fazer a troca, nem tão pouco a puxada da iluminação para um circuito de tomadas, ainda para mais, vais ter necessidade de ligar lá muitos aparelhos o que pode sem dúvida criar uma sobrecarga, e sobretudo os condutores que poderão ser de 1,5mm vão aquecer muito mesmo.

 

cuidado com essas ligações ...

Editado por Pedro Godinho

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, não vou colocar muito material. Aliás, nem posso considerar fish room. No total devo ter 200 a 400W de consumo, isto com termostatos a funcionar...

 

Verifiquei outra caixa de derivação, mas esta ja continha três fios, Um azul, um preto e um castanho

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a instalacao estiver bem feita, o fio de terra deveria ser amarelo e verde.

O preto e o castanho em corrente alternada sao a fase. Essa outra caixa, nao deriva para algum interruptor?

Verifica os fios sao de 2,5mm.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou verificar. Só uma coisa, se por acaso, não tiver possiblidades de arranjar o fio terra. E usar os fios da lâmpada para gerir alguma electricidade para o que preciso, tenho alguma outra forma de me proteger de choques, quebras e algo que possa iniciar uma faísca/incêndio? Se é que me entendem

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para te prevenires, aconselho vivamente que chames um electricista, a fim de teres uma resposta de um profissional. Não te metas com aquele tipo que é amigo do irmão do cunhado do tio da avó daquele gajo que já fez uma obrazita em casa do Zé dos Anzóis.

 

Mesmo que tenhas um consumo baixo, mais tarde ou mais cedo vais acabar por lá colocar mais qualquer coisa e a seguir outra e aí por diante. Quando te deres conta precisas de contratar à EDP uma potência superior...

 

A solução mais fácil, mas com segurança, é retirar do quadro principal uma linha de abastecimento a essa arrecadação. Mantens a iluminação que lá está, e apenas basta colocar mais um disjuntor, depois do diferencial, e depois três fios de 2,5mm, ( azul, preto e verde/amarelo respectivamente neutro, fase e terra ), para a divisão em questão. Aí podes fazer as derivações que bem entenderes nas tomadas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.