Montipora


paulojbsilva

Recommended Posts

Boas,

recentemente adquiri um frag de montipora que vinha com uma mancha branca mesmo no meio. Essa mancha começou a diminuir e depois a passar de branco para um esverdeado e agora está escura e a diminuir. Será isso algum processo de "cura" do coral?

Junto uma foto para que percebam o que quero dizer...

Gracias.

 

http://picasaweb.google.com/lh/photo/6CEy8...feat=directlink

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

recentemente adquiri um frag de montipora que vinha com uma mancha branca mesmo no meio. Essa mancha começou a diminuir e depois a passar de branco para um esverdeado e agora está escura e a diminuir. Será isso algum processo de "cura" do coral?

Junto uma foto para que percebam o que quero dizer...

Gracias.

 

http://picasaweb.google.com/lh/photo/6CEy8...feat=directlink

 

Sinceramente não sei...

 

pode ser uma nova recolonização onde estava tecido morto...pode ser apenas isso...

 

de qualquer forma se diminuiu é bom sinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei...

 

pode ser uma nova recolonização onde estava tecido morto...pode ser apenas isso...

 

de qualquer forma se diminuiu é bom sinal.

 

 

Obrigado António.

Espero que de facto evolua bem esta mancha esquisita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Infelizmente a imagem deixa-me muito apreensivo e eu preferia ver ao natural.

Fiquei com a ideia, mas posso estar errado, de que seria cianobacteria a tomar conta da zona morta do coral e pode alastrar.

Se tiveres uma pipeta (das que se encontram por exemplo em alguns produtos liquidos tipo Iodine, Stroncium, Trace Elements e outros) utiliza-a, depois de bem lavada e passada por agua do aquario, para esguinjar um pouco de agua sobre a zona e se se levantar uma especie de manto e se desprender do coral podera mesmo ser cianobacteira. O tom vermelho acastanhado leva-me a pensar isso mas, como ja disse, posso estar enganado ou a ver mal. Mantem esse coral sobre apertada vigilancia. A fotografia esta muito boa, o que nem sempre acontece.

Procura outras opinioes, de preferencia de alguem experiente que va ver mesmo ao local para ficares mais descontraido ou talvez nao...

Vai dando noticias.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Infelizmente a imagem deixa-me muito apreensivo e eu preferia ver ao natural.

Fiquei com a ideia, mas posso estar errado, de que seria cianobacteria a tomar conta da zona morta do coral e pode alastrar.

Se tiveres uma pipeta (das que se encontram por exemplo em alguns produtos liquidos tipo Iodine, Stroncium, Trace Elements e outros) utiliza-a, depois de bem lavada e passada por agua do aquario, para esguinjar um pouco de agua sobre a zona e se se levantar uma especie de manto e se desprender do coral podera mesmo ser cianobacteira. O tom vermelho acastanhado leva-me a pensar isso mas, como ja disse, posso estar enganado ou a ver mal. Mantem esse coral sobre apertada vigilancia. A fotografia esta muito boa, o que nem sempre acontece.

Procura outras opinioes, de preferencia de alguem experiente que va ver mesmo ao local para ficares mais descontraido ou talvez nao...

Vai dando noticias.

Cumprimentos

Rolim

 

Boas,

peço imensa desculpa pela demora em responder, mas agora tenho muito pouco tempo para estar ao computador. A mancha practicamente desapareceu, mas concordo contigo, e creio que era mesmo cianobactéria. A montipora apresenta uma cor muito mais viva e os rebordos onde foi fragmentada parecem estar a curar, apesar de não notar crescimento. Em breve ponho mais fotos, para que possam perceber a evolução. Obrigado e cumprimentos, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais