espada commanchas


ritaazevedo

Recommended Posts

Olá a todos mais uma vez necessito da vossa ajuda. Ontem a a minha espada apareceu com um ponto branco na boca e uma mancha branca na barbatana, neste momento não faz qualquer movimento com ela.Pensei que tinha um caso de pontos brancos e usei de imediato um produto da tetra medica proprio para tal e subi a temperatura para 30º .Hoje a mancha da barbatana esta mais alastrada ,e a espada ainda não comeu , procura isolamento á superficie. tenho um aqua de 50l com3 espadas 6 neos ,2 guppys , 2 platys, 2 limpa fundos e um limpa vidros. Uso filtro interno e uma bomba de ar, as plantas são artificiais.

Fiz agora os teste a agua:

NO3-25

NO2-5

GH->6

kh-0ºd

ph-6.4

Por favor digam o que está mal,pois iniciei esta paixão a muito pouco tempo e por tal falta-me a experiencia.Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor digam o que está mal,pois iniciei esta paixão a muito pouco tempo e por tal falta-me a experiencia

Conhecimento adquires aqui.

Exeriência vem com o tempo... :D

 

Para começar:

- O pH está baixo para espadas/guppies. Normalmente o pH costuma ser mais alcalino (em torno dos 7.4).

- O valor de NO3 está um pouco alto. Se não tens plantas naturais este -NO3 não vai ser consumido pelas mesmas. Como tal tens de fazer trocas parciais de água para o remover.

- O NO2 também deve rondar 0. A escala tem valor menor que 5? Se tem então tens de conseguir reduzir ao mínimo esse valor. NO2 (nitritos) é tóxico para os peixes. Tens de fazer trocas parciais de água para tentar remover algum e evitar a intoxicação dos peixes. Já agora, como costumas limpar o filtro? Qual o procedimento?

- KH 0 não deve ser... deve ser engano... :D Verifica isso. De qualquer maneira se o pH não oscila não é muito importante o valor de KH para agora.

 

Eu em 50 litros não colocava tantos peixes... :cry: Não te esqueças que são 50 litros de água brutos e não efectivos.

 

De qualquer maneira o problema que tens não são pontos brancos mas sim Columnaris (doença bacteriana).

Pode ter sido provocado pela má qualidade dessa água. Experimenta limpar o filtro, fazer TPA's (trocas parciais de água) regulares, limpar o areão, administrar menos comida aos peixes.

 

Quanto ao peixe infectado, estás a tratá-lo num aquário à parte? Experimenta usar um antibiótico (ou qualquer medicamento para combater bactérias).

 

Tens de tentar manter a água limpa caso contrário o problema volta a aparecer noutros peixes.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela rapida resposta ,segundo entendi tenho PH baixo( compro um daqueles frascos parasubir o Ph?) Achas que mudequandode água? omeu filtro é de carvão,mas ontem troquei com o do aqua maternidade que é de esponja, o primeiro filtro tem cerca de um mês. Qual o medicamento que recomendas para as bacterias? Vou isolar o espada no aqua maternidade e coloco os bèbés no grande pode ser?qual a temperatura que recomendas? Aguardo resposta para actuar rapidamente.Muito obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rita

Concordo com o diagnostico do Nuno.Sobe o pH para 7,8. Os viviparos gostam ate de águas salobras mas como tens os neons é mais complicado . No entanto podes juntar 1 gr por litro de sal sem problemas . Usa preferencialmente sal para lagos ou para aquário .Usa tam bém Bactopur Direct durante 5 dias . A Columnaris ataca preferencialmente viviparos e tetras ,portanto as tuas espécies são espécies alvo.É uma doença geralmente fatal sem tratamento precoce. De futuro evita manter tetras com viviparos porque gostam de águas diferentes .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Rui disse tudo. :D

 

Qual o medicamento que recomendas para as bacterias? Vou isolar o espada no aqua maternidade e coloco os bèbés no grande pode ser?qual a temperatura que recomendas?

Como o Rui indicou, Bactopur Direct. Convém separar sempre os peixes infectados/doentes. Assim evitas o contágio aos outros e podes aplicar medicamento à vontade sem problemas de "matar" as bactérias do filtro.

Se os bebés não forem pequenos podes colocá-los no comunitário.

A temperatura não precisa de estar a 30º. Aconselho até a baixar um pouco nos 2 aquários.

 

Só queria dar mais umas dicas:

- retira o carvão do filtro. Coloca apenas esponja;

- faz uma TPA's mais regulares no aquário principal durante uns dias para manteres a água "limpa" e evitar a proliferação das bactérias que por lá possam andar;

- Se fosse eu evitava mexer no pH. Experimenta arranjar peixes de água mais ácida e tenta-te livrar dos Guppies, etc. Arranjar espécies bonitas para esse aquário e adequadas a esse pH.

 

O colocar sal ou bicarbonato no aquário é mais arriscado, dá mais trabalho, necessita de um controlo maior do pH, etc.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rita:

 

Depois de tudo o que se disse, e pelo que referes, tens um filtro de carvão,mas não pode ter carvão enquanto fazes tratamentos,troca por esponja, pois se tiveres carvão o tratamento fica retido no carvão.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, infelizmente a minha espada morreu.Foi angustiante vê-la lutar pela vida nos últimos minutos. Eu tinha acabado de chegar da loja e já não deu para fazer nada por ela...Não encontrei o produto que recomendavam mas a senhora recomendou também uns comprimidos efervescentes ,coloquei meio de prevenção, antes mudei 1/3 da agua ,baixei a temperatura para 28º e já ajustei o ph, conferi de manhã e neste momento está entre 7-7.5.Neste momento ainda tenho o filtro de esponja.Concordam com as minhas mudanças? Por quanto tempo ainda devo ter este filtro? Devo mudar a agua outra vez daqui a uma semana ou antes? Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a senhora recomendou também  uns comprimidos efervescentes  ,coloquei meio de prevenção

Colocaste dentro do aquário comunitário? Não te esqueças que não deves usar medicamentos nesse aquário.

 

antes mudei 1/3 da agua ,baixei a temperatura para 28º e já ajustei o ph, conferi de manhã e neste momento está entre 7-7.5

Está melhor. :(

A água das trocas "tem de ir" para o aquário com um pH semelhante ao deste. Tens de evitar oscilações de pH aquando as trocas de água para não teres problemas com os peixes.

 

Neste momento ainda tenho o filtro de esponja. ... Por quanto tempo ainda devo ter este filtro?

Na minha opinião deves manter só o filtro de esponja. Não utilizes carvão. O cavão normalmente é usado no início da montagem e quando é necessário retirar medicamentos da água. Depois acaba-se por retirar.

Além disso ao fim de um tempo o carvão fica saturado e, em vez de reter "substâncias", acaba por libertá-las para a àgua.

 

Devo mudar a agua outra vez daqui a uma semana ou antes? Obrigada.

Eu aconselhava a fazer trocas mais regulares durante uns dias (2x por semana, por exemplo) em quantidades de 15-20%.

 

Se ainda não tiveste oportunidade aconselho-te a leitura das Faqs de aquariofilia. Pode ser que te venha a ajudar em alguns pontos do hobby.

http://faq.thekrib.com/pt/

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais