reprodução de bettas


mjoaots

Recommended Posts

Olá!

 

Decidi recentemente tentar reproduzir bettas com um macho e uma fêmea que mantinha no aquário comunitário. Previamente pesquisei e li imenso sobre o assunto e comecei por os colocar frente a frente (sem areão, água parada, luz contínua). A fêmea pareceu engordar e de facto tinha o ovopositor bem à vista mas o macho nada de fazer ninho. Na segunda tentativa coloquei apenas o macho mas continuou sem querer fazer ninho de bolhas. Na terceira tentativa coloquei os dois de novo, mas separados obviamente, e um espelho para o macho se espicaçar; ele começou a abrir os opérculos para definir território mas de ninho.... nada! Experimentei também colocar um pouco de outro ninho que consegui arranjar e na mesma nada de bolhinhas. Juntei hoje o casal durante uns momentos mas o comportamento variou entre desprezo a uma perseguição do macho à fêmea em jeito de a querer morder. Acabei por os separar, claro.

 

Entretanto li que poderá estar a haver uma rejeição por o macho estar habituado à fêmea uma vez que estavam os dois num aquário comunitário. O que acontece é que não posso trocar de macho pois não tenho onde o colocar depois porque só tenho um aquário para os colocar e jamais juntarei dois machos. A única alternativa será outra fêmea mas tenho receio de introduzir mais um peixe no comunitário pois recentemente acrescentei alguns membros à família e não convém exagerar.

 

Portanto, não sei que fazer agora, alguém me consegue orientar??

 

Cumprimentos,

mjoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.