Ajuda a um principiante


CrabMan

Recommended Posts

Boa noite,

 

Coemeçei neste vicio por pedido do meu filho de 5 anos que queria ter uma aqua e como fazemos tudo por eles lá lhe fiz a vontade e agora quem não pára de querer melhorar, ter ideias e ampliar o aqua sou eu !

 

Começo por dizer que o meu aqua é :

 

Aquatlantis 70 Litros com biobox interior ( sei que não é o melhor, mas melhores dias virão para melhorar o mesmo)

 

Montei o mesmo em Agosto, e neste momento tenho lá :

 

- 1 Limpa Vidros

- 1 Rasbora

- 2 Guppys

- 1 Neon

- 1 Escada

 

Sei que falhei pois deviam ser mais no caso dos neons pois são peixes de "grupo" certo ?

Falhei também no ciclo do azoto, mas felizmente eles passaram essa fase e estão bem de saúde.

Apanhei umas pedras numa barragem, verifiquei se eram ou não calcárias e após o teste foram lá para dentro depois de lavadas e fervidas.

Tenho feito as TPA e limpo o fundo com uma mangueira.

Ah ! Também nunca medi o ph !!! :smile2:

 

O que eu preciso de saber é :

 

Que plantas posso colocar para retirar aquelas de plástico que lá tenho ?

Posso por musgo agarrado ás pedras?

Posso por plantas flutuantes?

Posso colocar as luzes que vocês chamam de "moonlight" ?

Como medir o ph e quais os valores certos ?

Quais as vantagens de ter bombas de ar a injectar ar para dentro do aquário ? A pedra difusora faz algum efeito?

 

 

SL372710.JPG

 

SL372714.JPG

 

SL372713.JPG

 

Peço desculpa ... sou muito básico nisto, mas tenho andado a ler o forum e vi que o melhor é mesmo pedir ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiveste muita sorte em conseguir ciclar o aqua sem qualquer baixa. As plantas mais resistentes são valisnérias, anúbias, fetos de java e o musgo. com algumas plantas e uma boa movimentação de água na

 

superfície, não necessitas de bomba de ar. Claro que podes pôr moonlight :smile2: O PH deves manter em 7.0, se tiver tendencia para aumentar é porque tens alguma coisa cálcaria dentro do aqua.

 

Os neons e as rasboras são de facto peixes de cardume, deves manter no mínimo 6 ou 7 e o comportamento deles é logo outro. Trocas parciais uma vez por semana 30-40%.

 

Se tiveres mais alguma dúvida é só dizer.

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Crabman e Crabboy,

 

Vou deixar apenas mais umas sugestões:

 

Que plantas posso colocar para retirar aquelas de plástico que lá tenho?

- Para além das que já te sugeriram eu acrescentava uns pés de limnofila, crescem rápido e são bonitas, podes entreter-te a poda-las e assim dar uma primeira aula de plantados ao teu filho sem ter de saber muito.

 

Posso por musgo agarrado ás pedras?

- Se conseguisses antes um tronco podias atar-lhe fetos e musgo de Java, com fio de pesca, daqui a uns meses tiras o fio e ficas com um tronco todo catita.

 

Posso por plantas flutuantes?

- De várias espécies eu sugiro as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

Como medir o ph e quais os valores certos ?

- Podes comprar um kit só para PH, não é caro, mas por cerca de 20,00€ consegues uns testes de fitas que te medem esse e outros valores ainda mais importantes, não fica muito caro porque tem imensas fitas de análise.

 

Quais as vantagens de ter bombas de ar a injectar ar para dentro do aquário ? A pedra difusora faz algum efeito?

- A pedra difusora faz com que as bolhas de ar sejam pequeninas e dá um efeito bonito, mas não é necessário sequer bomba de ar, como já foi dito, a oxigenação consegue-se com a agitação da água à superficie.

 

Boa sorte e divirtam-se :smile2:

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma outra duvida :

 

Andei a ler o DIY e vi a falarem de bombas de CO2 ...

 

Isso serve para ?

 

Serve para fazer injecção de CO2 para dentro do aquario!

Funciona tipo uma bomba de ar, mas em vez de ar vai CO2! A injecção de CO2 serve para as plantas fazerem a fotossintese, daí ajuda no seu crescimento e etc... ( basta pesquisar um bocado sobre isto que encontras toda a informação necessária sobre fertilização com CO2), ajuda também a acidificar a água do aqua.

 

Costuma ser usado em aquarios mais exigentes em termos de plantas.

No teu caso não haverá necessidade porque a por plantas, vão ser de baixa manutenção, a iluminação que tens também não deve de dar para muito mais (suponho que seja de origem).

Como a amiga Luisa Fonseca referiu, eu também aconselhava a limnofila, sendo de crescimento rápido vai ajudar a manter os nitratos num bom nivel, mas crescem muito.

 

Abraço

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que devias começar por retirar as plantas artificiais e esse barco (são gostos...) e rearranjar pedras.

Depois sugeria testares a água, nem que seja apenas para saberes o pH.

 

Depois sugeria colocar uma Anubia ou uma cryptocoryne e umas elódeas.

 

Quanto à fauna, se de facto queres apostar em peixes de cardume precisas de meter mais uns de cada espécie :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite foristas

Tenho aqui um grande problema de principiante eu e o meu filho compramos um aquario de agua fria de 65 litros, compramos varios peixes alguns muito bonitos outros nem por isso ao todo foram uns 12 peixes e muitos euros . :closetema:

Bem o problema é que 12 peixes que comprei a 10 dias só tenho um vivo nao sei que faça pq ja fiz de tudo :

1- mudei ja a agua 2 x

2- medi o PH esta mais ou menos as vezes esta azul muito alto !!!!

3- ja tirei de la umas pedras da praia que ficavam bonitas no aquario pensava eu que era disso :shocked028:

4- Gostava de ter uma explicação para a morte de tanto peixe

Obrigado :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite foristas

Tenho aqui um grande problema de principiante eu e o meu filho compramos um aquario de agua fria de 65 litros, compramos varios peixes alguns muito bonitos outros nem por isso ao todo foram uns 12 peixes e muitos euros . :closetema:

Bem o problema é que 12 peixes que comprei a 10 dias só tenho um vivo nao sei que faça pq ja fiz de tudo :

1- mudei ja a agua 2 x

2- medi o PH esta mais ou menos as vezes esta azul muito alto !!!!

3- ja tirei de la umas pedras da praia que ficavam bonitas no aquario pensava eu que era disso :shocked028:

4- Gostava de ter uma explicação para a morte de tanto peixe

Obrigado :mrgreen:

 

 

 

boa noite,

 

acho que precisa de muita informação e/ou pesquisa. Manter peixes não é só encher o aquário de água e colocar 12 peixes lá para dentro. :D

 

devia abrir um tópico seu só para estas suas dúvidas. tenho a certeza que temos muito para ensinar-lhe. :D

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes por plantas flutuantes e sim podes por agarradas ás pedras, usa um fio de pesca (nylon) e passa á volta das mesmas (mas não apertes muito!!)

 

Para tirares essas plantas de plástico (horriveis realmente), eu pessoalmente gosto muito de Cabomba (planta que cresce rápido portanto se deres podas até acabas por poupar no dinheiro) blyxa japónica ou eusteralis stellata (esta ultima mais dificil de manter) e, para a frente do aqua umas sagittaria subulata parecem-me bem.

 

Só uma coisa. O aquário é todo ele muito "de brincar" biobox, plantas de plástico e....esse barco!! Tira isso daí de dentro. É super inestético.

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

acho que precisa de muita informação e/ou pesquisa. Manter peixes não é só encher o aquário de água e colocar 12 peixes lá para dentro. :tongue:

 

devia abrir um tópico seu só para estas suas dúvidas. tenho a certeza que temos muito para ensinar-lhe. :laugh:

 

 

Concordo totalmente. O user em questão revela a maior falta de responsabilidade existente neste mundo.

 

Só acrescento duas coisas:

 

nº um: 12 (DOZE) peixes de água fria (todos crescem imenso)...em 65 (sessenta e cinco) Litros de água

 

nº dois: ciclo do azoto

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.