praga de Busios (caracois)


andre145

Recommended Posts

boas. . . tenhu um pequeno problema no meu aquario, eu compomprei umas plantas e pelos vistos traziam uns ovinhos de caracois que pelos quais eu nao dei conta, eles sao tipo uns Busios e reproduzem-se que nem ratos, alem de isso enterram-se na areia do aqua, a minha duvida é saber como posso eliminar esta praga sem ,matar os meus camarões, visto que o que mata os caracois por norma mata os camarões. . .

será que me podem ajudar??? ajudem-me a akabar com isto por favor... ;)

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não precisas de os matar, basta reduzires na comida e ires retirando os que conseguires apanhar.

 

 

 

A presença de caracóis, pode ser um excelente indicador da matéria orgânica presente no aquário, quando temos excesso de caracois, temos excesso de matéria orgânica, é sinal que temos que limpar folhas mortas, areão, e dar menos comida, depois de corrigir-mos esta situação, a 'praga' de caracois diminui e voltam ao normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não precisas de os matar, basta reduzires na comida e ires retirando os que conseguires apanhar.

 

 

 

A presença de caracóis, pode ser um excelente indicador da matéria orgânica presente no aquário, quando temos excesso de caracois, temos excesso de matéria orgânica, é sinal que temos que limpar folhas mortas, areão, e dar menos comida, depois de corrigir-mos esta situação, a 'praga' de caracois diminui e voltam ao normal.

 

o aquario foi limpo a cerca de 2 meses. . . limpei o areao, e fervio. . . eles começarao a aparecer a cerca de um mes, depois de ter colocado a tal planta

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Sim é normal virem ovos agarrados às plantas e depois nascerem nos nossos aquários.

 

Agora o virar praga deve-se ao que indiquei.... o facto de teres fervido o areão à dois meses, pouco importa, pois entretanto já alimentaste os teus animais.... e 2 meses é muito tempo para acumular matéria orgânica.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Sim é normal virem ovos agarrados às plantas e depois nascerem nos nossos aquários.

 

Agora o virar praga deve-se ao que indiquei.... o facto de teres fervido o areão à dois meses, pouco importa, pois entretanto já alimentaste os teus animais.... e 2 meses é muito tempo para acumular matéria orgânica.

 

 

entao o que devo mesmo fazer????

 

axas que uma botia tambem ajuda??? visto que pelo o que li a botia come alguns invertebrados. . .

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bótia pode comer caracois, agora tens que avaliar se o pretendes manter, se tens condições para ele, se ao crescer tens aquário para o manter...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tenhu uma botia num outro aqua. . . ao todo tenho 4 aquas, o maio é de 100x50x50.... mas axas que a botia resultará bem? ja agora qual a especie que aconcelhas mais???

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu não aconselho peixes para resolver problemas, agora não sei sequer te resolve isso ou não.

 

 

Espera por mais respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O problema das Botias é que dizimam tudo o que é invertebrado, inclusive Neritinas, Ampulárias, mariscada, etc...

Para além disso são peixes de cardume e gostam de ter companhia. São também muito dificeis de apanhar depois de estarem no aquário, especialmente se for um plantado com muitas pedras e troncos.

 

A melhor maneira de lidar com pragas de caracois já foi dita aqui pelo Hugo.

Os caracois são uma parte fundamental no funcionamento do aquário, remexem o areão evitando a formação de zonas anaeróbicas "acho que é assim que se escreve", basicamente são zonas não oxigenadas do substrato onde se acumulam substâncias nocivas.

E ajudam também no consumo de restos de comida.

 

É só uma questão de conseguires controlar a população dentro do aceitável.

Se não os podes vencer, junta-te a eles. ;) lol

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro que tudo, que caracois sao?

 

se sao tipo buzio, nao serao os melanoides tuberculata? se sim, nao vieram ovos mas sim crias

 

que tipo de aquario é? so de invertebrados, ou peixes? qual o seu tamanho?

 

quanto a possiveis soluçoes, so depois de reponderes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desculpem meter me mas eu tb tenho uma praga

de busios tirei agora fotos

nao sei se sao iguais ao membro Andre145

mas tb peço ajuda

o meu aqua e comunitario e tb tem alguns camaroes

nao tenho botia e tb nao queria meter

mas se for preciso...

muito obg

 

Imagem664.jpg

 

Imagem665.jpg

 

Imagem666.jpg

 

desculpem a qualidade das fotos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa





Telmo Espada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus caracois sao iguaisinhos a esses. . . o meu aqua é um comonitario que pouco a pouco se ira tornar num plantado. . .

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.
<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o meu comunitario e mais 2 aqua de viviparos com camaroes(alguns)

com esta praga

quem sabe como se mata esta praga????

sera com as helenas o assunto fica resolvido????

espero ajuda

obg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa





Telmo Espada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim com helena fica resolvido, mas depois não te esqueças de não colocares outro tipo de caracóis :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vem junto com plantas por exemplo, depois aumenta o seu número pq encontram condições para isso (matéria orgânica).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok muito obg

vou tentar elimina-los com as helenas

com ampularias nao ha problemas pois nao???

e que as ampularias sao grandes em relaçao

as helenas :animal_fish:

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa





Telmo Espada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, nos dois casos sao Melanoides tuberculata

 

estes animais podem vir em plantas, trancos, pedras ou substrato vindos de outros aquas, nao vêm ovos, mas sim pequenos caracois pois sao viviparos, ou seja, nascem caracois ja formados

 

ao contrario dos planorbis ou physias, estes caracois quando praga nao sao facilmente controlaveis com a diminuiçao da quantidade de comida pois alimentam-se tambem de outros compostas enterrados no substrato, resultante da deposiçao ao longo do tempo

 

soluçoes:

quimicas- nao aconselhavel, para alem de deixar as defesas dos restantes animais em baixo, os que nao morrem ficam mais imunes a novas tentativas; mata tambem camaroes.

 

Botias- boa soluçao, mas nao deve ser tomada sem se ter a consiencia das suas necessidades tanto a nivel fisiologico como psicologico; neste tipo de caracois pode nao ser eficaz pois os caracois passam muito tempo enterrados; tambem comem camaroes.

 

captura "á la pata"- Desejo boa sorte, no caso de ser ja uma praga com varias geraçoes considero mesmo impossivel, nunca temos a certeza de quantos estam enterrados

 

A.Helenas- a melhor escolha, mas no caso de ja serem em grande numero vai demorar a que os resultados sejam notados, a menos que se tenha um exercito destes animais

 

na minha opiniao, a melhor soluçao, que é a que vou ter de tomar para um doas meus aquas, passa por desmontar tudo e voltar a montar com novo areao novas pedras e as plantas em quarentena num outro aqua ate estarem livres de viajantes indesejaveis, depois secar tudo o que tirar de la muito bem para uma futura utilizaçao

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok muito obg

vou tentar elimina-los com as helenas

com ampularias nao ha problemas pois nao???

e que as ampularias sao grandes em relaçao

as helenas :animal_fish:

 

 

Atenção porque há relatos aqui no forum de ataques de helenas a ampulárias, mesmo sendo estas maiores que as helenas.

 

podes ver aqui.

Editado por Serena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada por todas as respostas aqui colocadas, eu pessoalmente vou optar pelas elenas e deixar a minha botia onde esta, no outro aqua.

 

mais uma vez muito obrigado :)

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o mal de ter Melanoides tuberculata?

 

Eles podem eventualmente começar a comer plantas? Ou prejudicar peixes de fundo?

 

Tenho melanoides no aqua do trabalho e de facto são praga, mas dão jeito para limpar, e os peixes estão bons e as plantas crescem... ainda não senti qualquer aspecto negativo.

 

Que mal podem fazer?

 

Obgd

Editado por Korben_Dallas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o mal de ter Melanoides tuberculata?

 

Eles podem eventualmente começar a comer plantas? Ou prejudicar peixes de fundo?

 

Tenho melanoides no aqua do trabalho e de facto são praga, mas dão jeito para limpar, e os peixes estão bons e as plantas crescem... ainda não senti qualquer aspecto negativo.

 

Que mal podem fazer?

 

Obgd

 

 

os melanoides so têm algo de bom a nos dar, nada de neganivo, tirando a estectica do aquario que acaba por sofrer, se gostares de os ter so te ajudam como tu proprio o disseste

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais