Possível reprodução de bettas, ajuda


bcferreira

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal

Tenho um aqua com cerca de 40l de água, tenho um casal de bettas à cerca de 1semana no aqua, o macho desde que os tenho em andado a construir o ninho de bolhas e hoje quando cheguei a casa depois de almoço encontrei os dois abraçados, aliás eles têm repetido o acto várias vezes, estão prestes a acasalar?

Tenho estado atento e a fêmea ainda não pôs ovos(pelo menos que eu tivesse visto), nota-se na parte de baixo do corpo dela um ponto branco (deverá ser parte do órgão reprodutor da fêmea), como sei que ela esta prestes a por os ovos?

Depois dela ter posto os ovos convém separa-la para ela recuperar, certo?

Se puderem dêem mais umas dicas, assim que possível posto fotos.

 

Obrigado

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau!!!

mutios parabéns tens fotos deles???

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

mal a femea ponha os ovos tens de a tirar do aqua...

de preferencia tambem as corydoras para o macho se sentir mal confortavel a fazer bem o trabalho :)

ja agora o setup do aqua?

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo umas fotos:

 

o aquário:

9ed8bac75c27a2145b9f2a69f7fd1732.jpg

 

a fêmea:

4d8decd394fc92a0e71d3f33e4ae1a11.jpg

 

um dos abraços:

3838db0abad027f3ffa017895db73c50.jpg

 

o macho:

fe111c238a3ce23fc702db97f81bbc14.jpg

 

 

desculpem a qualidade das fotos, mas quero perturbar o menos possível.

vou dando notícias, qualquer conselho é bem vindo.

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou triste, hoje de manhã não havia ovos.... ;)

pelo menos sei que são compatíveis, e as 3 corydoras andaram ontem sempre perto dos bettas e não é normal, deviam saber dos ovos, vou arranjar um aqua mais pequeno para por ao lado deste, só para o macho, para a próxima vai correr melhor...pelo menos espero

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que pena :lol:

 

deixa lá pra proxima corre bem...

deixa só no aqua o macho e a femea depois do macho fazer o ninho e ela mostrar se pronta para os abraços...

agua parada e de preferencia mete alguma planta flutuante pois ajuda a manter o ninho!

e ja sabes depois de a femea meter os ovos tira a pois o macho vai guardar o ninho e nem ela se pode aproximar pois nao vai olhar a meios ele para proteger os filhos..

dois dias depois de veres os alevins tiras o macho porque senao vao ser comidos por ele...

depois da noticias

 

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, hoje quando cheguei a casa, nova postura do meu casal de bettas, desta vez separei as corydoras e tb já separei a fêmea, esta apenas o macho a tomar conta dos ovos, vamos ver se é desta....

vou dando notícias

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como separei as corydoras e a fêmea o macho continua a guardar os ovos, mesmo já sendo menos, vamos ver se nasce algum, pelas minhas contas devem nascer amanha (em principio), já tenho artémias em preparação. quem faz criação de bettas dá alimento aos alevins logo no primeiro dia?ou esperam algum tempo antes de dar alguma comida? digam alguma coisa para amanha se nascer algum saber o que fazer

abraço

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa areia branca o macho se deixar cair qualquer ovo, nunca mais o apanha.

 

Coloca um pires, pedaço de vidro, plastico, qualquer coisa por baixo do ninho onde o macho possa ver e apanhar os ovos.

 

Quanto às cory, depois de provarem os ovos que caiem, vão directamente ao ninho comer os ovos, por isso cory e betas não dá.

 

PauloA :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto às corydoras estão isoladas, e o macho tem andado a apanhar os ovos e os alevins, sim já vi alguns...finalmente :P

a areia esta porque este aquário não seria para os bettas criarem, mas estes adiantaram-se

obrigado pelas dicas

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal, confesso que esperava mais participação vossa, com algumas dicas, também é certo que já existe muita escrita do pessoal que se dedica à criação de bettas, bom para actualizar este tópico e estou certo que tive alguma sorte com o casal de bettas que comprei, a situação esta desta forma (assim que possa posto mais fotos), neste momento tenho uma maternidade cerca de 30 recém-nascidos, umas horas atrás houve nova postura e o macho esta novamente a guardar os ovos.

Penso que tenho tido alguma sorte com este casal, vou ver quantos vão sobreviver, mas vou dando noticias.

Podem ir dando os vossos comentários.

Cumprimentos

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, resolvi actualizar este tópico, uma vez que já tenho bettas de três posturas e neste momento já se começam a parecer como peixes...

Tive de arranjar um aqua só para eles para se desenvolverem melhor. Deixo umas fotos para verem (foram tiradas sem flash, a qualidade não deverá ser a melhor)

Cumprimentos

 

o aqua:

182b43e4dd.jpg

 

os peixes:

d5498090c0.jpg

 

d6a17c4225.jpg

 

39500599dc.jpg

 

fc1d9e3265.jpg

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já faz algum tempo que não actualizo este post, infelizmente o macho morreu, mas deixou bastante descendência, deixo as fotos para comentarem.

 

Bom Ano Pessoal

 

7f560e9235.jpg

 

b867613b4a.jpg

 

ca3d4419f4.jpg

 

4493902ae2.jpg

 

Fotos tiradas sem flash.

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais