Crystal Island (plantado)


Luis carrilho

Recommended Posts

Olá rapaziada,

 

Venho apresentar o meu mais recente projecto,que durante 8 meses me deu cabo da cabeça,da carteira e da paciencia.

Alguns ainda se lembrarão de uma tartarugueira plantada e equipada com tudo e mais alguma coisa,pois desde essa altura já tinha ideia de fazer uma coisa a serio,foi só após ter mudado de casa que comecei a pensar no projecto a serio e foi em Fevereiro passado que comecei um longo e penoso calvario.

 

Ainda sem uma ideia concreta do que faria,o 1º ponto já estava definido,não haveria orçamento.

Custaria o que tivesse que custar (€€) e demoraria o tempo que fosse preciso,mas não haveria cedencias na qualidade do equipamento.

 

No entanto por pura brincadeira resolvi ser eu a fazer o movel,isto pq me lembrei que um amigo aqui do forum que muito conhecerão,o Luis Moniz (abraço Luis)uma vez desafiou-me a fazer um movel tipo ADA com base num topico em que um Americano mostra o processo de construção "step-by-step" e assim fiz,ficou brutalmente reforçado (paredes com...44mm de espessura!!) e nalguns pontos ficou até melhor que o do Americano,já que o meu tem fechos de mola nas portas e iluminação interior coisa que o dele não tem.

Cá ficam algumas fotos desse menino:

 

O MOVEL "ADA STYLE"

 

dsc02054l.jpg

 

dsc02059l.jpg

 

cpiadedsc02069.jpg

 

cpiadedsc02109i.jpg

 

cpiadedsc02105.jpg

 

 

Seguidamente...o aquario,achei que com este tipo de movel fazia todo o sentido comprar um em vidro extra-claro e com acabamentos invisiveis e assim mandei fazer um de encomenda com as dimensões 92 x 50 x 50 em vidro de 10mm,cá está ele:

 

O AQUARIO

 

dsc02156e.jpg

 

 

dsc02213u.jpg

 

 

Com um aqua destes não fazia sentido juntar-lhe uma calha dos "300",sendo assim comprei a calha que já andava a namorar á 3 anos,Giesemann Infiniti 1 x 150HQI + 4 T5 24w,eu sei que sou suspeito,mas acho-a linda!!!

Aqui está ela:

 

A CALHA DE ILUMINAÇÃO

 

cpiadedsc02208.jpg

 

dsc02216p.jpg

 

cpiadedsc02191.jpg

 

Devem ter reparado na caixa do Eheim,pois é o filtro é um 2076 e tanbem instalei um filtro UV da JBL de 11w.

Falando em instalação...

 

A "ZONA TECNICA"

 

cpiadedsc02219.jpg

 

Como viram o termostato é um Hydor ETH 300w externo.

 

O DIFUSOR DE CO2-CAL AQUA LABS INLINE 17mm

 

dsc02290r.jpg

 

O CONTA-BOLHAS

 

dsc02291f.jpg

 

A seguir começaram os ensaios de layout:

 

EXPRIENCIAS

 

dsc02197yq.jpg

 

Chega o dia da montagem (05/09/09) e o meu amigo Godlike veio-me dar uma grande ajuda (ÉS O MAIOR PÁ!!!) ,sem ele teria sido muito dificil.

 

ADA POWER SAND SPECIAL M 6LT

 

dsc02235.jpg

 

ADA AMAZONIA (ORIGINAL)

 

dsc02236d.jpg

 

SEIRYU STONE + RED MOOR WOOD

 

dsc02238f.jpg

 

 

De seguida molhou-se o substrato pra facilitar o plantio da Parvula e depois encheu-se um pouco pra ficarem submersas enquanto preparava-mos o resto das plantas.

 

dsc02240r.jpg

 

Por fim já tudo plantado (tudo não,ainda vai levar mais umas coisitas) e acabado de encher,como já se previa,nada de agua turva mas com uma coloração amarelada tipica da Amazonia original.

Agora péço a vossa atenção para o seguinte,pra terem uma noção do crescimento das plantas,junto ás fotos panoramicas vou pôr a data em que foram tiradas:

 

05/09/09 (dia da montagem)

dsc02245gl.jpg

Acabadinho de encher e ainda cheio de bolhas de ar.

 

07/09/09

dsc02259a.jpg

Não liguem aquele mólho de Hydrilla verticillata a flutuar,está lá só pra ajudar no consumo de nutrientes.

 

10/09/09

dsc02277x.jpg

A tonalidade amarela da agua vai aos poucos desaparecendo.

 

11/09/09

dsc02283l.jpg

Cresceram um bocadito,não?...lol

 

Tenho mais fotos mas a hora já é tardia e estou cansado,durante o fds coloco-as.

Comentem á vontade,digam se gostam,se não gostam,o que alteravam etc,só péço que critiquem com espirito construtivo e que me dêm algum desconto,porque este é o 1º plantado que faço digno desse nome,já que o anterior éra um "penico" de 30lt.

 

Queria agradecer a bons amigos que me ajudaram nesta aventura:

 

Ao Rui Abreu da Naturpets pela amizade,simpatia e disponibilidade em ajudar que sempre demonstrou,Obrigado Rui.

 

Ao amigo Godlike,que sem me conhecer de lado nenhum,"estragou" um Sabado pra me vir ajudar,já disse Tiago "ÉS O MAIOR!!!".

 

Ao meu amigo João Carlos da Crystalred que esteve comigo nesta aventura desde o inicio e alem de ser o meu principal fornecedor de material e vivos,tornou-se um grande amigo e conselheiro,alias o nome da montagem (Crystal Island) é uma pequena homenagem da minha parte,João sem ti isto não seria possivel...literalmente e tu sabes disso,"TU ESTÁS LÁ!!!".

 

Um abraço a todos.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Movél invejável, equipamento igual.

 

Parabéns pela "loucura" ;)

 

Quanto ás sugestões.

 

eu não sou ninguém, e não sou mesmo, mas acho que ficava mais giro não ter tanta planta pelo menos do lado esquerdo do tronco, ou seja, deixar um pouco mais do tronco do lado esquerdo á mostra pois ele é bem bonito, e quiça, cobrilo com algum musgo. e do lado direito do aqua, uma moita alta, lá atrás , de alguma coisa.

 

mas isto sou eu a dar uma simples ideia baseada apenas no meu gosto pessoal!

 

abraço e mais uma vez, Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aqua é a prova de que a paciência dá bons resultados.

 

Acho apenas que podias ter acentuado mais o declive do substrato nas laterais, assim como a elevação onde está plantado o grosso da flora.

 

Vais ter que dar muito à tesoura para ter aí um conjunto de plantas bem cuidado, e sem aspecto de desmazelo. Mas tu já sabes isso, né?

 

Podias dar a conhecer a lista de plantas que usaste?

 

Bom aqua, parabéns !

 

edit: Reparei que tens dois lilys de saída, sendo que um deles está inline com o reactor de co2, o outro está ligado apenas ao filtro; mas ambos estão ligados ao filtro, pois a àgua deve correr pelo reactor para dissolver o co2. Neste caso, fizeste alguma bifurcação na mangueira de saída do filtro para teres duas saídas de água em lados opostos?

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rapaziada,

Obrigado a todos pelos comentarios.

Respondendo a pergundas concretas:

 

Tugz,a ideia é precisamente a que deste,moita mais baixa do lado esquerdo a deixar ver melhor os braços inclinados do tronco,uma moita mais altinha do lado direito e uma planta a fazer "cortina na traseira,só que se passou o seguinte,como todas as plantas vinham ainda no estado emerso e não vinham muito altas eu e o Godlike pensamos em não as cortar ao plantar na ideia de as deixar adaptar ao estado imerso e enraizar bem antes da 1ª poda e pensei que pelo menos durante 2 ou 3 semanas ia ter a tesoura quieta :laugh: ,só que como viste isto está tudo a crescer estupidamente bem e isso trocou-me um pouco as voltas e ficou com um ar de matagal :silly: ,mas muito em breve vão levar uma bela carecada,só estou algo receoso de começar a podar tão cedo,já que graças aqueles niveis de crescimento as algas não têm hipotese nenhuma. :roll:

 

 

Ricardo Monteiro,o declive podia ter ficado mais acentuado,mas repara quando mais acentuado menos espaço ficaria pra plantar e não esquecer que os troncos (são 3) têm ainda umas partes enterradas onde não é possivel plantar nada,alem disso não queria que o tronco mais alto ficasse fora de agua e éra o que ia acontecer,alem disso repara,com um declive muito acentuado com a Amazonia a fazer uma especie de Monte Fuji,já viste bem a profundidade a que ia ficar a Power sand e o esforço que as plantas teriam de fazer pra lá chegarem as raizes?!... :shock:

 

As plantas não são facilmente reconhecidas já que vieram todas no seu estado emerso e muitas ainda estão a mudar de forma/cor para o estado imerso,mas estão lá:

-Heteranthera zosterifolia (á esquerda)

-Ludwigia glandulosa (ao centro)

-Lindernia rotundifolia (á direita)

-Crassula helmsii (na traseira)

-Eleocharis parvula (á frente)

 

A historia dos Lily pipes é a seguinte,do lado esquerdo tenho uma saida de 17mm onde está montado o difusor de co2 inline e do lado direito tenho uma saida de 13mm por onde sai a agua que passa pelo filtro UV .

Á saida do filtro tenho uma derivação em T e assim uma segue para o lily de 17mm e outra segue para o filtro UV e tem uma torneira pra lhe reduzir o caudal,alias,tenho torneiras duplas da Eheim em todas as mangueiras pra mais tarde facilitar limpezas e manutenções. :confused4::music_singguitar:

Espero que me tenha conseguido explicar. :character0050:

 

Um forte abraço a todos.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso de substrato alto de mais para as raízes das plantas é coisa que não existe. elas esticam-se bem se quiserem chegar à 'papinha'. :confused4:

 

Quando falei de aumentar o declive, referia-me a recriar-se algo assim. O aqua só ganha em profundidade.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso de substrato alto de mais para as raízes das plantas é coisa que não existe. elas esticam-se bem se quiserem chegar à 'papinha'. :wink:

 

Quando falei de aumentar o declive, referia-me a recriar-se algo assim. O aqua só ganha em profundidade.

 

Cumprimentos

Ricardo isso é o Oliver Knott a trabalhar :rolleyes: ,ele e o Amano estão numa classe á parte,esperar que um layout meu (e do Godlike) que sou um nabiço se chegue sequer perto disso...

Alem disso repara no seguinte,na montagem do Oliver o substrato começa logo a subir desde as laterais,ao passo que eu quero ter uma zona plana á frente e dos lados pra ter um "mar" de parvula bem direitinha e aparadinha e pra poder ter isso assim num aqua de 90 não é facil. :blush:

O que está feito está feito,agora é esperar que as plantas passem a estado imerso ,pra poder começar a podar e dar forma,alem disso tenho duas pedras em cima das troncos para os segurar ao fundo e vou ter que ter paciencia,pq se por um lado me atrapalham na organização da flora,por outro não os posso tirar já senão lá vêm os troncos... cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Realmente quando se faz as coisas com muita calma e dedicação os resultados são outros!

O material é 5* e tens tudo para que possas obter os melhores resultados, por isso não adormeças nem deixes de fazer manutenção sempre que necessário.

 

Quanto ao layout e tal como já foi referido é pena que não tenhas criado um maior declive no substrato, mas as próximas montagens sairão melhores.

Em relação á tal "ilha", as plantas que colocaste no lado direito não fazem qualquer sentido. Obviamente que poderás fazer ainda muitas alterações, mas tem sempre em conta o tipo de layout escolhido, ilha (central), triangular (diagonal) e em V, senão perdes toda a harmonia do layout.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

Obrigado pelo comentario.

É obvio que numa 1ª montagem há sempre muitos erros de principiante,mas conto com todos e obviamente contigo para me ajudarem a ir melhorando e quem sabe numa proxima fase ou montagem a coisa não sairá melhor. ;)

 

Do lado direito?...Estás-te a referir á Lindernia rotundifolia? ;)

Se sim não percebo pq não fazem sentido,a cor verde muito clara e a forma redonda da folha acredito que faça um bom contraste com as folhas sobrecompridas vermelho/purpura da Glandulosa.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

 

Acho, que como já foi dito, fizeste umas excelentes aquisições no material e tens tudo bem planeado. Devias colocar o set-up completo.

 

Essa callha foi uma boa descoberta. Que temperaturas de cor estás a usar ? Faz algum ruído ?

 

Parabéns também pelo móvel que construíste. Ficou mesmo espetacular.

 

E as ligações das tubagens ? Correram bem. Eu no início tive algumas fugas que me deram umas boas dores de cabeça. Também com os lilypipes é outro filme. Não instalei as ditas torneiras de início e depois para manter os tubos de vidros limpos tive que cortar o tubos...pois não queria arriscar a puxá-los com receio de partir o vidro.

 

Tens um controlador de ph ligado ao CO2 ? E o UV quanto tempo está ligado ?

 

Só te aconselho a comprar uma bloco de tomadas Gembird Silvershield que podes programar no PC para não andares ainda com esses temporizadores...

 

Em relação ao layout acho que está bem conseguido em termos de harscape mas usaste plantas que não ajudam muito a definir o layout em ilha, pelo menos para já. Para dizer a verdade nem conhecia alguma das plantas que aí tens. É para ser fiel ao biótopo ?

 

E fauna, o que vamos ter por aí ?

 

Enfim, parabéns pelo excelente arranque! Fico a acompanhar a evolução

 

Abraço

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Sim senhor , excelente setup que foste reunindo ao longo do tempo.

O movel está sem duvida alguma excelente ,com acabamentos 5* , espaçoso e tudo arrumadinho lá dentro, muitos parabens ;)

 

A montagem tambem está ai um bom trabalho da vossa parte e gostei praticamente de tudo.

 

Em relaçao ás plantas é cedo para se poder opinar algo que seja , pois ainda iram mudar as suas formas e compactarem.

 

Mas a tua ideia é fazer layout triangular com as plantas ? altas no lado direito e virem a descer no lado esquerdo acabando na eleocharis ??

Se sim na minha opiniao, metia a Hz no canto direito e as que la estao no lugar da HZ , reparas que vinha da folhagem mais larga a acabar na mais pequena ;)

 

De resto nao mexeria em mais nada e esperava a sua evoluçao.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a tua ideia é fazer layout triangular com as plantas ? altas no lado direito e virem a descer no lado esquerdo acabando na eleocharis ??

Oh Tiago, o Luis quer fazer uma ilha (repara no nome!!!) por isso é que não entendo o porquê das plantas do lado direito, pois cortam totalmente o efeito ilha do layout...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Tiago, o Luis quer fazer uma ilha (repara no nome!!!) por isso é que não entendo o porquê das plantas do lado direito, pois cortam totalmente o efeito ilha do layout...

 

Realmente o efeito ilha passou-me mesmo ao lado derivado a como está plantado :)

 

No caso de como está plantado bastava a troca da Hz pelas rotalas para fazer o layout triangular com as plantas.

 

Para o efeito de ilha concordo contigo as Rotalas ao canto tiram esse efeito , nesse caso talvez fosse boa opçao as Hz passarem para traz do layout fazendo uma linda moita e nas laterais do layout uma expecie de cryptos de cada lado e deixando ambos os cantos vasios.

 

Acho que ficaria bastante porreiro , apenas o toque que falta para ficar perfeito na minha opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe e Tiago,

Voçês têm os dois razão,há ali demasiadas plantas do lado direito e perde-se um pouco o efeito,mas o problema é que não as posso para já chegar mais para o centro pois tenho lá duas pedras a segurar os troncos que não me deixam organizar melhor a flora,por isso optei por plantar mesmo em sitios onde não vão ficar e depois quando já puder tirar as pedras,replanto tudo de forma mais organizada e acentuo a forma da ilha,voçês tenham calma que a montagem tem uma semana,"Roma e Pavia não se fizeram num dia". ;)

 

Têm é de me dizer onde estão as Rotalas?!... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Também já à algum tempo que me acompanha tal ideia... formar aos poucos aquele que virá a ser um aquário equipado com tudo aquilo que me apetecer sem restrições orçamentais, :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' /> mas o tempo vai passando e o projecto não avança....

 

Relativamente ao teu aquário, sem dúvida que te esmeraste no móvel, parabéns ficou belíssimo. O material é todo impecável... só tenho uma nota quanto ao equipamento, os suportes laterais para sustentação da calha matam um pouco a beleza da montagem, perfeito seria a suspensão no tecto, mas se não o fizeste é porque não o querias mesmo fazer, como recurso a montagem dos suportes poderiam ser na parte traseira do móvel, mesmo nos cantos...

 

Gostei do Layout implantado e os inertes foram muito bem escolhidos. Concordo que se a ilha se elevasse mais seria melhor, mas isso tb obrigaria a um pouco mais de substrato $$$... talvez para mais tarde.

 

Espero ser surpreendido com a arte da poda, este conjunto de plantas vão-te dar muito trabalho para conseguires uma moita ao teu jeito. Acho que este layout não pedia tapete de parvula nem de nenhuma outra planta, mas sim de mais pequenos fragmentos de rocha dispersos e substrato à vista... de forma a não tapares os inertes com o crescimento da parvula.

 

A planta que localizaste no lado direito do aqua acho que está a mais, mata o efeito de ilha que acho que querias...

 

Cumps

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !

 

Acho, que como já foi dito, fizeste umas excelentes aquisições no material e tens tudo bem planeado. Devias colocar o set-up completo.

 

Essa callha foi uma boa descoberta. Que temperaturas de cor estás a usar ? Faz algum ruído ?

 

Parabéns também pelo móvel que construíste. Ficou mesmo espetacular.

 

E as ligações das tubagens ? Correram bem. Eu no início tive algumas fugas que me deram umas boas dores de cabeça. Também com os lilypipes é outro filme. Não instalei as ditas torneiras de início e depois para manter os tubos de vidros limpos tive que cortar o tubos...pois não queria arriscar a puxá-los com receio de partir o vidro.

 

Tens um controlador de ph ligado ao CO2 ? E o UV quanto tempo está ligado ?

 

Só te aconselho a comprar uma bloco de tomadas Gembird Silvershield que podes programar no PC para não andares ainda com esses temporizadores...

 

Em relação ao layout acho que está bem conseguido em termos de harscape mas usaste plantas que não ajudam muito a definir o layout em ilha, pelo menos para já. Para dizer a verdade nem conhecia alguma das plantas que aí tens. É para ser fiel ao biótopo ?

 

E fauna, o que vamos ter por aí ?

 

Enfim, parabéns pelo excelente arranque! Fico a acompanhar a evolução

 

Abraço

Boas amigo Neon,

O setup de certo modo está no post inicial,quem o ler com atenção fica como uma ideia do que está montado. :D

A calha é mesmo um espetaculo,alias a marca da mesma diz tudo.

Nas lâmpadas,a HQI é a de origem da giesemann é uma Megachrome Tropic de 5600K,nas T5,2 são tanbem da Giesemann as Powerchrome Aquaflora que são umas lâmpadas com uma mistura de gases e que têm dois fortes picos no azul e no vermelho,a Giesemann por motivos de segredo industrial não revela o valor da mesma em Kelvins,as outras duas T5 são da AquaMedic de 10.000K.

Ruido na calha??? :shock4: ...0(zero).

 

Sim,tenho o CO2 controlado pelo medidor/controlador de PH,ou melhor tinha,já que a sonda deu o bérro e estou á espera que chegue uma nova. :)

O UV está ligado a acompanhar o fotoperiodo.

 

 

Curiosamente pra meu espanto,com tanta ligação e torneiras,não tive a mais pequena fuga,a serio...nem uma gota!!! :D

 

O bloco de tomadas programavel,póde muito bem ser o proximo investimento,depois falo melhor contigo a pedir umas indicações. :wink:

 

Como já expliquei,para alem de ser ainda muito verde nos plantados,há alguns factores que para já me impedem de ter aquilo mais bem arrumado e definido,mas em compensação deixo tudo estabilizar e enraizar bem e com calma hei-de chegar ao ponto que quero,demorei 8 meses a montar o aqua,não posso querer ter tudo no ponto numa semana...há que ser paciente. 8)

 

A fauna já está definida,mas pra já não vou adiantar nada.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como ajudei na montagem é claro que gostei...

 

A nivel de profundidade.. é mesmo por o luis só ter usado plantas de caule que não se nota tanto a profundidade..mas se quiseres aumentar o declive, é só baixares o nivel da água e com um copo meter mais aquasoil.

 

Mas é esperar para ver a evolução, a HZ bem trabalhada realmente consegue-se uma moita densa e baixa.. Trocar as plantas dos cantos.. não deve ser muito boa hipotese.. No lado direito não existe tanto espaço para a HZ se manter...

 

Com o tempo o luis só tem de afastar a Lindernia do vidro direito.. e tentar criar um declive com a planta.. E uns apontamentos de cryptos nas zonas frontais ao tronco e por trás das pedras... certamente ia criar um efeito mais profundo criando uma inclinação constante... talvez crypto parva, ou wendy... com as temperaturas que manténs as cryptos não vão criar folhas mt compridas.. e tb não crescem mt em altura..

 

E de referir que todo o material que o Luis usou é de qualidade de topo... só não gostei do preço da calha :).

 

Adorei o vidro do aquario, eu tenho um aquario extra-claro... mas o teu como te disse tem uma tonalidade azul mt claro, e quando se encheu mal se nota o vidro e as colagens nem comento, silicone perfeita e um cordão que nem se vê.. enquanto o meu tem uma tonalidade claro mas a recair um pouco para o verde...

 

 

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Também já à algum tempo que me acompanha tal ideia... formar aos poucos aquele que virá a ser um aquário equipado com tudo aquilo que me apetecer sem restrições orçamentais, biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> mas o tempo vai passando e o projecto não avança....

 

Relativamente ao teu aquário, sem dúvida que te esmeraste no móvel, parabéns ficou belíssimo. O material é todo impecável... só tenho uma nota quanto ao equipamento, os suportes laterais para sustentação da calha matam um pouco a beleza da montagem, perfeito seria a suspensão no tecto, mas se não o fizeste é porque não o querias mesmo fazer, como recurso a montagem dos suportes poderiam ser na parte traseira do móvel, mesmo nos cantos...

 

Gostei do Layout implantado e os inertes foram muito bem escolhidos. Concordo que se a ilha se elevasse mais seria melhor, mas isso tb obrigaria a um pouco mais de substrato $$$... talvez para mais tarde.

 

Espero ser surpreendido com a arte da poda, este conjunto de plantas vão-te dar muito trabalho para conseguires uma moita ao teu jeito. Acho que este layout não pedia tapete de parvula nem de nenhuma outra planta, mas sim de mais pequenos fragmentos de rocha dispersos e substrato à vista... de forma a não tapares os inertes com o crescimento da parvula.

 

A planta que localizaste no lado direito do aqua acho que está a mais, mata o efeito de ilha que acho que querias...

 

Cumps

José Graça

 

Olá José,

Obrigado pelo teu comentario.

Em relação ao suporte da calha,eu gosto,sinceramente aqui ao vivo nem se repara no suporte e fazer buracos no tecto ou na parede estava fóra de questão,por isso...

 

Em relação ao que se passa com o lado direito,já foi tudo falado e esmiuçado aqui,a seu tempo será composto.

 

No que tóca á arte da póda...ai é que duvido haver grande arte :laugh: ,já que sou maçarico nisto,mas conto com a malta pra ir aprendendo e evoluindo.

Grande abraço.

 

PS-Estive a ver o teu "Garden of Stone"...lindo!!! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um projecto feito com pes e cabeça.

 

muito bom.

 

é assim, um projecto destes, a meu ver, tem que estar a gosto so de quem o tem em casa.

 

é claro que gente como o FAAO exige mais, especialmente porque se ve esta qualidade de material e este empenho todo.

 

contudo, acho que a dedicação com que o projecto foi feito mostra muito do que é este hobby.

 

parabens!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como ajudei na montagem é claro que gostei...

 

A nivel de profundidade.. é mesmo por o luis só ter usado plantas de caule que não se nota tanto a profundidade..mas se quiseres aumentar o declive, é só baixares o nivel da água e com um copo meter mais aquasoil.

 

Mas é esperar para ver a evolução, a HZ bem trabalhada realmente consegue-se uma moita densa e baixa.. Trocar as plantas dos cantos.. não deve ser muito boa hipotese.. No lado direito não existe tanto espaço para a HZ se manter...

 

Com o tempo o luis só tem de afastar a Lindernia do vidro direito.. e tentar criar um declive com a planta.. E uns apontamentos de cryptos nas zonas frontais ao tronco e por trás das pedras... certamente ia criar um efeito mais profundo criando uma inclinação constante... talvez crypto parva, ou wendy... com as temperaturas que manténs as cryptos não vão criar folhas mt compridas.. e tb não crescem mt em altura..

 

E de referir que todo o material que o Luis usou é de qualidade de topo... só não gostei do preço da calha :D.

 

Adorei o vidro do aquario, eu tenho um aquario extra-claro... mas o teu como te disse tem uma tonalidade azul mt claro, e quando se encheu mal se nota o vidro e as colagens nem comento, silicone perfeita e um cordão que nem se vê.. enquanto o meu tem uma tonalidade claro mas a recair um pouco para o verde...

 

 

 

Cumps

Ólhó o Home,inda é vivo!!! :thumbup3:

Então como vai isso Tiago?O MEGAPROJECTO avança ou não?...

 

Epá se começas a dar ideias malucas de Cryptos e pôr mais substrato e o raio,ainda te lixas e tens que vir cá almoçar outra vez.

 

Tu viste-me bem o crescimento daquela HZ?É uma coisa estupida!! :Smile-PT:

Muito antes do que queria vai ter que levar uma carecada.

Tal como tu viste,aquelas pedras em cima dos troncos impediram um gajo de poder organizar melhor a flora e com tanto vaso tive que plantar pra lá do que queria e agora está-me toda a malta a dár na cabeça,mas enfim... biggrin

 

Ólha lá,vamos lá a esclarecer,não gostaste do preço da calha,mas da calha gostaste,ou não? :laugh:

 

Em relação ao aqua...pois,eu tanbem já tinha visto uns "extra-claro" que por ai andam,mas como este...e no que tóca a ter colagens MESMO invisiveis,este está mesmo fóra de serie. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Grande abraço meu amigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está ai um projecto 5 estrelas sim senhor,tudo muito bem construido e muito bem pensado,gosto muito do projecto,parabens pela montagem!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.