Caracol português sem nome


Sergio Torres

Recommended Posts

Pois bem! Ferias e tal e lá vai o camaroeiro e os baldes dentro da carrinha a passear!

Como já à algum tempo que andava para capturar corbiculas flumineas para meter no aqua, decidi parar no Mondego para ver a minha sorte! E voila....

 

3 corbiculas flumineas

1 Unio crassus

e dois caracois desconhecidos mas, um já morreu!

 

Assim sendo, deixo as fotos do caracol sobrevivente e da Unio crassus, que ainda não tenho a certeza da sua identidade!

Pic_16786_17.jpg

Caracol desconhecido1

 

Pic_16786_18.jpg

Caracol desconhecido2

 

Pic_16786_19.jpg

Caracol desconhecido3

 

Pic_16786_20.jpg

Corbiculas flumineas

 

Pic_16786_21.jpg

Unio crassus

 

Pic_16786_22.jpg

Unio crassus

 

Pic_16786_23.jpg

Corbiculas flumineas e Unio crassus

 

 

De notar que não se trata de nenhuma physya nem parecido! A casca encontra-se um pouco mal tratada! A agua deverá ser muito acida!

 

Espero arranjar respostas!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Claro que não sei o nome do caracol, mas tendo em conta o nome do tópico "Caracol Português sem nome" e a foto do "caracol desconhecido 3"... podias chamar-lhe "Caracol Português Suave", ou então sempre podes mudar de marca de tabaco.

 

O Verão é apelativo a excursões por locais que normalmente não visitamos, este ano aprendi a capturar uma série de espécimes de água doce em ribeiros, alguns deixei morrer, caracóis, berbigão, ameijoas e lapinhas, até mais bonitos que os teus, modéstia à parte, mas tenho algumas plantas que teimam em sobreviver... uma que achei muito bonita e até me pareceu bastante familiar, colhida no meio do ribeiro... que seria?

 

Agrião???? fui tão longe apanhar um pé de agrião? mas ele ali está, junto das outras, num cubo Vodafone, maternidade de Phisias. Se crescer bastante faço uma saladinha de agrião, afinal comemos plantas bem bonitas!

 

Boas excursões, o verão ainda não acabou!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracois nao serao Theodoxus fluviatilis ?

 

e a "ameijoa" nao será Margaritifera margaritifera?

 

quanto ao "berbigao", sim, sao corbiculas

Carlos nunca cheguei a ver as Theodoxus fluviatilis mas pelas fotos que vi no forum, acho que esta é umas 10 vezes maior!

 

A ameijoa, depois de ver este site, identifiquei por Unio crassus ou Unio pictorum! Pois são as mais parecidas!

 

O berbigão é que é certo, corbiculas flumineas!

 

Achpo que fiz um achado! Nunca vi nada parecido com este caracol! Se calhar está em vias de extinção! Ou não é conhecida a sua existencia por cá!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Claro que não sei o nome do caracol, mas tendo em conta o nome do tópico "Caracol Português sem nome" e a foto do "caracol desconhecido 3"... podias chamar-lhe "Caracol Português Suave", ou então sempre podes mudar de marca de tabaco.

 

O Verão é apelativo a excursões por locais que normalmente não visitamos, este ano aprendi a capturar uma série de espécimes de água doce em ribeiros, alguns deixei morrer, caracóis, berbigão, ameijoas e lapinhas, até mais bonitos que os teus, modéstia à parte, mas tenho algumas plantas que teimam em sobreviver... uma que achei muito bonita e até me pareceu bastante familiar, colhida no meio do ribeiro... que seria?

 

Agrião???? fui tão longe apanhar um pé de agrião? mas ele ali está, junto das outras, num cubo Vodafone, maternidade de Phisias. Se crescer bastante faço uma saladinha de agrião, afinal comemos plantas bem bonitas!

 

Boas excursões, o verão ainda não acabou!

Luisa Fonseca

Luisa eu tambem já apanehi caracois, as chamadas phisyas! Ameijoas, acho que só existe as corbiculas flumineas ou ameijoa asiatica! Os mexilhoes é que existem mais especies, como é possivel ver no link que ainda agora pus mais a cima! As lapas tambem foram alvo da minha atenção mas como são tão pequenas, desisti!

Logo, deduzo que se não for esse "agrião" a safar-te, afirmo que as minhas recolhas foram bem mais produtivas!

Isto sem falar dos sempre lindos Camarão ibericos que apanhei, desta vez pelo Mondego!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que conheces mais ou menos a especie pois crias deles! Não achas que é grande demais??? Tenho a sensação que os teus são bem mais pequenos! Repara na casca perto da saida! É achatada! Os teus são assim???

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que conheces mais ou menos a especie pois crias deles! Não achas que é grande demais??? Tenho a sensação que os teus são bem mais pequenos! Repara na casca perto da saida! É achatada! Os teus são assim???

 

 

Os meus parecem ser um pouco mais pequenos, mas existem inumeras espécies de Theodoxus, e existem espécies bem maiores que a que encontrei e existem ainda espécies com variações no formato da casca.

 

Se podesses obter mais fotos dos caracóis ajudava imenso na sua identificação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter recebido dois links noutro forum, mandei um mail a um dos maiores, senão o maior coleccionador de conchas português! Vi o site e é de se passar!

Estou a aguardar que ele me autorize a colocar aqui o link! lol

Isto tudo para dizer que após mail obtive algumas respostas! E defenitivamente, o homem sabe!

Assim sendo ele referiu duas hipoteses:

 

Família: Lymnaeidae

Género: Radix

Especie: Radix ampla ou Radix auricularia

 

Agora qual????

 

Agora estou com outro problema!!!!?????

Fiz uma pesquisa no google a foi para a wikipedia! E os que eu acho que é, as radix auricularia, dizem ser grandes portadores de vermes e bacterias!

 

E agora???

De qualquer forma, continuo sem saber se se encontra em vias de extinção!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter recebido dois links noutro forum, mandei um mail a um dos maiores, senão o maior coleccionador de conchas português! Vi o site e é de se passar!

Estou a aguardar que ele me autorize a colocar aqui o link! lol

Isto tudo para dizer que após mail obtive algumas respostas! E defenitivamente, o homem sabe!

Assim sendo ele referiu duas hipoteses:

 

Família: Lymnaeidae

Género: Radix

Especie: Radix ampla ou Radix auricularia

 

Agora qual????

 

Agora estou com outro problema!!!!?????

Fiz uma pesquisa no google a foi para a wikipedia! E os que eu acho que é, as radix auricularia, dizem ser grandes portadores de vermes e bacterias!

 

E agora???

De qualquer forma, continuo sem saber se se encontra em vias de extinção!

 

 

Essa pessoa é que talvez podesse ajudar a saber mais sobre os Theodoxus cá em Portugal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ele tem conhecimentos sobre as especies! Ele é coleccionador de conchas! Somente se se interessar aprofundadamente é que poderá ajudar-te mais!

Agora na identificação.... Acho só abrindo a sua pagina, respira-se logo sabedoria!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ele tem conhecimentos sobre as especies! Ele é coleccionador de conchas! Somente se se interessar aprofundadamente é que poderá ajudar-te mais!

Agora na identificação.... Acho só abrindo a sua pagina, respira-se logo sabedoria!

 

 

Qual é a pagina? Se poderes envia o link sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...