6500k ? 10 000k ? Espectros Azulados=plantas rasteiras?


ZANITO

Recommended Posts

Afinal o que está correcto? é que se ouve tanto acerca disto já nem sei o que estará certo. 1º de tudo, não deveria ser, pela lógica, que lâmpadas com 10000K teriam maior efeIto nas plantas que lâmpadas com 6500k?

2º que história é essa que espectros azulados provocam nas plantas um crescimento rasteiro?

 

Até que ponto estes dois pontos estão correctos ou incorrectos?

Sei que o fundamento é um pouco vago, mas não posso aprofundar uma questão que desconheço...

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pela lógica as lâmpadas de 6.500K têm um efeito melhor nas plantas; por um motivo simples: a luz emitida pelo Sol tem os tais 6.500K, logo as lâmpadas que se aproximem deste valor têm um potencial de iluminação idêntico ao do Sol. Kelvins não é a mesma coisa que a potência em wats, isto é, não é por uma lâmpada ter mais Kelvins que outra que as plantas vão crescer mais.

 

Além disso deve-se conseguir combinar uma iluminação que dê um espectro avermelhado/alaranjado (lá está idêntico ao do sol).

 

Na pergunta das lâmpadas de espectro azul não posso ajudar, porque nunca ouvi falar de crescimento rasteiro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O desenho que mostras dá-te a resposta: a combinação de lâmpadas de espectro azul, verde e alaranjado simulam o espectro solar. Como reparas-te a de cor azul é a que mais fundo penetra no desenho, daí algumas lâmpadas azuis disponiveis no mercado estarem bem perto dos 6.500K.

 

Conseguindo combinar esses dois factores o melhor possível é com certeza a chave para o sucesso na iluminação de plantados (espectro total e Kelvins).

 

De qualquer maneira posso adiantar que uma Flora-Glo (espectro verde) tem á volta de 2.800K, uma Sun-Glo (espectro alaranjado) 4.800K e creio que a Aqua-Glo (espectro azul) 6.000K.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem....no meu caso particular, Com uma Aquarelle Philips(10000k) e uma Aquastar Sylvania (10000K) sendo as duas de tom azulado, 1 DayLight (3000k) e uma GroLux Sylvania (3000k) não teria uma boa combinação, visto não ter nenhuma delas a rondar os 6500k, certo ?

Visto pelo gráfico que o azul é a cor que penetra até ao fundo, onde fica a história das plantas rasteiras? é daquelas teorias que existem por existir e não têm fundamento ?

Ficam aqui os gráficos das seguintes lâmpadas, pode-se entender que os ""picos"" dos gráficos serão as cores emitidas com mais itensidade por cada lâmpada certo?

 

 

Philips Aquarelle

phaqua.JPG

 

Sylvania Gro-Lux

sygrolux.JPG

 

Sylvania Aquastar

syaqua.JPG

 

Sylvania Daylight (apesar da minha não ser Sylvania mas penso que daylights serão todas idênticas)

syday.JPG

 

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar de não te aproximares muito do chamado espectro total, não quer dizer que as plantas não vão desenvolver-se bem.

 

Eu posso dar-te o meu exemplo: aquário de 200 litros, 90W de iluminação (bem longe dos desejados 1W/litro), adição de CO2 e pastilhas 1 vez por mês.

E as plantas de baixa/média iluminação crescem saudáveis: anubias, echinodorus, hygrophilas entre outras.

 

De qualquer maneira, com iluminação média, um bom substracto (turfa e Sera depot no meu caso) e adição de CO2 as plantas vão de certeza desenvolver-se saudáveis.

 

Para ser sincero eu nunca ouvi falar de crescimento rasteiro; como sabes as plantas crescem sempre para o lado onde captarem mais luz. Partindo do pressuposto que tens a iluminação na parte superior :| elas vão crescer para cima.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca dessas coisas da luz e devido a ter tido alguma curiosidade fui ver o que a tropica teria a dizer sobre iluminação.

Encontrei um artigo muito interessante deles acerca dos efeitos que a luz e o CO2 têm individualmente nas plantas e em conjunto.

 

O artigo é enorme e foca uma experiencia que eles fizeram com ricia e vale bem a pena ler. Deixei o link para ele nos equipamentos e manutenção mas posso deixar por aqui também:

http://www.tropica.com/article.asp?type=aq...uaristic&id=142

 

Aliás a maioria dos artigos sobre plantas no site da tropica são bastante interessantes.

Quanto aos espectros e lampadas de 10.000K... mas será que qualquer fluorescente ranhosa não consegue fazer chegar luz suficiente a 50cm de profundidade dentro de água?

Será que temos que nos preocupar que o azul chega a x m de fundo mas o vermelho se perde nos y m? Temos por acaso piscinas em casa ou temos aquas de 40/50 cm de coluna de água?

 

Enfim... andamos sempre tão preocupados com os biotopos e depois queremos por o sol por cima do nosso aquário :|

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não te aproximares muito do chamado espectro total, não quer dizer que as plantas não vão desenvolver-se bem.
As plantas não precisam de espectro total para nada... exemplo disso são lampadas próprias para crescimento de plantas. e espectro total é mito...as plantas aproveitam uma parte do espectro que por acaso(ou evolução) é a oposta da que nos vemos melhor, o verde...e portanto o espectro total é bom para um aquariofilista ver as suas plantas a crescerem e peixes com cores com CRI elevado.

 

E tens alguns conceitos errados quanto ao crescimento de plantas.

 

Para ser sincero eu nunca ouvi falar de crescimento rasteiro; como sabes as plantas crescem sempre para o lado onde captarem mais luz. Partindo do pressuposto que tens a iluminação na parte superior  elas vão crescer para cima.

 

As plantas teem reacções diferentes a espectros diferentes de luz, nomeadamente à luz mais perto dos vermelhos e a luz mais perto dos azuis, ja que os fotões teem energia diferentes.

 

Assim a luz azul de fotões mais energéticos vai propiciar um crescimento das folhas das plantas e mais na horizontal, enquanto que espectros mais no vermelho propiciam um crescimento vertical.

 

A regra dos 1w/l é meramente indicadora e é para plantas que precisem de iluminação forte, plantas de iluminação média desenvolvem-se normalmente com menos de 0,5w/l.

 

A adição de CO2 e substratos férteis são assuntos a tratar com cuidado e não são necessarios para crescimento saudável e nem sequer são suficientes... podes muito bem ter tudo isso e plantas a morrer...infestações de algas...peixes com problemas devido a concentrações excessivas de certos elementos na água (cobre, CO2, nitratos,etc...)

 

1 DayLight (3000k)
Zanito, é dificil existirem daylights com 3000K de temperatura de cor, ou e´engano teu ou é erro crasso do fornecedor já que a temperatura de cor e a sua correspodencia está tabelada. Para as daylight ronda os 6400-6500K e nunca os 3000K que correspondem a um amarelo muito "quente".

 

A aqua-glo para ter espectro azul não deve ter 6000K de certeza...

 

daí algumas lâmpadas azuis disponiveis no mercado estarem bem perto dos 6.500K.

 

Para terem espectro para o azulado teem normalmente para cima dos 6700 (cold white)

 

O gráfico que mostras tem uma legenda ao lado e podes ver que todas as cores chegam perfeitamente ao fundo dos aquarios...apesar de serem diminuidas...mas o vermelho por exemplo desaparece prai ao fim de 2m...

 

Pela lógica as lâmpadas de 6.500K têm um efeito melhor nas plantas; por um motivo simples: a luz emitida pelo Sol tem os tais 6.500K, logo as lâmpadas que se aproximem deste valor têm um potencial de iluminação idêntico ao do Sol. Kelvins não é a mesma coisa que a potência em wats, isto é, não é por uma lâmpada ter mais Kelvins que outra que as plantas vão crescer mais.
concordo e discordo:

lá por terem a temperatura de cor do sol ao meio dia nos tropicos (6400+-) não quer dizer que sejam o melhor para as plantas como se demonstra pelas lampadas proprias existentes no mercado, claro que plantas diferentes teem necessidades diferentes, nomeadamente plantas vermelhas...mas todas elas gostam do azul...mas se nao estiveres a inserir espectro vermelho nao ves as plantas vermelhas como vermelhas e se nao estiveres a inserir espectro verde as plantas nao te parecem verdes, já que as cores que não sao absorvidas pelas plantas são as que são reflectidas e dai, aquelas que nós vemos.

 

concordo com o :

 

Kelvins não é a mesma coisa que a potência em wats, isto é, não é por uma lâmpada ter mais Kelvins que outra que as plantas vão crescer mais.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande PEdro, respiras mesmo disto ehehe :D Quanto as Daylight disse 3000k porque foi o que vi num site, se está bem ou mal, não sei. Quanto aos K das aquaglo, também achei estranho ser de 6500K, visto as minhas duas lampadas que também têm tom azulado rondarem os 10000k cada uma. O que eu gostaria de saber, era que lâmpadas que existem no nosso mercado emitem os espectros mais benéficos para as plantas. Porque Lâmpadas com tons azulados é fácil de se perceber, agora laranja, verde, amarelo, violeta etc isso já não é tão fácil distinguir, ou então é mesmo de eu ser vesgo :D

 

:|

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas fluorescentes em principio nao emitem só num espectro até porque o fosforo tem várias gamas de decaimento....em principio se tiveres lampadas que sejam brancas vais ter potência emitida em todo o espectro como podes ver pelos gráficos que tu proprio meteste. Claro que se as lampadas não estao a emitir num determinado espectro, ou emitem muito pouco vais ter um baixo CRI...e portanto vais ver os teus peixes e plantas com cor diferente do que aquela que realmente teem.

 

O bom, para mim, é procurares ter toda a emissão de lampadas com CRI elevado ou seja 6000-1000K

 

Já se estiveres mesmo interessado num grande crescimento das plantas, queres para alem da luz principal de CRI elevado ter tambem lampadas de espectro de crescimento.

Mesmo assim penso que a introduzir destas lampadas nunca deves meter mais de 25-50% da potência total em lampadas destas...

 

CRI= color reproduction index (indice de reprodução de cor) e como o nome indica é uma medida de comparação do espectro emitido com o espectro solar... lampadas com CRI acima dos 90% são mais que suficientes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adição de CO2 e substratos férteis são assuntos a tratar com cuidado e não são necessarios para crescimento saudável e nem sequer são suficientes... podes muito bem ter tudo isso e plantas a morrer...infestações de algas...peixes com problemas devido a concentrações excessivas de certos elementos na água (cobre, CO2, nitratos,etc...)

 

Olá Pedro,

 

Apesar de eu ser um mero amador não posso concordar com o facto de dizeres que CO2 e substracto fértil não são necessários para crescimento saudável; o que é necessário então ? (não leves a mal, mas qualquer literatura sobre plantas aquáticas sugerem a adição de CO2 e a utilização de um bom substracto).

 

Posso dar-te o exemplo de um dos melhores criadores mundiais de jardins aquáticos: Takashi Amano. Vê a página dele, em especial a secção "Manutenção" www.takashiamano.kit.net . Não digo que não percebas de plantas, simplesmente não posso concordar com isso; apesar de ser possivel plantas crescerem sem CO2 ou substracto, penso que concordas que esses dois factores ajudam ao seu desenvolvimento. Se assim não é aceito sugestões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu substrato é constituido apenas por areao de rio bem lavado enriquecido naturalmente ao longo do tempo por detritos dos peixes, restos de plantas, etc e fertilização apenas nas plantas mais exigentes...

 

...e no entanto mantenho plantas bem exigentes ou de exigencia médiatais como glossostigma, 2 tipos de eleocharis, 2 tipos de lilaeopsis, riccia, hemianthus micranthemoides, ludwigia palustris (que é um exemplo como para quem viu alguns dos meus pés que existem nutrientes de sobra numa coluna de água de um aquario com peixes) e a aponogetson madagascariensis, mantenho igualmente plantas pouco exigentes como anubias anãs, musgo de java,hygrophilas, cabomba, valisnérias, hydrocotile leucocephala...lentilha :?

 

Colocar substratos férteis é na maior parte das vezes o começo de um surto de algas á medida que a passagem deste se faz para a coluna de água e as plantas nao consomem o suficiente. Há que notar tambem que certos elementos em excesso são tambem inibidores de crescimento!

 

a adição de CO2 não é necessária para todas as plantas igualmente, bastando o dissolvido na água quer por trocas forçadas com a atmosfera quer pela respiração de peixes e bactérias tanto o ciclo do azoto que sao avidas consumidoras como outras existentes. Claro que qualquer planta agradece um aumento de CO2 na água até certos niveis, mas poucas são as que realmente o necessitam para um crescimento saudável!

 

É por isso que ja o disse e volto a dizer, substrato fértil e co2 nao são para todos os aquarios...e devem ser utilizados com prudência!

 

Apesar de todos os livros o dizerem...ninguem diz que eu com pensamentos diferentes...nao possa mostrar muito bons resultados! O Takashi apesar de ter trabalhos geniais tambem tem uma empresa que se dedica a vender substratos, rectores de co2 , fertilizantes, etc...e nem todos os aquarios são para sobreviverem...e muito deles precisam de cuidado constante.

Não é so chegar ali meter substrato, água, peixes, plantas e CO2 e pimbas temos um jardim instantaneo para todo o sempre!

 

É muito mais preciso perceber as plantas do que adicionar o substrato e o CO2.

 

não leves a mal

 

estamos aqui para falar e para aprendermos... :?

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom , vou aproveitar para meter as minhas duvidas, :D a Aqua-Glo e de 18000K tenho uma no meu aqua , bem como uma sera daylight , uma tropical sun , e uma osram flora , são 60W para um aqua de 60 litro , (52 reais) , bom ate tive de fazer uma tampa propria para o aqua , bem mas o que eu queria saber era se tenho luz a mais , antes tinha uma lampada so , que era a tropical sun e as flores cresciam como as coves para cima , agora , as plantas dão folhas pequenas e muto juntas , que por sinal e bem fixe , mas tb tenho muitas algas que crescem bues , queria era saber se tenho luz a mais ou persiso de um peixe que devore as algas , ja agora qual ? , obrigado ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Faz sentido o que dizes; eu pessoalmente nunca tive o problema inicial do "boom" das algas (sorte ou não, não me perguntes lol).

 

Como sabes toda a literatura sobre plantas aconselha a adição de CO2 e fertilizante e também como eu utilizo e tenho tido bons resultados, daí a minha certeza sobre o que estava a dizer. Compreendo que num aquário "bem rodado" com parâmetros de água estáveis consegue-se a manuntenção de plantas sem o fertilizante e/ou CO2. Demora-se é algum tempo até chegar lá (penso que concordas comigo nesta).

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zanito,

 

O máximo que posso dizer é que nunca ouvi ninguém a aconselhar a exposição directa ao sol de aquários.. pelo contrário, o aconselhado é no limite, luz indirecta solar.

 

Mas nunca se sabe, pode aparecer alguém com uma nova teoria sobre iluminação directa do sol :roll: hehehe tou a brincar

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em varios temas de conversa ja algumas vezes com pessoas com aquarios plantados montados, sempre ouvi dizer que a melhor gama seria a que ronda os 4500 K.

Agora segundo o que vi na altura que me falaram nisso, quando juntamos lampadas de diferentes K é um tanto ou pouco dificil encontra lampadas nessas faixas. Mas como já foi a algum tempo não me recordo, mas se ainda estiveres interessado em saber eu vejo isso e dps logo te digo qualquer coisa.

 

Fica bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, granda discussão sobre iluminação..... AGAIN! :wink:

 

Para variar, o Just_Me deu quase só tiros certeiros, vale a pena ler o que ele escreveu duas vezes, fora algumas coisas que passo a citar (dele e doutros):

 

Além disso deve-se conseguir combinar uma iluminação que dê um espectro avermelhado/alaranjado (lá está idêntico ao do sol).

Errado, deve combinar-se vermelho e azul que são os espectros captados pela clorofila-a e clorofila-b, daí as lâmpadas de crescimento vegetal terem aparência rosa.

 

De qualquer maneira posso adiantar que uma Flora-Glo (espectro verde)

Uma Flora-Glo tem espectro ROSA, exactamente o oposto ao verde.

 

algumas lâmpadas azuis disponiveis no mercado estarem bem perto dos 6.500K

6.500K é branco, se uma lâmpada tem 6500ºK não é azul e se é azul não tem 6500ºK

 

Visto pelo gráfico que o azul é a cor que penetra até ao fundo, onde fica a história das plantas rasteiras?

Olha para a escala ao lado onde se lêm dezenas de metros e lembra-te da profundidade do teu aquário.

 

Para ser sincero eu nunca ouvi falar de crescimento rasteiro; como sabes as plantas crescem sempre para o lado onde captarem mais luz.

Erradíssimo, a minha glosso e até a H. polysperma crescem horizontalmente e não tenho lâmpadas ao lado do aquário.

 

As lampadas fluorescentes em principio nao emitem só num espectro até porque o fosforo tem várias gamas de decaimento

Isso não é verdade, o fósforo está é contaminado com diversos elementos responsáveis cada um por cada um dos picos. Para além do mais os gráficos apresentados estão muito arredondados, a coisa na realidade é muito mais discreta, são picos muito mais estreitos e abruptos.

 

O bom, para mim, é procurares ter toda a emissão de lampadas com CRI elevado ou seja 6000-10000K

CRI mede-se em % e não em ºK :) e os melhores CRI encontram-se em lâmpadas entre 4500-6500ºK, mas não em todas, o CRI não costuma vir descrito na embalagem, mas muitas vezes está na ficha de produto na página do fabricante.

 

]Aqua-Glo e de 18000K

Não é não, bem sei que é o que está lá escrito, mas a lâmpada deve ter à volta de uns 10000ºK. É por calinadas destas que não consumo lâmpadas GLO.

Já agora quanto à tua dúvida, não não tens luz a mais, tens é CO2 a menos, folhas pequenas e muito juntas é sinal de carência de carbono, quando aumentaste a iluminação aumentaste também o consumo de carbono, deves adicionar CO2 e comedores de algas e quando estas começarem a diminuir começar a adubar com adubo líquido.

PS: Aposto que tens o pH alcalino.

 

então e expor o aqua à luz solar (luz do dia) ? As plantas só têm benefícios com isso ou não ? Quais os contras?

Nenhum, desde que adiciones CO2 e nutrientes, mas as plantas irão usar a lateral do aquário como referência de crescimento, as verticais vão inclinar-se todas e as horizontais não faço ideia. :P

 

Para terminar, o habitual sermão da variedade das lâmpadas.

Exactamente por emitirem em espectros discretos, a conjugação de lâmpadas de diferente fabrico melhora em muito a qualidade da luz emitida, em relação por exemplo a utilizar somente qualquer uma das variedades na mesma quantidade. Esta é a regra mais importante que eu conheço em termos de lâmpadas fluorescentes.

Como sei que variedade não é assim tão fácil de arranjar, e porque lâmpadas específicas são muito caras, para quem tem 4 lâmpadas costumo aconselhar 2 Daylight baratas (diferentes) 1 Crescimento vegetal e uma Cold White (10000ºK), colocadas respectivamente branco-rosa-branco-azul da traseira para a frente, isto porque a azul tem mais impacto nas cores dos peixes e das plantas e portanto interessa que fique entre nós e os peixes para os iluminar bem e não por trás destes para que fiquem em contra-luz.

 

Espero ter contribuido,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink:

 

Eu sei que o fósforo está dopado (termo correcto) :) mas a emissão nao é assim tão abrupta como dizes...o fósforo nem é bem fosforo exactamente para exercer esse efeito, e os dopantes não são elementares mas sim moleculares ou metálicos(neste caso elementares)

 

Quanto ao CRI eu nao queria dizer que se media em graus kelvin que é medida de temperatura, faltou-me a virgula :P, errei na mesma ao dizer 6500 aos 10000 e pensando bem acho que tens razao já que o CRI é a relação com a luz solar e a temperatura da mesma oscila ao longo do dia e com a localização na terra, entre os valores por ti apresentados.

 

Concordo contigo que as calinadas são um grande factor de desinformação e ainda mais quando veem dos fabricantes.

 

Parece-me uma boa selecção de lampadas se bem que eu prefiro nao utilzar as de crescimento vegetal e bom crescimento é o que não falta :)

 

Concordo com o inclinamento devido ao fototropismo das várias partes das plantas: fototropismo positivo para as folhas e caules e negativo para as raizes (ou seja crescem contra ou a favor da direcção da luz).

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quanto à tua dúvida, não não tens luz a mais, tens é CO2 a menos, folhas pequenas e muito juntas é sinal de carência de carbono, quando aumentaste a iluminação aumentaste também o consumo de carbono, deves adicionar CO2 e comedores de algas e quando estas começarem a diminuir começar a adubar com adubo líquido.  

PS: Aposto que tens o pH alcalino

´

 

Pois, elas nascem quase rasteiras ao chão, e quando as comprei, eram plantas ""altas"". Ja tenho um difusor de CO2 caseiro (1.5l) a 1 mes e pouco +-, não sei se calhar é insuficiente para 240 litros água. Verifico pearling mas não muito, umas bolhas de vez em quando a irem a superfície,sempre ao fim da tarde, mas nada comparado com ""Sprites"" que se vê por ai em fotos. Adubo liquido adicionei uma vez da Tropica, mas parece que não é grande coisa...tou espera do Seachem Fluorish. Quanto ao ph, ta neutro, na casa dos 7, ja andou nos 6.6 a 6.8.

 

Agradeço as dicas, este tópico tava precisar dum post como o teu, para esclarecer e rectificar tudo o que foi dito :)

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu reactor pode não ser o suficiente para um jardim exuberante, mas devia ser mais que suficiente para não haver excassez de carbono. Quantas bolhas faz o gajo por segundo, ou de quantos em quantos segundos faz uma bolha?

Quanto aos sprites, ainda bem que os não tens, não são pearling mas sim libertação de gazes vasculares da planta, algo semelhante ao sangrar nos animais. Dão-se quando apertamos as plantas a ritmos de crescimento extra-normais, ou quando as mesmas sofrem um traumatismo como uma dentada ou semelhante. Experimenta cortar a folha de uma Vallisneria ao meio e até te passas :)

 

Mas... e umas fotos? :wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora faz a volta de 6 bolhas aos 10 segundos, porque eu tenho uma garrafa pequena que serve de ""filtro"". Não vai directo da mistura para o aquário. A ordem das lâmpadas, de trás para a frente, é a seguinte :

1 DAY LIGHT 36W

1 SYLVANIA AQUASTAR 36W

1 GRO-LUX SYLVANIA 36W

1 AQUARELLE PHILIPS 36W

Esta combinação está boa, ou nem por isso ? Sugestões?

 

Fotos :

Pic_652_9.jpg

Pic_652_10.jpg

Pic_652_11.jpg

Pic_652_12.jpg

Pic_652_13.jpg

Pic_652_16.jpg

nesta parece que as folhas tão secas, toco nela e tão rijas, não percebo, e parece q tem aquele ar de tar fechada não sei...

Pic_652_17.jpg

nesta vê-se a altura minima com que elas ficaram....

Pic_652_18.jpg

Pic_652_19.jpg

Pic_652_20.jpg

Pic_652_21.jpg

Pic_652_22.jpg

 

Foto Antiga de quando as plantas foram introduzidas :

Pic_1685_19.jpg

sim são as mesmas.....

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquele ar todo é da foto antiga, ainda não tinha CO2, foi quando montei este aqua, claro que a partir do momento que coloquei CO2, a bomba ar so funciona quando as luzes apagam. Que achaste das fotos? Sabes qual o problema?

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais