corys albibas - reprodução em aqua comunitário


putogiro

Recommended Posts

Tenho no meu aqua comunitário 2 corydoras albinas (há 4 meses/desde inicio do hobby) e 3 corydoras panda (há 3 meses).

Faz hoje 3 dias as cory albinas parecia que andavam doidas uma atrás da outra e às cabeçadas uma à outra, fiz uma tpa de +/- 60%, e qd acabei vi q tinha uns ovos no vidro da frente (cerca de 20), uma hora depois tinha mais 60/70 ovos, divididos por 3 outros locais, os 1º já tinham sido comidos, consegui aproveitar +/- 30 ovos, tendoos colocado numa maternidade, de modo a que os peixes não os comessem.

Os ovos estão brancos, mas envoltos numa espécie de nevoeiro/algodão e têm cerca de 1mm de diametro. estive a ler o post da criação de sterbai, mas depois de muito procurar não consegui arranjar azul metieleno, não sabem o nome de outro produto que faça o mesmo efeito .

entretanto hoje quando cheguei a casa tinha mais uns 3 ou 4 locais com ovos, mas a maioria já devia ter sido comida, pois só consegui safar 10. Penso que seja das albinas porque qd sai de casa elas andavam outra vez "a brincar", só que nunca pensei que fosse acontecer outra vez .

apesar de não querer fazer criação, gostava de conseguir que alguns dos ovos vingassem.

Acho que não é muito normal conseguir que as corys façam criação, num aqua comunitário, ainda por cima sendo apenas duas, mas isto aqui parece que anda tudo com o cio, até os machos que não têm femeas da mesma espécie, andam atrás das femeas dos outros.

 

Será que os ovos estão fertilizados????

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho no meu aqua comunitário 2 corydoras albinas (há 4 meses/desde inicio do hobby) e 3 corydoras panda (há 3 meses).

Faz hoje 3 dias as cory albinas parecia que andavam doidas uma atrás da outra e às cabeçadas uma à outra, fiz uma tpa de +/- 60%, e qd acabei vi q tinha uns ovos no vidro da frente (cerca de 20), uma hora depois tinha mais 60/70 ovos, divididos por 3 outros locais, os 1º já tinham sido comidos, consegui aproveitar +/- 30 ovos, tendoos colocado numa maternidade, de modo a que os peixes não os comessem.

Os ovos estão brancos, mas envoltos numa espécie de nevoeiro/algodão e têm cerca de 1mm de diametro. estive a ler o post da criação de sterbai, mas depois de muito procurar não consegui arranjar azul metieleno, não sabem o nome de outro produto que faça o mesmo efeito .

entretanto hoje quando cheguei a casa tinha mais uns 3 ou 4 locais com ovos, mas a maioria já devia ter sido comida, pois só consegui safar 10. Penso que seja das albinas porque qd sai de casa elas andavam outra vez "a brincar", só que nunca pensei que fosse acontecer outra vez .

apesar de não querer fazer criação, gostava de conseguir que alguns dos ovos vingassem.

Acho que não é muito normal conseguir que as corys façam criação, num aqua comunitário, ainda por cima sendo apenas duas, mas isto aqui parece que anda tudo com o cio, até os machos que não têm femeas da mesma espécie, andam atrás das femeas dos outros.

 

Será que os ovos estão fertilizados????

 

boas,

 

se tem o tal " nevoeiro/ algodão", acho que os ovos fungaram,

 

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes por azul de metileno ou se não tiveres, eSHa 2000 tambem dá resultado.

No entanto, convem retirar os ovos e po-los à parte.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

A primeira dose de ovos já foi, estavam todos fungados, a 2ª parece ir pelo mesmo caminho, agora já cá tenho a 3ª, nem o esha2000, o consegue evitar.

Só acho estranho é que a femea volte a pôr ovos ao fim de 2 ou 3 dias, agora tenho a certeza de que é ela (cory albina) porque a vi a pôr os ovos, estranhei as "brincadeiras" e prestei atenção, então vi que ela tinha uma saliencia no ventre (parecia ser um bocado esponjoso), e ao passar pelo vidro, mesmo à minha frente, deixou ficar os ovos, repetiu a situação mais duas ou três vezes.

Só é pena é não ter dado para filmar, e que até agora não tenham eclodido nenhum dos ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ela estava tipo com o papo na barriga é que tambem tenho uma coridora e parece me estar prenha(ovada) e gostaava de saber se esta mesmo

 

Não ela estava normal, é maior e mais gorda que o macho, mas estava tudo normal, de um momento para o outro começaram a "correr" um atrás do outro umas cabeçadas, uns enrroscanços, e de um momento para o outro reparei que ela tinha um bocado saido na barriga (cerca de 3x3 mm), passou junto ao vidro mesmo à minha frente, e deixou uma série de ovos, quando a voltei a vêr, a protuberância já tinha desaparecido, ou seja esteve visivel apenas 4 ou 5 segundos.

O estar ovada ou não não te sei explicar, porque o que vi foi apenas o acasalamento? e principalmente a postura dos ovos, mas posso dizer-te que esta femea tem posto ovos mais ou menos de 3 em 3 dias, apesar de pensar que tal não seja normal. Da primeira vez pôs cerca de 70 ovos em 4 sessões, de 2ª não sei que apenas vi 3 montes de onde tirei 12 ovos no total (os outros já teriam sido comidos), desta vez fez uma postura de perto de 30 ovos, mas os outros peixes comeram logo mais de metade e eu apenas consegui salvar 10, ainda a mudei para um cubo da vodafone, mas a mudança, a falta de vegetação e principalmente a falta de areão/espaço, fizeram com que a postura terminasse por aí.

Até agoratodos os ovos ficaram fungados, ainda não consegui que nenhum eclodisse, mas estou com esperanças de ter sorte com estes.

Temos que ter sempre esperança!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais