Betta com olho inchado


TelmaG

Recommended Posts

Antes de mais, olá a todos.

Não sou de todo entendida em peixes.

É o meu primeiro peixe.

 

Comprei o meu betta à 3 dias.

 

Nas primeiras 24 horas ele ficou com um olho saliente, tem uma parte esbranquiçada na parte superior, estava muito agitado (ele até agora tem-se demonstrado curioso e sossegado, nunca agitado).

Agora ele tem nitidamente menos apetite e passa muito tempo no fundo do aquário.

 

A comida que lhe comprámos é da marca Dajana tipo Tropica basica alimentado uma vez por dia embora tenha lido em alguns sítios que deveria ser 2 vezes por dia.

6834.jpg

A vendedora impingiu-nos cloro para por 1 gota a cada muda de agua do aquário...não concordo mas gostava de saber opiniões.

Pelo que pesquisei estes peixes não devem ter cloro na água, dai a minha duvida...a loja também me disse para mudar a agua de 2 em 2 dias coisa que pelo que eu pesquisei não é de todo assim...como só o tenho à 3 dias ainda não fiz nada com a agua do aquário.

Ele está num aquário redondo individual sem pedras de fundo (deveria?) ou outros enfeites.

 

O que devo fazer? Mudar-lhe a alimentação? Que devo fazer em relação ao olho inchado? Veterinário? Mudar ou não mais vezes a água?

 

li que uma alimentação inadequada faz:

# Olhos inchados e/ou esbranquiçados;

# Perda de apetite;

# Barbatanas inchadas;

# Indisposição para nadar, ficando “deitado” sobre o cascalho ou ornamentos durante muito tempo;

# Perda da agressividade;

# Abdômen inchado.

 

Será isto?

 

Desculpem a corrente de duvidas mal estruturadas mas é uma nova área para mim.

 

 

Obrigado pela atenção

Editado por TelmaG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amiga

 

Bem vinda ao forum!

 

Bem vamos ver se te posso ajudar:

 

Essa comida nao me parece especial para betta mas parece me suficiente para o teu bichinho. Aconcelho-te a fazer pequenas doses duas a tres vezes por dia para melhor bem estar do peixe.

 

Em relaçao ao cloro creio que haja ai alguma coisa de errado pq supostamente devia-se tirar o cloro que ja poem na agua da rede (deduso que seja a tua fonta) quanto mais acrescentar ainda mais cloro. Possivelmente ele terera o olho inchado por causa disso. Eu uso um producto proprio para bettas pq tenho o num aquario pequenino sem filtro e faço mudas de dois me dois dias (o aquario tem aproximadamente 5 litros).

Experimenta o seguinte: se a origem da agua para o teu aquario e da rede experimenta a colocar por exemplo um garrafao de 5 litros cheio com tampa aberta mas com qualquer coisa q impeça com que residuos caiam la para dentro. Depois usa essa agua para as tpas. Experimenta nao utilizar esse produto e fazer isto da agua e mudar lhe a rotina de alimentaçao a ver se ele melhora.

Aconcelho-te vivamente a por o peixinho noutro aquario que nao um redondo. Nem que seja numa caixa da vodafone que e como tenho o meu.

 

Espero ter ajudado

 

InBlack

 

P.S: Masters se eu tiver enganado em alguma coisa corrijam me por favor!

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vinda!

 

Ora aqui está a minha opinião e possível ajuda.

É possível que o teu betta estivesse com as "defesas" bastante em baixo, devido às mudanças criador-loja-casa(tua). Durante este período eles confrontam-se com má alimentação (por vezes nem alimentados são), ficam expostos a situações de stress e grandes movimentações de água e a mudanças de temperatura bruscas, enfraquecendo o peixe e possibilitando que este apanhe doenças.

 

Quanto ao "cloro", creio que haja aí uma confusão, tu não estás a colocar cloro, mas sim anti cloro. Não estou a ver nenhum vendedor a vender cloro para meter nos peixes, mas até posso estar enganado.

 

Quanto ao olho inchado trata-se de uma doença, faz o que está abaixo.

 

"""

Doença dos olhos Inchados (Pop-eye): é quando o olho do peixe apresenta-se como se quisesse sair e um bocado fosco, não é contagiosa nem fatal para o peixe mas temos que a tratar logo. A causa deve-se a má qualidade da agua tanto por excesso de excrementos como restos de alimento não consumido.

Tratamento: eu primeiro que tudo troco a agua do aquário diariamente em 50%, e de cada vez que faço-o coloco umas gotas de aloé vera na proporção de uma gota por cada litro.

"""

Editado por Diabrete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pensso que a doença qe o seu betta tem é a doença ''Pop-Eye'', muito frequente nos bettas. (Se pudesse colocar uma foto do seu betta agradecia)

 

Como ser tratada: Deve ser feito com associação de antifúgicida e antibiótico

 

Espero ter ajudado :)

Ricardo Duarte

 

Corydoras, Guppys e Bettas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda :)

 

Ontem à noite fui praticamente a correr à quatro patas comprar TetraBetta e condicionador de agua da torneira da Api.

 

Ele(?) hoje está significativamente melhor :P O olho está muito menos inchado, está outra vez curioso a vir ter comigo e a observar tudo novo, já saiu do fundo do aquário e comeu um pouco mais.

 

Obviamente o cloro foi para o lixo, infelizmente, sim venderam-me mesmo cloro, faria sentido em agua salgada (pelo que me disseram claro) mas neste caso...coitadinho do betta. Obrigado pela dica do garrafão Inblack, já está em prática ;)

 

Novamente obrigado a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais