O uso da água na aquariofilia


Akilae

Recommended Posts

Boas.

 

Antes de mais quero dizer que se alguém quer armar confusão e colocar mensagens com o intuito de gerar discussões acaloradas é favor de parar de ler por aqui e ir para outro tópico.

 

O meu objectivo era levantar esta questão sensível de modo a sensibilizar todos a um uso sensato da água, esse recursos que se torna cada vez mais escasso. http://www.quercus.pt/xFiles/scContentDepl...ticleFile29.pdf

Poderá até criar guerras mais violentas que as do petróleo, uma vez que se vive sem petróleo, já sem água... Já existem conflitos. http://pt.euronews.net/2009/03/16/agua-pot...erra-do-futuro/

 

Afirmando desde já que não estou contra ninguém questão que coloco é a seguinte: Estamos nós a fazer um uso consciente da água enquanto aquariofilistas? No meu caso eu gasto 40L de água em tpa 10% semanal. Ora é um gasto extra, já não mencionando os 380L que gastei para encher o aqua.

Somando à rotina normal, de beber, lavar tudo e mais alguma coisa e banhos, nós somos com certeza dos grupos que mais gastamos. (não digo que somos os que mais gastamos porque quem tem piscinas também gasta e bem). Não falo na indústria porque este aspecto vive-se nas nossas casas. E todos sabemos que podemos pensar que "eu gasto 40L por semana, nem é assim tanto" mas somando todos os gastos de todos nós é muitíssima a água gasta.

Estará o nosso hobbie a ajudar um problema mundial crescente? Podemos nós minimizar o seu impacto? Que soluções podemos usar?

 

Eu ao pensar neste assunto pensei na hipótese ao fazer vários gastos de água e desperdiça-la poderia existir um destino final diferente do que a sanita.

Poder-se-ia filtra-la para re-usar, usando um sistema de osmose ou outro, ou simplesmente avaliar se não poderia ser usada em rega ou de outra forma.

Apelo a que coloquem as vossas opiniões e sugestões do que podemos melhorar para termos um planeta mais são, e um hobbie sustentável com olhos postos no futuro das novas gerações.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li sobre a escassez de água potável no futuro. E também me disseram que as próximas guerras iriam ser devido a esta escassez.

 

Eu utilizo a àgua que aspiro do aquário para a rega do meu jardim e plantas interiores.

Há imensa informação de como poupar àgua. Acho que é muito importante todos nós tentarmos reduzir os gastos de água em nossa casa e não só.

 

Mas na minha opinião, eu penso que cabe as identidades competentes de todo o mundo resolver este problema colocando limites às industrias e a quem trabalha na agricultura entre outros. Não é quando nos deparamos com o problema que devemos resolver, é antes de agirmos, pensarmos de que forma poderemos estar a agir bem e mal, para conseguirmos agir da melhor maneira e de acordo com a natureza.

Imaginem só se todas as pessoas gastassem menos àgua em casa, reduziamos considerávelmente uma pequena percentagem da escassez, mas depois o que acontecia? Os governos não iam dar importancia a este problema e as industrias continuavam a gastar e tal vez ainda mais, porque não iria haver limites. Pessoas que não se intressam se gastam ou não gastam (elas existem, não podemos por de lado) iriam gastar também ainda mais.

 

Actualmente, este problema existe! Todos os governos deviam impor leis para evitar esta escassez de àgua potável, para obrigar a empresas, industrias, agricultures... a utilizar menos agua ou métodos que façam com que esta seja aproveitada ao máximo. E mesmo que este problema fique reduzido é necessário continuar com as leis e medidas, para não voltar a acontecer.

 

Mas utilizar o processo de dessalinização em mais lugares do planeta dá pouco lucro para os governos e custa caro, desde que o ordenado deles continue enorme, só precisam de sorrir para os media.

 

PS: Sei que este topico era para como nós, aquariofilistas, podiamos evitar ter grandes gastos na manutenção do aquário. Fazem bem em agir nas vossas casas, mas não se calem em frente das grandes identidades, pois assim estaremos a esforçar-nos para nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou deixar a minha humilde opinião e falo especificamente sobre a minha situação em concreto.

Eu "gasto" +/- 15L de água semanalmente em TPA's (deve ser o equivalente a um depósito de autocolismo lá de casa...) Ora, 15 Litros pode não ser nada, mas são 15 Litros que são gastos. Tento aproveitar alguma da água que retiro do aquário para rega de algumas plantas.

Deixo só algumas questões relacionadas directamente com os meus 15 Litros semanais:

 

. Quantos litros diários são gastos na rega do campo de golfe do Tagus Park que está à anos para abrir (nem sei se algum dia abrirá)????

. Para quando um sistema de rega "inteligente", que é montado pelas Câmaras Municipais, que não regue os jardins em dias de chuva??? (eu já vi aberrações destas em pleno inverno...)

. Quantos litros se gastam com 1€ no Elefante Azul????

. Quanto aquários poderia eu encher com um dia de duches de uma familia????

 

Ora, o que acho é que, e esta é a minha opinião sobre o tópico em questão, não julgo que sejam os aquariofilistas os "causadores" da escassez de água potável no nosso planeta que tanto gostamos.

 

Podiamos deixar de gastar??? Podiamos.... Faria diferença???? Acho que não!

 

Abraços para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo aqui a minha opinião

 

a agua potavel nao vai acabar num futuro proximo. provavelmente nenhum dos nossos tetranetos conhecerá problemas de falta de agua... nao nos proximos 400 anos...

 

agora, que nao sera a agua como nos a conhecemos, isso tenho quase a certeza... a agua potavel tem um limite...

 

mas, para ja, a agua nao potavel que se pode transformar em agua potavel ainda nao tem...

 

pensem no processo de dessalinização. ja provaram? a agua nao é tao 'boa' nas primeiras vezes, porque nao estamos habituados... é estranha...

 

mas ao fim de 3 dias ja nos parece normal.

 

é claro que com isto, se empurra e atrasa o problema uns aninhos... nao o resolvemos...

 

eu poupo agua em tudo o que posso. fecho a torneira quando lavo os dentes... tomo duches rapidos. uso a agua das tpa's para plantas. tenho uma garrafa de litro e meio dentro do deposito do autoclismo...

 

faço a minha parte, sem afectar o meu dia a dia...

 

agora, acho que, como disse o nmartinez, o problema é macro e nao micro... ou seja, tem que se poupar nas grandes coisas, e so depois nas pequenas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

fazendo as contas la em casa, comecei a poupar 10L por semana.

Como?

De cada vez que ligo a agua do banho, e fico a espera que aqueça, já nao mando esses 5L de agua pelo ralo.

Vao directos para o garrafao, e ficam a descansar para a TPA semanal. A agua que tiro do aquario, ou vai para regar, ou vai para a sanita depois do xixizito. Já sao menos 5L que saem de dentro do autoclismo.

 

Contas feitas:

Antes:

5L de agua por banho pelo ralo abaixo Total: 2pessoas x 7 banhos = 70L pelo ralo fora

5L de agua pela sanita fora depois do xixizito.

5L de agua para regar as plantas.

Total: 80L pelo ralo.

 

Depois:

5L de agua por banho para colocar no aquario 2pessoas x 7 banhos = 70L. Destes,60 vao pelo ralo fora e 10 vao para o garrafao das TPAs

5L de agua da TPA pela sanita depois do xixizito

5L de agua da TPA para regar as plantas

Total: 70L pelo ralo.

 

Poupanca 10L / semana.

 

Eu sei, nao é muito, mas sonho com TPAs de 70L :)

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos que nos consciencializar que a água é um elemento muito importante e como tal toda a água das TPA's aqui em casa é aproveitada para rega de plantas.

 

Essa da água do banho ainda não me tinha lembrado, é muito bem visto!

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo a minha contribuição para que o consumo da água seja visto mais como um modo de aperfeiçoamento em química da água da nossa parte, sem descurar como é óbvio todas as técnicas existentes para o aproveitamento da mesma.

 

Ao idealizar um aquário, e no meu caso apenas de água doce, tento sempre e por norma criar um 'pulmão' com plantas verdadeiras que me servem 3 propósitos, a saber:

 

  • Embelezam o aquário
  • Servem de filtro natural
  • Ajudam (mediante as espécies) a manter os parâmetros químicos por um período de tempo superior

 

Durante muito tempo andei a efectuar experiências e a gastar muito dinheiro com testes, mas consegui chegar a um período de mudança de água de meses em diferentes tipos de tamanho de aquário, preocupando-me principalmente com a reposição de água e de micros e de outros elementos vitais para a saúde da fauna e flora.

 

Claro está que para fazer o meu estudo sacrifiquei alguns red's, alguns vivíparos que padeceram durante o período do teste.

 

Como é óbvio não é uma ciência exacta, sendo que uma simples poda influi na capacidade de a água de um aquário se manter com os níveis desejados e satisfatórios para com os seus habitantes.

 

Posso dizer que após um período de teste e adaptação faço num aqua de 30 litros com red's reposições semanais e TPA's a cada 3 meses, num outro de 90 litros com Guppies faço reposição semanal e TPA's a cada 6 meses e é uma autentica fábrica de reprodução!!

 

É mais fácil efectuar uma TPA que tentar criar um habitat que se mantenha pelo maior período de tempo, dá menos trabalho, por outro lado é mais difícil controlar problemas com algas devido às variações dos parâmetros decorrentes por exemplo de uma poda ou simplesmente devido ao aumento populacional por nascimento de novos elementos no habitat. Neste tipo de situação, uma variação tão simples como o decréscimo da qualidade da iluminação pelo período de tempo que as lâmpadas apresentam pode provocar variações ... é de facto uma equação muito difícil de encontrar, mas que com experiência nos leva a agir por instinto em relação às TPA's vs Reposições.

 

De qualquer forma é mais aliciante estudar os parâmetros e encontrar as variações de cada aquário e o seu respectivo ciclo do que manté-lo à custa de TPA's. No seguimento desta minha afirmação, tenho encontrado mais prazer em analisar e encontrar padrões de variação quimica nos aquas e a resolver problemas tão simples como a presença de algas do que a servir-me de TPA's constantes como solução para quase todos os problemas indesejados.

 

Entendo no entanto que tendo um aquário num sítio mais público (sala de estar, entrada de casa, etc), as TPA's se façam com maior regularidade para que o aquário esteja sempre com o melhor aspecto possível.

 

Lanço o repto para os mais aventureiros tentarem e estudarem num aqua pequeno as variações com o tempo e verificarem durante quanto tempo conseguem manter o mesmo dentro dos parâmetros químicos aceitáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

fazendo as contas la em casa, comecei a poupar 10L por semana.

Como?

De cada vez que ligo a agua do banho, e fico a espera que aqueça, já nao mando esses 5L de agua pelo ralo.

Vao directos para o garrafao, e ficam a descansar para a TPA semanal. A agua que tiro do aquario, ou vai para regar, ou vai para a sanita depois do xixizito. Já sao menos 5L que saem de dentro do autoclismo.

 

Contas feitas:

Antes:

5L de agua por banho pelo ralo abaixo Total: 2pessoas x 7 banhos = 70L pelo ralo fora

5L de agua pela sanita fora depois do xixizito.

5L de agua para regar as plantas.

Total: 80L pelo ralo.

 

Depois:

5L de agua por banho para colocar no aquario 2pessoas x 7 banhos = 70L. Destes,60 vao pelo ralo fora e 10 vao para o garrafao das TPAs

5L de agua da TPA pela sanita depois do xixizito

5L de agua da TPA para regar as plantas

Total: 70L pelo ralo.

 

Poupanca 10L / semana.

 

Eu sei, nao é muito, mas sonho com TPAs de 70L :)

cps

 

É basicamente o que eu também já venho a fazer há uns meses, adicionando ainda uma garrafita de litro e meio no autoclismo pois raras vezes é preciso uma descarga completa.

O único senão, é a quantidade de baldes e garrafões que tenho no WC (já de si pequeno) ;) Tivesse eu a possibilidade de adicionar um depósito auxiliar para o autoclismo, deixava a esposa feliz da vida!

 

Sim, são acções que podem não resolver o problema futuro da escassez da água, mas ajuda e quantos mais houver a pensar assim melhor. Pode ser que um dia, também os iluminados do Campo de Golf do TagusPark se juntem ao movimento. Até lá, e ainda mais importante, estou mas é a ajudar a minha carteira, pois são uns litros valentes a menos na factura mensal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento faço TPA de mês a mês ou mais, acrescento é cerca de 5 a 10 litros de 15 em 15 dias devido à evaporação e quando faço tpa a água sai do sifão para um vaso de flores. Por iso n aho que faça um uso nãosustentável da água do aquário. Mas como aquariofilistas estamos mais dependentes deste recurso que provávelmente outro hobie que envovlva animais e sim acho que temos que ser uma voz activa na divulgação e sensibilização no uso recional da água. Esta é a minha humilde opinião. Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém perguntou qual foi o tempo máximo sem fazer tpa's. 16 meses sem tpa's é o recorde cá de casa. Guppys com fartura, num aquario com 50 litros, e fetos de java, dava-se tão bem que se vendia.

 

Aliás, pelo que me apercebo cada vez mais os fetos de java adoram aquarios com areão alto, e com poucas tpa's alguém o confirma?

 

Realmente, acho que este género de tópico, deveria existir quase como uma regra para o hobby da aquariofilia.

Não sei se existe, eu pelo menos não tenho conhecimento. Na entrada do fórum nas noções básicas, deveria-se alertar logo a este pequeno grande problema.

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais