Alternativas a blixa japónica e Bolbitis heudelotii


JoaoRibeiro

Recommended Posts

Boas.

 

Preciso de ajuda.

 

Estive a fazer uma nova montagem (fotos amanhã porque ontem não tinha máquina e não me lembro do nome das plantas que coloquei).

 

Neste momento tenho 3 plantas em falta mas preciso de alguma ajuda.

 

O que eu gostava de ter era blixa japonia e Bolbitis heudelotii mas estive a ver no site da Tropica e são plantas de manutenção muito difícil. Ora não é por preguiça mas acho que ainda tenho de aprender um bocado antes de partir para plantas mais difíceis. Ou seja esta montagem vai ser tipo um estágio (a minha primeira montagem mais planeada) antes de partir para voos mais altos.

 

Ou seja preciso de alternativas para estas duas plantas por algo de facilidade mais relativa.

 

Tenho 72W de luz para 80 a 85 litros, substrato fértil floradepot com areia de sílica por cima e vou introduzir C02 caseiro.

 

Além disto gostaria de ter também algo para tapete sem ser musgo de Java.

 

Alguém tem ideias que me possa ajudar?

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com areia de sílica em todo o aquário... só te safas com plantas que não necessitem de se fixar no substrato... como fetos, anubias...

 

No entanto, já vi Eleocharis (uma planta simples) a crescer bem em substrato de areia, há quem diga que até é planta de banco de areia (esta afirmação carece de veracidade).

 

Experimenta um vaso de Eleocharis ;)

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo tendo substrato fértil por baixo da areia de sílica?

 

Boa.

 

Mas pronto pelo menos a eleocharis dá para fazer um tapete engraçado. E Cuba que te parece?

 

Ah e obrigado pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato fértil irá apenas libertar-te lentamente nutrientes para a coluna de água. Apenas isso. A camada de areia que tens a separar irá "sufocar" a grande maioria das plantas... de momento só me lembro da eleocharis, em que pessoalmente a vi crescer na areia (um grão igual ou semelhante em tamanho com o da sílica),

 

Duvido muito que consigas um tapete de cuba, visto não teres substrato indicado para a sua fixação.

 

No entanto João, se mesmo assim não te convenço, experimenta! Se arranjares uma dose a bom preço, experimenta! Vi um aquário do Vasco Matos com areia de sílica e fez um tapete de Cuba! Mas também digo-te que foi o primeiro e único que vi... Portanto, como digo muitas vezes, há aquários e aquário :)

 

De nada :) estamos aqui para ajudar!

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não é não convencer. Eu estou aqui a aprender por isso é que sou um bocado melga a perguntar :)! Vou experimentar a eleocharis.

 

Já agora e se colocar akadama por cima da areia de sílica e fixar as plantas na akadama? É que estar agora a retirar a sílica do aquário vou trazer o substrato fértil todo por arrasto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou experimentar e ver no que dá! Senão, novo restart! Tenho é de deixar passar uns dias senão a Maria mata-me! :flick_tongue:

 

Muito obrigado pela ajuda e pela paciência!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais