Acadama desfaz-se?


sergiosilva74

Recommended Posts

Boas,

 

Para o meu futuro plantado estou a pensar utilizar acadama por cima da camada fértil do substrato. Contudo, li um comentário de alguém que não aconselha a sua utilização, pois afirmava que a acadama vai-se desfazendo na água. Para aqueles que utilizam acadama (ou já utilizaram) - tiveram o mesmo resultado?

Vi no AKI um saco de "Argila vulcânica Bures", 3 litros a 1,45€ - trata-se de pedra vulcãnica (extremamente porosa) reduzida à dimensão de um areão. Serve como substituto do acadama?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a Akadama desfaz-se. Tem uma duração de cerca de 6 meses dentro do aquário. Após isso é lama.

 

O areão vulcânico não serve como substituto da Akadama.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pela resposta. Agora surge-me nova dúvida: se a akadama tem uma duração de 6 meses, ao fim da qual era se desagrega completamente, como é que o pessoal que a utiliza a consegue manter no aquário? Ao fim de 6 meses têm de refazer todo o aquário?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

esta gente leva tudo ao extremo. Os grãos mais finos podem ter tendencia a desfazerem-se e a ficarem como areia/pó, daí até parecer lama e só durar 6 meses... o meu dura ha 2 anos sem qualquer problema.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como em tudo, há diversas opiniões sobre um mesmo tema. Provavelmente depende da natureza do akadama, das caracteristicas da água do aquário, etc. Tenho andado a pesquisar pela net e encontrei um artigo de opinião muito interessante sobre este tema: Visite este site

 

Obtigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

esta gente leva tudo ao extremo. Os grãos mais finos podem ter tendencia a desfazerem-se e a ficarem como areia/pó, daí até parecer lama e só durar 6 meses... o meu dura ha 2 anos sem qualquer problema.

cumps

 

Há aquários e aquário ;)

 

A minha experiência pessoal e profissional (no ramo da aquariofilia) diz-me que em 80%-90% dos aquários é isto que acontece. Acredita que são muitos, ams mesmo muitos aquários que presenciei e contaram-me sobre a Akadama.

 

A Akadama tem uma grande vantagem relativamente a outras marcas de argila cozida.... O preço. O dobro da quantidade a metade do preço. ;)

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

engraçado que refiras um artigo de opinião de alguem de fora, quando em Portugal o uso generalizado de akadama em aquarios tenha começado antes do que lá fora. tens vários artigos de opinião sobre a forma de topicos por aqui, com muito mais informação inclusive...

 

mas ja que o referes, discordo do autor, a akadama shohin, é melhor, na minha opinião do que a akadama normal de várias granulometrias, e as razões estão por aqui, em diversos "artigos de opinião" :P

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para chatear o Fernando e mandar mais umas achas para a fogueira... dos aquários cá de casa, em 100% dos casos, a akadama nunca ficou desfeita.

Vocês devem é ter daqueles bicharocos de água salgada que se enterram na aragonite :D

 

Abraços.

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ler este tópico e os posts seguintes, olhei para o meu lado direito, para o meu aquario que está a fazer 6 meses(mais semana menos semana), olhei para a akadama e pareceu-me intacta. Meti a mão apanhei um grão e ao pressionar o grão com os dedos, este apenas se partiu em 2.

 

Parece que vai durar, daqui a um mês eu confirmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, não é fácil bater-me contra 2 membros tão experientes (Fortunato, Just).

 

Os meus conhecimentos da Akadama adquiri-os por experiência própria. É essa a experiência que tenho relativamente a outras marcas. Dura menos.

 

Se compensa para aquários que ao fim de 4-6 meses desmontam-se? Sim! Sem dúvida! Para manter um aquário durante anos? Não...

 

Mas é só a minha opinião :)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Já que este tema é algum controverso e como existem aqueles que defendem a Akadama e aqueles que defendem a ADA e afins.

Eu queria levantar uma perguntar para o ar.

 

Será que a condições do aquario em si ( PH , Temp , GH etc etc ) não afectam a longevidade do substrato ?

 

Isto porque existem casos de users deste forum que dizem que a akadama se desfaz e existem também users que dizem o Aquasoil também se desfaz.

Eu no meu caso especifico, eu tenho akadama, em dois aquarios já com 2 anos e até agora o substrato está perfeito.

 

Como ficamos????

 

É porque , eu estou a iniciar um novc projecto ( 155x55x55 plantado ) e tenho esse dilema. Que susbtrato colocar?

Se formos por questões financeiras, sem duvida é o Akadama o escolhido, por outro lado por questões estéticas ( é a minha opinião e vale o que vale), eu escolhia o Aquasoil.

 

Porque assustam-me um bocado, estar daqui a 6 meses a retirar todo e começar de novo. Prefiro partir um perna.

 

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito que as condições afectam o substrato. O modo em que afectam é mais difícil explicar-me porque são apenas suposições e nada é garantido

 

A minha experiência, tal como disse antes, é que prefiro os Aquasoil à Akadama. No entanto tens excelentes resultados com Akadama se a tratares muito bem (aspiração de detritos, principalmente).

 

Bom... a escolha final vai cair sobre ti (obviamente). Qualquer das formas, seja qual for a opção que escolheres, examina bem os sacos dos substratos... quanto mais "poeira" tiver, pior!

 

Cmpts e desculpa não te poder ajudar melhor

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais