Barriga de uma Betta bastante inchada


crush

Recommended Posts

Olá pessoal. É a primeira vez que coloco um tópico aqui nesta parte do fórum.

 

O meu cunhado tem uma betta que desde há uns tempos para cá que tem a barriga bastante inchada. Mas muito mesmo, ao ponto de parecer que vai explodir. Até parece que a zona perdeu um pouco da cor por estar tão inchada. Ela fica o dia inteiro debaixo de uma pedra, escondida, batendo as barbatanas, sem no entanto sair do mesmo sítio. Não pensamos que ela esteja grávida, porque há já muito tempo que está sozinha. Só sai do canto dela, muito devagarinho, para ir comendo um pouco. Que acham que pode ser? Eu hoje vou lá e vou tentar tirar uma foto. Mas a barriga é assustadora mesmo de tão grande que está...

 

Que acham que pode ser? Que possíveis tratamentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim. Que pode ser?

 

Se for assim, é obstipação ou constipação intestinal, conforme lhe queiram chamar.

Ele que mude a dieta ao peixe, comida viva ou congelada durante uns tempos e volta ao normal. Para não voltar a acontecer, manter uma alimentação variada, sempre que possível com alguma comidinha viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estas duas fotos. Sei que a qualidade é muito má, mas penso que já dê para ver qualquer coisa.

 

http://img11.imageshack.us/i/img025tjk.jpg/

 

http://img15.imageshack.us/i/img026a.jpg/

 

Ainda achas que é constipação intestinal? Nessa imagem que deste, a betta está no cimo do aquário. No aquário do meu cunhado, ela está no fundo. Achei que podia ser relevante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, realmente mete medo! Não dá para nada bem, mas é bem possível que seja uma constipação intestinal.

Verifica só se as escamas estão levantadas. Uma vez que ele ainda come, começa com a dieta à base de comida viva ou congelada (ex: artémia)

Editado por Diabrete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que esse assunto se resolve com umas bolhas e um macho....

É claro que posso estar enganado, mas.... :music_singguitar:

 

PauloA :character0050:

 

 

Bolhas? Ele também tem um macho, mas está num daqueles aquários pequeninos à parte...Não vi nenhum problema com as escamas. Tive em atenção isso, porque vi que podia ser hidropsia. Mas também não sei ver bem isso...E que achas que pode ser Paulo? Não há problema de contágio para os outros peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa barriga enorme podem ser ovos.

Entre as barbatanas da frente vê se tem um ponto branco saliente.

Se tiver pode ser que esteja pronta para acasalar.

 

Não me parece que seja parasitas. Mas tbm com os parasitas nunca se sabe bem ao certo, só quando se vê um pedaço da "ténia" de fora, que parece uma linha vermelha ou branca.

 

PauloA :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o "alfapa" até pode ter razão. Nada como experimentar.

Uma vez que ele tem um macho ele que experimente a acasalar. Se o acasalamento correr bem e se essa barriga inchada forem só ovos, vai com certeza desinchar após a desova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o "alfapa" até pode ter razão. Nada como experimentar.

Uma vez que ele tem um macho ele que experimente a acasalar. Se o acasalamento correr bem e se essa barriga inchada forem só ovos, vai com certeza desinchar após a desova.

 

De facto ela tem uma mancha branca, mas não sei bem se é por isso, ou se são as escamas a arrebentarem...Mas vou-lhe sugerir isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá pessoal. É a primeira vez que coloco um tópico aqui nesta parte do fórum.

 

O meu cunhado tem uma betta que desde há uns tempos para cá que tem a barriga bastante inchada. Mas muito mesmo, ao ponto de parecer que vai explodir. Até parece que a zona perdeu um pouco da cor por estar tão inchada. Ela fica o dia inteiro debaixo de uma pedra, escondida, batendo as barbatanas, sem no entanto sair do mesmo sítio. Não pensamos que ela esteja grávida, porque há já muito tempo que está sozinha. Só sai do canto dela, muito devagarinho, para ir comendo um pouco. Que acham que pode ser? Eu hoje vou lá e vou tentar tirar uma foto. Mas a barriga é assustadora mesmo de tão grande que está...

 

Que acham que pode ser? Que possíveis tratamentos?

 

 

Ola,vejo que o betta está com hidropsia (erissamento das escamas) e inflamação na bexiga natatória(por isto está debaixo da pedra pois se sair de la fica a boiar)Procure medicamento adequado ai nas lojas de aquariofilia que eles tem para esta finalidade,mas já vou adiantar que é um tratamento demorado para curar hidropssia,quando se consegue.

Espero ter esclarecido !

Alberto czurman Morgado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais