Recommended Posts

Publicado

é mm isso. O nosso colega wass deu-me um guia de como criar bettas. apos 2 semanas de conhecimento entre o casal, juntei-os no aqua cria, so que agora a femea e o macho estao a porrada. andam a comer barbatanas um ao outro.estao a ficar sem barbatanas. agr estão a pegar-se pela boca. A femea esta a fazer ninho igual ao do macho e o macho agr que esta perto da femea parece uma maquina de fazer ninho. Que se passa. sera ritual.é que ambos quando se aproximam poem aquela cena que tem a beira das guelras de fora e dp pegam - se a porrada. Nao sei se sera ritual de acasalamento, pois estao a ficar todos depenados. Obrigado.

Hugo M. Viana

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Publicado:

Nos betas é normal o macho ser bastante agressivo para com a femea, por isso é que normalmente se aconselha a ter mais do que uma, para distribuir o "stress".

Também é aconselhavel ter esconderijos no aqua para a femea se poder proteger dos ataques do macho.

Contudo uma reacção tão violenta como a que descreves não é normal...

A pergunta pode parecer idiota :shock: mas tens a certeza que são um casal? Não terás por engano comprado dois machos?

Acho estranho o facto de ambos estarem a fazer um ninho de bolhas...

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

epá, eu acho que é mesmo um casal.pelo menos pela aparencia. e na loja tambem me disseram que era femea.alias, ja vi femeas iguais a mnh. meti a feme dentro de um camaroeiro. A femea ate esta a ser mais agressiva do que o macho. mesmo atraves da rede parece que se querem ferrar. Nao sei o que fazer.Será ritual?????Mas tenho medo que eles se matem e afinal nao se trate de ritual nenhum. :shock::( :D :?

Hugo M. Viana

Publicado:

Ois tass :D

Então Skin man que se passa, qual é o freak aqui? :D

Man é assim isso não tem nada que enganar, no que diz respeito a destinguir o sexo dos bettas. O macho é lindo e a fêmea come-se :D

Man tens de ver se é mesmo macho e fêmea, se bem que eu não vejo qualquer parecensa entre um e o outro, até se destinguem muito bem né.

Epá quando foste soltar a fêmea, éla estáva gorda, éla tinha riscas verticias, éla ficava de cabeça para baixo quando o macho investia contra éla? Epá isto tudo são sinais de que está pronta para o acasalamento. Se éla não apresentar estes sinais, então é porque não valerá apena estar a colocá-la junto com o macho certo.

Outra coisa que pode estar a acontecer é o macho não estar sexualmente maduro ainda para estar a acasalar, e básicamente não saber o que fazer com a fêmea, ou então a propria fêmea ainda não está madura para estar a criar.

Não sei se tens esse casal á muito tempo ou não, mas se o casal foi comprado á pouco tempo, o mais provável, será o casal ainda não ter idade sufeciente para isso. Os peixes que estão nas lojas, são lá metidos assim que têm um tamanhinho apresentavel, o que regra geral quer dizer que ainda são muito novos.

Ora bem o meu concelho, será fazer a parte do acondicionamento novamente, estar atendo aos sinais da fêmea, gorda, riscas verticais, e cabeça para baixo quando o macho investe contra éla. Se mostrar qualquer um destes sinais é bom se mostrar todos então é optimo ok :D

Fazes isto novamente e tentas novamente se os sinais estiverem presentes, se mesmo assim não der, o que deves fazer é esperar. Alimentar os bichos, mudar a água, fazer tudo o que se faz para um peixe num aqua, e esperar. Se os poderes meter num aqua comunitário ainda melhor, desde que eles comam bem, porque se eles não tiverem idade sufeciente para estar a criar então não vale mesmo apena que eles não vão a lado nenhum. Eu próprio, os casais que criava, comprava-os nésta altura, comprava os bettas no inverno, e tratava deles como trato qualquer peixe, e quando chegava o verão então ai tinha já a certeza de que eles estavam sexualmente maduros e que a coisa iria funcionar certinha :D

Skin epá tenta novamente, se não der, vê de um amigo teu que tenha bettas há já mais tempo, esses já devem estar maduros. E não esquecer que o acondicionamento tem de ser feito com água quente né, não é deixar os aquas ao ar livre, no inverno, ou meter isso em cima do caixilho das lampadas e chegar á noite e aquilo arrefecer boé, eu falei nisso do caixilho mas tambem falei lá no artigo que era de verão. Agora de noite, variações de temperatura não funciona bem. Isto não é coisa para se fazer no inverno se não se poder ter os aquas aquecidos topas :D

Olha eu estou agora a criar Danios Zebras, é muito cool, o aqua é ezactamente o mesmo que para os bettas e a alimentação tambem :D ainda é mais facil :D

Eu ainda não fiz o artigo, estou á espera a ver se acontece alguma coisa no que diz respeito á alimentação dos bichos que tenha importancia para depois no artigo poder alertar, até agora está tudo a correr lindamente e não é nada mas nada complicado, tenho coisa de 200 zebrazinhas ali bem grandinhos já :D coisa de 6mm. Se não conceguires criar os bettas agora, porque é inverno ou eles ainda não são maduros, dá-me um toque eu mesmo sem ter o artigo feito eu digo-te como se faz para os zebras. É certinho e incrivelmente facil. Já percebi que tu queres é criar peixinhos :D queres conceguir eclodir e criar oviparos certo :D é como eu :D hehehehe

É verdade já me estava a esquecer, é normal que eles andem á chapada um com o outro, mas é coisa para passar, não ficar o dia todo nisso, eles andão á chapada e voltam ao ninho e por ai fora, é mesmo da espécie. Agora se passado um dia eles nada, não há ninho não há nada então ai não estão mesmo prai virados, claro que isto tudo praticamente não acontece quando o casal é maduro e foi bem acondicionado ok. A cena do aqua de cria com algumas plantas é bom neste aspecto :D Tá tudo no artigo canudo tá tudo no artigo :D hehe

Porta-te

:roll:

wassuuup

Publicado:

boas wass!!! os bettas que eu tenho ca ate me parecem grandinhos. e tenho quase a certeza que uma é femea e outro é macho. A mnh femea é azul . Na altura que a comprei tambem tinha mais femeas iguais a mnh no aqua da loja. Eu antes de tentar fazer criação pus os bettas (macho e femea) no aqua comunitario e eles davam-se lindamente. eu dentro do aquazito pequeno pus o macho e a femea dentro de um balao volumetrico. realmente no inicio a femea fugia do macho. a certa altura a femea começou a fazer ninho da mm maneira que o macho e começou a levantar aquela cena a beira das guelras assim como o macho. hoje reparei que o macho ja tinha feito mt ninho e entao pus la a femea( junto co macho) so que eles começaram a batatada e o macho ficou com medo da femea. O meu betta macho parece uma rede. ta td trincado e a femea tambem. separei-os com um camaroeiro e a femea qd o macho passava perto mostrava-se agressiva. Será mm casal??? ou sao dois machos. A mnh duvida é que há mt diferença de tamanho do macho para a femea e a femea tem a barbatana de tras mais arredondada. so que faz ninho e quer matar o macho. É por isso que tou com duvidas. Qd puderes diz-me como crias danios zebras, sff. Obrigadao. Fica bem gaju. abraço

Hugo M. Viana

Publicado:

Ois tass :D

Hehehe bolas bolas isso é que é responder rápido ehhe :D

essa do gaju hehehe tá muito fixe :D hehehe achei piada :D

Dude epá em relação a essa cena toda que contás-te, não falas-te uma unica vez nos sinais que te falei. Pelos vistos nao ligas-te um cu aos sinais né.

Isso o que rendia mesmo era tu tirares umas fotos ao casal para se tirar a limpo. No entanto isso de a fêmea fazer o ninho e abrir as gelrras pó macho é normal e não tem mal nenhum. Agora se eles só andam á chapada então ai qualquer coisa que não está bem, eles é suposto andarem á chapada e depois se amanhar com o ninho, mas mesmo assim eu nunca tive casal nenhum a fazer o ninho ou a tratar dos peixes, nas horas seguintes a que os soltava juntos, foi sempre já no outro dia, e nésta noite não se apaga a luz do aqua de cria. Por isso sei que isso pode parecer que eles se vão matar, mas ás vezes é mesmo assim. No entanto uma vez tambem me enganei e tinha realmente dois machos no aqua, quer dizer eu acho que éra um casal, mas eles andaram tanto á porrada que se acabaram por matar, eu naquela de deixar andar mais um pouco lá se acabaram por matar. Isto foi pois tá claro no enicio quando andava a ver os truques á quinta. Agora sei que se eles estiverem maduros e acondicionados, isto não acontece. Mas epá tu tás com tantas duvidas se tens ai mesmo um casal ou não que já não sei o que te dizer, isso mesmo bom era tirares uma foto aos bichos para podermos tirar as duvidas topas.

Mas tu não me falas-te vez nenhuma nos sinais. E já agora qual é que é maior que o outro? É que fêmeas maiores, regra geral não se deixam domar por machos mais pequenos, até porque estes as têm de virar né :D

Vê lá disso e depois diz qualquer coisa.

Em relação ao zebras, epá posso-te dizer como é mas preferia fazer isso tipo no irc ou msn ok :D

Porta-te

:roll:

wassuuup

Publicado:

boas!! qt aos sinais da femea, ela ta mm gordinha, e tem umas riscas verticais. Qt ao pontinho branco é impossivel ver pois ela é esbranquiçada na parte de baixo do corpo. olha, juntei-os agr outra vez e parecem mais calmos. o macho ta a dominar a situação se bem que de vez em quando fuja da femea. Para depois conversarmos sobre os danios vou-te dar o meu e-mail por MP ok??? epa, qt aos bettas vou arriscar deixa-los assim esta noite a ver o que acontece. se morrerem paciencia. Mas de certeza absoluta que é um casal. Pelo menos parece. Qt as fotos é dificil, pois não tenho maquina fotografica digital. tou a espera o pai natal :roll: !!!! pronto fica bem e obrigado por tudo. Porta-te.

Hugo M. Viana

Publicado:

hello

Olha que os bttas machos já não são o que eram, agora é uma vergonha... vêm uma mulher e fogem dela! Isto é demais!!!!

O meu macho tb foge da minha fêmea, ela tb levanta as guelras mas só o ameaça, ele mal a vê foge dela (que vergonha!), ela não fez ninho, só ele, de qualquer maneira tb n consigo fazer criação... tv mesmo por causa de ele ser mt novinho :oops:

Publicado:

Ois tass 8)

Isso de ele ir direito á fêmea e abrir as guelras e depois ir para debaixo do ninho fazer o dito cujo, isso é tudo o ritual de acasalamento :lol:

Azar do caraças é novinho ainda mas isso é tudo o bom caminho :oops:

Vá não desanimem voces os dois :D

Portem-se

:oops:

wassuuup

Publicado:

Desculpem estar-me a intrometer, mas pelos sintomas apresentados, não tenho dúvidas que se tratam de 2 machos. Lutarem entre si, de frente a frente entre Bettas, só entre 2 machos, os 2 estarem a fazer ninho??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! No mesmo território????!!!!!!!! SÃO 2 MACHOS!

Wass, no caso dos Bettas, não tem que ser obrigatoriamente como dizes, o macho não tem que ser esbelto e a fêmea feia. Fica sabendo que os machos selvagens são fêmeas autênticas, quase que só se distinguem pelo tamanho.

Mr. Skin, para tirares as tuas dúvidas, é básico! Vê se a "suposta" fêmea tem o ovopositor com o ponto branco, porque se está a construir ninho e se é realmente uma fêmea (o que eu não acredito) terá que ter o ponto branco. Outra hipótese é colocar uma fêmea "real" junto com esses dois Bettas e ver a reacção.

Aguardo notícias porque até eu estou curioso! As fêmeas não enfrentam, nem é costume enfrentarem os machos de frente. Se assim for, vai ter grandes vantagens porque não tem as barbatanas grandes e será, por isso mesmo, muito mais ágil! Isso fará com que ela dê cabo do macho em 3 tempos.

Se realmente tiveres um macho selvagem, opta por reproduzi-lo, pois também não é normal eles fazerem ninho em cativeiro, talvez o esteja a fazer pela presença do outro macho. APROVEITA ESSA DEIXA PORQUE NÃO HÁ MUITAS DESSAS.

Boa sorte!

• Votar + 1
Publicado:

Boas!! Pessoal, fui a mnh loja e tive la a conversar com o jovem de la que faz criação de bettas. Ele disse-me que se tratavam de dois bettas macho. disse-me que haviam varias especies de bettas. depois disso comprei duas femeas ja com o ponto branco, e coloquei-as no meu aqua comunitario. era ver a alegria do betta macho (que eu pensei na altura que era femea). Realmente a unica diferença que ha entre esse betta macho e a betta femea são as cores e agr dá para ver que o macho é um pouco maior que a femea, o que na altura era impossivel, so mm pela cor. São um bocadito mais vivas. Ate fiz uma experiencia. pus uma femea dentro de uma maternidade de plastico dentro do aqua comunitario e a outra coloquei-a dentro de um balao volumetrico dentro do aqua maternidade. Resultado, as femeas fugiam as investidas do macho e outras vezes ficavam apaticas. Ambos os machos faziam investidas e levantavam as "guelras". Portanto conclui apos a conversa com o jovem da loja e com a mnh experiencia que ambos os machos tinham o mesmo comportamento perante uma femea. Assim posso afirmar que aquela suposta femea é na realidade um macho. Recomendo entao cautela na compra das femeas, pois o macho (na altura pensei que era femea) estava no aquario onde estavam as femeas. Só escolhi aquela que agr é aquele por causa da cor. Tem um violeta vivo enquanto que as femeas fogem mais para o vermelho, rosa velho esbatido. Penso que esta informação é util e o misterio fica assim desvendado. Agr é que vai começar a serio a tentativa de criar bettinhas. Obrigado a todos pelas vossas respostas. e como contributo deixo aqui esta msg util. Portem-se. Abraços. GANDE WASS, quanto a nos eu apareço no messenger domingo a noite. E que agora nao tem dado mt jeito ir la. Assim domingo a noite apareço e falamos sobre os danioszitos. Ate la fica bem e enjoy the weekend I guess!!!!!!!!!!

Hugo M. Viana

Publicado:

Oi

Olhem que isso das fêmeas não enfrentarem os machos não é tão linear quanto isso... a minha abria as guelras todas e dava corridas no macho e ultimamente deu-lhe cabo das barbatanas quase todas e além disso tenho a certeza que é uma fêmea, devido ás riscas e tb porque tem o ovopositor branco... e assim, como é que se fica? :lol: