Sou uma avó babada mas com dúvidas


Mlaura

Recommended Posts

Olá, finalmente consegui uma postura, sou uma avó babada!!! :character0050: Adorei, foi fantástico... tinha o macho e a femea, cada um no seu pequeno aquário, mas as paredes estavam encostadas e o macho lá foi fazendo o ninho, depois de 2 ou 3 dias nisto tapei com uma revista as paredes encostadas e estiveram assim cerca de 24 horas, quando destapei e os dois voltaram a ver-se nem imaginam a reacção da femea, ficou louca!! tornou-se escura e com algumas 6 riscas verticais super vincadas, juntei-os no aquário de reprodução passadas umas 18 horas lá se inicou o ritual, foi emocionante :D

 

agora lá tenho o meu betta a cuidar escrupulosamente dos ovinhos há cerca de 24 horas...

 

Entretanto comecei a fazer artémia recem eclodida através do Kit da Sera... agora chegam as duvidas anedóticas, eu sei que primeiro devo alimentar os alevinos com Nobil Fluid da Sera (que já lá tenho) depois de uma semana dos bichos andarem por lá é q devemos dar a artémia recem ecolida, mas como nunca fiz nada parecido nem nunca vi fazer, decidi por-me a experimentar para depois quando for preciso estar tudo pronto. Acontece que eu não estou a perceber bem aquilo, voçês conseguem ver os bicharocos ao fim de 24 horas da mistura do pó com água? É que a unica coisa que me aconteceu foi os pontinhos mudarem de cor... estão mais clarinhos mais continuam lá a rodar por toda a garrafa...

 

O que fiz foi seguir cuidadosamente as parcas instruções do pacote; pus a água e pus o pó do pacote, pus uma bomba a mandar ar para o interior e ficou assim cerca de 18 horas, depois lembrei-me que assim a água não se ia manter no intervalo de temperaturas aconselhado (26-28º) e enfiei a garrafa num aquário com água a 28º. Já passaram 36 horas e continuam as bolinhas castanhas claras a rodar dentro da garrafa. As bolinhas é o alimento? ou devo esperar que saia alguma coisa de dentro das bolinhas... tipo... o crustáceos parecidos com nano-camarãos, certo? Será que estraguei o pacote todo com o frio? Devo esperar?

 

Aqui dá assim para quanto tempo? e de quanto em quanto tempo se tiram de lás os bichos? de quanto em quanto tempo é que compro mais pó? as perguntas são muito parvas?

 

Bjinhos

 

Mª Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E parabens desde já..

 

AS bolinhas castanhas que vês tanto podem ser voso que nao eclodiram como só a casca do ovo, as artemias decerteza que ja andam pela garafa, o que podes fazer é aranjar uma lanterna pequena encostar a lanterna ligada a garrafa e vais reparar que as artemias se vao agrupar em frente ao raio da luz, aií apanha-las ocm uma pipeta, depois passas por agua numa meia de senhora e estao prontas a servir...

Duram mais ou menos 42 horas depois de nascerem sem alimento.... por isso se nao as quiseres alimentar nao convem fazeres em grandesquantidades, 3 colheres deve chegar para 3 em 3 dias para os teus betas, ( digo eu nao sei quantos vaisconseguir safar ;) mas espero que muitos)

 

 

Cumprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa Tarde

 

Também tenho criação de Bettas e estou a dar artémia, tenho uma dúvida que alimento posso dar-lhes para crescerem

 

 

Segundo dizem coração de boi, mas ainda não testei. Mas estou a pensar testar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já os meus parabéns!

 

Tiveste mais sorte que eu, a minha fêmea desta vez começou a pôr os ovos sem o macho e tudo, lol (estava com pressa)

 

 

Ora então aqui vão algumas respostas às tuas duvidas.

 

Correcto e afirmativo, deves começar a alimentar 3 dias após a eclosão dos ovos com a comida liquida. (Eu pessoalmente gosto de ir colocando já alguma artémia recém eclodida, muitos já a conseguem comer e dessa forma irão crescer muito mais rapidamente. Facilmente te vais aperceber que alguns já comem, ficam com a barriga laranja) ;)

 

Tal como já foi dito a melhor forma de veres a artémia recém eclodida é parares a bomba durante uns 15 minutos e apontar uma luz para a garrafa. Elas terão tendência para se dirigirem para a luz e desta forma vais apanha-las melhor. (vais aperceber-te de um bixinhos em tom alaranjado a "termitar" na água são as artémias, as cascas tem tendência a estar no fundo ou a flutuar, bem como os cistos que não eclodiram)

 

Eu não uso o kit, eu compro o sal e os cistos de artémia separadamente, fica mais em conta, e dura para muito mais tempo. Posso dizer-te que gasto +- 20ml de cistos para uma criação de bettas(depende do número de alevinos). Normalmente tenho sempre duas eclosões de cistos com separação de dois dias, pois como já foi dito elas duram +- 3 dias sem alimento. (dá uma trabalheira desgraçada, mas quando se vê os alevinos crescer vale a pena)

 

Boa sorte para os próximos tempos, pois são os mais difíceis. A parte mais fácil já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo dizem coração de boi, mas ainda não testei. Mas estou a pensar testar.

 

Coração de boi não aconselho porque "suja" muito a agua.

Obriga a fazer mais TPAs e limpezas do fundo.

Micro vermes, artémia, vermes de grindal, larvas de mosquito e flocos (qdo tiverem +-1 cm), etc

Qto mais variarem melhor.

Coração de boi só qdo forem adultos e mesmo assim com muito cuidado.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já os meus parabéns!

 

Tiveste mais sorte que eu, a minha fêmea desta vez começou a pôr os ovos sem o macho e tudo, lol (estava com pressa)

 

 

Ora então aqui vão algumas respostas às tuas duvidas.

 

Correcto e afirmativo, deves começar a alimentar 3 dias após a eclosão dos ovos com a comida liquida. (Eu pessoalmente gosto de ir colocando já alguma artémia recém eclodida, muitos já a conseguem comer e dessa forma irão crescer muito mais rapidamente. Facilmente te vais aperceber que alguns já comem, ficam com a barriga laranja) ;)

 

Tal como já foi dito a melhor forma de veres a artémia recém eclodida é parares a bomba durante uns 15 minutos e apontar uma luz para a garrafa. Elas terão tendência para se dirigirem para a luz e desta forma vais apanha-las melhor. (vais aperceber-te de um bixinhos em tom alaranjado a "termitar" na água são as artémias, as cascas tem tendência a estar no fundo ou a flutuar, bem como os cistos que não eclodiram)

 

Eu não uso o kit, eu compro o sal e os cistos de artémia separadamente, fica mais em conta, e dura para muito mais tempo. Posso dizer-te que gasto +- 20ml de cistos para uma criação de bettas(depende do número de alevinos). Normalmente tenho sempre duas eclosões de cistos com separação de dois dias, pois como já foi dito elas duram +- 3 dias sem alimento. (dá uma trabalheira desgraçada, mas quando se vê os alevinos crescer vale a pena)

 

Boa sorte para os próximos tempos, pois são os mais difíceis. A parte mais fácil já está.

 

Ahhhhhhh!! 3 colheres de "pó" de 3 em 3 dias??? pois eu claro que despejei logo o pacote todo, que dentro de 1 dia vai para o lixo.... ou se calhar dou aos outros peixes que tb não deve recusar a variação na ementa, certo?

 

Então o melhor é agora começar a deitar uma colherzinha na garrafa com a bomba e caça-la de 3 em 3 dias... certo!

;)

 

Não vou precisar da meia de senhora, o kit trouxe um passador muito fininho... e indica uma estratégia de captura dos bicho diferente da pipeta...mas não me parece que resulta... :mrgreen: vamos ver no que dá, ainda bem que tentei isto com antecedência...

 

 

Então só 3 dias depois de os alevins sairem e entretanto tirar o macho é que lhe começo a dar a comida liquida? e quanto?? há algum problema de dar a mais?? a água tem plantas e o aquário já tem aquela água há muito tempo, tenho esperança de ter já infusório próprio...

 

Já agora, quando é que devo por a bomba ca pedra difusora?? o filtro só ponho quando tiver a certeza que eles não serão engolidos!

 

obrigada,

Mª Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhhhhh!! 3 colheres de "pó" de 3 em 3 dias??? pois eu claro que despejei logo o pacote todo, que dentro de 1 dia vai para o lixo.... ou se calhar dou aos outros peixes que tb não deve recusar a variação na ementa, certo?

 

Então o melhor é agora começar a deitar uma colherzinha na garrafa com a bomba e caça-la de 3 em 3 dias... certo!

:animal_fish:

 

Não vou precisar da meia de senhora, o kit trouxe um passador muito fininho... e indica uma estratégia de captura dos bicho diferente da pipeta...mas não me parece que resulta... :eusathink: vamos ver no que dá, ainda bem que tentei isto com antecedência...

 

 

Então só 3 dias depois de os alevins sairem e entretanto tirar o macho é que lhe começo a dar a comida liquida? e quanto?? há algum problema de dar a mais?? a água tem plantas e o aquário já tem aquela água há muito tempo, tenho esperança de ter já infusório próprio...

 

Já agora, quando é que devo por a bomba ca pedra difusora?? o filtro só ponho quando tiver a certeza que eles não serão engolidos!

 

obrigada,

Mª Laura

 

Eu acerca da mistura que vêm no kit, não sei bem qual a quantidade necessária a colocar na água, dado que nunca usei, mas ao fim de 24h a 36h já deves ter uma grande maioria dos cistos eclodidos, podes recolher logo nessa fase, depois é ires recolhendo até deixar de haver, o que demora +- os 3 dias. (Eu alimento 3 a 4 vezes ao dia, com pequenas quantidades)

Atenção, eu troco a água a cada vez que coloco novos cistos a eclodir. A mesma água não resulta, pelo menos a mim não resultou. Podes aproveitar o passador que trás no kit, dá bastante jeito. A artémia que tens aí não estragues dá aos adultos é um belo petisco, embora bem pequeno, lol

 

Sim deves começar a alimentar ao fim de 3 dias ou quando reparares que eles já nadam na horizontal. Eu creio que eles dizem para dar 10 gotas da comida liquida por cada 100 alevinos, eu acho exagerado, 5 acho que chega bem. Então no teu caso como tens plantas, tens seguramente infusórios e então 5 por cada 100 chega bem. A comida liquida suja bastante a água, por isso deves fazer pequenas TPA's (eu faço diariamente, tipo um a dois copos de água)

 

Bomba com pedra difusora, na minha opinião ao fim de uma semana, mas bastante fraquinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja te disseram depois de eles ja crescerem um pouco depois de dares a comida quando eles começarem a nadar ( deverias de dar microvermes em vez de comida liquida) é bem melhor e comida viva é sempre comida viva ;)

Depois podes dar larvas de mosquito que tambem podes criar facilmente, tenebrios ( os meus gostam bastante) e é uma ocmida muito nutrititva embora se deva dar muito poucas vezes tal como o coraçao de boi, pois o pessoal as vezes esquece-se que o coraçao de boi tem proteina ao monte e isso dá cabo do figado aos peixes ( tal como a nós) nao o coraçao de boi mas as proteinas a mais :alberteinstein:

Depois podes ir habituando-os a ocmer alguns granulados e flocos qando ja tiverem 2 CM para eles se irem habituando mas quanto mais ocmida viva deres melhor ( mais Rapido crescem ;) )

Depois quando ja forem adultos é comda congelada e de vez emquando viva para nao se ter tanto trabalho, a comida congelada équase igual a viva tirando alguma qualidade como é obvio e o "instinto" de caça dos peixes....

COm este tipo de ocmida mesmo nos adultos terás muito melhores resultados nos peixes em reproducções, e memso eles vao estar bem mais saudaveis do que com granulados e etcs...

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja te disseram depois de eles ja crescerem um pouco depois de dares a comida quando eles começarem a nadar ( deverias de dar microvermes em vez de comida liquida) é bem melhor e comida viva é sempre comida viva ;)

Depois podes dar larvas de mosquito que tambem podes criar facilmente, tenebrios ( os meus gostam bastante) e é uma ocmida muito nutrititva embora se deva dar muito poucas vezes tal como o coraçao de boi, pois o pessoal as vezes esquece-se que o coraçao de boi tem proteina ao monte e isso dá cabo do figado aos peixes ( tal como a nós) nao o coraçao de boi mas as proteinas a mais :thumbup3:

Depois podes ir habituando-os a ocmer alguns granulados e flocos qando ja tiverem 2 CM para eles se irem habituando mas quanto mais ocmida viva deres melhor ( mais Rapido crescem ;) )

Depois quando ja forem adultos é comda congelada e de vez emquando viva para nao se ter tanto trabalho, a comida congelada équase igual a viva tirando alguma qualidade como é obvio e o "instinto" de caça dos peixes....

COm este tipo de ocmida mesmo nos adultos terás muito melhores resultados nos peixes em reproducções, e memso eles vao estar bem mais saudaveis do que com granulados e etcs...

 

Cumps

 

Não faço ideia como criar microvermes nem larvas de mosquito, mas vou investiguar e tentar seguir os teus conselhos... embora agora ache que não vá ter muito tempo para isso :( estou no pico do meu trabalho... Estes bebés se chegarem a nascer vão ter que se contentar com comida liquida... Atrapalhei-me toda com a artémia recem-eclodida imagino com os microvermes lol

 

Bjs e obrigada pelos esclarecimentos...

 

Mª Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais