Saramugo


Tugz

Recommended Posts

Estou a pensar enviar uma carta ao vereador do meu concelho a informar do local onde encontro verdemãs e saramugos.

 

Para começar porque o local que é tem pouco ou nenhum estudo e segundo porque trata-se (no caso do saramugo) de um espécie única de Portugal !

 

Além do mais porque tenho 5 para comprovar a sua existência, no meu aquário.

 

Acho que estou pronto a dar algumas informações acerca de como os manter em cativeiro, e penso que seria uma mais valia na ajuda da conservação desta espécie.

 

Que pensam desta iniciativa? Será escusada?

 

sabem outra entidade a contactar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar enviar uma carta ao vereador do meu concelho a informar do local onde encontro verdemãs e saramugos.

 

Para começar porque o local que é tem pouco ou nenhum estudo e segundo porque trata-se (no caso do saramugo) de um espécie única de Portugal !

 

Além do mais porque tenho 5 para comprovar a sua existência, no meu aquário.

 

Acho que estou pronto a dar algumas informações acerca de como os manter em cativeiro, e penso que seria uma mais valia na ajuda da conservação desta espécie.

 

Que pensam desta iniciativa? Será escusada?

 

sabem outra entidade a contactar?

 

ve la se nao te acusam ainda de colecta ilegal de peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é um dos meus medos.

 

Porra eu não os ando a comer nem a matar, ando a apanhá-los para reprodução!

 

Mas e proibido, sendo ainda por cima segundo dizes uma especie que nao esta em grande numero (tiveste que os apanhar para comprovar que la existem...) na minha opiniao acho que os devias libertar, sabes ao menos quais as condicoes ideais para esse tipo de peixe? temperaturas e afins?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário está com o ph igual ao do local onde foram apanhados!

 

Tem todas as condições que eles necessitam!

 

Basta dizer que já passaram umas 3 semanas, ou 4, e nenhum morreu!

 

Eles gostam de aguas no máximo de 70 cm de profundidade, aquário de 45 cm, eles gostam de aguas até 30 graus, o meu aqua está a 26 e vai diminuir no Inverno.

 

Só me falta mais plantas mas tenho as madeiras afundadas que eles gostam.

 

Não pegues por ai!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário está com o ph igual ao do local onde foram apanhados!

 

Tem todas as condições que eles necessitam!

 

Basta dizer que já passaram umas 3 semanas, ou 4, e nenhum morreu!

 

Eles gostam de aguas no máximo de 70 cm de profundidade, aquário de 45 cm, eles gostam de aguas até 30 graus, o meu aqua está a 26 e vai diminuir no Inverno.

 

Só me falta mais plantas mas tenho as madeiras afundadas que eles gostam.

 

Não pegues por ai!

 

 

3 ou 4 semanas quase nem da para o pico de nitritos! ;) lol diz la ai o setup, nao conheco o bixo, ja agora ficava ai a saber um bocadinho mais, ja agra se tiveres fotos! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao meu tópico e tens lá tudo sobre o setup!

 

E queres tens lá foto dos bichos, e lê este link que ficas a saber mais http://www.geocities.com/marco_arruda1980/Saramugo.htm

 

E podes procurar mais no google.

 

Vê lá tu que os andam a apanhar para colocar em aquários para reproduzir e realojar em afluentes no Guadiana pois pensam só ai existir.

 

Eu sei onde existem longe do Guadiana ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Requisitos ecológicos:

Habitat: Prefere pequenos cursos de água abaixo dos 350 m de altitude, estreitos (< 20 m de largura)

e com reduzida profundidade (<60 cm), com substracto de cascalheira média-grossa e vegetação

aquática imersa e ripária, mas pode ser encontrada em zonas com pouca vegetação aquática. Ocorre

em águas oxigenadas (> 9 mg/l), de corrente baixa a moderada (0,0-0,6 m/s) e com temperaturas

preferencialmente entre os 8.5 º e 18º C"

 

 

in: ICN

 

Nao percebi muito bem se ta na lista vermelha ou nao, mas fiquei com a ideia de que sim, pelo que aconselho vivamente que os devolvas o mais depressa possivel, ate porque pelos vistos nao sabias assim tanto sobre o habitat deles! sendo uma especie endemica, duvidei que gostassem de agua a 30 graus, nao conheco nenhum rio que tenha agua a essa temp em portugal (se souberem avisem que eu gostava de la dar uns mergulhos! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t...ae3d2237a6012c5

 

Lê aqui.

 

Sim está ameaçado, Farto de ler estou eu.

 

No Fluviário de Mora reproduzem-nos para realojar no habitat.

 

Tu fazes ideia o local onde os apanhei?

 

Aquilo mal chegue a altura de fertilizar as terras etc, morre tudo o que lá exista!

 

Prefiro tê-os no meu aquário a Vê-los crescer tão bem como estão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já contactei o Fluviário de Moram, vou aguardar por a sua resposta, e aseguir seguirei o teu conselho se eles em nada me ajudarem ;)

 

Eu Tenho quase a certeza que sejam saramugos, mas caso seja necessário peço a alguém para cá vir a casa tirar fotografias de jeito, já que eu não o consigo fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais