Gramma Loreto


jeff corado

Recommended Posts

Em meu aqua tem ocorrido algumas ocilações de baixa no Ph que são corrigidas com TPAs de 10 em 10 dias a 20% do volume, porém aproximadamente a 30 dias ( inicio de Julho/09 ), um habitante Gramma Loreto, tem apresentado escamas palidas em uma parte do dorso abaixo da barbatana dorsal em ambos lados, como os dois fatos começaram em sequencia e próximos penso que estão conectados.

Detalhe que chama a atenção é que o Gramma Loreto tenta esfregar-se no areão e nas rv’s.

Já estou a tratar do tema Ph em outro tópico, mas gostava de vossa ajuda com esta enfermidade deste habitante que já ai esta a 1 ano.

Parametros:

Temp. 24ºC

Densidade 1,023

(Red Sea tests)

NHO4 - <0,25

NH02 - 0

NHO3 - 0

PO4 - 0

CA – 400 ppm

Ph – 8,0

Alk – 1,7 a 2,8

 

Seguem as fotos:

detalhe das escamas:

gallery_27456_1647_314830.jpg

gallery_27456_1647_720316.jpg

 

Movimento de esfregar-se:

gallery_27456_1647_228829.jpg

gallery_27456_1647_364320.jpg

 

Conto com vossa ajuda.

 

Jeff

Editado por jeff corado

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
viva, tens algum camarão lysmata?

 

Filipe,

 

Tenho dois um amboinensis e um debelius, ambos limpam tanto este gramma quanto aos outros peixes e penso que isto tem mantido em controle, seja lá o que for que tem as escamas...mas não o está a curar, pois as escamas continuam na mesma palidez.

 

Vc tem algum palpite do que possa vir a ser?

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, realmente não sei o que é mesmo!

poderá ser isto?

clicar

 

Filipe,

 

A não ser pela dramaticidade relatada, que mas lembra algo do tipo "pegou morreu", e que nenhum outro peixe esta infetado, lembra aos sintomas e o aspecto das escamas, posso realmente tentar seguir este caminho, e fazer o tratamento com o medicamento "MAREX", ( vou procurar aonde se vende ), e fazer a imersão, todavia me pereceu um bocado a mais agua doce a 1.001 para a imersão e 1.009 a 1.015 para hospital por 4 semanas, que pensas disso?

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
(...) tratamento com o medicamento "MAREX", ( vou procurar aonde se vende ), e fazer a imersão, todavia me pereceu um bocado a mais agua doce a 1.001 para a imersão e 1.009 a 1.015 para hospital por 4 semanas, que pensas disso?

(...)

 

Caros,

 

Apesar da vontade de realizar o tratamento duas dificuldades interpuseram-se, uma quanto ao medicamento para encontra-lo, para além da duvida com a densidade / salinidade da aguá do hospital / dip, e outra a de como capturar o tal peixe, já que como sabem o mesmo ( Gramma Loreto ), vive escondido em rochas e buracos no aqua.

 

Com o passar dos dias ele não tem piorado e também nada como o do relato da doença acima aconteceu, tais como alastramento a todos os outros seres vivos e morte. Sendo assim penso que não é este o correto diagnóstico. Mas as escamas continuam pálidas, inexplicavelmente sem piora ou melhora.

 

Vou mantê-lo em atenta observação e reportarei os desenvolvimentos, outrossim agradeceria se algum dos colegas do forum que já teve peixe nestas caracteristicas manifestasse-o.

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais